Uncategorized

O autoexílio calado de Belchior

Após boatos, sobrinho diz que família sabe que cantor está descansando em praia do litoral cearense.

Lucas Nobile no Estadão

Desde o início da semana o paradeiro do cantor e compositor Belchior (Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes), de 62 anos, tem rendido uma série de especulações. Após declarações de amigos, familiares, produtores e empresários, Pedro Belchior, sobrinho do cantor cearense de Sobral, concedeu entrevista a uma rádio de Fortaleza informando que Belchior está descansando na praia da Baleia, em Itapipoca, a cerca de 160 quilômetros da capital do Ceará. Pedro também declarou que no início os parentes não sabiam onde o cantor estava, mas hoje sabem exatamente o local em que ele está.

O sobrinho de Belchior não quis atender a reportagem do Estado, após inúmeras tentativas por telefone.

Na região, segundo moradores e funcionários do ramo hoteleiro, não há sinais de que Belchior esteja por lá. “Eu nunca o vi por aqui. Só se ele estiver hospedado em alguma casa. Em pousadas ele não está”, diz Robério Teles, que trabalha na Pousada Paraíso. Funcionários da Pousada da Baleia também não viram Belchior no litoral de Itapipoca.

O sumiço do cantor teve repercussão internacional. Na terça-feira, o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria citando os rumores brasileiros de que Belchior teria se isolado para traduzir A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Na internet, centenas de teorias da conspiração indagam se o compositor estaria preso, vivo, morto ou em coma. O site http://twitpic.com/f41qh/full, que atraiu milhares de seguidores, fez uma paródia com a clássica série de ilustrações “Onde está o Wally?” e a transformou em “Onde está Belchior?”.

Esse quadro de mistério na carreira do cantor é recorrente. No ano passado, o Estado tentou localizá-lo, sem sucesso. Na época, Célio Silva, que se desligou profissionalmente de Belchior em 2007, após dez anos de convivência, disse que seria impossível encontrar o músico, que estava no Ceará, sem celular e internet. A última vez que Silva viu o cantor foi na Festa Nacional da Música, em Canela (RS), em outubro de 2008. “Sempre foi homem de mil projetos. Ninguém abandona a carreira assim”, diz Silva. Opção por abandonar a cansativa vida artística ou estratégia de marketing para reerguer a carreira? “Espero que ele esteja bem. Se sumiu é opção que deve ser respeitada”, diz Hélio Rodrigues, que mora em Lisboa e deixou de ser empresário do cantor em 2005.

10 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Responder

    O Belchior, tal qual o jogador Mário Fernandes do Grêmio, ganhou mídia de graça. Voltará fortalecido, com certeza.

  2. LUCIANO B. FERRAZ Responder

    VEJA BEM O POVO ESTA FAZENDO TEMPESTADE EM COPO DGUA POIS OS POLITICOS NO BRASIL SE ELEGEM E DEPOIS FICA QUATRO ANOS SUMIDO, SE BEM QUE ELES NÃO FAZEM A FALTA QUE UM BELCHIOR FAZ NÉ.

  3. Para que tanto estardalhaço. O cara quer ficar sozinho, é problema dele, se quer alavancar a sua carreira também é um assunto somente dele.
    Para mim ele foi levado por um ET.

  4. Soube de fonte segura que o Belchior está morando em Nova York; alugou o apartamento que foi de Greta Garbo, e passa as tardes conversando com J. D. Salinger sobre a esperada visita do Dalton Trevisan.

  5. Não é uma jogada de Marketing para tirar do ostracismo um artísta que estava esquecido pela mídia e público?

  6. Tomara que sim, pois gosto das suas músicas e acho ele meio injustiçado pela mídia, no reconhecimento de seu belo trabalho.

  7. Não aguentou mais ver as nojeiras dos nossos governantes, e se isolou em uma praia deserta, dá vontade de fazer o mesmo.

  8. NÃO É SÓ OS CANTORES E ARTISTAS QUE TEM VONTADE DE SUMIR;;;;;;;;;NÓS TAMBEM ESTAMOS CANSADOS …EXTRESSADOS DE TANTA INJUSTIÇA E VIOLENCIA,,,NA NOSSA SOCIEDADE……….

  9. se realmente não aconteceu nada de grave com ele, pelo jeito lançaram uma jogada de marketing para que ele volte a mídia….porque pelo talento ta difícil heheheheh

Comente