Uncategorized

Lula critica pequenez política da oposição

Do Josias de Souza na Folha Online

Lula deu posse, nesta quinta (27), aos novos conselheiros do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O presidente falou o que quis. E ouviu o que não quis.

Discorreu sobre o pré-sal, cujas regras de exploração anunciará na segunda (31). A certa altura, enveredou para a política. Sobre si, disse que a eleição de 2010 não o fará abrir mão da responsabilidade fiscal e monetária. “Não pensem que a campanha política me fará fazer alguma coisa que, depois da eleição, quem ganhar seja prejudicado. Não farei isso nesse final de mandato”.

Aos outros, seus rivais, Lula reservou palavras de desapreço: “Não temos o direito de permitir que a pequenez política, que a mesquinhez política, que […] esses debates menores que acontecem na sociedade atrapalhem o caminho desse país”.

Coube ao empresário Oded Grajew, ex-assessor especial de Lula, injetar no encontro do Conselhão uma pitada de “debate menor”.

Oded é dirigente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Em 2003, fora guindado à condição de assessor especial do programa Fome Zero. Deixaria o governo em novembro do mesmo ano.

Oded falou aos conselheiros sobre ética na política. Chamou pelo nome três neo-aliados de Lula: “O Problema não é o Renan, o Sarney nem o Collor…”

“…O problema é o sistema, que viabiliza a ascensão ao poder e as ações de pessoas que tem pouco copromisso com a ética e o interesse publico”.

Acha que “acreditar que os parlamentares aprovem sistema político ético é acreditar em Papai Noel”.

Sugere a eleição de uma assembléia constituinte. Cuidaria esclusivamente da reforma política. Funcionaria por um ano.

Em resposta, Lula passou ao largo da proposta do ex-assessor. À sua maneira, o presidente desdenhou de Oded:

“De vez em quando, o barulho político é maior do que as coisas que acontecem na vida real desse país…”

“…Muitas vezes, as notícias negativas são maiores do que as coisas boas que acontecem nesse país”.

Então, tá! Lavrem-se as atas. E não se fala mais nisso.

14 Comentários

  1. Nem as Palavras são Bonitas mas Se demagogia pagasse imposto e esse fosse um contribuinte sério, não ganharia para comer….

  2. Lula quer ver e ouvir notícias só boas do Governo, assista a TV e Rádio Educativa do Paraná, ou converse com o José Sarney e Renan Calheiros, para eles está tudo uma maravilha cor de rosa!
    Muito disso deve-se a você Sr. Luiz Inácio e ao seu PT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. A GRANDIOSIDADE DA PEQUENEZ.

    PEQUENEZ, é apoiar o porcaria do Sareny.
    Ou será que o Lula achou que foi um ato de GRANDEZA de sua parte endossar o Sarney e toda a corrupção que ele fez no Senado ?

    NOTÍCIA NEGATIVA, é a que o Lula produziu, e a embalou forte quando potencializou-se na defesa do porcaria do Sarney.
    Aliás, o Lula ulimamente só vem produzindo NOTÍCIAS NEGATIVAS.

    Será que o Lula está pensando que ele controla a cabeça dos brasileiros e que todos tem que engulir o que ele quer ?

    Mesmo quando erra redondamente ?

    Será que o Lula acha que o povo não tem raciocício próprio e tem que se pautar pelas definições dele durante todo o tempo ? ?

    LULA.
    Manter-se no topo é muito mais difícil do que subir ao topo.
    Ninguém mantem-se permanentemente no topo.
    Sempre haverá um momento de início de queda, e esta queda será a tendência do gráfico.

    Cuidado Lula.
    Não subestime a cabeça do povo.
    A classe média que somou-se a voce, voce já a perdeu.
    Vamos aguardar a próxima pesquisa para checar isto.

  4. É na verdade o povo pouco pensa. Tem fome mesmo, é dificil pensar com fome.. Agora imagino quando o lula estava do lado de fora da vidraça…

  5. Até algum tempo atrás, eu achava que este sujeito, tinha tão sómente perdido a compustura e vergonha na cara,mas a verdade é que ele surtou. O sujeito está achando que pode comandar a mente e a vontade do brasileiro.

  6. CLOVIS PENA - Reply

    Lula não fala que já foi uma grande onda renovadora e importante mas que já é menor e começa a ser ofuscada pelas marolas.
    Ventos surgem das variações térmicas.
    No planalto, dizem, a temperatura está acima do tolerável.
    Conforme a direção e a intensidade do vento, a onda acaba e as morolas viram ondas grandes.
    ————————————————————-
    Coisa para cientista: justificar, se nas próximas pesquisas Lula se mantiver com as aprovações costumeiras.
    ————————————————————-
    Como Cristóvan Buarque (?) quer de novo ser candidato a Presidência, Arns poderia ir para o PDT, e então……..
    ————————————————————-

  7. Lula acredita que o povo é inocente e se acha intocável. Na hora do voto, vamos ver se o povo concorda com teu apoio ao senhor Sarney.

  8. Retrocesso cíclico é esse ciclo corruPTo pelo qual estamos passando, somos o País que menos cresceu enquanto todos os demais souberam aproveitar os bons tempos. Estamos praticamente isolados do primeiro mundo e esse cara vem com papo furado… ainda bem que é o seu de linha!!!

  9. CADA DIA QUE PASSA TENHO MAIS CERTEZA QUE VOTEI E AJUDEI A ELEGER UM IMBECIL PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!!!!!!!!!!!

  10. CAÇADOR DE PETISTAS -ÉTICA Reply

    Lula na contramão da ética, da moralidade, da lógica
    Quando defendeu abertamente Sarney, o presidente Lula foi aconselhado, (vá lá, advertido) de que sua popularidade fora atingida, era melhor não insistir. Mudou de rumo.

    Na posse do novo Procurador Geral da República, criou constrangimento e surpresa total, ao dizer: “É importante olhar a biografia dos que serão julgados”. Fui o único a escrever que aquilo era inédito, pois se Sarney for ao Supremo, o primeiro a se manifestar terá que ser o Procurador Geral. E ainda acentuei: “Os presidentes nomeiam Ministro do Supremo e Procurador Geral, mas não são donos deles”.

    ACORDA BRASIL

    Culpados e inocentes

    Insistindo na citação insensata, Lula falou: “Companheiros nossos foram indiciados PELA Suprema Corte, nenhum foi inocentado, nenhum foi culpado”.

    É evidente, presidente, ainda não houve julgamento. O senhor mesmo tem dito que ninguém pode ser chamado de CULPADO antes de julgamento. Está se contradizendo?

    Outra coisa: não foram indiciados PELO Supremo e sim PERANTE o Supremo.

    Lula pretende ser a nova instância para crimes

    Pensando em 2010 (para ele e não para mais ninguém) o presidente, de forma surpreendente, vem a público relacionar os crimes pela importância que ele mesmo estabelece, e não pela gravidade firmada pela Constituição. Vejamos a ordem na qual Lula enquadra os crimes.

    1. Crime de morte.
    2. Roubar.
    3. Pedir emprego.
    4. Se aproveitar da influência do Poder.
    5. Fazer lobismo.

    Os outros crimes que Lula “esqueceu”

    1. Enriquecimento fabuloso sem nunca ter trabalhado.
    2. Lavagem de dinheiro.
    3. Remessa ilegal de dinheiro.
    4. Receber 3 mil e 800 reais mensais e ilegais.
    5. Formação de quadrilha.
    6. Publicar atos secretos, beneficiando parentes.
    7. Patrocínio da Petrobras para a fundação com seu nome.
    8. Ter exigido a nomeação de Lobão para Ministro.
    9. E mais uma porção de acusações que Lula conhece

  11. ESSE “PÔRCO”, TRIPUDIA SOBRE A IGNORÂNCIA DE ALGUNS QUE AINDA ACREDITAM EM SUA MENTIRAS. É O MAIOR “CARA DE PAU” QUE JÁ CONHECI EM TODA MINHA VIDA. MENTE DESCARAMENTE, NÃO HÁ MEDIDA PARA A SUA ARROGÂNCIA. O VAGABUNDO BRINCA DE FAZER POLÍTICA, IMAGINANDO QUE TODOS NÓS BRASILEIROS SOMOS UM BANDO DE IGNORANTES, QUE NÃO VEMOS TELEVISÃO, NÃO LEMOS JORNAIS, NÃO CONVERSAMOS SOBRE POLÍTICA, QUE SOMOS CEGOS E SURDOS E QUE TEMOS A OBRIGAÇÃO DE PRESTAR REVERÊNCIAS A ESSE TRASTE QUE DE TÃO GÔRDO DAS MORDOMIAS DO PODER JÁ NÃO CONSEGUE NEM LIMPAR A BUNDA. E AINDA QUER NOS DAR LIÇÕES DE ÉTICA E MORALIDADE.

  12. Lá vem o Lula descendo a ladeira, parece que o Povo começou a acordar das patifarias e corrupção deste governo incompetente e sem futuro do “faz de conta”!

Comente