Uncategorized

Curitiba lidera geração de emprego no país

emprego

Curitiba ficou em primeiro lugar no País em geração de emprego em setembro, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, com a criação de 4.480 postos de trabalho.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (14). Os números de setembro representam o segundo melhor resultado da série histórica de geração de emprego na capital, que teve início em 1992. Com a geração de emprego em setembro, chegam a 15.559 os novos postos de trabalho com carteira assinada criados na capital em 2009.

“Avançamos muito na questão do emprego em Curitiba, e vamos manter os esforços para alcançarmos resultados ainda melhores. Prova dos nossos esforços são as iniciativas de sucesso da Prefeitura para o setor, como os mutirões do emprego”, afirma o prefeito Beto Richa.

O número de vagas de setembro equivale a 32,6 % dos novos empregos gerados no Paraná em setembro (13.740) e a 92,7 % dos criados na Região Metropolitana (4.832).

A indústria da transformação foi o setor que mais gerou empregos em setembro, com 2.140 novos postos de trabalho, seguido pelos setores de serviços (1.637) e da construção civil (313).

“Estamos confiantes em mais um bom resultado em outubro, levando em conta o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba neste mês, com a oferta de 5 mil vagas em Curitiba e Região Metropolitana durante o 1º Mutirão do Emprego Temporário”, comemorou o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi.

No dia 22 de outubro, a Prefeitura de Curitiba vai promover uma nova Feira do Emprego e da Capacitação Profissional. Desta vez o objetivo é atender pessoas com deficiências, que somam mais de 14% da população no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2000). A Feira do Emprego será no Centro de convenções de Curitiba (rua Barão do Rio Branco, 370, Centro).

Nos próximos dias, o Observatório do Trabalho da Secretaria Municipal do Emprego, em convênio com o Dieese, fará uma análise mais detalhada do emprego em Curitiba em setembro de 2009, que teve o segundo melhor resultado em 17 anos, só perdendo para o mesmo período de 2008.

No estudo mais detalhado, será analisado o comportamento de todos os setores elencados com Caged, como: indústria da transformação, construção civil, serviços e comércio.

7 Comentários

  1. PRECISAMOS AUMENTAR ESSE INDICE NO ESTADO INTEIRO…
    VCS SABEM COMO???
    É SÓ VOTAR EM BETO RICHA EM 2010…

  2. Você está sugerindo que quem criou os novos empregos foi o Beto Richa? As olimpíadas e a Copa do Mundo também foi ele quem garantiu? Este prefeito parece mais poderoso que o Obama, aliás, devem ter errado na indicação do Nobel da Paz!

  3. Ponto para o Senhor Secretário Jorge Bernardi! Agora que tem uma noticia falando bem ninguém vem dar as caras né?! Eu acompanhei de perto o mutirão e tenho certeza que foi um sucesso! Parabens Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego! A organização do mutirão e a divulgação na mídia estavam exelentes! Meus Parabéns!

  4. verdade, nao podem divulgar isso na rede nacional, se não vai começar a invasão mesmo!!!!

  5. Gentemmmmm! Taí uma boa notícia!
    Muito bom!
    Por estas e mais outras é que é chamado para dar palestras….
    Isto afaga nosso égo…
    É muito bom saber que algumas coisas e pessoas fazem neste Paraná alguma coisa de admirável!
    Parabéns, e obrigado.

Comente