Uncategorized

CNT/Sensus: aprovação a Lula cai de 81,5% para 76,8%

Gripe suína, crise no Senado e caso Lina Vieira contribuíram para queda, diz instituto

presidente_brasileno_Luiz_Inazio_Lula_da_Silva

Fábio Graner, da Agência Estado

BRASÍLIA – A avaliação positiva do governo Lula caiu 4,4 pontos percentuais, passando de 69,8% em maio para 65,4% em setembro, de acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, 8. Em contrapartida, a avaliação negativa da administração do presidente aumentou 1,4 ponto percentual, de 5,8% para 7,2%.

A avaliação regular subiu de 23,9% para 26,6%. Segundo o diretor do Sensus, Ricardo Guedes, a queda na opinião favorável ao governo ocorre principalmente entre pessoas das regiões Sul e Sudeste, entre mulheres, pessoas jovens e de “maior idade”.

Já a aprovação a Lula recuou de 81,5% em maio para 76,8% em setembro e a desaprovação subiu três pontos percentuais, de 15,7% para 18,7%. Embora o nível de desaprovação do presidente tenha aumentado, sua avaliação positiva ainda se encontra em um patamar significativamente alto, conforme analisou Guedes.

Guedes associou a queda nas avaliações positivas do governo e do presidente Lula a três fatores: gripe suína, o episódio envolvendo a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira com a ministra Dilma Rousseff e a crise no Senado, envolvendo o presidente da casa, senador José Sarney, embora este último tema não esteja contemplado na pesquisa. Segundo o diretor, há uma postura do presidente Lula de chamar crises institucionais para si, que prejudica sua popularidade. “Há uma postura menos política de Lula”, afirmou.

13 Comentários

  1. Eu fiz uma pesquisa lá na minha vizinhança com uma 10 pessoas e confirmou que a aprovação de Lula caiu de 80% para 59%.
    Agora estou divulgando para todo mundo ver que o governo está em baixa, uma vez que ano que vem tem eleição.

  2. Os números da gripe suína decorrem de um fato que está sendo divulgado pela imprensa mundial, mas ignorado pela mídia nacional, vassala do governo federal: o Brasil só tem Tamiflu suficiente para atender 5% da população, ao passo que a Grâ-Bretanha tem reservas suficientes para 80% da sua população… por isso o remédio está à disposição do público nas farmácias e aqui na roça é preciso que um comissário do povo autorize um médico do estado a fornecer uma receita em cinco vias para ser retirada no departamento de remédios do soviete da saúde…. assim, o Brasil lidera as estatísticas de mortalidade da gripe em todo o mundo… alguém devia ser responsabilizado criminalmente por isso… cadê a imprensa, cadê o MPF…

  3. Mas tá muito bom ainda!

    Nenhum presidente teve tamanha aprovação em toda a história do Brasil!

    O Pré Sal vai aumentar sua aprovação. Esperem a próxima pesquisa!

  4. Pedro de Souza Reply

    É melhor ler isso do que ser cego. Esse ¨ofachineiro¨ é uma piada. De mal gosto.

  5. CUIDADO LULA !

    Fabio.

    Cantei esta pedra aqui neste blog, que o Lula iria pagar alto preço por ter apoiado a porcaria do Sarney e sustentado ele no Senado, e quando colocou a bancada petista da Casa de joelhos em sua frente, num ato vergonhoso e humilhante ao ser humano.

    Fiquei com pena do menino Mercadante. Virou pó na mão do Lula.

    Esta aí o resultado
    Caiu na pesquisa agora,
    É só o começo, pois deve cair mais.

    Lula está no desepero na questão da sucessão, aumenta a pressão psicológica na medida que a caneta esvazia, e vai acabr perdendo-se neste processo se continuar achando que vai empurrar tudo o que ele decide, por goela abaixo dos brasileiros.

    O apoio equivocado que ele deu ao Sarney, é uma prova desta afirmação.

    Lula mais parecia um colegial ingênuo defendendo seu maior amigo.

    A Dilma, está inviabilizada, pois fica neste percentual onde Lula lhe agregou uns 15 pontos de transferência de votos. Ela deve ter sozinha, uns 5 pontos.

    Não decola.

    O motivo do principal emperramento da Dilma, foi o efeito de apoio ao Sarney e o efeito da Lina, os quais se somam a antipatia pessoal da moça, e infelizmente a questão de sua saúde.

    Considerando os índices do Serra, Lula não faz a Dilma sucessora dele e do PT.

  6. Pedro de Souza Reply

    ENQUANTO ISSO OS TUCANOS TRABALHAM ¨PESADO¨ para recuperar o PODER.
    Vejam só:
    Cinco cachorros da prefeitura de Curitiba estão à espera do resultado de um pregão eletrônico realizado no último dia 3 para terem o direito à casa, comida de qualidade e cuidados especiais. O pregão é para a contratação de um hotel para cães. O Erário municipal pretende contribuir com R$ 36 mil reais por ano para dispensar aqueles confortos aos cães farejadores que usa para localizar drogas, segundo consta do Edital de Licitação 011/2009 publicado no Diário Oficial do Município. Pensando bem, dá uma diária R$ 20 por cachorro.

  7. Fernanda Vecchi Reply

    59% para 10 pessoas quer dizer 5,9 pessoas … me explique essa…

  8. A oposição esta tão desesperada que comemora uma queda de 4,7% (81,5/76,8). Se considerarmos a magem de erro da pesquisa a queda pode não ser nenhuma.
    Uma aprovação como essa no segundo mandato, com crise mundial e tudo mostra que o Governo Lula vai muito bem.

  9. Serra é FHC, FHC é Serra = Richa é Lerner, Lerner é Richa. Vai ser excelente massacrar esse timinho de privatizadores em 2010, com Dilma Presidente e Osmar Governador.
    .
    P.S.: Tucanetes, não comemorem muito… senão daqui há pouco ressucitam a tese do terceiro mandato e vocês não fazem 30% dos votos com o candidato de vocês.

  10. porrete de lapacho Reply

    me parece que essa pesquisa quer agradar a gregos e troianos. VEJAMOS SE LULA TEM 76% DE APROVAÇÃO E 40% VOTAM EM SERRA , NÃO VEJO A COERÊNCIA- AH TMB FIZ UMA PESQUISA AQUI EM CASA E DILMA TEM 0%, POREM NÃO EXISTE NENHUM ANALFABETO E NENHUM VOTO ESMOLA AHHAAHPOVO BRASILEIRO ABREM BEM OS OLHOS NA PRÒXIMA ELEIÇÃO, POIS SE LULA FIZER O SUCESSOR, IREMOS COMER APENAS SAL, O HOMEM SÒ FALA EM SAL E PETROBRÀS, ENQUANTO ISSO NA ARGENTINA E PARAGUAI O COMBUSTÌVEL CUSTA 70% MAIS BARATO QUE AQUI, SÒ TROUXA P/ SER A FAVOR DA PETROBRÀS OU SER PELEGO DO PT..

  11. V.Lemainski-Cascavel Reply

    O culpado pela queda do Lulla nas pesquisas é ele próprio.
    Metade do que fala é besteira e demagogia. Deveria trabalhar mais e falar menos.

  12. LEÃO DO CANGUIRI Reply

    Sem menosprezar os resultados da pesquisa, eu acredito que o povo brasileiro irá dar a resposta que o LuLLa deverá receber em outubro / 2010 pelas tantas vistas grossas que vez no desvio do dinheiro público pelos seus amigos camaradas José Dirceu, Genuíno, Delúbio, Marco Valério e tantos outros que se for inumerar nesta espaço democrático, vai ficar no mínino em umas 30 linhas.
    O meu vota é NULO pelos candidatos que foram apresentados. PREFIRO LAVAR AS MINHAS MÃOS DO QUE CONDENAR O MEU PAÍS.
    Política neste país é uma piada sem graça e político no Brasil é sinonimo de bandido.
    Que vergonha é está nossa política, onde apresentam uma Dilma, Heloísa Helena e uma Marina Silva, junto com um Serra, Ciro Gomes e outras preciosidades apresentadas como candidatos a Presidência do Brasil, só que o povo brasileiro, precisa de políticos sérios e não de politicagem.
    Eu VOTO NULO até que se apresente um político que realmente faça a diferença.
    EM FALSAS PROMESSAS EU JÁ NÃO ACREDITO MAIS.

  13. AINDA BEM QUE O POVO ESTÁ ACORDANDO DESSE PESADELO CHAMADO (des)GOVERNO LULA, E ESTÁ QUERENDO DEIXAR DE SER “Brasil, um país de TOLOS”

Comente