Uncategorized

Lula monta operação para proteger Dilma do desgaste do apagão

LulaDilmaMarcelloCasal2
De Josias de Souza na Folha Online

Lula mobilizou os operadores políticos do governo numa operação destinada a proteger a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Tenta-se evitar que o apagão contagie a candidatura presidencial de Dilma.

Acionados pelo Planalto, os líderes do governo se mobilizam no Congresso para evitar a convocação de Dilma. PSDB e DEM tentarão aprovar na Comissão de Infraestrutura do Senado requerimento do líder tucano Arthur Virgílio (AM).

Pede a presença de dois ministros: Dilma e Edison Lobão (Minas e Energia). A depender de Lula, só será admitida a presença de Lobão. Dilma tomou chá de sumiço ontem, dia em que o governo buscava explicações para o breu. Uma precaução adotada para evitar que a voz da ministra soasse em público antes que o governo dispusesse de explicações palusíveis.

Lula abespinhou-se com o excesso de entrevistas e a escassez de dados objetivos. No início da tarde, ordenou que só Lobão falasse pelo governo. Para revestir a decisão de lógica, argumentou-se que energia é assunto da pasta de Lobão. Trata-se de entendimento novo.

Apadrinhado de José Sarney (PMDB-AP), Lobão foi à Esplanada como um neófito energético. Dilma sempre mandou e desmandou no setor.

A cadeira de Lobão foi ocupada por Dilma entre 2003 a 2005. Nesse período, a ministra reordenou o sistema elétrico do país.

Há duas semanas, em 29 de outubro, Dilma concedera uma entrevista ao programa “Bom Dia, ministro”, da Radiobras.

Não só discorreu sobre energia como foi categórica: “Nós também temos uma outra certeza, que não vai ter apagão”.

Por quê? Segundo Dilma, diferentemente do que ocorrera sob FHC, o governo voltara a “fazer planejamento”. Realizara os investimentos necessários.

Em relatório aprovado há pouco mais de três meses, em 22 de julho de 2009, o TCU anotara coisa diversa.

O autor do texto é o ministro Walton Alencar Rodrigues. Ele relatou uma auditoria feita no Ministério de Minas e Energia entre 26 de maio e 4 de julho de 2003.

Nesse período, Dilma ainda respondia pela pasta. O TCU moveu-se com dois objetivos.

O primeiro foi o levantamento dos custos do apagão da era FHC. Coisa de R$ 32,2 bilhões, segundo as contas do TCU.

Embora tivesse como motivação o blecaute tucano de 2001, a auditoria mirou um segundo objetivo.

Analisaram-se as providências que, sob Dilma, a pasta de Minas e Energia adotara para evitar novos apagões.

O tribunal não encontrou irregularidades passíveis de punição. Porém, anotou no acórdão recomendações que conduziam a uma conclusão:

O Brasil não estava livre do risco de se confrontar novamente com o breu. Em julho passado, depois de aprovado em plenário, o texto foi enviado à Casa Civil de Dilma.

Na peça, o TCU pôs em dúvida a capacidade do governo de evitar novos apagões. Apontou falhas de gestão no setor elétrico.

Instou a Casa Civil a verificar “a adequabilidade da estrutura organizacional, física e de pessoal do Ministério de Minas e Energia…”

“…da Empresa de Pesquisa Energética e da Agência Nacional de Energia Elétrica”. Para quê?

A fim de rever “o planejamento, expansão, regulação e desenvolvimento do setor elétrico nacional”.

Aconselhou-se a realização de “melhoramentos” capazes de “mitigar os riscos futuros de uma crise energética”.

É esse tipo de “interferência” que o governo deseja evitar que o TCU continue produzindo. Por isso discute um projeto que limita as atribuições do tribunal.

Ironicamente, Lula recebeu nesta quarta (11) o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. Agendada na semana passada, a audiência caiu no dia pós-apagão.

Fumou-se um momentâneo cachimbo da paz. Lula prometeu ao interlocutor que não adotará nenhuma medida anti-TCU antes de ouvi-lo.

Em movimento previsível, a oposição serve-se do novo para desmerecer a fama de gestora competente que é associada a Dilma.

Afora o requerimento de convocação da ministra, tucanos e ‘demos’ revezaram-se na tribuna. Líder do DEM, Agripino Maia deu o tom: “Dilma é responsável pelo apagão”.

27 Comentários

  1. E VAI NOS PROTEGER DA MINISTRA GUERRILHEIRA E ASSALTANTE DE BANCO? ISSO TUDO EM NOME DA DEMOCRACIA, ME ENGANA QUE GOSTOOOOOOOOOOOOOO

  2. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Na hora de dar entrevista para ciriticar FHC e dizer que no país não haveria mais apagões, estava cheia de razões fictícias.
    Agora que deu o apagão e nem sequer têm uma explicação, foge.
    O que o país menos precisa nesses momentos é de gente covarde…

  3. No Congresso pode ser que ele consiga, mas já não consegue proteger dos 60 milhões de brasileiros que ficaram sem luz, e nem dos outros milhões que se solidarizam com estes.

    O setor energético é estratégico e precisa de pessoas competentes.

    É um absurdo entregar a energia nas mãos de uma guerrilheira!

  4. O caminhoneiro e o patrão frotista sabem do estado das nossas rodovias e os exportadores e importadores sabem do estado dos nossos portos e aeroportos. Malha ferroviária minúscula e sucateada. Transporte hidroviário que não sai do papel. Saneamento básico privilégio de castas. Déficit habitacional crescente. Saúde doente. Corrupção blindada e fiscalização desdenhada. Educação e cultura nos últimos lugares da fila. Setor energético de pires na mão à espera de investimentos desde o tão criticado apagão de 91. Me pergunto: Por conta de quê os índices de aceitação deste governo, do assamento da pretensa sucessora?

  5. Vigilante do Portão Responder

    Vale lembrar que a guerrilheira foi Ministra das Minas e Energia.
    Por falar em apagão, o JN de ontem deu a notícia de que o presidente Lula havia convocado uma reunião dos envolvidos com o sistema elétrico, depois retificou, dizendo que o Lula não havia participado da reunião.
    É sempre assim, quando a situação exige que se tome alguma medida, o presidente corre. Deixa por conta dos ministros e foge. Era hora do Lula bater na mesa e demitir os culpados pela C*gada do apagão. Sim não há outra explicação, foi falta de gestão, falta de comando, ou seja INCOMPETENCIA.

  6. Pra quem sempre julgou o FHC pelo apagão, fica ridículo colocar a cara pra explicar o que aconteceu, melhor se esconder.

    Pior ainda, não sabem o que aconteceu… O Lula se acha tanto, que desmerece ridiculamente o governo que o antecedeu, porém não faz a lição de casa.

    O problema do PSDB é desmerecer o governo do Lula, e o problema do Lula é achar que ele o PT são muito melhores que o PSDB. Pois bem, agora todos estão no mesmo patamar, como se nunca estivessem.

  7. Depois querem dizer que o Brasil não é um país racista, colocaram a culpa em TIJUCO PRETO…

  8. Ela, que já não tem brilho pessoal, logo será igual a uma lâmpada queimada neste apagar das luzes do governo Lula!

  9. Carlos-Curitiba Responder

    Foi o TEMPO mesmo, mas na verdade é TEMPO desses ministros de meia tijela pedirem demissão!

  10. Acho que tem que blindá-la mesmo pq qdo ela vem a público é um desastre. Ontem ao se defender do apagão preferiu internacionalizar o nome: bleckaute que segundo ela não é a mesma coisa. Enquanto isso, sua veemência era tão grande que dava a impressão de que iria descer do pulpito e nocautear meia dúzia dos presentes. Mas de toda forma sempre é válido lembrar: o Ministério da Energia é domínio de quem mesmo??? Dele sim que vem fazendo uma estripulia atrás da outra. Essa é mais uma. Tenho que admitir que estamos mesmo bem ranqueados mundialmente: as mulheres mais bonitas, temos representante ilustre na lista dos mais poderosos (33ºlugar! mas atrás do chinês, vejam só!) e por fim o 2º maior apagão do mundo, logo atrás da Indonésia. Somos o máximo!!!!

  11. Nos tempos da ditadura, a imprensa só podia falar o que a interessava ou não a contrariava. Tarefa fácil para os cooptados componentes da imprensa.

    Era a CENSURA.

    Nestes tempos da democracia e livre expressão, onde a imprensa pode falar o que quiser, com 90% (?) da difusão de mídia, fora Internet, continua limitado a falar só o que interessa ou não contraria os mesmos interesses daqueles tempos…

    É a auto-CENSURA, pois não há democracia dentro da imprensa. O que existe é uma “missão” conservadora de poder político-econômico, não há diversidade saudável de opinião e informação.

    Na midia brasileira só prospera quem estiver alinhado com os donos. O “publisher”, os editores, os “colonistas” e repórteres, muitos recebendo seus “por fora” via assessorias de imprensa, fundações, agências de propaganda e outros instrumentos.

    …e isto estaria ficando ainda mais grave,

  12. Dois vagabundos juntos fugindo da responsabilidade…..
    hoje os jornais trazem os ínfimos investimentos do setor elétrico no último ano….

  13. Dagmar Servia Radical Responder

    Pé vermelho.

    Quando se fala que o Norte e o Nordeste são os atrasos do Brasil, tem gente que fica nervosinha.
    Mas a verdade é uma só. Se dá tudo para aquela gente, em vez de ensinar como conseguir. Todos sabem que o nível intelectual é baixíssimo infelizmente. Então a partir do momento que não há como conseguir de outra forma, e ganha-se tudo, é lógico que o semianalfabeto vira Deus.
    Só que ninguém tem a coragem de dizer isso.
    A mídia ganha muito para falar bem, ela vive disso.

  14. SUGIRO CRIAR UM NOVO PAÍS, COM OS 3 ESTADOS DO SUL E O MATO GROSSO DO SUL, SERÁ EXTREMAMENTE FÁCIL FAZE-LOS ACEITAR, É SÓ CORTAR A ENERGIA PARA O RESTO DO PAIS QUE ELES ABREM AS PERNAS E NÃO HAVERÁ EXÉRCITO OU OUTRO PODER CAPAZ DE DETER-NOS.

    CHEGA DE TRABALHARMOS PARA SUSTENTAR UM BANDO DE MALDITOS COMO O LULA E SEUS 300 LADRÕES COM BOLSA MARACUTAIA E AFINS.

  15. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

    O País continua sem infraestrutura de auto estradas velozes,, portos modernos com alta tecnologia (estamos no tempo de ainda exportar açucar em sacaria), metrôs, trem bala, fronteiras abertas, contrabando solto, mais de 600 mil criminosos soltos nas ruas.

    Só dar atenção “ao social”, com bolsa família, bolsa gaz, bolsa pró-jovem, bolsa pró celular, bolsa racial nas universidades, bolsa de corrupção etc., não vai funcionar. O povo vai perceber que está sendo enganado para votar na Dilma, e aí vem o desastre, pois vão perceber que estão sendo comprados com essas missangas para votar nela.

    O Governo Lula está começando a despencar, por falta de uma visão mais ampla da economia como um todo, pois na medida que melhora a condição social, precisa de mais infra estrutura geral, inclusive a eficiência ténica de aparelhos modernos, e no gerenciamento da distribuição de energia.

    O governo FHC e do Lula agora estão igualados na questão da energia elétrica. Um não investiu na geração de energia e o outro pecou pelo péssimo gerenciamento.

    A desculpa dos raios, do vento e da chuva forte , não pegou. Foi desmascarada. Não adianta a Dilma dar uma de machona. Assumam os erros. Deu um apagaão da incompetência e vai dar outros mais até as eleições.

  16. Na Democracia existe aqueles que são e participam do Governo e aqueles que são oposição. Engraçado é que quando o PT era oposição o APAGÃO se deu em função de falta de investimentos. Agora que é governo o BLECAUTE se deu em função de funções climáticas. A verdade que o País está carente de investimentos em todos os setores importantes como rodovias, hidrovias, portos, aeroportos e demais setores inclusive na geração e distribuição de energia elétrica. Assim sendo será que temos condições de sediar uma copa do mundo em 2014 e olimpíadas em 2016? Para os governistas o País está uma maravilha.

  17. Vocês tem lido as noticias da Venezuela sobre racionamento de eletricidade? Viram as idéias “geniais” do Chaves para resolver o problema?

    Pois então. É o futuro do Brasil se esses calhordas do PT continuarem empoleirados em Brasília.

  18. NO ESCURO É MAIS CARO RRSRSRSRSRSR..VÃO AUMENTAR O VALOR DA LUZ PARA PREVENIR O APAGÃO RSRS APOSTAM QUANTO?

    POR FAVOR…..UM ACOBERTANDO A SUJEIRA DO OUTRO…..

    ESSES DOIS É QUE DEVERIAM SER APAGADOS DA NOSSA MEMÓRIA POLÍTICA

    OHHHHHH CORJAAAAAAAAAA

  19. a Dirma é um extraterestre, cuidado éla esta amando do comando “KYITEPFXJ” e sua identificação “xhjiuty”.

  20. Luciferase Micom Responder

    CRIME SEM CASTIGO PASSO-A-PASSO disse:

    CONTRATE UMA EMPRESA PARA PRESTAR UM CONCURSO

    PAGUE A VISTA E DE A ELA A LISTA DE QUEM QUER QUE SEJE APROVADO

    DEPOIS DA PROVA MANDE DERRUBAR FIGURANTES NO TESTE PSICOLOGICO, PRONTO VOCE FEZ A CORRUPÇAO LEGALLLLLL

    A MSCONCURSOS PODE INFORMAR MELHOR COMO PROCEDER

    EXEMPLO:
    A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE – realizou CONCURSO PRIVADO para CADASTRO RESERVADO.

    liguei para a MSCONCURSO e eles disseram que fazem o que a CGTEE manda…

    (CANCELAMENTO DO TESTE FISICO E SOMA ILEGAL DE NOTAS DE PSICOTECNICO FAZEM CANDIDATOS RESERVADOS SUBIR NA LISTAGEM PARA NOMEAÇÃO)

    É NATAL, mas PAPAI NOEL não existe.

    Existe só PANETONES.

    http://forum.pciconcursos.com.br/cgtee-2009#ultima

Comente