Uncategorized

Depois da chacina,
o medo

tn_620_600_cartazes_escola_Vila_Uniao_chacina_Uberaba_07-10
A foto é de Marcelo Elias, publicada hoje na Gazeta do Povo.

Via Gazeta do Povo Online

As vítimas da chacina do Uberaba não se resumem às oito pessoas mortas a tiros no último sábado. O pânico e a mudança forçada de rotina continuam a vitimar, dia após dia, as 2,5 mil famílias do Bol­­são Audi-União. Além de conviver com a dor da morte de pessoas próximas, os moradores sobrevivem diariamente a um toque de recolher que a polícia diz ser imaginário e têm de adaptar suas vidas às sequelas da matança.

O setor mais afetado pela barbárie dos tiros e do tráfico é a educação – exatamente a ferramenta que poderia levar o bairro a escapar do ciclo de miséria e violência. A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba resolveu suspender por toda a semana as aulas de período noturno das escolas municipais da região. Os alunos do período da tarde também tiveram a saída antecipada para as 17h15. As aulas, que estavam terminando às 18 horas para a reposição do período parado por causa da epidemia de gripe, agora acabam mais cedo pelo medo de manter as crianças até mais tarde na rua.

16 Comentários

  1. O ESTADO SUMIU !!! - Responder

    Barbárie ! Nunca fui filiado ao PSDB nem votei no Mauro Moraes.
    Mas, rendendo-me ao estado de “coisas” devo como cidadão reconhecer e prestigiar os líderes que como o Mauro aceitaram os riscos de lutar por melhores condições para a segurança pública.
    Por isto acredito que só uma mobilização popular pode sacudir o Estado e impor o resgate da paz social.
    Assim como Mauro Moraes e Luiz Carlos Martins, todos os politicos que assumem a defesa da segurança da população devem ser estimulados a continuar e ampliar os seus esforços.
    Se referir estes nomes tem sentido político, que tenha !
    Os objetivos são maiores.

  2. enquanto isso, o secretário da segurança (sic) se refestela por aí, com a grana da familia das vítimas!!!!!!

  3. PARA QUE EXISTEM :

    -O governador Requião ?
    -A Secretaria de Seurança Pública ?
    -O Secretário de Segurança ?
    -A Assessoria Comunitária do palácio Iguaçu ?
    -O prefeito Beto Rciha ?
    -A guarda Municipal ?
    -A Secretaria Municipal Anti-Droga ?
    -Os bilhões de reais empregados na área de segurança nos últimos dez anos ?

    -O que é que toda essa ente está fazendo ?

    -Só promoção pessoal e mídia e mais mídia ?

    O povo está de saco cheio. Ninguém aguenta mais.
    Acodem malandragem. Vão lá Vila todos voces e deem uma de machões e abram esta porcaria de escola. Peçam ajuda do Exército, colquem tanque nas ruas, mas não aceitem o jogo da bandidaem.

    -Fechar a Escola Sr. Beto Richa e Sr. Requião, é faze o jogo da nbandidagem, é aceitar a falência do Estado de Direito que voces gerenciam.

    -Voces se entregam fácil, fácil.

    Por certo “outras obrigações”, mais importantes só para oces, seja a ´rioridade de voces. É de se lamentar ver este comprotamnento de todos voces.

    Voces já pensaram que a escola fechado, é a conivência e a omissão do poder do estado ?

  4. existe a muito tempo neste país as a industria do crime, e a matéria prima são os jovens dejsajustados, que são produzidos por tres fatores, familia despreparada, escola, despreparada, e o ambiente infestado de drogas, o indivíduo depois de sair desta fabrica de bestas alimenta as principais artérias, que destrói este país, o tráfico de drogas, os politicos que constrói as cadeias superfaturadas, e por ultimo a industria de proteção.

  5. CHARADA?????????? Responder

    E O NOSSO SECRETARIO DE SEGURANÇA,PUBLICA CADÊ????????????
    O O GOVERNADOR LINHA DURA CADÊ??????????
    EMBAIXO DA CAMA??????????

  6. não vejo a hora do beto assumir e essa violência toda acabar da noite para o dia! polícia bem armada e mais presídios é a solução, ProJovem pra quê não é mesmo!?

  7. O Beto e Osmar estão tranquilos. Com essa segurança pública, nem o marqueteiro do Obama resolve. Pena que o Pessuti vai repetir o Reitor Moreira. Quem for vivo assistirá de camarote.

  8. Este chacina foi obra do PCC, porém, não se vê CORAGEM em nenhum jornalista de fazer a denúncia!

  9. Ana parabens, fora Requiao, voce se esqueceu de mandar tambem juntos com os demais pilantras que estao gosando nas nossas costas

  10. Só se o Beto for mágico para acabar com a violência.
    Vai acabar com a violência como acabou com o consume de droga em Ctba. com a criação da secretaria anti-drogas.

  11. Alberto, a ação foi do PCC? Como vc sabe? Tem que denunciar para… Para… Bem, para quem mesmo?
    Se for do PCC, é uma grande coincidência nosso Sec de Seg estar em Miami bem neste fim de semana que aconteceu a chacina.
    A culpa não é da imprensa, Alberto. Sequer a imprensa pode escrever “PCC” no jornal. Repare que usam apenas “facção criminosa” para se referir ao PCC e outras facções.Também não há como publicar isso sem embasamento real, que viria da polícia, que é subjugada pela SESP, que está nas mãos do Delazari que… Melhor deixar para lá?

  12. omo disse antes a violencia é uma praga que só vai crecer, pois os fatores são substimados, nascem crianças a rolé, sem boa educação que começa em casa, isto é um grande criatório, as mocinhas são criadas igual potarnca solta no pasto, logo, a reponsabilidade começa nas familias.

Comente