Uncategorized

O outro movimento estudantil

movimento-estudantil

Leitores do blog protestaram diante do destaque dado ao encontro de jovens dos do PT, PCdoB, PMDB, PDT, PSB e os do partido Pátria Livre (ex-MR8). Há um outro movimento estudantil em Curitiba, e que tenta criar as bases para uma oposição ao monopólio da representação dos estudantes pelos partidos de esquerda.

A foto acima é de Daniel Castellano, e foi publicada na Gazeta do Povo. Mostra os estudantes Mounir Chaowiche Júnior, Helio Belfort, Thiago Chemin Rosenmann e Manuel Fanego, do movimento Oxigênio, formado recentemente por representantes dos diretórios centrais dos estudantes do Centro Universitário FAE, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

O movimento Oxigênio obteve votos suficientes para conquistar duas cadeiras na direção estadual: a 2.ª vice-presidência é ocupada por Thiago Chemin Rosenmann, e a direção de Relações Institucionais por Caio Pamplona. Alguns dos membros do movimento são filiados ao PSDB e ao DEM, embora o grupo se declare supra-partidário.

Eles não estão especialmente interessados na reforma agrária. Defendem as bandeiras da transparência na gestão das contas dos diretórios estudantis, o incentivo ao empreendedorismo, a promoção de atividades na área social e a busca de melhorias nas universidades.

60 Comentários

  1. Um movimento estudantil sério como este, realmente representa o ideal dos estudantes. O outro é mais cheirador de maconha ou melhor mamona. Pois o outro não tem proposta a não ser promover arruaças e badernas pelas vias públicas.
    Movimento sério estudantil, se preocupa com o mercado de trabalho, e da idéias novas para incrementar o nosso pais.
    Parabém moçada, vocês estão no caminho certo.

  2. Na verdade esse Movimento é mais conhecido como OS FILHINHOS DO PAPAI!
    Todos nasceram em bercinho de Ouro!
    Não pensam em reforma agrária pq são todos Herdeiros de latifúndios!

  3. O cabeludinho de barbicha, é o futuro Angelo Vanhoni, mais um prá ajudar a não fazer nada.

  4. Mas que bando de playboy. Tão pensando que vão voltar ao poder. O que estes manés entendem de política estudantil? Nada, pois pagam as mensalidades e são aprovados automaticamente.

  5. Silvano Andrade Responder

    Sangue novo na política…sangue de hemodialise…quando não é barba fedida querendo vaga na teta…é janotas querendo uma teta mais leitosa…

    Esta classe ou raça esta afundando o Brasil…

  6. Muito bem Mounir,siga os passos do seu pai um dos melhores ou o melhor Secretario da administração municipal.
    Va em frente meu guri seu futuro e BRILHANTE…

  7. Só podia ser tucano mesmo!
    Se esses caras não sabem a luta da Juventude não é só travada no Movimento Estudantil, e também no meio Sindical, da Cultura e Arte, do Esporte, Urbano, Rural…
    Este encontro que acontecerá em Brasília, será das Juventudes dos partidos do campo popular democrático, na sua grande maioria partidos que compõe a base do governo Lula.
    Olha a pose dos figuras, que pena que não passou um carro na hora da foto, Beto Richa deve ter trancado a rua só para esta foto.
    Pelego pra direita!
    Luta pra esquerda!
    Saudações Socialistas

  8. É bom saber que existe um resquício de vida inteligente no movimento estudantil. Não deve ser fácil sobrevivier em meio aos dinossauros irracionais vermelhos.

  9. De conservador bastava os neo-pelegos institucionais do PC do B e do PT, mas pelo jeito agora teremos também de aguentar os reacionários do “Movimento Estudantil Neoliberal”!

  10. Burgueisinhos, burgueisinhos, burgueisinhos. Não conhecem nem a história do movimento estudantil. Usam o movimento para se divertir na hora vaga ja que devem ser sustentados por mesada dos papais

  11. Sem comentários, o povo é que resolve nas urnas, os movimentos devem existir, e sempre estamos evoluindo para algo melhor, basta acreditarmos. Agora devem os postulantes a lideres mundias, se auto examinarem para não fazerm balburdias.

  12. Parabens pela iniciativa dos companheiros do PSDB e DEM, acho que é muito importante a participação da direita no movimento estudantil isso garante a unificação da esquerda, pois temos um inimigo claro o neo-liberalismo representado pelo movimento oxigenio, quando eles falam que a um monopolio da esquerda no movimento estudantil, acho que devem ser mais claro a esquerda tbm divergem na macro politica, bom digamos que a um monopolio pela UJS na majoritaria, por que a UPE e a UPES sao eleiçoes proporcionais tanto q

  13. Pô meu, presta atenção no sobrenome dos carinhas e nos seus semblantes. Tudo pertencente à árvores antigas e sem qualquer envolvimento com questões estudantis que não aquelas de interesse da velha direitona. Nunca se ouviu falar que tiveram ou tem algum comprometimento com questões sociais ligadas aos estudantes. Portanto, de novo, somente a coragem da direita estudantil de mostrar a cara e torna-se mais participativa. Enfim, vai ficar somente nisso aí. Não vai longe.

  14. Ai está o futuro da COPEL, SANEPAR e do patrimonio público…jovens embrioes do neo liberalismo !!!

  15. Parabens pela iniciativa dos companheiros do PSDB e DEM, acho que é muito importante a participação da direita no movimento estudantil isso garante a unificação da esquerda, pois temos um inimigo claro o neo-liberalismo representado pelo movimento oxigenio, quando eles falam que a um monopolio da esquerda no movimento estudantil, acho que devem ser mais claro a esquerda tbm divergem na macro politica, bom digamos que a um monopolio pela UJS na majoritaria, por que a UPE e a UPES sao eleiçoes proporcionais tanto que o oxigenio faz parte dela, quando eles falam que seus delegados poderia eleger 2 cadeiras na UPE eles mentem pois na proporcional eles elgiam uma cadeira mas a majoritaria decidiu dar mais uma, nao me pergunte o por que. a politica da esquerda na UPE nao se resumi em defeder a reforma agraria, se resume em defener o movimeto social, as mobilizaçoes da juventude e a discução politica dentro da universidade.
    Por isso os companheiros devem ser mais claros em suas palavras, e colaborar para a costrução da politica estudantil aplicada pela UPE. pois e essa que o estudante paranaense quer. viva a democracia e viva a UPE.

  16. Oxigênio, parece nome de festa rave hedonista, pq quem defende os intereses de quem realmente precisa de governo é demonizado como comunista? a reforma agrária é urgente em nosso país, temos uma guerra civil velada no campo, ou a solução será vaporizar todos os sem terra? as grandes questões não estão em discussão, por exemplo, onde estão as campanhas para acarbarmos com analfabetismo? quem tem interesse nisso?

    vcs acham mesmo que eles querem mudar alguma coisa? a juventude dos DEMOS e do PSDB mais parecem uns cartórios, o partido serve de escada para projetos pessoais, não tem vida orgânica, falta muito “oxigênio” ainda. agora aguente uma nova leva de corderinhos que dizem sim para tudo, para agradar a opinião pública conservadora, precisamos de ajuda ou logo logo, daqui uns 15 anos, a política ainda será feita pelo PU – Partido Único.

  17. Prestem atenção neste nome “THIAGO ROSENMANN”, este menino será um dos grandes nomes do Paraná. Quem viver verá…..

  18. apesar de serem filhinho de papai, é muito bom que haja o surgimento de novas forças na política estudantil. a esquerdalha monopoliza as entidades desde sempre, tem tradição stalinista e antidemocrática e falta de transparência no uso dos recursos. sem falar no assembleísmo, no discurso vazio e batido de partidos ditos de esquerda mas que na prática adoram o deus mercado.
    aliás é muito fácil pros estudantes se mobilizarem uma vez que estão cheios de energia, não fazem outra coisa senão estudar. e como o compromisso deles é apenas com seus colegas é bem fácil gritar, espernear e discursar. aí um dia esses caras assumem postos políticos e continuam a fazer o que seus antecessores sempre fizeram: fisiologismo político barato. a história nos mostra com uma fartura sem tamanho de exemplos que é assim que funciona. acho que talvez caso mais recente seja o do lindberg farias, que outrora presidente da une e portador das esperanças socialistas de muitos, passou a ser mais um político como qualquer outro.

  19. Na real Fabio, vc sabe que esse filhinhos de papai nunca vão ser ninguém no meio dos estudantes, o grande problema é que o pessoal da UNE UPES hoje em dia estão com pessoas fracas que só pensam em poder e não fazem nada para os estudantes, deixando aparecer essas figuras do Demonios no meio porque DEM no movimento estudantil é piada!!!

  20. Claudia Wasilewski Responder

    Esperei para ver onde chegavam os comentários.
    Maconha se fuma e não se cheira.
    Não sabia que para ser engajado, tinha que apresentar atestado de pobreza. Sempre pensei que pessoas com objetivos, inteligência e disposição, pudessem lutar pelos seus ideais.
    Manifestações se fazem em público. Em locais fechados só na ditadura.
    Sempre existiram a esquerda e a direita, no Mov. Estudantil. E por muitas vezes se aliavam. Por que agora seria diferente?
    Mutuka, vc me lembra a patulha ideológica de 25 anos atrás. Te conheço? E renovo a pergunta: Qual é o teu problema com Irati?
    Que saudades dos meus amigos anarquistas. Aquilo sim era OXIGÊNIO.
    Tenho acompanhado de perto a luta da diretoria da UPES para recuperar a sede, e garanto que hoje as coisas estão bem mais difíceis.

  21. Gostaria de estar presente quando o bicho pega naquelas plenárias estudantis que conhecemos e esses playboizinhos tendo que se manifestar. Meu, os carinhas encaram ou afinam? Nesses momentos é que as verdadeiras lideranças aparecem e se consolidam. Agora, se afinarem já na primeira é melhor ensacar a viola e voltar para o bm bom do colinho da mamãe e do papai. Não é verdade? Enfim, pelo jeitão dos caras não vão muito longe, ficam pelo caminho.

  22. Esquerda Ridícula Responder

    O que tem a ver se estes jovens tem melhores condições de vida que outros? Os quatro da foto trabalham e estudam. Agora só vagabundo maconheiro de esquerda pode participar do movimento estudantil?

    A diferença é que estes sabem que o capitalismo é o sistema que leva ao desenvolvimento e qualidade de vida às pessoas. E além disso não investem tanto tempo discutindo modelos econômicos. Focam suas atividades na gestão eficiente dos diretórios, que tragam real melhorias aos estudantes.

    Quem falou que eles não fazem nada tem duas opções:
    – é ignorante, pois não acessou o site dos dces (www.daec.org.br http://www.dceutfpr.com.br http://www.respirandonovasideias.org);
    – ou é burro porque não sabe diferenciar movimento estudantil de juventude partidária.

  23. O Paraná sempre se destacando com sua juventude pelega…
    aqui jaz o movimento estudantil…

    Quem lembra do Gomyde? Surgiu como liderança estudantil, botando banca na eleição pra deputado federal. E hoje, no que se transformou?

    Diga com quem andas que te direi quem és…

  24. Olha só que situação vive o Movimento Estudantil brasileiro e paranaense:1 – Dê um lado há os velhos “comunistas” que monopolizaram e destruiram a força dos estudantes organizados e a luta da esquerda no ME, enfraquecendo as outras forças da esquerda;2 – Surge agora o movimento oxigênio, liderado pelos filhos da direita neo-liberal e entreguista, que pretende se promover sem saber da história do ME, a luta dos estudantes…eles talvez não entenderam que o ME sempre foi uma organização que combateu os interesses do qual suas familias sempre defenderam até os dias de hoje.
    Digo isso porque fiz parte do ME e não me conformo em saber: Que ponto chegou esse importante movimento que defendeu o povo em todos os momentos ímpares da nossa história…Será que ainda tem salvação, o sujo falando do mal-lavado???

  25. Que “malepergunte”: que movimento estudantil???????

    A UNE está mamando nas tetas do PT, gorda e quieta como vaca de presépio; como o tal presidente, estudante profissional de quase 30 anos de idade.

    Aqui no Paraná, vez em quando fazem uma manifestação-teatro pró Requião.
    Só não fazem é estudar.

    Movimento estudantil, no Brasil, é coisa que só se acha na Wikipédia. Hoje o que resta, basicamente, é uma risível centúria de cabeças-de-vento sem qualquer reconhecimento social e com a reputação equivalente à de mendigo profissional.

    História, disse o mocinho ali em cima; história jogada na lata do lixo.

  26. Jorge Viapino - Jorginho Responder

    Era só o que me faltava…

    Brincadeia isso ai, metade deles não sabe nem onde fica a Região Metropolitana.

    Inclusive ai o menino da Unicuritiba odeia pobres.

    è verdade, quando encontrar ele na rua da uma perguntada pra esse idiota.

  27. Nestes eu boto fé, aposto que não são o tipinho que ao invés de assistir aula e se esforçar para ser um bom profissional, ficam na maciosa pedindo que repartam o resultado do esforço alheio – como estes esquerdinhas otários!

  28. Olha o sobrenome desses meninos ! todos tem berço de ouro, os papais pagam a mensalidade da faculdade.
    Não conhecem os estudantes e suas reais necessidades ! E não se importam com essas necessidades, pois, buscam apenas mostrar pro papai que também sabem brincar de fazer política, lamentável.
    Não apoio ou tenho relação com os movimentos estudantis de esquerda, mas esses meninos neoliberalistas dizerem que se interessam por mudança é piada !!!
    A nova cara do Movimento Estudantil ??? Nova cara para os mesmos costumes e tradições políticas falidas …
    Que tal trabalhar pelos estudantes, em vez de tentar ficar aparecendo ??

  29. ” Marcondes chega do povão queremos a elite para tocar esse país!”

    Cara a elite tocou esses país sempre e olhe a porcaria que foi, hoje em dia nesses ultimos 7 anos que temos um dos nosso lá tocando o país tamos crescendo nossos filhos tão podendo ir para e escola e tudo!

    Precisamos pensar tb na maior parte da população brasileiro a parte humilde, vcs só pensam no seus umbigos.

  30. Nem esse, nem aquele.

    Quer conhecer movimento estudantil bem feito, representativo e inteligente.

    C7 – Conselho dos estudantes do setor de tecnologia da UFPR.

  31. Muito bom saber que entre os bois de piranha COM LAVAGEM CEREBRAL PELA ESQUERDA, existem jovens responsáveis com outra visão do mundo político…
    FORA OS BADERNEIROS DE PLANTÃO!…
    FORA OS PSEUDO SOCIALISTAS!!!

  32. De falência e miséria a esquerda entende. Pois estes foram, além dos milhões de assassinatos, o resultado a que conduziram as nações que “administraram”. Provem o contrário…

    Se declaram democráticos e pró-diversidade, porém se racham em ataques anonimos, igual terroristas, quando surge um movimento opositor e, pior ainda, e democracia se faz tao presente na UNE e na UPE que as eleiçoes nao sao diretas e o voto, nada secreto. Patético…

    Chamam os tucanos de entreguistas, mas maior exemplo de entreguismo do que UNE e a UPE hoje em dia não existe. Notem o estranho silencio destas Entidades quanto ao escandalo do Enem…

    Dizem que não entendemos nada de ME, como se fossem donos da verdade e incontestáveis. Garanto que muitos dos “estudantes” anonimos acima nao conseguem tecer 3 ou 4 linhas coerentes sobre liberalismo. Dizem apenas o que “acham”.

    Bem, Churchil foi genial ao citar: “Quem até os 20 anos nao foi de esquerda, nao tem coracao. Quem após os 20 se mantém de esquerda nao tem cérebro.”

    O oxigenio se orgulha de, entao, jamais ter tido coraçao. Pois o que o ME precisa é de cérebro, honestidade, ética e competencia, coisa que a esquerda provou desconhecer ao longo das décadas de hegemonia.

  33. Para Claudia Wasilewski

    Não temos problemas com Irati e com nenhum outro dos 398 municípios do PR.
    Apenas somos pela Verdade e Justiça.
    Irati já foi muito maior que Guarapuava e hoje não chega nem perto.
    PQ?? Vc sabe explicar?
    É um reduto da direita! (Tucanalhas e DEMônios) que não querem que o povo mais carente melhore de vida.
    Cidade dominada por 03 ou no máximo 04 famílias que não desejam o progresso pois teriam que pagar salários melhores aos trabalhadores.
    E o Deputado do município é aquele do ônibus de Brinquedo.
    Vc acredita que Irati e região merecem isso?

  34. Claudia Wasilewski Responder

    Adorei Mutuka, a explicação. Guarapuava é tipo a Albania, o farol do socialismo paranaense. Aliás o paraná todo é comandado pela esquerda, e só Irati está nas mãos dos demos e tucanos.
    Estas famílias a que vc se refere, estão aqui em curitba, e depois que fizeram fortuna viraram as costas para a cidade.
    Também achei de mal gosto o ônibus de brinquedo, mas o ex deputado de guarapuava tinha um carro de verdade.Bem pior.
    Vá para irati, e veja como está a cidade.
    Podemos continuar a conversa via http://twitter.com/claudiawasilews
    Como o assunto é movimento estudantil, vão aqui algumas palavras de ordem para homenagear todas as tendências.
    PMDB – É ou não é piada de salão pequena burguesia fazer revolução.
    PT- PT,PT,PT,PT não pode ter cara legal, pois quem decide por vc é Diretório Nacional.
    PCdoB-Ê tribuneiro vê se te orienta, assim desta maneira o estudante não aguenta.
    PFL- Que aliança sensacional, PCdoB com a Frente Liberal.
    ANARQUISTAS- Terra, marte, espaço sideral, a classe operária é interplanetária.
    Valeu Mutuka, voltei aqui para te responder e fiz uma viagem no tempo.

  35. Parabéns ao pessoal que está envolvildo.

    Independentemente se é de “direita” ou ” esquerda” o importante é ter gente querendo trabalhar, pois os jovens estão largados: não possuem posicionamento politico e apenas possuem objetivo de vida pessoais.

    Quanto aos comentários acima fica claro que a maioria foi feita por militantes de partidos e não estudantes de verdade.

  36. muito bom.. muito bom… precisamos de jovens com iniciativas!!!!
    melhor ”playboys” com estudone conhecimento.. do que joves pobres e ignorantes!!

  37. Claudia Wasilewski
    Muito Bom seu comentário.
    Estou em Irati nesse momento.
    Vc achou de Mal gosto o Ônibus de Brinquedo? Só isso?
    Eu achei RIDÍCULO e constrangedor. O povo Polaco-Ucrniano não merece isso.
    O Teatro está ficando Lindo, mas o esgoto a Céu aberto na vila são João e vila Raquel também está lindo e imundo.
    não sou contra Cultura, mas existem 1.000 prioridades antes no município.
    Gosto do Sergio Stoklos, mas para que tantas rotatórias? Não seria melhor Binários?
    Uma parte das família está em CTBA, mas os cruéis sanguinolentos ainda estão aqui.
    Vc sabe bem de quem falo!
    E os Rossonis e Sciarras da vida ainda fazem milhares de votos aqui.
    FORA BURGUESIA exploradora.
    Bjss a Vc Claudia. nos falamos em breve. FUI !!!

  38. Claudia Wasilewski Responder

    Fábio, desculpe por esta conversa de cerca, mas não aguento de curiosidade.
    Mutuka, meu marido diz que vc está conhecendo a ira do leste europeu. Acho que vc deve ser uma Pessoa Bacana.
    Se eu ganhasse aquele ônibus, tinha sapateado em cima e daí não teria foto a ser tirada.
    Sei das famílias.As minhas Fornazari e Wasilewski só fizeram o bem. Meu pai nunca explorou ninguém, muito pelo contrário…..
    Dia 24 estarei em irati, meu sobrinho mais novo vai casar.
    Fábio, lembra do sardentinho? O tempo passa.
    Estou te esperando Mutuka, mas com nome e sobrenome como eu.
    Esqueci do Partidão.
    PCB- Partidão, partidão, alegria do patrão!
    Beijinhos, Mutuka

  39. GUARAPUAVA? ALBANIA?

    FAROL DO SOCIALISMO AQUI????? HAHHAHAHAHAHAHAH MAS QUE PIADA!

    AQUI O NEGÓCIO É CORONELISMO, “INFERNALISMO”, PUXA SAQUISMO E OUTROS ISMOS…QUE NÃO O SOCIALISMO…..ANTES FOSSE O SOCIALISMO….EU SERIA ATÉ FELIZ!!!!!!!

    NÃO PRECISAMOS DE BURGUESINHOS MESMO….JÁ BASTA OS QUE TEMOS E SÓ FAZEM CAGADA……INCLUSIVE O BURGUESINHO CARLI FILHO, QUE SÓ TINHA CARINHA BONITA PQ CÉREBRO É ALGO INSONDÁVEL NO MEIO DE SUA CAIXA CRANIANA HAHAHAHAH

    CERTAMENTE DEVE SER DA PATOTINHA DESSES DAÍ…….MOVIMENTO ESTUDANTIL HAHAHAHHAHA “OS ENGRAVATADOS LUTAM PELOS DESCAMISADOS” HAHAHAHHA

    ESSA É A GERAÇÃO LULA……PQ OS CARAS PINTADAS JÁ DESBOTARAM FAZ TEMPO….

    CONTA OUTRA……

    E COMO DIZIA RAULZITO:” VIVA, VIVA, VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA”

  40. EU ESTOU DO LADO DA COMPETÊNCIA, SE ELES FOREM COMPETENTES ACHO ÓTIMO QUE ESTEJAM FAZENDO UM BOM TRABALHO.

    A ESQUERDA NO MOVIMENTO ESTUDANTIL HOJE EM DIA NÃO É COMPETENTE, ENTÃO QUE VENHA A DIREITA TENTAR MUDAR O QUADRO DEPLORÁVEL DE CONFORMISMO DOS JOVENS.

  41. mais um congresso onde mostraremos aos estudantes como colocar a gestão dentro das agremiações traz benefícios a todos!

Comente