Uncategorized

Manifesto em defesa do MST

Carta Maior

foto_mat_24054

Documento assinado por personalidades do Brasil e de vários países defende Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de ataques que vem sofrendo na mídia brasileira e nos setores conservadores do Congresso Nacional. “Há um objetivo preciso nos ataques ao MST: impedir a revisão dos índices de produtividade agrícola – cuja versão em vigor tem como base o censo agropecuário de 1975 – e viabilizar uma CPI sobre o movimento. Com tal postura, o foco do debate agrário é deslocado dos responsáveis pela desigualdade e concentração para criminalizar os que lutam pelo direito do povo”, diz o texto.

Para ler e subscrever o manifesto, clique no link:

http://www.petitiononline.com/boit1995/petition.html

33 Comentários

  1. Silvano Andrade Responder

    esta é para o Bisteka

    Olha a história do ibope, um instituto fajuta, que já chegou ser expulso do Paraguai, Argentina por manipulação a favor da elite, um orgão controlado por um ex-cartola carioca, ora espero que vc não seja mais um sabe tudo que não sabe nada, pois vc escreve, escreve e visivelmente fica patinando nas suas divagações… Todos os países desenvolvidos fizeram as suas reformas agrárias a décadas, senão séculos…tenho dito ou se divide as riquezas (inclui as terras) de forma rápida e justa, ou o Brasil será dividido de forma lenta e agoniante…

  2. que bobagem essa agora?Pode se sim se submeter a uma cpi, pq??Quem nao deve nao teme.
    Todos nos somos favoraveis a reforma agraria, mas dar terra a quem nao sabe o que fazer com ela ou nao tem aptidao, dai é burrice.
    Produzir na agricultura nao é facil, nao é pra qualquer um.Se a agricultura familiar ja esta se vendo louca pq o mercado é muito competitivo, imagina quem nao sabe.

  3. Silvano Andrade Responder

    Este comentário escrevi pela manhã…vou repeti-lo agora

    CPI DA CONCENTRAÇÃO DE TERRA, DA GRILAGEM, DOS POSSEIROS, DOS BANQUEIROS, DOS POLÍTICOS, VAMOS MEXER NA MERD…QUERO VER OS MONSTROS QUE APARECERÃO, SERÁ ÓTIMO POIS VAI AJUDAR A ABRIR OS OLHOS DO POVÃO QUE SÓ PENSA EM FUTEBOL, FAUSTÃO, GUGU, CALDEIRÃO E BUNDA.
    EXISTE UMA CORJA SAFADA QUE NÃO QUEREM DIVIDIR AS RIQUEZAS, E SÃO MUITAS, ESTA CORJA QUER QUE SEUS FILHOS E NETOS OCUPEM OS MELHORES POSTOS DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO SEM CONCURSO, E QUANDO FAZEM CONCURSO JÁ SABEM O GABARITO DA PROVA, QUEREM AS VAGAS DA UFPR, QUEREM ANDAR DE CARRÕES IMPORTADOS COM FINANCIAMENTO EM BANCO PÚBLICO…ÁLIAS BANCO PÚBLICO UMA PINÓIA, BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA SÃO DUAS INSTITUIÇÕES SAFADAS QUE TIRAM A PELE DO TRABALHADOR, SEM CONTAR O TAL DE ITAÚ QUE SEMPRE ESTA PISCANDO PARA VC, BANCO ESTE QUE O POVO BRASILEIRO DEVERIA DAR CALOTE EM MASSA E QUEBRÁ-LO…ENFIM VAMOS FAZER A TAL CPI, MAS VAMOS ESMIUÇAR DESDE AS PRISCAS ERAS (SARNEY,FHC,LERNER, ET DE VARGINHA….).

  4. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Quem não deve, não temo. Está na hora de ver que é a favor do bem e quem é a favor do mal.Não existe explicação para uma quadrilha que nem tem identidade legal aterrorizar o país, financiada pelo dinheiro público brasileiro e por “entidades” internacionais.

  5. O Pato Curitibano Responder

    Que paises estão ao lado da Milicia Socialista Tupiniquim? Cuba, Venezuela, Equador, Bolivia, Paraguai e cia? Que levem essa turma e cedam terra pra eles. Aí estaria resolvido o problema.

  6. Qualquer assunto sobre o MST, tem que passar primeiro pelo codigo penal e ministerio publico.

  7. Troque o personalidades por “intelectualoides” que fica mais apropriado. Ngm dá bola pra esses imbecis.

  8. MST bando de vagabundos,vão invadir as terras dos Sarnei no maranhão dos magalhães na Bahia,dos Malufes no Mato Grosso,seus MERD….

  9. Carreira Alvim,teve seu HC indeferido pelo plenário do STF,embora,Melo&Melo,juntamente com o presidente,tenham colocado todo seu poder de fogo,para reverter.
    Não foi aceito o HC sob a tese de que,não se aceita HC,contra ato de relator,ou seja,o eminente relator torna-se um déspota,ou um próspero comerciante.
    Hoje sobrou para o Carreira Alvim, amanhã poderá sobrar para você,ou,para mim.
    Enfim,perde o jurisdicionado seu direito de defesa, garantido na constituição,para preservar à autonomia do relator.
    Vou rezar, para que não aparecá, nenhum banqueiro italiano,na vida do Toffoli.

  10. Tem que mandar para a cadeia, qualquer um que defender estes terroristas. Um dia, talvezseja tarde demais.

  11. É lamentável como é visto atualmente o MST por todas as esferas do governo, da mídia e da sociedade brasileira em geral, pois cada um tem uma forma distinta de ver a questão, de acordo com os seus pontos de vista e interesses, distanciando-se a cada dia da importância da reforma agrária nacional e a possível formação de uma futura FARC brasileira.
    Lamento muito observar a utilização política de pessoas simples, que apenas desejam um pedaço de terra para subsistir.
    Qualquer governo sério já teria resolvido esta questão em no máximo dois anos, porém na nossa pátria, manda quem tem dinheiro e poder político, deixando de fora aqueles que apenas desejam produzir e ter um IDH melhor.
    Lamentável!

  12. Cap. Nascimento Responder

    MST = a um grande grupo de vândalos, oportunistas e marginais escondidos atrás de crianças, mulheres grávidas e de uma bandeira social que não deixa de ser justa, mas que se deteriorou ao longo de sua história, principalmente quando a ptzada assumiu o poder.
    Hoje, merece CPI e cadeia para os seus líderes, que por sinal, nunca souberam para que serve uma enxada. Quem sabe numa colônia penal agrícola aprendam. Ou não!
    Fora lula-sarney. Xô reiquejão.

  13. OLÁ Silvano Andrade…
    Talvez voce não saiba, mas eu, sempre fui favorável a reforma Agrária SIM!!!
    Uma reforma agrária estabelecida à partir de um amplo estudo de áreas, onde, os interessados fossem cadastrados por vocação agrícola, que tivessem um mínimo de ligação com a terra…
    Uma reforma agrária que obecesse o princípio da distribuição de terras levando-se em consideração a fixação do homem no campo em sua própria região, contemplando a cultura regional, os usos e costumes…
    Uma reforma Agrária que obedeceria um planejamento no destaque das área à serem distruidas…
    Uma Reforma Agrária que obecesse a Constituição Federal e o Sagrado Direito de Propriedade, sustentação da democracia…
    Uma Reforma agrária inteligente, pleiteando a produção como base de sustentação da proposta.
    E não, isto que vemos hoje… Quebra-quebra. Uma Reforma Agrária completamente orfã de projetos sustentáVEIS… uM MOVIMENTO (mst) QUE TEM DE SAIR A CATA DE RECURSOS PARA MANTER OS ACAMPAMENTOS, CESTAS BÁSICAS E OUTRAS PENDENGAS, COM UM CADASTRAMENTO XULO, ARREBANHANDO “INTERESSADOS”, como simples massa de manobra. Esta reforma agrária que 20% das terras distribuidas seus ocupantes mal produzem para a própria subsistência e 40% das áreas já foram negociadas em contratos de gaveta…
    Isto não é Reforma Agrária… É Pura Picaretagem!!!

  14. Estão atacando o MST? Ataque bom mesmo foi aquele contra a plantação de laranjas. 7.000 pés de laranja numa pegada só. Vários tratores destruídos. Isso é ataque pra ninguém botar defeito.

  15. MST Movimento Só Terrorismo. Porque Lula e Requião são tão coniventes com as atitudes destes criminosos?!?!

  16. dalton luiz gonçalves Responder

    CPI DA CNA JÁ. ( DINHEIRO PUBLICO)
    CPI DA VALE JÁ (RESERVAS MINERAIS SÃO DA UNIÃO)

  17. Com o nosso presidente usando camisa vermelha, esse bando de marginal se sente bem a vontade de fazer o que quer!!

  18. cecilia, bisteka, cap.nascimento, TO LIGADO, marcondes, xisburge, miguel, pato curitibano e LEMAINSKI…

    TUDO CORJA DE FASCISTAS TUCANOIDES ENRRUSTIDOS DA PMC…
    VCS. NAO SABEM O QUE ‘E SER EXPULSO DA TERRA POR GRILAGEM…
    PQ,. NOS COMENTARIOS DE VCS. NAO ‘E CITADO A GRILAGEM DOS TUBAROES da TERRA.?

    PQ PROVAVELMENTE VCS TEM LADO – E O LADO DE VCS E’ A DIREITONA…AQUELA QUE EM 1964 FEZ O MOVIMENTO “MARCHA DA FAMILIA COM DEUS PELA LIBERDADE…”

  19. REVISÃO DOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE? – Para que? Ao que se sabe não faltam no mercado brasileiro produtos agrícolas para a venda, o que prova que a produção está sendo ótima. O Brasil, inclusive, exporta grandes quantidades de cereais para o exterior.
    Os sem terras em nenhum momento se comprometem em baixar o preço dos produtos através da dita reforma agrária.Aliás, somente esse motivo é que justificaria uma reforma agrária e até mesmo a existencia do famigerado MST.

  20. O MST tem medo de uma CPI, da mesma forma que a UDR tem medo da atualização dos indices de produtividade.

  21. Antes de tecer críticas ao MST, as pessoas deveriam olhar um pouco mais além e perceber que as nações desenvolvidas resolveram seu problema agrário acabando com o latifúndio. A história mostra que a posse das grandes extensões de terra, uma herança que vem desde as Capitanias Herediárias, foram fruto de conflitos, mortes, grilagem e de escrituras frias. No Brasil existe uma grande resistência à divisão da terra pq aqui, ser fazendeiro gigante é sinônimo de status social. Essa lógica deve ser invertida. Produtivas ou não, quem tem muita terra fere o direito de outro cidadão que tb quer plantar. Ninguém deveria ser dono da terra. Essa história de dizer que só o grande produtor sabe plantar é estupidamente ridícula. Nossas terras são tão abençoadas que até quem nunca a experimentou, nela pode semear sementes e gerar frutos.

  22. Carlos Roberto Dias Responder

    Historicamente os latifundiários de hoje são descendentes dos donos da capitanias hereditárias de ontem e de todos/as que se apossaram da terra de forma criminosa, vide os Lupiões e Caiados da vida. Atrás de uma grande riqueza, tem sempre um grande ladrão. Quem conhece a história da distribuição e acumulação de terras no Brasil não criminaliza o MST. laranja é monocultura, a empresa expulsou os trabalhadores rurais daquela terra. Usa mão de obra quase escrava e ela sim é que é invasora, pois a terra pertence ao governo é pública. Enquanto, ontem, os latifundiários mataram pra acumular terra, hoje, eles manipulam e de assassinos passam a ser vítimas. Alguém já assistiu ou leu matéria mostrando a vida nos acampamentos e assentamentos??? Interessante, não vejo latifundiário pedindo CPI dos latifúndios, ou os banqueiros dos bancos.Agora pobre, sem conhecimento algum da história vive fazendo o coro dos alienados. VIVA O LATIFÚNDIO E A CONCENTRAÇÃO DE TERRA E RIQUEZA NO BRASIL!!!!

  23. Um bando de desocupados patrocinados por outro bando de aproveitadores, Rainha, Stedile e uma grande corja de bandalhos, cujos meios pretensamente justificam os fins, fim esse de enriquecer a custo desses pobres coitados iludidos, usados como massa de manobra. Por fim cabe a pergunta, Não tem o MST personalidade juridica para responder processos crime etc., porem tem personalidade para receber dos cofres da União etc. polpudos valores, sem prestar contas.

  24. OLÁ Sirlei!!!
    Perdi minha paciência, como qualquer cidadão normal perderia….
    O que você fala de Reforma Agrária é brincadeira de Criança!
    Vou faze-lhe uma pergunta: Vocé é proprietária de uma carreta… Você a entregaria a um condutor que não possuisse habilitação apropriada?
    Se sua resposta for sim!!! Tenho certeza que você é realmente IRRESPONSÁVEL, como qualquer pessoa que em sã consciência aprova o modelo de Reforma Agráriua existente no Brasil!
    Irresponsáveis os governantes apoiadores desse movimento irracional e irresponsável!
    Irresponsáveis são seus seguidores, massa de manobra de políticos que se comportam indecentemente frete à ética e a competência…
    Falei e estou BRABO!

  25. Defesa pro MST deveria ser pedir pra todos esses marginais, invasores, destruidores e protegidos uma pena minima 30 anos de prisão…isso sim eu entederia como defesa já que pelas leis brasileiras que são sempre desrespeitas por eles, deveriam ter uns 1500 anos de prisão cada um….

  26. Briga política, eu vi bastante por aqui. Palavras como direita, neoliberal, esquerda, reforma agrária, etc. Gente defendendo o PT, gente defendendo o PSDB, gente defendendo o MST e assim por diante.

    Mas, o conhecimento sobre agricultura foi um terror. Cada asneira, uma pior que a outra.

    Sirlei, é claro que não são só os grandes que sabem produzir. Como exemplo, pequenos e médios produtores paranaenses alcançam altos índices de produtividade. Agora, você dizer que qualquer um pode plantar e gerar frutos é faltar com respeito, principalmente, aos nossos pequenos e médios produtores rurais.

    Reforma agrária é dar suporte e sustentabilidade econômica aos pequenos e médios produtores nacionais, ou seja, o pessoal que conhece a terra. Aí sim, faremos reforma agrária e diminuiremos a concentração de renda no campo.

    Pra isso é preciso investir em ciência e tecnologia. Faz 300 anos que ninguém investe nisso.

    O grande produtor pega dinheiro de trade. Se deve, dá calote. O MST é alimentado pelo governo, só sabe mamar na teta e não conheça nada de sistema de produção.

    Ser administrado, professor ou engenheiro de alimentos é uma arte. Ser produtor rural também. Mas, infelizmente, também é sinônimo de preconceito.

    Tem gente que é tão idiota que é capaz de dizer que um produtor de 50 hectares é agronegociante.

    Tenham vergonha na cara e respeitem quem realmente trabalha!

  27. Pois óia meu povo…Reforma Agrária é uma coisa e MST é outra.

    Até entendo que a reforma é necessária, mas como a geração Lula é da baderna, eis que nasceu o MST…filhote de Lula….e assim vai outros movimentos que seguem a mesma linha da BADERNA E CAGAÇO.

    Eles fazem o que querem. Nos acampamentos a Lei é outra. É arma na mão e facão na cinta….Intimidação pura e simples.E os que vivem nos arredores vivem na base da filosofia do cagaço.Quem é que vai falar alguma coisa né?

    Lógico, que as pessoas de bem vão revidar a uma coisa desse tipo.Principalmene quem passa horas plantando…levantando de madrugada pra colher e dai dar de graça o que conseguiu com o suor do seu trabalho para um bando que carrega um bandeira com um facão na mão?A bandeira do MST já é uma intimidação à sociedade…..já que POR BEM NÃO VAI, VAI POR MAL.

    Se eles querem tanto assim um pedaço de terra pra plantar, quando ganham a terra porque não plantam? Pq largam um pedaço e vão correndo achar outro pra “tomar posse”???? Para tirar tudo o que tem na terra, vender e sair novamente em busca de outras terras?????

    Eles destroem o patrimônio alheio e ainda tem gente que os defende hahahahhaha

    EITA GERAÇÃO LULA, QUE INCENTIVA A BADERNA DO MST; que TÁ CRIANDO UMA RAÇA DE SUB-HUMANOS COM OS “BORSA”…..Daqui uns anos essa raça sub-humana financiada pelo governo vai entrar em nossas casas e “tomar posse”…pq os direitos lhe serão garantidos…..

    Nada contra as pessoas que realmente necessitam do programa da Bolsa….pelo contrário…..elas precisam da nossa ajuda e de programas que os auxiliem….Mas como no Brasil nem sempre os que precisam são os principais beneficiados….tem muita gente que utiliza estes benefícios pra “vagabundiar” por aí eternamente e perpetuar a BADERNA COLETIVA COMPANHEIRO!

    Enquanto a geração Lula defender certo tipo de coisas……VIVEREMOS NUMA TERRA SEM LEI……NA BASE DO CAGAÇO…..

  28. Olto a mais um pitaco…
    Me acho no direito, pois encontrei um caminho… é só copiar, e ai teríamos sim uma reforma agrária.
    Saboreiem este texto!

    Em se falando de reforma Agrária neste País…

    Deparei-me com o artigo de Dante Mendonça neste domingo no jornal O Estado do Paraná…
    Dá-nos orgulho em sabermos que a terra bem dividida e entregue à pessoas que delas sabem fazer uso, significa mesmo distribuição de riquezas…
    E não esqueçamos que estas terras foram cuidadosamente distribuídas em 1951….
    Diz parte do texto:
    ““O complexo da Cooperativa Agrária está distribuído ao longo de uma estrada em formato de “u” que sai e retorna para a rodovia principal. Quando você entra nessa estrada secundária, muito bem cuidada, começa a ver paisagens inesperadas. Os campos plantados, tudo muito bem tratado, e a cada dez quilômetros uma comunidade.

    São agrupamentos de casas com arquitetura européia e um clima muito diferente do nosso. Pequenas comunidades com recursos modernos, casas bonitas, sem cercas e com grandes gramados. Parecia que eu estava no interior da Europa”.

    O Brasil e os brasileiros que vivem em Entre Rios são os que não aparecem em nenhum telejornal, um alento para qualquer forasteiro: “São um exemplo de como este país é muito maior que os cadáveres das favelas, os dólares nas cuecas, a corrupção institucionalizada, a incompetência educacional, o desmatamento incontrolável ou o sistema de saúde deteriorado que nos envergonham”. ””

    É SÓ COPIAR… O DIFÍCIL SERÁ ENCONTRAR PESSOAS TÃO DEDICADAS E COMPETENTES COMO AQUELAS ASCENTADAS EM 1951

  29. SABE PORQUE BISTEKA EM ENTRE RIOS FUNCIONA ? PQ A NOSSA DESCENDÊNCIA DEUSTCHE É COOPERATIVISTA E NÃO BADERNEIRA IGUAL AO MST…..TRABALHA-SE JUNTO E PELO BEM COMUM DE TODOS OS COOPERADOS. POR ISSO A COOPERATIVA AGRÁRIA É O QUE É……

    TENHO ORGULHO DE TER DESCENDÊNCIA ALEMÃ…….

    OS QUE MORAM EM ENTRE RIOS GANHARAM A TERRA E FAZEM ELA PRODUZIR……VIERAM COM UMA MÃO NA FRENTE E OUTRA ATRÁS , E AQUI CONSTRUÍRAM SUAS VIDAS….E SÃO EXEMPLO PRA MUITA GENTE…….

    “EINIGKEIT UND RECHT UND FREHEIT”
    ( IGUALDADE, JUSTIÇA E LIBERDADE)……

    FALTA ACRESCENTAR ISSO O AO NOSSO “ORDEM E PROGRESSO”,

Comente