Uncategorized

PM briga para conquistar salário maior

furkim_lineufilho34

O coronel Eliseu Furquim, presidente da associação dos policiais militares, prepara-se para o embate. Na quarta-feira será realizada audiência pública, na Assembleia Legislativa, em defesa da remuneração do policial militar por subsídio, como determina a Constituição Federal.

A categoria promete lutar por reajuste e tem alertado as autoridades sobre o descontentamento da categoria. O governo Requião, como sói acontecer, tem feito de conta que não é com ele.

16 Comentários

  1. Faz é tempo que os Governadores não acreditam que a segurança é um caso sério, pois investimento em segurança não é prioridade e investir em segurança é qualificar cada vez mais os policiais, dar-lhes condições dignas de trabalho e principalmente respeitar-lhes os direitos. Mas não é o que vem acontecendo…no Paraná o soldo do Policial não pode ser inferior ao salário mínimo, pois é com base nele que decorrem as demais vantagens e gratificações, porém, o citado soldo há muito tempo está abaixo do mínimo estabelecido pela Constituição, mas o Governo se importa? Não!
    Está preocupado se tem Policiais trabalhando sozinhos tentando proteger a população? Não! Se a carga horária extrapola as 44 semanais? Não! E para quê se importar? Não apenas pais de famílias, pessoas substituíveis. Se morrerem em defesa do Estado, é só substituir por outro…fácil, fácil. Só gostaríamos de condições dignas de trabalho e que nos fossem respeitados os direitos. Nada mais que o justo.

  2. ISSO É O MÍNIMO QUE ESSE GOVERNADOR TEM QUE FAZER PELOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO. COMPRAM VIATURAS AO MONTE, MAS ESQUECE QUE HÁ NECESSIDADES DE HOMENS MOTIVADOS E BEM REMUNERADOS PARA TRABALHAREM COM TAIS VEÍCULOS. TODOS DEVEM NOTAR A FALTA DE POLICIAMENTO, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL, SENDO QUE OS POLICIAIS QUE RESTAM PARA O SERVIÇO ESTÃO DESMOTIVADOS E NO LIMITE DO ESFORÇO FÍSICO E MENTAL.
    ENQUANDO DURAR ESTE GOVERNO, INFELISMENTE, TUDO CONTINUARÁ COMO ESTÁ…

  3. Edmar L. Costa Jr. Responder

    A reivindicação é mais do que justa. É urgente! A solução dos problemas afetos à segurança pública começa com a adequada remuneração dos policiais.
    Desejo sucesso ao Cel. Furquim, que empresta competência, seriedade e credibilidade à difícil tarefa de sensibilizar o governador .

  4. Silvano Andrade Responder

    Apoio incondicionalmente a Policia Militar do Estado do Parana…Policial mal remunerado é policial descomprometido…Um dos sintomas de que a Policia Militar vai a bancarrota é este excesso de siglas ( Rone, Rotam, GTV, Força Samurai, Força Tática, Goe, Grupo Águia, Força Alfa…isto é coisa de republiqueta, isto dá muito lá no Paraguay…O Policial da Rone ganha substancialmente mais que um Policial do Povo (Outra Sigla)…ora os caras trocam tiros e correm atrás dos malacos do mesmo jeito que os camuflados…
    Esta diferença salarial incomoda os PMs…Policial tem ganhar conforme seu desempenho, seu caráter…chega de colocar esta piazada com diploma, recém saído da Faculdade como tenete, capitão…cadê o linha de frente…aquele que dá a cara pra bater…esses que devem comandar…o salário ideal para um Policial em início de carreira não pode ser menos de 2.800 reais…
    A Rone é importante, desde que não fique perdendo tempo com viciados e ladrões de galinha…

  5. O soldado do Paraná tem um dos maiores salários do Brasil… A maioria dos estados PM ganha R$ 800,00 aqui ganha mais que o dobro.

    Com relação as siglas, é justo que os militares da RONE ganhem mais, a maioria dos policiais de rua e administrativos estão bem menos expostos a riscos, boa parte das ocorrências são de baixa gravidade, brigas de casais ou atendimento de ocorrencias já consumadas, quando o “bicho pega” quem faz acontecer é a RONE. Não é justo um soldado que passa o dia todo dentro do quartel abrindo portão ganhe o mesmo que um soldado da RONE.

  6. SD 1ª Classe
    TO1.572,29 RO1.526,91 AM1.092,35 RR1.122,38 PR1.789,69 RN1.594,73 PI1.127,20 CE1.458,92 PE1.237,29 PB1.297,98 BA1.412,34 RJ1.137,49 MJ1.614,02 DF4.129,73 AC1.811,77 MS2.176,00 MT1.796,71 GO2.711,00 AL1.818,56 MA2.037,39 CE3.012,00 SP1.948,85

    estes são os salários de inicio de carreira dos policiais na maioria dos estados brasileiros, o policial paranaense não ganha mais do que a maioria dos demais, inclusive de “estados pobres do nordeste brasileiro”, o fato é que em termos gerais, todo o sistema ligado à segurança pública é mal remunerado no país, não há investimento, pois não há interesse político, uma vez que o sistema funcionasse, que a polícia tivesse um bom apoio de perícias funcionais, identificação dactiloscópica, sistema interligaado de informações pessoais e veiculares, não seriam somente os “3ps” (pretos, pobres e putas) que estariam atrás das grades, mecheria com muita “gente grande”.
    O fato é que segurança não é só coisa de polícia, envolve toda a sociedade, porém para se ter um funcionário comprometido e incorruptível, ele tem que, no mínimo, ser bem pago.
    os policiais militares são os primeiros a darem atendimento a qualquer situação criminosa, expostos a serem mortos ou a matarem, inclusive sem intenção em ocorrências, e diferentemente do que qualquer empresa privada, é ele quem tem que prover sua defesa, mesmo estando em serviço, representando o Estado.
    O que esperar de um ser humano que ganha 1500 reais por mês, e num piscar de olhos terá que desembolsar 5000 para pagar um advogado, por um ato cometido em serviço?
    Não precisa imaginar muito para perceber o resultado da falta de instrução constante, da falta de salários dignos e da falta de investimento em tecnologias que sustentariam o trabalho do policial.
    O que se vê é desmotivação, falta de interesse na busca pela solução do crime, corrupção e tráfico de influências desde os mais altos escalões, uma gama de promessas políticas e milhares de eleitores sendo ludibriados a votarem num projeto fajuto de Segurança Pública….. e lá se vai mais 8 anos….

  7. Gibraltar O. Neves Responder

    Desde quando que o PM da RONE ganha mais que os demais????
    De onde tiraram isso?
    Concordo que é uma besteira essa enorme quantidade de pequenas “forças de elite”…… Samurai, Escudo etc, etc….. soa coisa de brinquedo, de filme policial mau feito!

  8. nem se discute a urgência em se equipar e fortalecer os agentes de segurança no Paraná, mas sem um secretário capacitado e competente, nada acontecerá.
    qq zé-mané sabe da importancia de pessoal bem treinado e remunerado no sistema de segurança, mas isso passa ao largo na análise dos atuais “coronéis” da política paranaense. Isso, p/ eles, é bobagem, ainda mais agora, no ocaso de uma temporada humilhante para o Estado do Paraná! Se não fizeram antes? por que fariam agora? nunca se importaram com a população, sua segurança e bem estar, por que se importariam agora? a vaca já foi p/ brejo mesmo….

  9. Eduardo Mairo !!!!!!!!! NÃO concordo com você. O soldado da (rone) está ali porque ele quer, ninguém obrigou a permanecer naquela divisão da PM. O cara (PM – Soldado) que abre os portões do QG também é Policial Militar e não pode ser discriminado (tratar de modo desigual) ele “PM” também passou por todas as etapas que o mesmo soldado que está em confronto com mala. O cara que foi p/ (rone) foi porque gosta de adrenalina, aventura, correria e não p/ causa do salário. É um erro falar em aumentar salário de Policiais de algumas divisões, o que manda é o Nível SUPERIOR do soldado, Cb. etc etc, ai sim ele tem a tal da “Gratificação Técnica” porque estudou e merece um salário diferenciado dos demais PMs. TODO Policial tem risco sim, aquele que está abrindo os portões ou aquele que está em confronto armado com os malas. Totalmente errado Sr. Eduardo Mairo. Abs NETTO

  10. Eduardo Mairo você deve ser um alienado em matéria de Polícia Militar como PM a mais de 25 anos respondo:
    1. Se tem estado que paga a mais para Soldado, tem sim mas valoriza a carreira policial o que não acontece aqui no Paraná, é o estado que menos valoriza a carreira Policial, pois para o Soldado sair cabo irá ganhar 50,00 a mais e para o Cabo sair 3º Sargento irá ganhar em média 100,00, você acha isto justo, no Rio de Janeiro um Soldado ganha em torno de 1.000,00, mas ao sair 3º Sargento passa a ganhar em torno de 2.500,00, é só um comparativo para você ver a desmotivação no Paraná.
    2. O Soldo do PM que o salário base aqui no Paraná é menor que o salário mínimo em torno de 370,00, você acha justo, se vc achar deve ser frustrado por não ter conseguido entrar na PM, ou deve estar ganhando dinheiro indevido do Requião.
    3. Vamos a luta Policiais do Paraná, no estado do Pará ontem teve uma passeata com a participação de mais de 10.000, PM e BM, não nos abalemos com comentários de leigos.

  11. Pará

    Segunda-feira, 21/09/2009, 07:31h Tamanho da Texto: – A + A

    15 mil saem às ruas pela aprovação do PEC 300

    Foto: Wagner Santana

    A marcha teve a adesão dos militares e da sociedade em geral

    Cerca de 15 mil pessoas participaram, ontem de manhã, da 1ª Grande Marcha em favor do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 300, a qual estabelece o salário da polícia do Distrito Federal como piso nacional para os policiais e bombeiros militares de todo o país. A PEC é de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e está tramitando no Congresso Nacional desde o final do ano passado.
    A caminhada, que partiu da escadinha do cais do porto e seguiu até a Praça da República, foi organizada por diversos órgãos ligados as duas categorias e contou com a adesão maciça da população. Segundo a organização do evento, pelo menos 15 mil pessoas participaram da manifestação.
    “Hoje, a defasagem dos salários dos policiais militares do Pará, em relação aos do Distrito Federal, está em torno de 45 a 55%. E, se conseguirmos a equiparação, com certeza vamos poder nos qualificar mais e prestar um melhor serviço para a população”, explicou o chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado, coronel Pantoja Júnior. Ainda de acordo com o coronel hoje, em todo o Estado, há cerca de 25 mil policiais militares, entre ativos e inativos. Todos seriam beneficiados pela PEC 300. “Estamos realizando este movimento para sensibilizar os nossos parlamentares paraenses e buscar a adesão deles à nossa causa”.
    A sociedade civil não só aderiu à causa como engrossou a caminhada dos militares. Foi este o caso da Associação dos Moradores do bairro da Terra Firme, que levou cerca de 30 pessoas para o evento. A presidente da entidade, Dilma Nunes, classificou a luta dos policiais como algo “justo” e cujo resultado “vai beneficiar toda a sociedade pois, se os policiais trabalharem satisfeitos, será melhor para todos”.
    A mesma opinião tem o presidente do centro comunitário Osvaldo de Caldas Brito, Jorge Bojo. Segundo ele, a entidade, localizada no bairro do Jurunas, apoia os militares por acreditar que o trabalho deles é fundamental para o bem de toda a sociedade. “Se o salário deles aumentar, com certeza vão trabalhar com mais prazer, na certeza de que poderão dar melhores condições de vida para a sua família”.
    Além de artistas locais, como o cantor Pinduca, que também pertence aos quadros da Polícia Militar, a marcha contou com a participação do deputado federal Major Fábio (DEM-PB), relator da PEC 300 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Ele é considerado um dos maiores defensores da PEC 300 no Congresso Nacional. (Diário do Pará)

  12. Não acredito nesta conversa… trata-se de só mais uma enganação para tirara a atenção da tropa, pois o Cel. Furquim e demais Oficiais já sabem que o querido Gov. já prometeu um “soldoso” aumento somente de Capitão a Coronel… e o resto que se dane… eis uma verdade incontestavel….. Alias o Cel Furquim nunca brigou pela tropa quando estava na ativa… agora apareçe todo compromentido com a causa??? tenho minhas duvidas..

  13. Já viram aquele ditado: “Ninguém cria cobra para morder a si mesmo”? Qual é o governante ou chegado do poder que vai querer uma polícia eficiente, bem paga e com vontade de trabalhar, para ficar lhe incomodando? É lógico que quem está no poder prefere uma polícia capenga, bem abaixo do esperado pela população, pois esta pode ser manipulada e não incomoda. Para eles, dane-se a população e dane-se a polícia!

  14. Eduardo Mario…
    Acredito que vc não conhece a Policia Militar ou se conhece deve ser do “ouvir falar”…não importa a função que o Policial Militar esteja desempenhando, seja abrir portão ou ou no serviço de rua. Ambos passaram pelo mesmo treinamento e uma função não desemerece a outra. Acontece que alguém vai ter que “abrir o portão”, seja o militar ou alguém contratado para isso. O que importa é que ele esta cumprindo uma missão que lhe foi dada e esta ali como Policial Militar e merece o mesmo respeito que os demais, pois se não fosse necessário ele não estava ali.

    Outro ponto, também não sei de onde saiu a idéia que um policial da RONE, ROTAM ganham mais.

    Outrossim, salvo melhor opinião, e sem desmerecer os Policiais da RONE/ROTAM, é muito mais seguro atender uma ocorrências em 4 policiais e com armas melhores do que atender a mesma ocorrência em dois ou até mesmo sozinho, como é a maioria dos casos atendidos pelos Policiais Militares em todo o Brasil.

    E ainda Eduardo Mario, acredito que vc desconheça a verdadeira Policia Militar do interior do Paraná, onde em sua maioria os Policiais tiram escalas de 24 por 24 de folga e sozinhos atendem ocorrências e quando precisam de apoio nem sempre conseguem e sabe porquê? Pelo simples fato de que o apoio mais perto esta a 20, 35 km, em uma região onde não se tem sinal de celular e e por diversas outras razões o sinal de rádio dá interferência e nem mesmo assim considero este Policiais Militares melhores que o Policiais Militares que desempenham o papel na ROTAM/RONE. Quanto ao pessoal do serviço administrativo, concordo que corram menos risco, mas este tipo de serviço também que ser feito e tem que ter alguém para fazê-lo. Da mesma forma que um PM administrativo por ser um excelente PM da ROTAM, o policial que esta na ROTAM também pode ser um excelente Policial administrativo, bem como podem ser que ambos não desempenhem bem nenhuma das duas funções. Portanto, cada função tem o seu mérito, o seus espinhos, mas achar que um é melhor que o outro por estar em determinada função é o cúmulo da ignorãncia, me desculpe.

  15. Eu já acho que a PM do Paraná não merece aumento algum. Tentem ligar para o 190 e consigam ser atendidos. Se conseguirem, duvido que venha uma viatura atender a ocorrência. Só se for caso de genocídio, bomba atômica…

  16. Caro Edmar L. Costa Jr.:
    “”Desejo sucesso ao Cel. Furquim, que empresta competência, seriedade e credibilidade à difícil tarefa de sensibilizar o governador .””

    Tarefa dificil sensibilizar o governador???
    Como???
    Onde???
    Nem o melhor tratador do mundo seria capaz!

Comente