Uncategorized

Professor terá de ter curso superior

educacao_preview
Projeto aprovado na Câmara torna obrigatório diploma universitário até para trabalho em creches

De Bernardo Mello Franco no O Globo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura.

Hoje, a regra aprovada pelos deputados seria cumprida por apenas 61,6% dos professores do ensino básico.

De acordo com dados do Censo 2007, citados este ano em estudo do MEC, o país tem 1,88 milhão de professores nessa faixa, sendo que 1,28 milhão tem ensino superior completo e 1,16 milhão concluiu a licenciatura, formação adequada para atuar na educação básica.

Para atender à nova exigência, seria necessário reforçar a formação de 722 mil professores que já estão nas salas de aula. O Brasil tem 53,2 milhões de alunos na educação básica, sendo 7,1 milhões na rede privada e os demais em creches e escolas públicas.

Aprovada em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma, o que não foi cumprido.

O projeto aprovado ontem estende a exigência para a educação infantil, onde o percentual de mestres com nível superior é ainda menor.

8 Comentários

  1. Jaiminho, o Carteiro Responder

    não é um diploma que faz um profissional, muito menos um educador, mas é necessário que saibamos qual a “origem” dos professores…

  2. Já não era sem tempo, o que tem professores despreparados pedagogicamente não está escrito. professores devem ser bem preparados para dias difíceis que estão por vir, a era dos ciberidiotas.

  3. GOVERNADOR PRECISA DE CURSO DE gestão pública?
    Prefeito precisa?
    Então vamos obrigar que os candidatos pelo menos conheçam o significado da palavra!

  4. QUE TAL PARA POLITICO TBEM NO GERAL, VAMOS VOCES POLITICOS SAO MACHOS VOTEM ESTA ENTÃO, VAMOS ACABAR COM OS ANALFABETOS NA POLITICA BRASILEIRA

  5. Concordo plenamente com os Deputados, sugiro aos mesmo que crie um projeto, exigindo que quem quiser se candidatar a uma vaga de qualquer cargo politico, faça um faculdade pra ter conhecimento ao cargo pretendido (tipo concurso publico) e ai teriamos politicos mais aptos para defender os interesses do povo.

  6. Uma escola não se faz de professores com ensino superior, mas sim preparados, com experiência e dinamismo.
    Diploma não quer dizer capacidade. Seria preciso uma remuneração mais justa para que os profissionais da área pudessem se qualificar sem precisar se matar de trabalhar durante o dia, estudar a noite “estar de corpo presente na faculdade”, pois a mente cansada não funciona bem.
    Será que todos que estão no poder têm nível superior????

Comente