Uncategorized

Beto e Fernanda Richa entregam Centro Social

creas2

O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, inauguraram nesta quarta-feira (30) o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Santa Felicidade (na foto aparece também o vereador Felipe Braga Cortes). O novo CREAS conta com espaço para o Conselho Tutelar local.

“Este é mais um espaço especial da Prefeitura, destinado às famílias que precisam de um atendimento social com qualidade e, acima de tudo, com muito respeito e dignidade”, disse Richa.

Os CREAS oferecem serviços especializados de proteção social especial de média complexidade, descentralizados. Este é o quarto CREAS de Curitiba. “Até o fim deste ano, teremos CREAS em todas as Regionais”, afirmou Fernanda Richa. O CREAS Cristo Rei foi inaugurado em 2008; o CREAS Cajuru, em março de 2009; e o CREAS Bairro Novo, em julho último.

Os CREAS atendem famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos; famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com dificuldades no cumprimento das condicionalidades; população em situação de rua; adolescentes com medida socioeducativa em meio aberto e suas famílias; pessoas com deficiência vítimas de violência doméstica; pessoa com deficiência incluída no programa Amigo Curitibano e suas famílias; idosos atendidos no Centro Dia e suas famílias; usuários de substâncias psicoativas; Programa pelo Direito a Convivência Familiar e Comunitária (população egressa dos abrigos, famílias com crianças abrigadas e acolhidas em guarda provisória).

“A população pode fazer a procura espontânea do serviço. Atendimentos também são encaminhados pela Rede de Proteção Social do Município ou identificados pela busca ativa realizada pela equipe do CREAS”, disse Fernanda Richa.

A inauguração teve a participação da presidente do Conselho Tutelar de Santa Felicidade, Terezinha de Paula Antoceveiz, que entregou flores para Fernanda Richa. O Conselho Tutelar foi todo reformado pela Prefeitura de Curitiba.

O padre Armelindo Costa, da Paróquia Santa Felicidade, abençoou o espaço. “A importância deste espaço é que abre uma porta para dar apoio às pessoas em situações delicadas. Este apoio será tanto para as pessoas pobres, como para as pessoas ricas”, afirmou o padre Armelindo.

Para o padre Natálio Fornasier, da Paróquia Bom Pastor, o novo equipamento amplia a proteção social que a Prefeitura oferece à comunidade. O presidente da Associação de Moradores Jardim Gabineto, Toninho Ceará, acredita que o equipamento vai ajudar as famílias a lidar com parentes envolvidos com drogas.

Também participaram da inauguração secretários municipais, o vereador Luiz Felipe Braga Cortes e a administradora da Regional Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl. O CREAS Santa Felicidade fica na rua Santa Bertila Boscardin, 213, e tem como gerente Eunice Maria Hanke.

Em 2009, até agosto, os CREAS atenderam 113 adolescentes e suas famílias com medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade); 196 crianças e adolescentes do PETI e suas famílias; 118 crianças e adolescentes pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a violência; e 217 atendimentos à população em situação de rua, pelo Resgate Social Descentralizado.

O Conselho Tutelar de Santa Felicidade, que terá espaço físico no CREAS, foi implantado em 1998, na Rua da Cidadania Santa Felicidade. A FAS disponibiliza condições para o correto funcionamento do Conselho, como instalações físicas, equipamentos, apoio administrativo, transporte, e outros suportes de acordo com as demandas e possibilidades. “Fazemos todos os esforços no sentido de implementar e adequar os espaços dos conselhos, oferecendo conforto e privacidade para os atendimentos à população que busca os serviços de proteção, defesa e garantia de direitos, de acordo com o proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Fernanda Richa.

10 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Enquanto o Beto inaugura uma obra social o Requião inaugura um bar. Tem comparação?

  2. O Prefeito Beto Richa e a Primeira Dama Fernanda Richa mostram como se administra com seriedade para o bem da população.
    Parabéns Curitibanos por terem escolhidos os melhores para cuidar da Gente de Curitiba.
    O melhor ditado do momento é dias melhores virão com Beto Richa.

  3. JOSE ROBERTO - CAPÃO DA IMBUIA Responder

    Senhor BETO RICHA….Aqui não é ninguém da oposição que vos fala. É uma pessoa que votou para o senhor administrar essa cidade. E no entanto eu não suporto mais ver o tanto de BURACOS que tomou conta da cidade enquanto o senhor faz suas viagens para o interior do Paraná, com o objetivo de angariar voto para A SUA PRÓXIMA ELEIÇÃO. Saiba o senhor, que eu estou muito chateado com essa palhaçada. Se o senhor não queria ficar até o final do mandato como Prefeito, então porque saiu candidato? Que absurdo é essa nossa política. O Lula deveria sancionar uma lei que proibisse esse tipo de coisa.Saiu candidato a Prefeito, tem que ir até o fim do seu mandato. O Povo não é palhaço senhor Richa! Venha aqui no bairro Capão da Imbuia, na Rua Carlos Coelho Junior, Olga Baster, Apeles de Ferrantes, Hayton da Silva Pereira,Frederico Stadler Junior,Profª Reginato e outras mais…É um descaso! Aja pneu! As ruas estão largadas a sorte enquanto o senhor viaja. Por favor, faça alguma coisa! Isso aqui não é terra de ninguém. Honre meu voto senhor Prefeito! Se para o senhor o meu voto valeu alguma coisa na eleição passada, então, por favor, ME RESPEITE!

  4. Pedro Joao Amaral Responder

    Que foto linda, é a burguesia em pessoa tomando conta do Estado do Parana. Mas, se tudo der certo, e o povo do parana acordar do sono profundo, pois Beto Richa ja esta na prefeitura de Curitiba a 16 anos e não fez nada pela capital, a não ser uma linha verde que não integra nada em lugar algum, ele não se elege governador do Parana.

  5. Bom…Se for administrado como a eleição do Conselho,vai ficar bem difícil…O espaço está pronto,agora é só a atual Administração Pública não ficar loteando os conselhos tutelares para seus compadres e comadres,realizando desejos de vereadores que só encaram o referido cargo(conselheiro(a) tutelar) como fonte de votos,e todos vocês sabem disso.São nossas crianças,famílias buscando ajuda e na sua maioria sendo atendidas por pessoas totalmente despreparadas(e provo isto, pois já fui atendido na Regional de Santa Felicidade).Eu sei e vou mostrar(com documentos,testemunhas e vídeo)para toda a população;o que aconteceu e está acontecendo dentro da Fas(Comtiba).E um pouquinho da eleição de 2008 também, para demonstrar como é feita a atual política da compra de desistência de candidatos em troca de cargos públicos municipais.Daí, vamos ouvir a famosa frase, eu não sabia de nada…(manda mais um ou dois secretários embora e está tudo resolvido).Vou parar hoje por aqui;hoje.Volto quando sair a listagem no diário oficial,sobre o conselho…
    Abraço meus amigos,abram os olhos, isso não pode continuar acontecendo.
    Joni Correia

  6. Esse José Roberto…. ai que preguiça que dá.. pedir para nosso presidente sancionar um lei dessas…. para ele sancionar “algo” é preciso que esse “algo” venha do Congresso… Tem pessoas que até tentam esconder suas raízes, mas não conseguem… esse analfabetismo político e moral é uma das coisas que não deixam o Brasil avançar…

  7. ROSSBY>>>ESPERTALHÃO…ENTÃO MANDA O SEU DEPUTADO FEDERAL CRIAR UMA LEI OU ENTÃO EMENDAR A QUE JÁ EXISTE PARA MORALIZAR O PODER…O CARA LÁ EM CIMA (JOSÉ ROBERTO) ESTÁ CORRETÍSSIMO……AGORA, O QUE NÃO DEIXA O BRASIL AVANÇAR, É ESSE CHUPADORES DE TETAS DO GOVERNO E OS PAGA PAUS DE GOVERNO, ISSO SIM É O VERDADEIRO ANALFABETISMO POLÍTICO. O CARA TÁ COM A RAZÃO EM COLOCAR A BOCA NO TROMBONE! O RICHA É UM CARA LEGAL E COMPETENTE, MAS ESTÁ PISANDO NA BOLA!

Comente