Uncategorized

Lula afirma que não lê jornais porque são “capengas”

“Alguns se especializaram apenas em notícias negativas”
“Deixaram de transmitir variadas dimensões da realidade”

lulaOculos
De Josias de Souza na Folha Online

O Planalto criou, no meio do ano, uma coluna semanal de perguntas e respostas chamada “O Presidente Responde”.

Pouca gente notou, mas a coisa começou a ser veiculada em 7 de julho, sempre às terças-feiras. Inicialmente, saía em 94 jornais. Hoje, é publicada por cerca de 150 diários de todo país.

Consiste no seguinte: Os leitores enviam perguntas, o Planalto faz uma triagem e Lula responde, na primeira pessoa, a três indagações por semana.

A coluna desta terça (8) abre com uma questão formulada pelo professor João Teles de Aguiar, 44, de Fortaleza. Ele quis saber de Lula o seguinte:

“Dizem que o senhor não lê jornais e tem desprezo pelo conhecimento e pelo saber. Até que ponto isso é verdade?”

Na resposta, Lula nega que dê de ombros para o conhecimento: “Na democracia, quem tem desprezo pelo conhecimento jamais chega a presidente da República”.

Discorre sobre a metodologia que adotou para se abastecer de informações sem precisar ler jornais: “Eu recebo todas as manhãs um panorama de tudo o que foi tratado pela imprensa…”

“…E, ao longo do dia, continuo recebendo informações de ministros, de lideranças políticas, empresariais e trabalhistas sobre questões nacionais e internacionais…”

Coisas “…que saíram e que não saíram na imprensa”. Lula lembra que concede entrevistas “praticamente todos os dias”.

Alega que “não poderia dar informações se não tivesse informações”. E passa a explicar o porquê da aversão que desenvolveu em relação aos jornais.

“Alguns deles parecem ter se especializado apenas em notícias negativas, de modo que se tornaram capengas, deixando de transmitir as variadas dimensões da realidade”.

A resposta de Lula como que ratifica o que ele dissera, em janeiro, ao repórter Mário Sérgio Conti, da revista Piauí.

Naquela ocasião, Lula dissera que fugia dos jornais para evitar a queimação matinal do estômago:

“Eu tenho problema de azia”, Lula justificara. “Eu me cuido profundamente, para não perder o humor logo cedo”.

Quanto à última parte da pergunta do professor cearense João Teles –o desprezo pelo saber—, Lula respondeu negativamente.

Aproveitou para espetar o antecessor Fernando Henrique Cardoso, sem mencionar-lhe o nome:

“Quanto ao saber, logo eu, que não pude ter uma educação formal, tenho feito muito mais pela educação do que governantes que tinham verdadeiras coleções de diplomas”.

Lula prosseguiu: “Em meu governo, estamos criando 14 novas universidades, 104 extensões universitárias…”

“…Concedemos 540 mil bolsas de estudos a jovens de baixa renda para curso superior…”

“…Duplicamos o ingresso de estudantes nas universidades federais e estamos construindo 214 escolas técnicas”.

Para não perder a oportunidade, Lula enganchou na resposta sua mais nova obsessão:

“Agora, com o pré-sal, vamos criar um fundo de recursos para investimentos na educação e na inovação tecnológica”.

É curioso que um presidente que desacredita o noticiário a ponto de se negar a lê-lo utilize as páginas dos jornais para espinafrar os jornais. Vai entender!

12 Comentários

  1. Falta uma explicação convincente para a escolha dos franceses como fornecedores da espinha dorsal de defesa aérea e marítima brasileira… os franceses nunca fabricaram material bélico de boa qualidade… os seus melhores aviões de caça, foram na verdae melhorados pelos israelenses que transformaram seus Mirage de segunda categoria nos Kfir da aviação de ponta de Israel… para transferir tecnologia para os Mirage III que foram comprados na década de 70 foi sempre um parto monumental… além disso foram eles que venderam a sucata velha chamada de porta-aviões Sâo Paulo, que fica mais tempo no dique-seco do que navegando… aliás, um país com 8,5 mil quilometros de litoral da melhor qualidade, não precisa de porta-aviões.. essa idéia de comprar porta-aviões foi uma vingança de JK contra a marinha e a aeronáutica pelo golpe de 1955… comprou a sucata americana Minas Gerais para deixar as duas armas brigando pela operação do mesmo durante décadas… agora a desculpa da compra do ferro velho francês foi a participação em missões de paz (sic) mundo afora, porque a Argentina também tem um…. agora os franceses – que se renderam aos nazistas na rendição mais rápida da história em 1940 – dizem que só os seus caças podem aterrissar e decolar da sucata francesa… é a roça brasileira e seus jecas, brincando de batalha naval às custas do dinheiro público…

  2. Depois da imagem que lidera a postagem, me ocorreu que LULLA, não lê jornais não porque eles sejam “capengas”, embora não saiba o que elle tenha querido dizer, mas por elle ser míope. Míope mental. Míope intelectual. É isso!

  3. Luiz Ignacio de Souza Responder

    Este lulla é um paquiderme, deveria ser cassado. Ele naõ merece respeito.
    Cara analfabeto e ignorante, se julga rei da macacada ululante que acredita nele.
    No ano que vem vamos dar o troco nas urnas, chega de imbecis no governo.
    Agora é nossa hora.

  4. Perguntar não ofende, os jornais são capengas ou o Sr. Inácio Lula da Silva não etende as matérias publicadas !

  5. Ele não lê porque não entende o que esta escrito. Sem os assessores ele não poderia falar sobre nada. O pior é quando ele dispensa os conselhos dos assessores, aí só sai besteira como aquela sobre o ditador da Líbia que, segundo o Lula, é assim classificado porque “algumas pessoas dizem que ele tem problemas com a democracia”. Somente um sujeito pouco inteligente sai com uma tirada destas.

  6. Ele diz isto porque não sabe ler. Só isso.
    Quem não sabe ler, não admite isso. Fica negaciando.

  7. A midia brasileira está péssima, isso eu tenho que concordar com o Lula. Nunca vi tanta “barrigada” em jornais e revistas como vejo atualmente.

    Quem quer informação de verdade deve procurar, por exemplo, os blogs independentes. Muitos deles fazem uma análise fria da mídia e suas notícias. Já está passando o tempo onde era só engolir a noticia e pronto. Mas os jornais ainda não perceberam isso.

    Os leitores de hoje querem discutir e criar informações. A verdadeira democracia está ai. Não na maioria dos jornais, que se dizem independentes, mas na verdade não são.

  8. Silvano Andrade Responder

    Quero contestar a informação do Senhor Jose Carlos, os equipamentos bélicos Franceses são excelentes…rafale F3 é multifuncional, pode ser adequado para ataques e interceptação de toda ordem…as sucatas flutuantes serviram para treinar os pilotos em operações com porta aviões, o piloto que opera com destreza em porta aviões, opera em qualquer cenário de combate e em quaisquer condições climáticas…Lembrando que na escolha do Rafale foi levado em conta a opinião dos Pilotos da Força Aérea Brasileira, que consideram o Rafale ideal para os padrões territoriais, a multifuncionalidade e a capacidade dos pilotos Brasileiros…a transferencia de tecnologia é o principal motivo para a escolha, o resto, a capacidade e trato dos Brasileiros resolve, os técnicos só precisam dominar a aerodinâmica e compostos da fuselagem. Aviônicos, armamamentos e talento nós Brasileiros começamos como alunos e nos tornamos PHDs, em qualquer área.
    Submarinos nucleares são essenciais para afugentar a 4ª frota com seu 118.000 Homens e seus alvos flutuantes.
    Em relação a israel…judeus são engodos da Humanidade, não passam de aproveitadores inteligentes que seguram na rabeira do conhecimento alheio para se darem bem.(Liberdade de Expressão). Contra a Alemanha Nazista, a França não tinha a mínima Chance, pois a máquina de Guerra de Hitler era Formidável ( Hitler era idiota )…se os Alemães tivessem um líder sensato e não-racista, o Mundo hoje era Alemão…( Não sou Nazista ). Sou um Brasileiro que Amo este País e penso que todo Militar Brasileiro não deve pensar em morrer pela Pátria, mas sim matar pela Pátria, matar os idiotas que ousarem pisarem em nosso solo…O Brasil deve se armar até os dentes, sem medir esforços, absorver conhecimento tecnológico, educar os jovens para a ciência e tecnologia…mostrar ao Mundo o quão Gigante é o Brasil.

Comente