Uncategorized

Doze PMs presos pela execução de cinco jovens no Alto Glória

Via Gazeta do Povo

Foram presos na tarde de ontem, 12 policiais militares envolvidos em suposto confronto com cinco jovens no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Eles são suspeitos de executar os rapazes, no último dia 11 de setembro, em um matagal no Santa Cândida. Mais um policial também teve a prisão decretada, mas, até às 19h, ainda não havia sido detido.

Ao contrário da versão inicial informada pelos policiais, investigação apontou que os suspeitos não atiraram contra os PMs. Eles teriam sido executados em um matagal no bairro Santa Cândida. Um oficial ainda é procurado pelo crime.

Os policiais haviam alegado que iniciaram uma perseguição depois que avistaram o grupo em um carro roubado. Depois de percorrer várias ruas, eles teriam furado um bloqueio policial montado pela equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) . Segundo a versão dos policiais, no Alto da Glória, o Volkswagen Gol bateu em uma mureta e os jovens saíram do carro efetuando diversos disparos. Na troca de tiros, eles acabaram mortos.

O transporte das vítimas para o Hospital Cajuru foi realizado pelas próprias autoridades, o que gerou polêmica. O coronel Jorge Costa Filho, comandante do policiamento da capital, declarou na ocasião que isso havia acontecido para que os jovens fossem atendidos mais rápido. No dia 14 de setembro, o governador Roberto Requião (PMDB) determinou que todas as pessoas feridas em confrontos armados com a PM devem ser atendidas pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

Apuração final

O Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado pelo Comando do Policiamento da Capital no dia das mortes, apurou que esta versão seria mentirosa. As investigações apontaram que depois de bater o veículo, os jovens se renderam e não atiraram contra os policiais. Eles foram feridos e algemados. O aparelho rastreador instalado na viatura da PM revelou que, antes de conduzir as vítimas para o hospital, os oficiais da Rotam pararam em um matagal no Santa Cândida, onde provavelmente os suspeitos foram executados.

Os rapazes mortos foram Josemar Bernardo, de 21 anos, Thobias Rosa Lima, 19, o irmão dele de 17 anos, Éderson Miranda, 22, além de um adolescente de 14 anos.

“As provas colhidas durante a investigação demonstram indícios muito fortes de que houve execução, contrariando a primeira versão dos policiais. Isso é uma atitude de bandidos e não de policiais”, declarou à AEN, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, que nesta semana esteve na Assembleia Legislativa respondendo a questionamentos relacionados à violência no estado.

A AEN informou que o pedido de prisão foi feito pela PM e aceito pelo juiz Davi Pinto de Almeida que expediu a medida cautelar restritiva de liberdade contra os 13 policiais militares. O local onde eles estão presos não será divulgado por questões de segurança.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), que acompanhou o IPM, aguarda alguns laudos técnicos para, assim como a PM, concluir as investigações. Caso o homicídio seja comprovado, os policiais vão responder pelas mortes na Justiça Comum.

53 Comentários

  1. Só poderia acabar assim uma seqüencia de desmandos… Uma seqüencia de incompetências…Dois mandatos que conseguiram apagar a história de uma polícia tida como competente e eficiente…
    As polícias do Paraná, gradativamente foram se tornando POLICIAS DE GABINETE…
    TRISTE HISTÓRIA….
    TRISTE FIM!

  2. E O ANÃO DO CANGUIRI ESTÁ RINDO DO POVO, ACHANDO QUE LIVROU A CARA DO SEU SENHOR E MESTRE!!!
    ACHANDO???? HEHEHEHEHEHE

  3. Desta DUZIA de policiais que cometeram esta barbarie, quantos deles são daquela turma formou-se antes do tempo? Aquela mesma das vesperas da eleição passada, que foi colocada na rua sem estar devidamente preparada.
    Alias seria importante que a fosse esclarecido à opinião pública – nós contribuintes que pagamos o soldo destes policiais – quantos daquela turma formada as pressas e na vespera da eleição passada, que até agora não tiveram uma só transgressão.
    Vale lembrar que menos de um mes da “formatura antecipada”, um jovem policial daquela turma, já tinha matado um cidadão.

    O contribuinte tem direito a saber como estão sendo formados os nossos policiais. Isso é o minimo que se exige deste governo que faz malabrismo com os numeros para dizer que tudo vai bem no quartel de abrantes………

  4. Silvano Andrade Responder

    Estou muito aborrecido com este episódio…Tenho um enorme respeito pela PM-PR…. tenho para comigo, que Policial é Herói e nunca bandido…Lamentável…esses policiais suspeitos têm que serem julgados, e se condenados mofarem na gaiola. A Gloriosa PM-PR tem que pedir perdão as Mães e aos Pais do jovens, e o governo do estado do Paraná indenizar imediatamente as famílias, e punir exemplarmente estes(se for provado) MARGINAIS…

    Estou muito aborrecido com está estória…Lamentável.

  5. Bandidos pagos com o dinheiro dos contribuintes para assassinar jovens, irmãos e um adolescente!
    As famílias das vítimas dos atrozes bandidos fardados devem entrar com processo cobrando indenização milionária do Estado do Paraná. Pobre Paraná, comandado a décadas por incompetentes!! Vamos ver a atitude do MP e da Justiça paranaenses, a própósito, de muito má fama!! O Paraná está apodrecido????

  6. ATE QUANDO A POLICIA VAI CONTINUAR MATANDO E SE NÃO TIVESE O SITEMA DE RASTREAMENTO IA FICAR COMO SE FOSSEM CONFROTO AGORA PRECISAMOS SE ESCONDER DOS BANDIDOS E DA POLICAI QUE DESDE MUITO TEMPO ESTA MATANDO E NINGUEM FAZ NADA

  7. Será que esses jovens não fizeram nada? Tinham ficha limpa? Chega de hipocrisia. Todos os dias a onda de violência assola Curitiba e Região metropolitana. Não adianta prenderem esses meliantes. Muitas vezes antes da viatura chegar a uma delagacia já tem um advogado porta de cadeia esperando para soltarem. E se não conseguirem soltarem ainda temos que sustentar esses marginais Imagino o quanto não deve ser frustante para um policial que arrisca a vida no meio dessa bandidagem se deparar uma semana seguinte com o mesmo meliante praticando os mesmos delitos pelos quais foram presos na semana anterior.
    As leis penais brasileiras só beneficiam os infratores. Também pudera. São leis feitas por bandidos travestidos de políticos que legislam sempre buscando meios de se safarem se forem pegos com a boca na botija.
    É certo que existem policiais truculentos e corrompidos no sistema, mas a grande maioria são uns abnegados que arriscam suas vidas por um mísero salário.
    Direitos humanos deveria ser para humanos direitos e não para defenderem bandidos. Prefiro ler a notícia de que um bandido foi morto do que a notícia de um policial morto.
    Para os que postaram comentários acima defendendo bandidos, desejo-lhes que nunca passem pela experiência de terem sidos assaltados dentro de suas residência como eu passei recentemente. Foram mais de duas horas de um terror inesquecível, onde fomos amarrados e humilhados por uma quadrilha de jovens. Na semana seguinte após o assalto surpreendemos um dos assaltantes dentro de casa novamente e o pegamos. Levamos a delegacia do menor e nada foi feito. A delegada tratava o ladrão como se fosse uma vítima. Nada aconteceu ao ladrão e já está livre leve e solto pelo bairro cometendo os mesmos delitos.
    Portanto, quando leio a notícia de que a polícia matou um bandido fico imensamente satisfeito, pois sei que esses não tocarão o terror novamente contra um trabalhador honesto que tem sua casa e sua dignidade violada.
    Se as leis continuarem como estão hoje o quadro só se agravará. Não adianta ter um excelente aparelho repressor de Estado diante de um sistema jurídico imperfeito.

  8. só assim para o editor do blog falar do Alto da Glória!
    por que não falou da vitoria do CORITIBA sobre o atletico?/
    foi no ALTO DE TANTAS GLORIAS que o coxa ganhou..hahah

  9. Há um ditado popular – ações de subordinados é o reflexo
    do Comando. Para pensarem…!!!

  10. ^’ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ PAULO!!!!
    Tem dó, rapaz!
    Estás colocando sua família também à mercê de marginais, que infelizmente existem entre a grande maioria de policiais corretos e de uma minoria, quase insignificante, de políticos corretos…
    Não é por isto que vamos generalizar.
    A Polícia tem, evidentemente que rever seu quadro, tem que investigar constantemente sua tropa, tando da polícia civil quanto da polícia militar…
    Quem vai fiscalizar e julgar o MONTE DE POLÍTICOS INDECENTES, ANTIÉTICOS, NEPOTISTAS, CORRUPTOS, FORMADORES DE QUADRILHA, DÉSPOTAS, PRATICANTES DE PECULATO?
    NINGUÉM FALA NADA? NÃO DIZ NADA???
    Este estado de coisas existe pois, o exemplo vem de cima, justamente daqueles que nomeias secretários, chefes de polícia civil e militar…
    A tropa é o caráter do seu chefe maior…
    Dá para interpretar quem é o CHEFE MAIOR no Paraná???

  11. Concordo com o relato do Paulo. A arma que um policial usa, eh para defender cidado direito e tambem pra mandar pra vala vagabundo que assalta e estupra. Se a PM liquidasse os males pela raiz, o cidadao de bem poderia sair tranquilo na rua. Bom menino nao anda em carro roubado e nao foge ao avistar viaturas, nem tente trocar tiro, alias, nem arma tem. Nao vamos crussificar os PMs. Se houve exesso, quem deve dizer eh o Comando da Corporaçao.

  12. SENHOR PAULO…. ,NOSSAS VIDAS SAO FEITAS DE ERROS E NAO SO DE ACERTOS… COMO JULGAR ESSES MENINOS COMO BANDIDOS ?….SE DIANTE DESSA SITUAÇAO VEJO BANDIDOS ATRAS DE UMA FARDA QUE DEVERIAO HONRAR…MAIS FOI MAIS FACIL EXECUTAR …..CALAR….,POIS MORTO NAO FALA….SE PREOCUPE EM SABER O QUE ESSES MENINOS PASSARAO ANTES DESSA EXECUÇAO. O SENHOR SABE QUEM E O CULPADO DESSA SITUAÇAO QUE O SENHOR PASSOU?…..TENHA CERTEZA… NAO FORAO ELES….MAS ESSA SEGURANÇA …. COMO DIZ BISTECA ….ESTAS COLOCANDO SUA FAMILIA A MERCE DE MARGINAIS….PORQUE ISSO NAO E POLICIA ….ISSO E BANDIDO ….E UMA PENA QUE ESSE ESCROTO …ESSE LIXO USE A FARDA DA NOSSA GLORIOSA POLICIA MILITAR E VENHA MANCHAR O NOME DAQUELES QUE MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO …

  13. se nao fossem bandidos o que sao entao?? menores maiores tanto faz `e o ke mais tem nas ruas hoje em dia assaltando pessoas idosas ke nao tem como se defender nao adianta prender tem ke morrer mesmo senao amnha ta solto de novo matndo roubando se ja tinham roubado o carro e fujindo da policia a policia so estavam cumprindo o dever deles eu ja fui roubada por delinquentes menores e ja estao solto ai de novo aonde vamos parar com isso?sao todos inocentes esses policiais eu sou mae de um e ele E muito correto pois ensinei a ele os valores da vida nunca ele machucou alguem na vida dele pois ele tem uma otima formaçao ;;;;;eles tds tem ke ser absolvidos desta absurda acusaçao poi sao tds inocentes

  14. esses policiais sao tds inocentes nao executaram ninguem eles eram bandidos nao interessa se tinha menor;;;; porque era bandido tambem eu mesma ja fui assaltada;;;por um menor e ta ai solto depois de tudo vcs ainda culpa a policia ela tem que nos dar segurança porqe os marginais estao solto por ai em todo lugar assaltando e matando se eles morreram è porqe tava na hora deles ja tinham roubadocarro e a policia foi chamado sempre nesta horas vc acham que a policia è culpada nunca os coitadinhos dos bandidos porque se eles nao morressem daqui uns dias eles estavam de novo nas ruas roubando assaltando nao houve nunca uma execuçao eu sou mae de um policial sei quanto sofrem com tamanha injustiça sempre culpam a policia entao nao precisa existir policia deixem que os bandidos cuidem das ruas eles ja tomam conta mesmo porque agora neste acontecimento culpam a policia;;;;;; pelo menos agora sao cinco a menos nas ruas ;;;;;; sempre vai ter mais e mais

  15. Capiau do Parque Industrial Responder

    Quantas bobagens, por mais dificil que seja pros familiares esse momento. vamos nos beliscar gente, porque não é de hoje que temos vivenciado atitudes de policiais bandidos dentro da corporação da policia militar, o ocorrido nada mais é que uma herança maldita que vem dos porões da ditadura.

    Só fica aqui defendendo os policiais bandidos quem não tem condições de raciocionio pra compreender o legal, o moral e a ética, pois eles deveriam é prender e entregar a justiça e se os executados voltassem pras ruas não seria culpa da PM e sim da nossa justiça que é precedida de um cegueira histórica, burra e dederminada a pender pro lado de quem tem mais dinheiro.

    O Brasil precisa melhorar a sua educação, precisamos ter idéia de justiça lá no ensino fundamental, precisamos aguardar por uma nova geração de juizes e acima de tudo precisamos cobrar.

  16. Sou solidario a todas as maes dos PMS. E tambem tenho pena das maes dos falecidos, pois tenho convicçao que mae nenhuma ensina um filho a ser delinquente. Mas tem gente como o capiau, que so falta querer que a PM use arma de brinquedo. Pois os meliantes usam arma de verdade e atiram contra o cidadao de bem e contra a PM. Soh que a PM esta correta em usar a força necessaria para conter a açao do individuo. Nesse caso, chumbo quente e vala.

  17. GUERREIRO, pela vida Responder

    Quantos comentários infelizes……….pensem antes de julgar alguem, ou melhor deixem ser concluido os inquérito tecnico, depois falem…………………… pense bem!!!! Seu filho ou marido fosse um POLICIAL MILITAR ?? Seu filho tivesse neste carro roubado?? O que vc faria….

  18. Olha lendo todos esses depoimentos eu só queria contar a vcs de como é a vida de uma família de um PM, ´quando um Pm sai para trabalhar são 12h de angustia e oração de nós familiares pela vida desse pai de família, que apesar de um salário relativamente miserável cumpre com todas as suas obrigações de cidadão de bem. Sai de casa para de corpo aberto tentar proteger a população, pois nós sabemos que os bandidos estão cada vez mais bem armados que a própria polícia, e começa a nossa angústia, cada minuto de atraso, cada telfone que toca, são 12 h de sofrimento.
    Sera q algum de vcs q deixou depoimento contra esses PMs se sugeitaria a trocar de lugar com eles?
    E é por causa de intelectuais como vcs q o nosso país esta assim os BANDIDOS TEM DIREITOS E A POLICIA SÓ DEVERES!
    E não é ser radical mas até começo a entender porque muitos policiais acabam se aliando a bandidos porque esses sim dão proteção e eles q mandam.
    Que Deus proteja a todos vcs que nunca cruzem com nenhum desses meliantes por aí porque eles não tem dó matam por quaisquer R$ 5,00.

  19. JUSTIÇA C0M AS PROPRIAS MAOS?….QUE PREPARO ESSES POLICIAIS TIVERAM ?…E TERRA SEM LEI?…VAMOS DISPENSAR POLICIA,JUIZES. E VAMOS SAIR POR AI MATANDO COMO NO VELHO OESTE.

  20. VIOLENCIA GERA VIOLENCIA. Responder

    E ISSO MINHA GENTE ….,DE UM LADO OS MENINOS QUE DIZEM TER ROUBADO UM CARRO….. DO OUTRO LADO POLICIAIS DESPREPARADOS,ABUSO DE AUTORIDADE….RESOLVERAO EXECUTAR CINCO MENINOS QUE SUPOSTAMENTE ACUSADOS DE DELINGUENTES….COM TODO O RESPEITO A FAMILIA DOS MILITARES…. SEI DA DOR QUE ESTAO PASSANDO E DA MESMA FORMA A DOR DA FAMILIA DESSES MENINOS EXECUTADOS. …VEJO ISSO ,NAO CULPANDO OS MILITARES, MAS COBRANDO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA UM PREPARO MELHOR PARA POLICIAIS …,ATITUDE DE POLICIAIS QUE JAMAIS DEVERIAM ESTAR FAZENDO ESSE TIPO DE OPERAÇAO….

  21. POLICIAL REVOLTADO Responder

    CONCORDO PLENAMENTE COM CAPIAU… SO DEFENDE POLICIAL BANDIDO QUEM NAO TEM CONDIÇOES DE RACIOCINIO, PARA COMPREENDER , O LEGAL,O MORAL E A ETICA. ELES DEVERIAM PRENDER E ENTREGAR A JUSTIÇA…..CURITIBA PRECISA URGENTE UMA C.P I. NA AREA DA SEGURANÇA PUBLICA. INVESTIGAR TODAS ESSAS MORTES .HOJE TUDO E JOGADO PARA O TAL USO DA DROGA E ACERTOS DE CONTAS ,OU MELHOR FOI TRAFICANTE…..SERA?.

  22. Espero que aqueles que estão criticando os 13 policiais que mataram aqueles cinco vagabundos, não precisem desses policiais um dia. Eu digo desses policiais de uma forma genérica… As pessoas são muito fáceis de serem influenciadas, e isso acontece até mesmo na internet. Ser a Globo emitir uma nota então, alí foi sancionada uma lei. O que eles vomitam a gente engole. A imprensa é tão mesquinha as vezes, utilizam de subterfúgios baixos por simples comércio. É pessoal… isso é comércio!!!! e notícia que vende é aquela que tem repercurssão nacional. É o que está acontecendo. De repente, quem reclama poderia ir pro Rio de Janeiro experimentar a segurança de lá.. só não vão de helicoptero pois, os traficantes os derrubam. Pessoal, cinco elementos armados com um carro roubado e vocês ainda defendem? acham que são coitadinhos que sõ exilados pelo sistema? que nada.. são vagabundos da pior espécie… eles matam nossa família.. roubam nosso dinheiro… e os policiais? o que eles representam? apenas homens fardados que matam? Não.. eles representam pais de famílias que saem todo dia para trabalhar sem ter a certeza de que vai voltar pra casa.. E O DELAZARI??? ACHAM QUE ELE SE PREOCUPA CONOSCO? QUE NADA… ELE SE PREOCUPA COM SUA POLÍTICA.. OU VOCÊS ACREDITAM QUE ELE ESTÁ ONDE ESTÁ PORQUE É UM ESPECIALISTA EM SEGURANÇA?
    QUANTA IGNORÂNCIA!!!!!!!!!!!!

  23. Capiau do Parque Industrial Responder

    Ei, vamos com calma…Eu tenho idade suficiente pra lhes dizer que conheço a história da nossa Policia Militar, sei o que ela representa para a nossa sociedade. Então sr Aloisio, perceba que eu critico o policial bandido dentro da corporação, assim como sabemos que tem bandidos dentro do serviço público, na iniciativa privada, na saúde pública e privada ou o dentista que arrancou todos os dentes do menino especial em Brasilia não é bandido? Oras, veja que os policiais, sengundo investigação, prenderam os rapazes que estavam no carro roubado e os levaram para um “passeio sem volta”, não houve troca de tiros no local do acidente, quero que se pense a respeito disso, pois amanhà pode acontecer com alguem proximo da gente e, é fato que houve execução sumária. Será que não te ocorre sr. Aloisio que esse detalhe tem importancia fundamental para que a gente perceba que não foi uma simples troca de tiros entre bons policias em serviço e bandidos. A própria PM se encarregou de tomar atitude louvavel com relação ao acontecido.

    Eu tenho parentes que servem a PM, oficiais e soldados, portanto eu queria dizer que conheço o sofrimento e a angustia de uma familia de policial militar.

  24. Bom.. que vi na mídia o carro era roubado, andaram um bom trecho.. se estavam armados podem ter jogado fora… menos uma coisa para responder.. esquecemos que bandidos também pensam.. tem diplomas.. atuam na politica.. e assim vai…

  25. POLICIAL REVOLTADO Responder

    contunuo assinando em baixo aquilo que disse.CAPIAU…. ALIAS NAO FOI TOA QUE O SENHOR GOVERNADOR REQUIAO,PROIBIU POLICIAIS TIRAREM DO LOCAL PESSOAS BALEADOS ….PARA QUE FOSSE TOMADA TAL PROVIDENCIA…..E PORQUE JA HOUVE CASOS SEMELHANTES….PORQUE NAO DEIXARAO OS MENINOS NO LOCAL ONDE FORAM MORTOS?….MAS TUDO BEM !!!!NAO EXISTE CRIME PERFEITO , TANTO QUE A VERDADE ESTA VINDO A TONA. DORA….UM CRIME NAO JUSTIFICA O OUTRO….ULTIMAMNETE O POVO ESTA MAIS COM MEDO DA POLICIA DO QUE O BANDIDO….POLICIA MAL PREPARADA….

  26. O CAPIAU, E SEU FOSSE SEU FILHO OU FILHA QUE ESTIVESSE SIDO ESTUPRAO(a) POR CINCO ANJINHOS COMO ELES, O QUE VOCÊ FARIA?

  27. Ola pessoal vc’s pensam que e Facil , mas não é e dificil, lidar com a sociedade demagoga que nós temos, pois elogiam a Minha ou melhor a nossa GLÓRIOSA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ e depois metem o pau nela, mas quando precisam ligão para o 190 “PEDINDO SOCORRO” casos assim acontecem não so aqui, mas em todos os estados não vamos crusificalos … pois nossos irmãos tbm tem família ….

  28. POLICIAL REVOLTADO Responder

    Meu amigo ….se meu filho ou filha fosse estrupada vou buscar os meios legais,…agora, nao vou pegar uma arma e sair por ai matando …,e fazendo justiça com as proprias maos…pra que
    justiça.?,pra que juizes? pra que ministerio publicoa.? Tudo indica que essas pessoas estao achando certo e executar mesmo. AMISGOS VIOLENCIA GERA VIOLENCIA. NAO FOI PRA ISSO QUE ELES POLICIAS TIVERAO TREINAMENTO,FIZERAM ESCOLA DE POLICIA ,PRA SAIR POR EXECUTANDO PESSOAS COMO SE FOSSEM OS DONOS DA VERDADE.E ABUSANDO DE PODER DE TER UMA ARMA.

  29. CASO DE POLICIA Responder

    VAMOS ELOGIAR A VERDADEIRA POLICIA….AQUELA QUE PROTEGE AS FAMILIAS……COM CERTEZA NAO E DEMAGOGIA …..MAS VAMOS EXCLUIR MAOS POLICIAIS …PORQUE POLICIAL QUE PRATICA UMA EXECUTAÇAO COM CERTEZA E UM BANDIDO ATRAS DE UMA FARDA

  30. A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ É COMPOSTA EM SUA GRANDE MAIORIA DE PESSOAS HONESTE, QUE PRIMAM POR UMA VIDA DE RETIDAO, MAS, COMO TODA EMPRESA DE GRANDE PORTE POSSUI FUNCIONÁRIOS QUE NAO CUMPREM SUAS REGRAS, OBRIGAÇOES. VARIOS SAO OS REQUISITOS PARA QUE UMA PESSOA POSSA PERTENCER AOS QUADROS DA CORPORAÇAO, VISANDO EXTRAIR O MELHOR DA SOCIEDADE. CONTUDO MUITOS PASSAM E ADENTRAM, CABE A PM QUANDO DETECTAR ESSES ELEMENTOS APURAR E SE FOR O CASO EXCLUIR DE SEUS QUADROS. VEJA QUE AS INVESTIGAÇOES FORAM FEITAS PELA PROPRIA PM, E NAO BUSCOU PROTEGER E SIM APURAR, JÁ DEMOSNTRA UMA HONESTIDADE.

  31. Não sou policial e honestamente não gostaria de ser, afinal de contas quem gostaria de por sua vida em risco ganhando um salário vergonhoso, defendendo os interesses públicos para depois ser julgado por qualquer hipócrita e “bunda mole” que se acha no direito de crucificar sem mesmo conhecer os fatos. Porque ninguém pergunta como o veiculo foi roubado, se houve violência na ação. Isso ninguém quer saber? E quanto as milhares de famílias que são vitimadas por vagabundos disfarçados de viciados, quem perguntou se houve direitos humanos para proporcionar conforto a elas. No Brasil só existe direito para o infrator, ninguém se pergunta o que a vitima sofreu. CONCORDO PLENAMENTE COM AS MANIFESTAÇÕES DE PAULO E ALOISIO, SOMENTE QUEM JÁ PASSOU POR UMA AGRESSÃO SABE O QUE É, PODENDO ASSIM JULGAR. Chega de impunidade, bandido bom é bandido morto.

  32. POLICIAL REVOLTADO Responder

    E DIFICIEL AS PESSOAS ENTENDEREM ….O X DA QUESTAO E…..EXCLUIR MAOS POLICIAIS…NAO SIGNIFICA QUE ESTEJAMOS PROTEGENDO BANDIDOS….O NOSSO AMIGO CAPIAU I.. FOI BEM CLARO…..PRENDER E ENTREGAR A JUSTIÇA…..IMAGINEM VOCES SE A MODA PEGA…E POLICIAIS DESSE PREPARO SAEM EXECUTANDO COMO SE FOSSEM O DONO DA RAZAO…..SINCERAMNETE SAO PESSOAS FRIAS….O FATO DE SER POLICIAL NAO QUER DIZER EXECUTAR…… NO MEIO DESSES MENINOS TINHA UM DE 14 ANOS ….17ANOS …..WALTER .. TENHO PELA NOSSA POLICIA MILITAR E CIVIL O MAIOR RESPEITO,POIS SAO ELES QUE CONFIAMOS A NOSSA SEGURANÇA …..MAS POLICIAL CORRETO … NAO POLICIAL QUE PRATICA UMA EXECUÇAO…SEI QUE NAO FOI ESSE O ENSINAMENTO E TREINAMENTO …..A NOSSA ESCOLA DE POLICIA E BEM PREPARADA .

  33. POLICIA MILITAR PRINCIPALMENTE ASPIRANTES APRENDEM A BRIGAR COM POLICIAIS CIVIS, PORQUE PENSAM QUE SÃO “OTORIDADES”, POR ISSO QUE DÁ ESSAS NHACAS.

  34. Mais uma vez o povo julgando sem informações…. os “meninos” tinham mandado de prisão por homicidio e estupro, duvido que se alguem aqui, já condenando os policiais, tivesse um familiar vítima de um desses crimes defenderia, assim como duvido que sairiam de madrugada correndo atrás desse tipo de meninos, colocando a própria vida em risco….
    Mais uma situação, ainda nada foi provado, como meu comentário é tardio, todos devem ter visto com os próprios olhos o vídeo no alto da glória com os “meninos” baleados e sendo colocados na viatura em um canal policial, agora pergunto: cadê as desculpas as familias dos policiais????

  35. Primeiro, os jovens não eram bandidos, foi armação policial, nada ficou comprovado.Segundo, não vejo diferença entre bandido e certos policiais, como o caso em tela.Terceiro, se os policiais reclamam das condições que vivem, deveriam arrumar outra atividade e também estudarem para subirem na vida.

  36. POIS E WELLINGTON Responder

    CADE AS DESCULPAS AS FAMILIAS DOS MENINOS EXECUTADOS????. POIS TODOS POLICIAIS JA FORAM INDICIADOS PELO MINISTERIO PUBLICO…..MAIS CEGO E AQUELE QUE NAO QUER VER …..PERGUNTO A VOCE …QUEM E O MAIOR BANDIDO? ESSES MENINOS ?????. E ESSA POLICIA QUE NOS PAGAMOS PARA A NOSSA SEGURANÇA????

  37. POLICIAL REVOLTADO Responder

    Realmente o WELLINGTON chegou com informaçoes bem atrazadas.e mal informado…O bom obsevador ,de imediato percebe o despreparo, a frieza com que esses policiais …,se e que merecem serem chamados de policiais …,porque na corporaçao ,tanto militar como civil , na sua maioria , sao compostas por bons profissionais. tanto que a corporaçao tomou providencias imediata……. As familias desses militares ,necessitam de maiores informaçoes a respeito de limites e obrigaçoes de um policial …CHUMBO QUENTE E VALA…, O que isso significa?….E X E C U T A RRRRRRR,…Portanto , cadeia pra esses policiais sim…,lugar de bandido e na cadeia…. nao venham manchar o bom nome daqueles que trabalham e lutam pela segurança nossa,….Para aqueles que tanto reclamam…. sai de retro, e vai procurar outra coisa que fazer, DIGO E REPITO …EXCLUIR MAUS POLICIAIS .

  38. Boa tarde a todos
    Primeiramente Luis, que não sabe nem escrever, escreveu com letra minúscula o seu nome.
    Vc viu nos laudos eram vagabundos e estupradores, seu vagabundo.
    E esse Wellington não sei das quantas, que desculpas que vc quer meu querido, claro que foram indiciados, pois o bonitão do secretário de segurança não faz nada estavam atrás dele de vários casos, como o caso da menina que esquartejaram e colocaram em uma mala na rodoviária, foram em cima dele fora outras casos que eu não vou perder o meu tempo de te explicar, que pelo jeito vc não é nada instruído, teve que pegar bodes expiatórios para poder se proteger.Infelizmente o mundo é feito de na maior parte de pessoas como vcs e o secretário de segurança,Que nunca vcs precisem da equipe de corajosos homens da Rotam. E espero que quando precisarem eles estejam por perto para calar a boca de vcs seus ignorantes.

  39. POLICIAL REVOLTADO Responder

    Ricardo ..,vejo que voce nao esta sabendo interpretar os comentarios…..primeiro trocou alho por bugalhos no comentario do wellington…..depois faz uma severa advertencia ao Luis,caso ele necessite dos corajosos homens da Rotam…..QUE SOMOS NOS QUE PAGAMOS OS SEUS SALARIOS….Portanto,e obrigaçao de servir a todos. Fica bem claro nas suas declaraçoes , que e um policial bastante nervoso e tambem necessita de um bom treinamento E FAZER UNS CURSOS PREPARATORIOS RELACIONADO A SUA PROFISSAO….Quanto ao Luis assino em baixo .quando diz que nao ve diferença entre bandidos e CERTOS POLICIAIS…Portanto nao esta generalizando .Tanto que os policiais ja estao indiciados pelo min.publico….Depois do julgamento se for provado que foi realmente uma execuçao.CADEIA NELES SIM,…

  40. Você que se diz policial de meia tigela revoltado, pra mim vc
    que não sabe o que esta falando.Com certeza fica atrás de uma mesa com medo de sair atrás de bandido.
    Seu ignorante.

  41. E mais uma o dito policial meia tigela revoltado, aprenda a escrever primeiro.
    Que instrução você tem ?
    Vá fazer um mobral, você e esse bando de ignorantes.
    Se diz policial, então tem acesso a ficha destes vagabundos de morreram.Só para começar dois deles mataram no dia 05 de setembro um cidadão curitibano, que tinha a ficha limpa e impecável, se quiser dou o nome dos familiares deste ser humano que faleceu na mão destes vagabundos.Crimes como estupro e outros mais, um deles tinha uma ficha de mais de seis crimes só neste ano.
    Leia todas as fichas depois nós conversaremos, se quiser pode ser até pessoalmente.ENTÃO NÃO VENHA ME DIZER QUE EU NÃO ESTOU SABENDO INTERPRETAR OS COMENTÁRIOS.

  42. POLICIAL REVOLTADO Responder

    R ICARDO,meu colega de trabalho,…primeiro quero pedir desculpas se ofendi voce…quero tambem desejar um feliz ano 2010….para toda a nossa classe policial….Lendo o seu comentario ,senti pela experiencia que tenho , que voce esta defendendo seus colegas, o que acho louvavel….Mas o que nos nao podemos Ricardo….e aceitar as atitudes que foram tomadas por eles,… Digo mais…….Eu torço muito, para que nos estejamos errados e que eles nao tenham praticado esse tipo de delito …,porque essa atitude e a mais covarde dos covardes ….EXECUTAR ….E NAO DAR O DIREITO DE DEFESA,…. Fico muito.,mas muito mesmo.. chateado .,triste em saber que meus colegas estao passando por isso ,e as familias.. tanto dos policiais ,como as dos rapazes ,que sao vitimas dessa desgraça,.. nossos colegas que hoje estao respondendo por essa barbarie,.. faltou a eles, melhor preparo,…melhor treinamento … esse secretario da segurança , que de segurança nada faz,..nada entende….,Senhor Reiquiao ..que tirou milhoes da verba destinada para segurança , ao inves de investir ,tirou o resto das migalhas ….Abraços Ricardo, e vamos torcer para que nossos colegas saim dessa roubada ,..e que o ano que vem , com a mudança desse governo tenhamos um melhor reconhecimento.

  43. Boa tarde policial revoltado, acho que vc esta equivocado novamente, quem começou atirando foram os bandidos, não a polícia. Se vc é um policial realmente e já esteve em confrontos, mas confrontos mesmo, com marginais e traficantes da pior espécie do mundo, vai constatar que não podemos esperar os bandidos atirarem, em primeiro lugar as armas deles, mesmo dos pés de chinelo, são melhores do que a da ROTAM, em segundo lugar quando matam um policial, nunca existiu na história da polícia uma reconstituição como fizeram destes vagabundos que morreram, foi usado mais balas de pistola do que les dão para a polícia poder fazer o seu papel. Infelizmente muito disso é incompetência do Governo e do secretário delazari, que nem vou escrever o nome com letra maiúscula, que nem vale isso. Não vou mais discutir com você, acho que vc andou verificando os laudos e as fichas destes vagabundos,pela sua última mensagem. Estão acabando com a ROTAM, com todo o tipo de equipes especiais que existem, e não importando se é vc ou quem quer que seja, que paga o salário dos policiais, o importante que damos apoio a população.E saibam todos vcs que a polícia e para servir com segurança e lealdade, e não para deixar levar tiros de vagabundos, delinquentes, traficantes e deixar estupradores ilesos.Desculpe se o ofendi em algum momento, não sei que direito de defesa queriam para esses vagabundos, como disse as fichas deles estão a disposição,para ver a extensa criminalidade deles.

  44. Boa noite a todos.

    Gostaria que todos pudessem perder dois minutos do tempo precioso para ler e analisar a carta de um amigo nosso do Pará.

    ‘ Sem comentários, não precisa explicar mais nada ‘ :

    “Carta de um Delegado para um bandido”!!! – 24/07/2009 17h03
    Senhor Bandido,

    Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, l, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos Direitos Humanos.

    Durante vinte e quatro anos anos de atividade policial, tenho acompanhado suas “conquistas” quanto a preservação de seus direitos, pois os cidadãos e especialmente nós policiais estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito as suas vítimas. Todavia, não cabe a mim contrariar a lei, pois ensinaram-me que o Direito Penal é a ciência que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.

    Questiono que hoje em dia você tem mais atenção do que muitos cidadãos e policiais. Antigamente você se escondia quando avistava um carro da polícia; hoje, você atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre será irresponsável em revidar.. Não existe bala perdida, pois a mesma sempre é encontrada na arma de um policial ou pelo menos sua arma é a primeira a ser suspeita.

    Sei que você é um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que não possuímos dependência digna para você se ressocializar. Porém, quero que saiba que construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.

    Quando você mantém um refém, são tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado. Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los. Mas se isso é seu direito, vamos respeitá-lo.

    Enfim, espero que seus direitos de l não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará. Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial.

    Dois colegas de vocês morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteção aos seus direitos. Rogo para que o inquérito policial instaurado, o qual certamente será acompanhado por um membro do Ministério Público e outro da Ordem dos Advogados do Brasil, não seja encerrado com a conclusão de que houve execução, ou melhor, violação aos Direitos Humanos, afinal, vocês morreram em pleno exercício de seus direitos.

    Autor: Wilson Ronaldo Monteiro – Delegado da Polícia Civil do Pará

  45. Ricardo…Concordo com voce e acrescento muito mais…mas o que esta dificiel para alguns entenderem é a questao que houve a execuçao sumaria…Eles deveriam prender e entregar a justiça,..Veja voce ,que a atitude tomada por esses policiais, esta claro a falta de melhor treinamento,…Ricardo, mais ou menos 25 anos atras ,na praça tiradentes ,aconteceu uma tragedia por falta de preparo de um delegado, que resultou na morte de um policial …houve ate comentarios que o policial foi morto com a arma dos proprios colegas…Perdi um grande amigo, colega e um grande profissional. AGENOR MARCOLA,… Deixou tres filhos ,e muitas saudades de seus colegas da COPE.

  46. anderson rossini Responder

    o fato de ter acontecido este massagre na região da capital é porque alguns oficiais do parana se titulam os intocaveis, onde a porpria corporação da pmpr em certos casos não coibem,não reprimem, o que é pior fazem vista grossa, preferindo esconder o despreparo de alguns oficiais e praças. existe também outra questão quando envolve oficiais como é o caso a corporação tenta protege pois se consideram a elite da policia e quando é praça de imediato ja apresenta a imprensa para informarem a população que não admite mal policiais na instituição.

  47. Anderson….voce mostra ser um policial preparado,…Tenho a certeza que os fatos que voce relata e a mais cristalina verdade …caso que citei do Policial AGENOR MARCOLA,meu grande colega e amigo , perdeu a vida numa operaçao fracasso…..Por cima faço um breve relatorio…..Delegado faz uma campana no horario de almoço,onde varias pessoas estavao dentro da lanchonete . ..trocas de tiros meio a multidao para prender um assaltante……Isso tudo na Praça Tiradentes….Imagine voce a barbaridade no que resultou ….A morte de um policial…..Pior , foi alvo dos proprios colegas….E logico que sempre a culpa cai nos pequenos.

  48. E incrivél o povo reclama que só tem bandido no Brasil..quando uns morrem todo mundo vai contra a polcias …da graças a Deus sao uns bandidos a menos na rua pra rouba carro e matar sem inocente…caraba….

Comente