Uncategorized

Joaquim Barbosa vai relatar recurso contra arquivamento do caso Sarney

JoaquimBarbosa1

Do G1, em Brasília

O ministro Joaquim Barbosa foi designado nesta sexta-feira (28) como novo relator do recurso apresentado pelos adversários do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No pedido, protocolado na quinta (27), sete senadores de cinco partidos pedem que seja levado a plenário no Senado a análise de cinco representações contra o presidente da Casa.

Inicialmente, o ministro Celso de Mello havia sido escolhido o relator do caso. No entanto, na própria quinta-feira ele alegou suspeição e declarou-se impedido de relatar o processo.

Ministro mais antigo do Supremo, Mello foi indicado para o cargo em 1989 exatamente por José Sarney, então presidente da República. O recurso dos adversários de Sarney mencionava em duas oportunidades pareceres do próprio ministro.

Com a distribuição do caso para a relatoria de Joaquim Barbosa, o mandado de segurança apresentado ao STF começaria a ser analisado somente a partir de segunda-feira (31), pois ele cumpre licença médica de 20 dias desde o último dia 10.

No entanto, tão logo recebeu a ação, o gabinete de Barbosa encaminhou o caso para análise liminar do ministro Eros Grau, que poderá ou não tomar uma decisão provisória antes de o relator Joaquim Barbosa retornar ao trabalho.

Joaquim Barbosa o ministro relator de um dos mais polêmicos processos do STF, o do mensalão, esquema denunciado em 2005 em que parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio político ao governo.

7 Comentários

  1. TOMARA QUE ELE DE A MAIOR CACETADA, NO PULHA DO SARNEY..

    CASO CONTRÁRIO, VOU EMBORA PARA O PARAGUAI.

  2. Nelson Edison de Moura Rosa Responder

    Com o maior RESPEITO, por tudo que este Ministro JOAQUIM BARBOSA tem feito pelo nosso País…
    Por tudo que tenho certeza que ainda fará…
    Vamos certamente verm SARNEY tendo que apelar num “belíssimo “”juris esperniandis””
    Manda Bala Ministro
    Noso Barak Obama brasileiro, melhorado, é claro!

  3. Bem, a perdermos totalmente a confiança no Supremo Tribunal Federal, já estou como diz nosso amigo aqui, resta-nos o PARAGUAY.

    Deus ilumine esse Senhor e que Sarney comece de imediato a sentir os reias rigores da lei. Já que ele parou o Brasil e Desmoralizou uma das que devia se a mais Respeitada das instituições.

    Deus o Ilumina Ministro. E Que esse Senhor Sarney seja finalmente seriamente Investigado. Porque como sabemos até prova em contrário é inocente. Isso tb sabemos que não é mais. Mas a nossa palavra não vale nada, afinal somos o Povo.

  4. IIIIIIII AGORA VAI O NERVOSINHO E CHEIO DE COMPLEXOS.
    ANGU……VAI NEGAR QUE A DENÚNCIA SEJA REAL E VAI DIZER QUE O RECURSO É UMA CAMPANHA DAS ELITES PARA QUE OS MARANHENSES PERCAM A ÚNICA COISA QUE TÊM: O MEDO DO SARNEY!!!!!
    ESTE MINISTRO DEVERIA IR AO DIVÃ DE UM ANALISTA E DEIXAR O BRASIL EM PAZ

  5. Esse Ministro é porreta!
    Já deu mostras que não leva desaforo para casa!
    Terá a missão de bem representar as frustrações do Povo brasileiro, em relação a punição a José Sarney!

Comente