Uncategorized

Se Aécio não quer, DEM exige a vice de Serra

SerraAecioDivulgacao

De Josias de Souza na Folha Online

A direção do DEM avisou à cúpula do PSDB: inviabilizada a chapa puro sangue do tucanato, não abre mão de indicar o candidato a vice.

Os ‘demos’ haviam cedido a vaga para facilitar a vida dos tucanos. Imaginara-se que, pressionado, Aécio Neves toparia ser o segundo de José Serra.

O governador de Minas refugou a oferta. Disse que, preterido como cabeça da chapa presidencial, prefere ir às urnas como candidato ao Senado.

A recusa de Aécio, feita em público e repisada em privado, levou o DEM a se reposicionar. Daí o aviso aos tucanos, feito na semana passada.

Nos subterrâneos, os ‘demos’ já discutem as alternativas de que dispõe. Não há na legenda um vice, por assim dizer, natural.

São três os nomes mais cotados para compor a chapa ao lado de José Serra, a essa altura tido como virtual candidato tucano à sucessão de Lula.

Integram a lista: José Roberto Arruda, governador do DF; José Agripino, líder do DEM no Senado; e Cesar Maia, ex-prefeito do Rio.

A escolha não será simples. A hesitação do PSDB a torna ainda mais complicada. A indefinição nacional fez avançar o xadrez estadual.

Arruda, Agripino e Maia encontram-se mergulhados nas articulações de seus respectivos Estados. A opção pela vice significaria uma guinada.

Candidato à reeleição, Arruda tem nos seus calcanhares o rival Joaquim Roriz, que acaba de transferir-se do PMDB para o PSC.

A eventual conversão de Arruda em candidato à vice-presidência da República entregaria a Roriz, de bandeja, o governo do DF.

Agripino almeja o retorno ao Senado. Dispõe de pesquisas que indicam que o eleitor do Rio Grande do Norte se dispõe a lhe restituir a cadeira.

Em 2006, Agripino medira forças com José Jorge pela posição de vice de Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano de então. Perdeu. Agora, diz não ter interesse.

Cesar Maia é candidato ao Senado pelo Rio. Dos três, é o que tem o caminho mais pedregoso a percorrer.

As pesquisas feitas por encomenda do DEM indicam que as duas vagas de senador pelo Rio serão definidas numa disputa renhida.

Além do ex-prefeito ‘demo’ estão no páreo Marcelo Crivella (PRB), candidato de Lula; e Fernando Gabeira (PV), que raspou na trave na disputa municipal de 2008.

Amigo de juventude do governador de São Paulo, com quem dividiu as agruras do exílio no Chile, Cesar Maia prefere Serra a Aécio.

Em tese, Maia seria um ‘demo’ talhado para ocupar a vice. O diabo é que o DEM olha de esguelha para Serra.

O presidenciável tucano empurra o anúncio de sua candidatura para março de 2010. O prazo legal para que deixe o governo paulista é 3 de abril.

A turma do DEM se pergunta: e se Dilma Rousseff crescer nas pesquisas e Serra optar, na última hora, pela segurança de uma candidatura reeleitoral em São Paulo?

Embora negada por Serra, a hipótese da desistência atormenta o parceiro. Daí a pressão para que o calendário do PSDB seja abreviado.

8 Comentários

  1. shosbam ponta grossa Responder

    É o Mineirinho esta coemndo pelas beiradas, e não duvidem que ele vai ganhar esta parada, ja se comenta que agregara inumeros partidos inclusive da base do Governo em quanto o Serra não conseguiu ultrapassar a barreira do 40 a 45 5 das pesquisas sai bem mais morre no meio do caminho enquanto o mineirinho tera muito mais chances de ultrapassar os 50 % nescessario para uma vitória Tuacana

  2. V.Lemainski-Cascavel Responder

    O Senador Álvaro Dias seria uma boa opção a vice-presidência.. É o senador que mais se destaca no Congresso, foi governador do Paraná, tem o nome limpo e é conhecido nacionalmente. Já que o Aécio faz “cú doce” e só pensa em interesses próprios… Defendo que o vice deve ser do mesmo partido do presidente, pois mantém a continuidade dos programas,não aumenta a vidraça e causa menos confusão. Também sou contra a reeleição para cargos no executivo.

  3. Só o Serra tem condições de colocar este PSDB nos eixos, e justificar a sua fundação 1988 que era do centro para a esquerda e hoje não tem identidade……..

  4. olha só do que a politicagem é capaz!!!!!
    imagine se esse cara ganhasse a eleição….
    valha-me deus…..

  5. PAULO SERGIO MOREIRA Responder

    Coitado do DEM!
    Pleiteando a vice de novo.
    Nasceu pra ser APÊNDICE POSTERIOR DO CORPO DE ALGUNS ANIMAIS.

Comente