Uncategorized

Plano Dilma está ficando torto, diz The Economist

12_MHG_pais_lula_dilma434556

Da Agência Estado

Longe vão os tempos em que o PT era um partido “socialista, ético, jovem e até mesmo romântico”. O curso da história o reduziu a um papel menor, o de “levar seu fundador, Luiz Inácio Lula da Silva, ao poder e a mantê-lo lá”.

Assim a revista The Economist descreve, na edição desta semana, o drama petista, num artigo em que sustenta, também, a tese de que “começou a ficar torto” o plano do presidente brasileiro de fazer da ministra Dilma Rousseff a sua sucessora, por causa do enfraquecimento e das divisões internas do PT.

O texto reafirma uma atitude que se tornou habitual na revista: elogiar os feitos econômicos do governo Lula e desfeitear suas maneiras de conduzir a política. Desta vez, sob o título “Uma força ferida em busca de um novo ritmo”, a revista afirma que as recentes mudanças no comportamento petista “trouxeram desapontamento e compromissos que agora lhe trazem danos”.

Em seguida, detalha a saída da ex-ministra Marina Silva (AC) e do senador Flávio Arns (PR). E descreve o apoio de Lula ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), “o tipo do líder político antiquado que muita gente do PT entrou na política justamente para expulsá-lo de lá”. E arremata com a avaliação do cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília: “Lula não teve escolha. Mas quase destruiu o PT.”

Os incidentes recentes trouxeram à luz, diz o texto, problemas que o sucesso do PT havia camuflado e o maior deles é que, quanto à sucessão de Lula, “nunca se cuidou de um plano B”. Dilma é descrita como “impressionantemente competente”, mas “sem o carisma do presidente”. Além disso enfrentou problemas práticos, com o câncer linfático, e os desacertos com informações falsas em um currículo universitário e o vaivém sobre o suposto encontro com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

19 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Pessoas que convivem com a Dilma comentam que é péssima na arte de relacionamento. Acham-na arrogante, prepotente e mal educada, expressando-se frequentemente com palavrões.

  2. Vigilante do Portão Responder

    O Lula e o PT estão tentando impor a Dilma como candidata, fizeram tudo o que os marqueteiros mandaram:
    – começaram com uma plástica, deixando-a mais jovial;
    – criaram o PAC, um programa de obras especialmente para ela administrar e assim dar visibilidade para a candidata, a tática é a de anunciar o maior número de obras e ir liberando o dinheiro bem devagar, inaugurando cada pequena etapa, sempre com a presença da ministra;
    – fazer com que a Dilma acompanhe o Lula mais vezes, tentando passar um pouco da popularidade do presidente para ela;
    – Transformar a ministra em articuladora do governo junto aos políticos, sejam eles Deputados, Senadores, governadores e prefeitos, a liberação de verbas passa pela mesa dela e os políticos passaram a frequantar o gabinete da Casa Civil, sempre de pires na mão, pedindo alguma coisa.

    A canoa começou a fazer água com a doença da ministra, agora vem essa história do pedido para ajudar o filho do Sarney, denunciado pela Ex- Secretária da Receita Federal e o desmentido fajuto da ministra e do Gen. Félix , do gabinete de segurança.
    Esse assunto vai render, pois a mentira contada pelo GSI de que os registros são apagados após 30 dias não colou.
    Vejam que coisa estranha, ano passado, a ministra Dilma e o general Felix, quando estourou o caso dos cartões corporativos, deram entrevista aos jornais dizendo que não poderiam fornecer os dados das compras do gabinete presidencial, por questões de “SEGURANÇA NACIONAL”. Claro, um terrorista poderia, em sabendo a quitanda que o LULa compra as frutas e verduras, envenenar os víveres, colocando em risco o presidente e sua família.
    Agora, para não comprovar o encotro entre a Dilma e a Lina, querem nos fazer acreditar que a entrada e saída de pessoas do palácio não tem qualquer controle, que as imagens são apagadas depois de 30 dias e que nem as placas dos carros nem os nomes das pessoas que sobem aos gabinetes do presidente ou da poderosa ministra são identificados na portaria e os dados guardados em arquivo.
    Então vamos demitir todo o pessoal da segurança, são uns INCOMPETENTES, sendo que o edital de licitação para contratar a empresa de segurança previa que os arquivos fossem guardados por anos.
    Daqui a pouco aparece um segurança ou um outro funcionário da empresa e conta tudo, vai ficar feio, uma coisa que o povão não tolera é mentira.
    Acho que o PT pode ir procurando outro candidato, a Dilma não emplacou.

  3. Se o Brasil já fosse sério, Paulo Duque (PMDB-RJ), segundo suplente de Sérgio Cabral, que nunca teve um voto, não seria o presidente da Comissão de Ética do Senado.
    Se o Brasil já fosse sério, claro, José Sarney não seria o presidente do Senado.
    Os profissionais da esculhambação do Brasil estão preocupados e disparam suas armas. Percebem que a revolta contra Sarney é uma revolta contra eles todos. Uma revolta contra o lado PMDB do brasileiro. Contra a impunidade. Contra esse sistema político cada vez mais podre e insuportável.
    Sarney foi presidente, governador, deve ter a mais extensa ficha da política brasileira e um dos maiores patrimônios. O movimento contra (o que) Sarney (representa) pode até ser derrotado no Senado, mas leva uma vitória ao país: a indignação cresce, a internet a difunde e mobiliza. Esse arranjo político é tão velho e anacrônico que seu fim se impõe.
    O governo Lula é o seu auge. Quando a esquerda virou direita, seduzida pelo dinheiro e pelo poder, nessa ordem. A renancalheirização final da política.
    A ânsia lulista em viabilizar sua candidata e ter carta branca no final do mandato o levou aos braços de Collor, Renan e Sarney. Lula peemedebou. E pode arrastar o PT a um abraço de afogado.
    Em 2010, o eleitor terá a primeira oportunidade de se manifestar sobre o Sarneygate e tudo o que ele representa. Alguns petistas já se assustam, especialmente em São Paulo.
    Em 2006, o Brasil tinha cerca de 35 milhões de usuários de internet. Em 2008, 54 milhões. Em 2010, devem ser já metade do eleitorado. E mesmo com a nova lei eleitoral que quase a amordaçou, a web terá efeitos extraordinários e ainda desconhecidos nas próximas eleições (a vitória de Obama não deixa dúvidas).
    Assim, o Sarneygate animou e energizou a furibunda oposição. Pesquisas estariam mostrando estagnação de Dilma Rousseff. Serra já não teria dúvidas. Nos Estados, petistas terão de explicar o silêncio sobre (o que) Sarney (representa).
    Ironicamente, Sarney no cargo, apoiado por Paulo Duque, Renan Calheiros, Fernando Collor e Lula, deve ser melhor para a oposição do que ele deposto.
    Não que a oposição seja melhor. As práticas eram as mesmas no governo anterior. O problema não é do governo, é do regime.
    Serão mudanças enormes, talvez distantes, mas o ataque ao oligarca maranhense é um passo nessa estrada.

  4. A DESCONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DO PT É UMA COISA VÁLIDA, AFINAL NÃO EXISTE SANTO NEM ÉTICO NA POLÍTICA. O DIABO É QUE POLÍTICA, JORNALISMO CAPITALISMO NÃO COMBINAM COM ÉTICA QUE É UM CONCEITO MAIS PARA PURITANOS E INGÊNUOS. O PROBLEMÃO NÃO SÃO OS ROUBOS DO DINHEIRO PUBLICO, PORQUE COMO SABEMOS ONDE HÁ POLÍTICA HÁ DESVIOS DE GRANA PARA FINANCIAR A ATIVIDADE, O PROBLEMA É QUE O SERRA É O ÚNICO CANDIDATO PARA GANHAR DESTA FEITA, E AÍ SIM NÃO TEREMOS NADA DE DEMOCRACIA.

  5. Plano Dilma, o que vai pegar é isto aqui:

    O Conversa Afiada recebeu o e-mail abaixo de uma fonte ligada à indústria do petróleo:

    “O Senador Alvaro Dias declarou que o partido está em negociação com uma empresa de Houston, nos Estados Unidos, para auxiliar seu trabalho na CPI da Petrobras. E diz mais “Foi a única empresa até agora que topou nos ajudar porque não é daqui e deve trabalhar para as concorrentes da Petrobrás. Na próxima semana devemos ter muito mais munição”.
    As motivações do PSDB aos poucos vão ficando claras. Para atacar um patrimônio nacional busca apoio em uma concorrente nos Estados Unidos, país que tem enorme interesse no enfraquecimento da Petrobras, já que pretende que suas empresas de petróleo ganhem importante fatia do pré-sal. Para isso contam com um senador tucano, que se dispõe a fazer o jogo do capital internacional contra a empresa brasileira.

    Depois de tentar mudar o nome da empresa para PETROBRAX, agora os tucanos se dispõem a prestar relevantes serviços aos concorrentes de nossa maior empresa. Mas, sobre isso, a imprensa não fala uma linha.

    Álvaro Dias deverá se encontrar com representantes de uma empresa de Houston na próxima semana para fechar contrato de investigação sobre a Petrobras. Dias deixou subentendido que a investigação que ficará a cargo da tal empresa pode ultrapassar a análise dos documentos enviados à CPI. O senador falou sobre essa questão com jornalistas do Globo, Estadão e Folha. Mas não deu detalhes.

    Outro senador que estaria envolvido nos contatos com a empresa é Sérgio Guerra, mas ele se nega a falar sobre o assunto.”

    O Conversa Afiada, na segunda-feira, perguntará ao senadores Álvaro Dias e Sérgio Guerra os termos da colaboração dos tucanos com a empresa americana para desestabilizar a Petrobrás e meter a mão no pré-sal.

    Campana, se você é de fato um jornalista imparcial e tem amor à Pátria, vai demonstrar ao povo paranaense o qjue o Sen. Alvaro Dias está tentando fazer conta a nossa soberania e a nossa segurança nacional.
    Ah, sugiro que você aproveite e leia os comentários, pois não são nada bons para esse Senador.
    Obs; Mandei um e-mail no Roda Viva (TV Cultura) e o Senador não respondeu no ar e até hoje não mandou nenhuma resposta por e-mail. E a pergunta era simples e exatamente sobre a CPI da Petrobrás no sentido de enfraquecer a empresa desvalorizando suas ações, para a possível pritvatização em favor das empresas americanas.
    Abraços.

  6. PABUFE ENTREVISTA PABUFE.

    PABUFE, QUAL É A SUA OPINIÃO A RESPEITO DESTE EMBRÓGLIO ?

    -“JO JORNAL ‘THE ECONOMIST’, TÁ CERTO. JÁ ENTORTOU DE VEZ” ! SEM VOLTA. ESQUEÇAM !

    PORQUE ?

    PABUFE DIZ:

    -“POR DOIS MOTIVOS PRINCIPAIS” !

    -“O PERIMEIRO, FOI O LULA TER DADO UMA DE ADVOGADO =APAIXONADO= PELA CAUSA DO PULHA DO SARNEY, QUANDO SE TORNOU CONIVENTE COM TODA A CORRUPÇÃO DO SENADO FEDERAL” !

    -“O SEGUNDO, FOI A DILMA TER MENTIDO QUE NÃO FALOU COM A SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL” !

    -“ASSIM, AMBOS, LULA E DILMA PERDERAM A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS” !

    ENTÃO, JÁ ENTORTOU ?

    PABUFE RESPONDE :

    -“SIM, SIM. JÁ ENTORTOU DE VEZ. ACABOU A CHANCE ”
    “O SONHO ACABOU “

  7. PABUFE INFORMA:

    DICA PARA OS CURIOSOS.

    PABUFE TEM PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE LIVRE DE PARIS, NA ESPECIALIZAÇÃO;

    = PRESDIGITAÇÃO OSMOSIANA PSICO-SOCIAL DE SOCIEDADES DECADENTES EM CRISE PERMANENTE =

    SE QUIZEREM DOU A DICA DE COMO FREQUENTAR ESTÉ BAITA PÓS-DOUTORADO.

  8. Continuamos a observar esses comentários e post sobre a situação atual. Hoje estão esperando candidaturas que derrotem o Lula e qualquer candidato de forma petista para gerenciar esse país. Perguntamos: Será que hoje existe algo melhor no sentido de continuar melhorando o país? Ou será

  9. A Dilma assumiu a casa Civil depois do escândalo do mensalão substituindo o Zé Dirceu…..Será que não foi ali que ela ganhou a sua indicação para ser candidata……

  10. Quando a imprensa vai tomar uma atitude menos omissa e covarde com relação a nossa segurança, Curitiba e região virou um Iraque e ninguëm toma providências.

    Matéria do Tudio Paraná.

    Traficantes de drogas de Curitiba e região metropolitana mostraram mais uma vez na madrugada deste sábado (29) a forma bárbara que usam para executar usuários devedores. Em menos de duas horas, a guerra do tráfico vitimou dois jovens de Araucária, ambos na faixa dos 20 anos de idade, e um homem de 33 anos no bairro Novo Mundo, em Curitiba.

    Em Araucária, os dois jovens, não identificados, foram alvejados, cada um, com oito disparos de calibre ponto 40 na cabeça. Um dos rapazes tinha tantos tiros pelo corpo que os policiais não conseguiram contar. O crime ocorreu por volta das 3h30 da madrugada deste sábado. O delegado de Araucária, Rubens Recalcati, informou que foi encontrada, embaixo de um dos corpos, uma pedra grande de crack. Os dois jovens foram mortos na Rua Dionísio Jambaroski, próximo a uma chácara. Vizinhos disseram aos policiais que não ouviram os disparos.

    O outro homicídio ocorreu em Curitiba, na Rua Maria Karam Joaquim, por volta das 5 horas. Testemunhas viram os assassinos dirigindo um Monza prata e informaram que a vítima, Jaime Nunes Castilho, era usuário de drogas. Ele foi alvejado com tiros no ombro, barriga e costas. Depois, foi amarrado a um carro e teve o corpo arrastado em via pública. Os assassinos ainda retornaram ao local, atropelaram-no e saíram comemorando a morte. Com ele, a polícia encontrou um cachimbo artesanal de crack, uma pedra e seis cápsulas de calibre 38.

    Mais mortes

    Na noite de sexta-feira (28), um rapaz de 19 anos foi morto na frente de casa, no Tatuquara. Passageiros de um automóvel pararam na frente da residência e iniciaram os disparos. Leandro Gomes de Farias se refugiou no telhado, mas acabou caindo na casa da vizinha.

    Em São José dos Pinhais, um jovem de 18 anos foi alvejado com um tiro na cabeça às 3 horas. Seu corpo foi encontrado em uma via pública. Não há informações sobre o motivo do crime.

  11. Litorâneo, ainda bem que você admite que é ignorante e por isso vota e ainda acredita no PSDB/DEM.
    E de fato os paranaenses tem mesmo que votar em candidato paulista como o José Serra, pois até 150 anos atrás vocês pertenciam para o Estado de S. Paulo.
    Logo, esse complexo de inferioridade tem que continuar prevalecendo entre vocês.
    Abraços, Celso.

  12. porrete de lapacho Responder

    em contraditòrio ao sr. celso.
    – O SENADOR ÀLVARO DIAS È UM BRASILEIRO E SENADOR PARANAENSE HONRADO. NÃO EMPRESTOU NOSSO DINHEIRO AO FMI, NÃO BENEFICIOU OS PARAGUAIOS COM AUMENTO DO VALOR DA ENERGIA ELÈTRICA, NÃO ENTREGOU PATRIMONIO DA PETROBRÀS A EVO MORALES, NAO REVISOU O FORNECIMENTO DE GÀS EM PREJUÌZO DO POVO BRASILEIRO,

    QUEM È O ANTIPATRIOTA QUE FEZ ISSO CHAMA-SE LULA DA SILVA.

    TEM MAIS – NAO TENHO ORGULHO NENHUM DA PETROBRÀS QUE ME ROUBA DESCARADAMENTE CADA VEZ QUE PRECISO ABASTECER MEU CARRO. EXPLICO- NO BRASIL A GASOLINA IMPURA MISTURADA COM VÀRIAS SUBSTANCIAS QUE SÒ FAZEM AUMENTAR O VOLUME E DIMINUIR A EFICIENCIA, CUSTA EM MÈDIA 2,50 REAIS.

    ENQUANTO ISSO NA ARGENTINA, A GASOLINA PURA DE ALTA OCTANAGEM, CUSTA EM MÈDIA 1,70 REAIS, AO CAMBIO OFICIAL……

    ISSO EU GOSTARIA DE VER ESCLARECIDO, MAS NÃO ESPERO ISSO DA SUA PESSOA ,POIS TODO PESTISTA TEM O LADO IGNORANTE, E O OUTRO DE AVESTRUZ, P/ NÃO ENXERGAR AS ROUBALHEIRAS QUE SEU GOVERNO FAZ.

    PORTANTO- ANTES DE ALEGAR FANTASIAS QUE QUEREM DENEGRIR O SENADOR ÀLVARO DIAS PASSE UM BALDE D SODA NA SUA BOCA E OUTRO BALDE NO BARBUDO MERDA-MOR IGNORANTE CACHACEIRO QUE È PATRIOTA P/ MUITOS PAÌSES MENOS P/ O BRASIL.

  13. Vigilante do Portão Responder

    AÉ de se lamentar a visão equivocada do Sr. Celso, seu comentário é pueril. Então, por ser um “patrimônio nacional” a Petrobras pode fazer cometer ilícitos?
    Começou com o aparelhamento da empresa, colocando no comando a “thurma” da esquerda, sendo que uma empresa do porte e da importância da Petrobras não deve ser administrada por amadores.
    O discurso quase medieval de que a investigação das falcatruas cometidas pelos administradores da empresa é para benefiar as concorrentes internacionais, batendo na surrada tecla de que “o petróleo é nosso”, não cola,
    Vamos partir da seguinte premissa: Caso não tenha nada de errado, será um atestado de lisura e competência da gestão da empresa. Na verdade os indícios são fortes de que há muita sujeira e desvios de recursos na estatal.
    Fico imaginando a Dilma lançando a regulação da exploração das novas reservas (vão criar mais estatais e mais empregos para os companheiros), quero ver ela lembrar que o Geisel foi um dos grandes responsáveis pelas descobertas de petróleo na costa brasileira. Ao abrir a exploração para as empresas estrangeiras (contratos de risco, aliás, criticados pelo PT)
    Outro que de ve ser lembrado é o FHC, pois ele capitalizou a empresa, alavancando as vendas de ações na Bolsa de N.Y, mesmo sob censura do PT que o acusava de entregar a estatal. Acontece que a grana para as pesquisas veio exatamente dessa alavancagem.
    Definitivamente, petróleo não é coisa para amadores.

  14. O Primeiro comentário do PABUF está ótimo, faltaram as outras mentiras, mas se formos contar as mentiras do Lula e da Dilma o Fábio não deixa passar o comentário que ficará longo demais…

    Mas preciso passar um esclarecimentosinho aqui ao nosso colega, DAMASCENO:

    No Mundo, sabe-se do Brasil tudo o que nós sabemos, tudo o que nós nunca ficaremos sabendo, e tudo absolutamente tudo o que se passa aqui dentro. Acredite sabem mais que nós e são os “The economist” que noticiam tudo isso e se alguém precisar eles fundamentam.

    Acredite, as palhaçadas da atualidade repercutem lá fora muito mais negativamente que aqui dentro. Lá fora ninguém é influenciável pelas mentiras do Palácio do Planalto (acham um Palhaçada, que é o que realmente são) e aqui dentro pelo menos elas geram dúvidas na parte menos esclarecida da população que numéricamente é muito grande.

Comente