Uncategorized

Saia justa para Osmar. Congresso examinará pedido da CPMI do MST

osmar-dias-ent-470x304

Agora é que são elas. Setores do PT aguardam a manifestação do senador Osmar Dias, do PDT. O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), informou que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aceitou abrir uma sessão do Congresso Nacional na próxima quarta-feira, 21, para a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do MST.

A decisão, disse ele, foi resultado de um acordo firmado por Sarney com a bancada do DEM.

Segundo Caiado, o acordo foi articulado pelo líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). A CPMI está sendo proposta pelos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Ronaldo Caiado (DEM-GO), e pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) para investigar supostos repasses ilegais de verba do governo federal para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

José Sarney havia dito, na quarta-feira, 14, que não marcaria sessão do Congresso Nacional só para ler o requerimento de criação da CPMI do MST. A oposição argumentou, em contrapartida, que centenas de vetos presidenciais estão na fila de votações e só podem ser analisados em sessão conjunta. José Agripino ameaçou obstruir as votações na Câmara e no Senado caso a sessão do Congresso não fosse marcada.

Apoio

O deputado Onyx Lorenzoni afirma ter 190 assinaturas de deputados e 34 de senadores endossando a criação da CPMI do Campo. O mínimo regimental para proposição de CPMI é respectivamente 171 e 27 assinaturas. PSDB, DEM e PPS possuem, juntos, cerca de 130 deputados.

“A maioria das assinaturas é da oposição, mas conseguimos muitos apoiadores da base aliada. São parlamentares compromissados com o agronegócio, que antes sequer cogitavam apoiar a CPMI e agora se engajaram na causa por vontade própria”, disse o deputado gaúcho, em referência ao impacto das imagens de destruição em uma fazenda da Cutrale no interior de São Paulo.

De acordo com Lorenzoni, o documento será protocolado apenas um dia antes da sessão do Congresso Nacional para evitar o que ocorreu na semana retrasada, quando após leitura do pedido de criação da CPMI do MST, vários deputados da base governistas retiraram o endosso ao documento e a CPMI foi arquivada por falta de assinaturas.

8 Comentários

  1. Nada mais justos, apesar de CPMI não funcionarem muito bem, mas é o dever do Senador assinar o requerimento para abertura desta comissão.
    Este Movimentos dos Sem Trabalho, Sem Vergonhas e braço armado no Brasil das FARC tem que acabar.
    Não é aceitável isso. O PT usa este bando de savados para invadir propriedade particular e destruir as mesmas.
    No tem da ditadura estes lideres já estavam é com o chão que eles sempre pedem, só que da forma de sete palmos de terra em cima e comendo o capim pela raiz.
    Sou ha favor de acabar com está pouca vergonha que é alimentada com dinheiro público vindo do impostos e tributos arrecadados pelos governo do trabalhador brasileiro.
    O VERDADEIRO AGRICULTOR ESTÁ EM SUAS TERRAS TRABALHANDO E NÃO FAZENDO ARRUAÇAS PELAS CIDADES E CAMPOS DESTE NOSSO PAÍS.

  2. Osmar deve assinar e se colocar na vanguarda do debate sobre esse movimento que há muito tempo deixou de ser social. Com certeza terá o apoio da maioria da população do Paraná.

  3. Agora é que a porca torce o rabo, urtigão!
    Se apóia a CPI, perde os votos do PT e a eleição também. Se não apóia perde os votos da grande maioria do povo paranaense e a eleição também. Por isso que eu digo: Pense bem se você perder o governo fica sem mandato e ai vai ter que trabalhar. PENSE BEM, EU SÓ QUERO O TEU BEM. VÁ DE SENADO! ELEIÇÃO GARANTIDA. PENSE NAS COISAS BOAS: SÃO MAIS OITO ANOS VIAJANDO TODA SEMANA TROCANDO UMAS IDÉIAS COM O REQUIÃO. PENSE BEM, ANALISE.

  4. Pelos comentarios do Incrédulo ele esta morrendo de medo, por varias vezes temos visto ele sujerindo que O senador Osmar Dias dispute como candidato ao Senado, a se vc estivesse percorrendo todo o estado com eu estou e ver a vontade de mais de 55% dos eleitores decidos a eleger Osmar Dias Governador, sera que vc esqueceu que em 2006 foi o PDT que se consagrou como o verdadeiro partido de oposição a nivel de estado .
    Desta vez mão tera para Jayme Lerner e Beto Richa até que o rapaz não é uma ma pessoa respeito o trabalho dele mas ainda esta verde para governar o estado, e depois dar a largada ja de cara com padrinho Lerner ai não, a vaca já foi pro bréjo com corda e tudo se ele for candidato, quem ficara sem mandato é ele, só para lembras vcs que 15 a 20% dos eleitores PSDBISTAS irão votar em Osmar Dias, sabe porque? tenho certeza que não sabe, eu sei e tenho certeza disto.

    Osmar Dias[ tem farófa no bule] meu caro Incrédulo.

Comente