Uncategorized

Agentes penitenciários anunciam greve

Daniel Costa na Gazeta do Povo

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná promete realizar uma paralisação em todas as 23 unidades penitenciárias do estado na terça-feira (13). A intenção é que todos os servidores cruzem os braços em protesto pela morte do agente Walter Giovani de Brito, 26 anos, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (12) em Londrina.

O secretário-geral do Sindicato, Adenildo Passos Correia, disse que a manifestação visa alertar à população sobre a insegurança que é a vida dos agentes penitenciários. Segundo ele, os trabalhadores dos presídios são alvos fáceis. “Somos nós que lidamos diariamente com os presos. Vamos fazer esse protesto para mostrar para o governo que estamos descontentes com a nossa situação”, afirmou.

Correia informou que será exigido que o governo libere o porte de arma para os agentes penitenciários. Eles reclamam que “podem ser o alvo, mas nunca o tiro”. “Não temos o direito de se defender, pois nós estamos desarmados e o bandido está com arma na mão. E quando nos defendemos acabamos presos. Estamos sendo atacados e não podemos fazer nada”, disse.

Segundo o sindicato, aproximadamente 500 agentes penitenciários trabalham na Penitenciária de Londrina (PEL) e no Centro de Detenção e Ressocialização (CDR). Com essa morte, nos últimos três anos, quatro servidores já foram executados na cidade (dois em 2007; um em 2008 e outro em 2009). “Estamos vendo nossos companheiros sendo mortos e não podemos fazer nada”, desabafa Correia.

Na tarde desta segunda-feira, aproximadamente 80 agentes fizeram uma manifestação em frente ao CDR, local onde Walter Giovani Brito trabalhava.

O crime

O assassinato de Brito ocorreu por volta da 1h da madrugada, na Avenida Santos Dumont, Jardim Aeroporto, zona leste. Segundo a Polícia Militar (PM), Brito e mais dois agentes penitenciários, estavam em um bar. Ao entrarem no veículo para irem embora, Juliano Jadson Lima dos Santos, 21 anos, chegou em uma motocicleta e atirou várias vezes contra o carro.

Pelo menos quatro tiros atingiram Brito, que morreu na hora. Outro agente penitenciário, Bruno Mazzini da Silva, 26 anos, que estava no banco de trás do veículo foi ferido no abdome e encaminhado em estado grave para a Santa Casa. O agente Levino Custódio Júnior, 34 anos, que trazia uma arma calibre ponto 40 no porta-luvas do veículo, reagiu e acertou dois tiros no autor do disparo.

Santos conseguiu fugir, mas foi preso quando recebia atendimento médico no hospital Universitário. De acordo com a PM, Levino Júnior também foi preso por não possuir porte de arma, mesmo ele estando com todos os documentos da arma.

3 Comentários

  1. noroeste do parana Responder

    o que o nosso secretario de segurança, pensa que esta tudo bem no pais das maravilhas……… ainda nao consegui entender como uma pessoa sem conhecimento nenhum ainda se torna secretario de segurança…….tem que ser mais incompente que o nosso governador……amigo do ditador hugo chaves…….

  2. Nossa!!!! A coisa tá feia mesmo!!!
    Muitas coisas têm que ser mudadas neste País.
    O Sistema penitenciário é um deles, sem qualquer dúvida!
    O Sistema de Segurança Pública também há de ser mudado…
    A Justiça Criminal têm de ser mudada, sim!!!
    Por certo desconheço o sistema de outros países, mas, exemplificando o que assistimos nos filmes americanos, notamos que o sistema é bem diferente:
    1. Policiais nos bairros permanentemente, levando-se em consideração que, com o tempo, os policiais têm o domiínio e o conhecimento sobre quem reside naquele bairro…Qualquer cidadão suspeito passa a ser investigado…
    As prsiões são sempre acompanhadas pelo Ministério Público… O flagrante é FLAGRANTE mesmo, daí prisão de suspeitos é “BATON NA CUÉCA”…Ou melhor, não tem chorumelas… Não tem “Direitos Humanos”… É cadeia na certa…
    Cadeia é cadeia! Queimou colchão, DORME NO CHÃO MOLHADO!
    QUEBROU… BRIGOU…. SOLITÁRIA, trabalhos forçados, acorrentados…
    LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA!
    Procurem as estatrísticas sobre presos beneficiados com idulto de Natal, por bom comportamento… Tenham certeza… no mínimo 50% deles são presos por reincidência…
    Como fica a sociedade à mercê desses indivíduos???
    Pena máxima é pena máxima… Sem qualquer benefício, é claro!
    Temos visto neste País (o caso daquela senhora que roubou um tablete de margarina e foi presa em flagrante e cumpriu pena…
    Temos visto neste País, centenas de políticos corruptos, (o caso do mesnalão, do mensalinho, dólar na cuéca entre ostras, estarem convivendo com nossa sociedade, livre e soltos… Porque???
    1º O xemplo que vem de cima (dos governantes e dos que detém cargos eletivos é o pior possível!
    2º Nossa legislação é frouxa, condecedente, frágil e inificaz.
    Tem como melhorar? ´Eclaro que têm…
    Em um certo País asiático, o político ladrão, corrupto ou queleu outra coisa pego com a mão na botija é condenado à morte, com tiro na nuca e ainda a família paga a bala gasta…
    Aqui no Brasil iria faltar bala… Muitas famílias de políticos ficariuam literalmente quebradas… Iria faltar dinheiro para pagar as balas!

  3. LEÃO DO CANGUIRI Responder

    Que Deus nos ajude. Há segurança pública do estado é uma beleza, imaginem depois desta greve, vai ter bandido na porta de sua casa pedindo caixinha para te deixar vivo.
    Brincadeira tem hora e a segurança da população paranaense se deve levar a sério.
    Não sou contra a greve, mas este não é o momento para isso

Comente