Uncategorized

CUT se mobiliza com medo da volta dos tucanos ao poder

marcha_cut

Da Agência Estado

Uma das maiores centrais sindicais do país começa a preparar o terreno para as eleições presidenciais de 2010, a favor da candidatura de Dilma Rousseff, do PT.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fará seminários mensais para discutir uma “plataforma da classe trabalhadora” para o período pós-Lula.

Os sindicalistas vão juntar munição e centrar fogo na possível candidatura à Presidência do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). “Não queremos o retorno daqueles tucanos e dos ditos democratas”, afirmou hoje, do alto de um carro de som, o presidente da CUT, Artur Henrique.

“Não queremos alguém como José Serra, que aplica em São Paulo as mesmas políticas neoliberais que aplicava no país na década de 90 (durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso).”
Os seminários serão feitos nas regionais da CUT, com a participação de trabalhadores e das lideranças de cada sindicato filiado à central.

O resultado das discussões será mostrado em manifestações até a eleição do próximo ano.
O primeiro encontro aconteceu no início de agosto e abordou o tema “Estado e Participação Popular”.
O próximo será em setembro e discutirá a matriz energética brasileira.
Serão debatidos ainda problemas urbanos, rurais e de desenvolvimento regional.

“A plataforma da classe trabalhadora brasileira vai estar nas ruas em 2010″, prometeu Henrique.
“Hoje é apenas a primeira etapa de uma grande jornada.”
Uma passeata organizada pela CUT reuniu mais de 3 mil pessoas no centro da capital paulista.
Discursos anti-Serra disputaram espaço com reivindicações pela redução de jornada de trabalho.
A manifestação também comemorou os 26 anos da central.
“O governador José Serra, do PSDB, não respeita o movimento sindical e a classe trabalhadora”, disse Arthur.
“Os companheiros da Educação e da Saúde têm de fazer meses de greve para serem recebidos pelo governo do Estado.”
Sobraram críticas também ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afilhado político de Serra.
Os sindicalistas o acusaram de não dialogar com trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para dar fim à greve da categoria.
A mobilização dos guardas por reajuste salarial começou na segunda-feira.
O prefeito disse que, com greve, não haverá negociação.
O presidente da CUT evitou comentar a possibilidade de a central já estar trabalhando pela candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável presidenciável petista em 2010.
“O PT não decidiu quem é seu candidato ainda. Se for a Dilma, eu particularmente vou apoiar, mas ainda há um debate dentro da CUT”, afirmou.
A informação é da Agência Estado

13 Comentários

  1. a CUT JÁ FOI UMA CENTRAL SINDICAL, hoje é um bando de pelegos grudados no governo………..

  2. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Acredito que tudo deva ser encaminhado com equilíbrio. Com certeza sindicalistas estão preocupados com algum corte de privilégio. Senão, por que a preocupação? O Serra é firme e determinado, convicto de suas posições e com perfil racional, como deve ser um gestor.
    Já, quanto a política neoliberal, não entendo a crítica, já que o Lulla e, principalmente os sindicalistas tanto se beneficiam dela. É como cuspir para cima.

  3. ESSA ” CUT ” DEVERIA RECEBER UMA “CPI”, SÓ PRA VER QUANTO DE GRANA QUE ROLA LA. OUTRA COISA, COMO É QUE A CUT QUE É CHEIA DE PREGAR MORALIDADE, VAI DEFENDER O PT DO SARNEY, ENFIM TODA ESSA ROUBALHEIRA DO GOVERNO LULA?
    COM A PALAVRA, QUEM QUISER……………

  4. O CLIMA NA CUT ANDA PESADO, POIS OS COMPANHEIROS QUE CONSEGUIRAM AS SINECURAS DO PODER PODERÃO VOLTAR AOS POSTOS DA CUT EM CASO DE VITÓRIA DOS TUCANOS.

    PORTANTO, A NORMA NA CUT É “SUPERBONDER” NAS CADEIRAS E A ROLHA NA “CUTIS” PARA AQUELES QUE ESTÃO NO GOVERNO.

  5. Essa turma do MST, bem que poderia pedir ajuda ao PMDB do Barbalho, do Sarney, do Renan Calheiros, até do Collor, que estão dando sustentação ao PT do Lula.

  6. O psdb deveria também mobilizar a sua base social: banqueiros, latifundiários e a midia paulista, incluindo “o globo” do rj! Ah, esqueci, já estão mobilizados desde 1500!

    js

  7. Hoje, ao ler a matéria de capa da Veja estava pensando na baderna que o MST vai aprontar neste país após a vitória do Serra nas eleições de 2010. É claro, os recursos financeiros que sustentam esta quadrilha irão deixar de existir, e aí? Sem padrinhos no governo do PT, a única saída é partir para o confronto, coisa que eles muito bem sabem fazer.

  8. Simplificando o Lula Na rua. Em campanha, claro que ninguém pode acusá-Lo de nada, Agora esses mesmos arruaceiros da CUT a Mando do Cacique vão vão começar a fazer arruaças e promover desordem, claro que em São Paulo.

    Depois o Lula vai para O palanque perguntar ao Povo se é isso que eles querem o Serra para presidente, se nem da sua Cidade e Estado ele consegue cuidar.

    Isto é o “Modus Operandi” do PT, só esperamos que ninguém mais caia nessa ARAPUCA, está demasiado “manjada” para alguém ainda querer assinar atestado de Burrice caindo nela.

  9. joazinho santana, responda:

    1. O Sr. Henrique Meirelles, presidente do Bacen, nomeado pelo sr lula é o quê? Felizmente é um banqueiro, senão este governinho teria conseguido acabar com nossa estabilidade e destruir a economia…

    2. Quantas fazendas tem sarney, renan, quércia e outros “aliados” do pt, inclusvie petistas?

    3. Como é o nome do compadre do lula e quais são as Empresas dele? Aliás, porque este mesmo empresário emprestou casa pro lula morar, pagou estudos dos filhos dele, estadia na França, etc?

    4. Quanto já se gastou na tv que criaram por franklin martins? Pra que ela serve?

    Tá vendo: o pt é mais do mesmo que temos há 500 anos….

    Pra finalizar:

    ” Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.”

    Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, nasceu no dia 30 de maio de 1814 (18 de maio no calendário juliano) na cidade de Premukhimo, província de Tver; faleceu em 1 de julho de 1876 (19 de junho no calendário juliano) em Berna, na Suíça.

  10. A “cumpanherada” não deve esquecer que Lula cuidou de manter a base do modelo de gestão economica criado no governo do Itamar com Fernando Henrique.
    ——————————————————
    Acho que Requião falou sério quando disse que Lula considera positivamente a possibilidade de vitória de Serra.
    ——————————————————
    Fim de mandatos. Eleições próximas.
    A imagem de alguns vai ficando parecida com a do pai que abandona a mulher cheia de filhos pequenos

  11. A CUT central sindical chapa branca, tem que se preocupar é com os trabalhadores e deixar de ser o que é, uma central pelega e o pior de tudo apoiou a nomeação do maior pelego no ministério do trabalho o senhor Luiz Antonio medeiros, que no passado sempre combateu a CUT, inclusive na base da porrada,vai ver que gostaram de apanhar.

Comente