Uncategorized

Para ironizar Caetano, Lula injeta latim em discurso

LulaCaretaAMar230
Do Josias de Souza na Folha Online

Lula abriu ontem um congresso de iniciação científica, em São Paulo. No discurso, falou sobre crescimento econômico. A alturas tantas, disse:

“A educação é condição sine qua non para o crescimento. Eu digo sine qua non porque, se o Caetano Veloso fala sine qua non, o Lula também pode falar”.

Trata-se de expressão latina utilizada à larga. Significa “sem o qual não pode ser”. O plural é sine quibus non.

Lula também citou Obama, personagem evocado por Caetano para compará-lo a Marina Silva. Caetano dissera: “Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo…”

“…Ela é meio preta, é cabocla. É inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem”.

E Lula: “Os EUA acham que são o País das oportunidades. Somos mais que eles…”

“…Agora eles têm um presidente negro, mas nunca um torneiro mecânico chegou à Presidência lá”.

Aproveitou para tirar uma casquinha de FHC, que o acusara de patrocinar o “autoritarismo popular” e tachara o lulismo pós-Lula de” subperonismo”.

Disse que, ao deixar o Planalto, vai torcer pelo êxito do sucessor. Inverteu o próprio bordão:

“Pela primeira vez na história desse país, um [ex] presidente da República vai torcer para o outro dar certo…”

“…Lamentavelmente, a prática histórica desse País é quem perde torcer para outro cair em desgraça…”

“…Eu, quando deixar a Presidência, vou ser o primeiro presidente a torcer e rezar todo santo dia para quem me suceder fazer muito mais coisas do que eu”.

27 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Falar, até papagaio fala. Saber o que está dizendo é bem diferente.
    Lulla é um arranjo de marketing ambulante, patrocinado pela grande imprensa que, abonada por altas verbas publicitárias, blindam o presidente e o colocam num pedestal. Pessoalmente reconheço que o presidente comunica-se bem com o povo. Entretando, como administrador é um fracasso. Salvo raras excessões, ua equipe é despreparada e produz muito pouco.

  2. Achamos que Lula está perdendo muito tempo com o “baiano”. Prá que se preocupar com uma pessoa que vive caindo no palco? Agora o comentário acima do V.LemainskCascavel está eivado de intolerância quando diz: ” Entretando, como administrador é um fracasso. Salvo raras excessões, sua equipe é despreparada e produz muito pouco”. Ô companheiro, produz pouco? Olhe onde está o país. Será que não consegue ver que houve avanços? Será que não consegue ver que houve mobilidade social, criação de emprego e renda, aumento no volume de exportações, pré-sal, conquista de respeito e participações nos mais diversos fóruns internacionais, aumento substancial de nossas divisas em dólares, passagem pela crise sem grandes sobressaltos, manutenção da atividade econômica em progressão (apesar da crise) e por aí vai. Isso para falar somente do cotidiano. O que lhe falta mais cascavelense?
    Sabe, temos que exercitar a crítica, sim, porém com olhar mais isento possível. Senão será a critica pela critica, tão simplesmente. Data vênia!

  3. Ao Presidente, so cabe ironizar mesmo. Esse Caetano. ex jovem rebelde agora velhinho trans viado…

  4. A elite gosta do homem, veja aí quanta coisa boa ele tem feito a eles. E viva a República Sine Qua Non!!

  5. MEU DEUS, QUE COMPLEXO DE INFERIORIDADE…………..
    POBRE INFELIZ DO PRESIMENTE MULLA……
    REPETIR PALAVRAS É COISA DE “INGONORANTE’…..

  6. Ih, o Caetano deixou o cara mais complexado.

    Não tenho a menor pena dele, não estudou por que não quis.

  7. Cada vez fico mais lulista e não abro.
    Para mim, Lula é um iluminado.
    Será que a patuscada não percebe que hoje Lula é uma das lideranças com mais crédito no mundo.
    A viagens dos lideres de Israel, Palestina e Irã não dizem nada para os tongos? E os encontros como o presidente da França e o primeiro minitro da Itália idem?
    Lula é um dos principais articuladores da paz no Oriente Médio e de uma política global para o meio ambiente.
    Será que o sem canudo, o retirante, o sindicalista e etc. não pode ser superdotado?
    Temos que parar de sermos idiotas.
    Temos que acreditar que o Brasil ja é uma potência e o nosso Presidente Lula é o cara.

  8. salete cesconeto de arruda Responder

    Lula não deveria perder tempo com o Caetano.
    Caetano tem tempo para decorar suas frases de efeito.
    Gosto dele como artista.
    Mas ele passa toda sua vida fazendo isso.
    Polemizar com o presidente é tudo o que ele quer.
    Nada além disso.
    Ou não!

  9. O Presidente Lula deve esquecer os comentários maldosos e continuar governando para todos os brasileiros, inclusive para os invejosos e os preconceituosos.

  10. Vigilante do POrtão Responder

    Duas formas diferentes:

    Na noite de terça, não se sabe ainda os verdadeiros motivos, houve um apagão em mais da metade do Brasil. O presidente ligou para o Sameck (grande entendido em eletricidade), dirigente da Itaipu, também mandou o paspalho do ministro das Minas e Energia (outro que entende como poucos de energia) dizer algumas bobagens, como a primeira versão, a de que ventos e tempestades tinham causado o proplema.
    No dia seguinte, uma reunião foi convocada, estariam presentes o pessoal da Itaipu, ONS, Ministério das Minas e Energia, ANEEL, Furnas, entre outros. Pasmem, o Sr LULA NÃO COMPARECEU.

    Ontem, desabou um viaduto que estava sendo construído no Rodoanel em São Paulo, também era tarde da noite, como no apagão, entretanto, oo governador Serra, apanhou o helicóptero do governo de SP e rumou para o local, avaliou pessoalmente a situação das vítimas e determinou as providências, convocou toda a equipe de governo para dar assistência aos prejudicados.

    Na administração pública podem ocorrer percalsos, como ym raio danificar a rede eletrica e gerar um apagão ou uma construção que desaba.

    A diferença entre os dois casos foi que o Serra se fez presente, enfrentou o problema, agiu como administrador público. Enquanto isso, o Lula fugiu do problema e levou com ele a Dilma, pois a candidata não deve se expor em acontecimentos ruins, só em inaugurações ou na distribuição de benesses.

    Dois dias depois, sendo que o ministro da área e a própria Dilma (ela não teve como escapar da imprensa) dizeram que o assunto estava encerrado, o Lula, percebendo que a versão oficial vai ser desmentida pelos técnicos, entrou em cena para dar uma novo rumo ao caso, dizendo que “precisa ser melhor apurado”
    Assim, não vai passar atestado de burro, deixando essa tarefa ao Lobão.
    Repito, a hora de bater na mesa e cobrar explicações, foi na tal reunião ocorrida no dia seguinte ao episódio. Aquela reunião, que segundo o Jornal Nacional, o Sr. Lula NÃO COMPARECEU.

  11. PREPOTÊNCIA
    O Problema do Lula (na verdade problema nosso) não é a falta de educação formal. Isto resolve-se com nossa capacidade de assimilaçao de conhecimentos fora da escola. Omaior problema é achar que nós somos analfabetos, é explorar o analfabetismo e a pobreza… é ser prepotente, autoritário, populista e alienante. É Lula na Terra e Deus no céu. Exatamente nesta ordem…

  12. Mas boa, boa mesmo do lula é aquela…

    Lula e Marisa passenado de carro nas imediações de Paris, e, em um cruzamento, um outro motorista querendo informação, diz:
    Per favore, parla itliano?…
    -Nenhuma resposta.
    Plus, do you speak inglish?
    -Nenhuma resposta.
    Parlex vous française?
    -Nenhuma resposta…
    Hablas Espanhol?
    Completamente sem respostas, o motorista arranca seu carro raivosamente…
    Marisa, em tom preocupado, se dirige a Lula…
    -Benhê… Precisamos entrar em uma escola de linguas!
    Lula, rápido no gatilho, retruca:
    Pra que benhê… Não viu aquele motorista, falou um monte de enrrolada e não consegiu nada!

  13. AVEMUS LULA!!!!!

    ELE DEVE SER VISTO A PROPAGANDA DO CHESTER E SE INSPIROU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Capiau do Parque Industrial Responder

    Certa vez ouvi Caetano dizer que só levantava da cama depois do programa da xuxa. Saltei de banda e guardei as bolachas do véio!

  15. “Cujus populis cujos religios”
    Só faltou eu acertar o meu latim.
    Galdino, por gentileza, traduza!

  16. Em tempo:
    “Cujus regio, ejus religio”: tal governo, tal religião. Ou, de maneira bem direta:Todo povo tem o governo que merece.
    Cansei de esperar a sapiência do galdino.

  17. Para aqueles que solberam nascer…escolher o que comer… tiveram tempo para saber… fica fácil dizer…não sabem o que é não ter…

  18. Dagmar Servia Radical Responder

    O sujeito já virou articulador da paz no Oriente Médio.

    EU DEVO ESTAR LOUCO.

    CHAMEM OS ENFERMEIROS DO PINEL POR FAVOR

  19. FAMÍLIA DE CAETANO PEDE DESCULPAS A LULA

    Quizumba na casa dos Velloso.

    Caetano Veloso ‘atirou’ no presidente Lula, chamando-0 de “analfabeto”, “grosseiro” e “cafona”, numa entrevista ao Estadão. Num é que o cantor terá de aguentar (e ouvir) também em casa?
    O irmão do cantor e compositor baiano emitiu nota com “um sincero pedido de desculpas” ao povo brasileiro, ao governador Jaques Wagner e, principalmente, ao presidente Lula. Quem revelou o teor da nota foi o jornalista Osmar Martins.
    Abaixo, o pedido de desculpas assinado por Rodrigo Velloso.
    “Venho a público esclarecer que a recente declaração, feita pelo cantor e compositor Caetano Veloso sobre o Presidente Lula, não expressa, em nenhuma hipótese, a opinião da família Velloso. Sua matriarca, Dona Canô, por meu intermédio, deseja se dirigir ao Governador Jaques Wagner, a todos os brasileiros e, principalmente, ao Presidente da República, com um sincero pedido de desculpas”.

    Rodrigo Velloso

  20. Aristoteles Souza Cruz Responder

    Caetano, se dis poeta escreve coisas bonitas, mas na realidade é um intolerante, porque não tem um terço do prestígio do presidente Lula, estudo nos dá cultura e informação, mas a verdadeira educação é pra poucos, pra min Lula é um dos melhores presidentes da história deste país hehehe!!!

  21. Lula possui defeitos como presidente, mas ler comentários ridículos, seja o de caetano ou de outros, dizendo que lula é ignorante…é brincadeira.

    O cara quando criança tomava tapa do pai na cara quando falava em estudar morando nessa miséria que é o sertão nordestino (quem é daqui sabe!) e chegou a presidente da república, cotado a uma vaga na ONU, 33º homem mais poderoso do mundo e admirado pelo maior, aplaudido de pé por economistas europeus, maior popularidade que um presidente brasileiro já teve. ganha milhares de reais só com palestras que dá pelo mundo.

    Só vou perguntar uma coisinha pra esses intelectuais:
    Inteligência é fazer um décimo disso que eu escrevi acima, ou ler um livro de gramática de 50 páginas?

    Acho que Lula é inteligente o suficiente pra saber que existem coisas mais importantes…

    Desculpem se escrevi errado, apenas transcrevi meu pensamento.

  22. Roberto Ferreira Responder

    Sou eleitor do Lula, e como os demais sempre me sinto ofendido quando o atacam. O Lula é assim, ou é amado ou é odiado, não importa o assunto nem a situação. Mas como seu eleitor devo confessar que já estou ficando de saco cheio de ter que defendê-lo. Depois dele apoiar o Coronel Sarney, dizer que as imagens do Arruda não significam nada, depois de todos os dinheiros na cueca, Genoinos e mensalões, mas sobretudo, depois que ele criou este voto de cabresto chamado Bolsa Familia… ele que se defenda! E quer saber ? É analfabeto mesmo! Não gostou ? Então tenha humildade e vá estudar, ao invés de passar para nossos jovens a idéia de que para se dar bem na vida basta ser “esperto”. E, Caetano… vá se f.(danar) você também !

  23. Cada dia percebo que política é paixão, independentemente do que se faça, então, não importa também o que se diga, sempre se vai defender a quem se é apixonado, por isso consigo entender que por mais que se faça, sempre é pouco, principalmente em nosso país, como um país em desenvolvimento, que por algum tempo mais parecia um país em regressão, tem muito a se fazer, mas não podemos querer que um governo em 10 anos mude tudo, inclusive uma cultura de corrupção, do “jeitinho brasileiro”, de cada um olhar mais pra si do que pra coletividade.
    Pela proposta do Lula ele está sendo tudo aquilo que se propôs, veio presidir um país de pessoas na sua grande maioria pobres e um bom governo democrático é o que preside para a maioria e pra esses ninguem pode dizer que não está sendo um bom presidente. Quando os abastados, que na sua maioria são os que entendem que Lula não é um bom presidente, esses talvez não consigam enviar aos paraísos fiscais os mesmos valores que antes enviavam, mas isso também precisava ser mudado, e claro, não tem como diminuir a tão sonhada redução da desigualdade social tirando de quem quase não tem para colocar no bolso de quem já tem muito e mesmo assim quer mais.
    Claro que Lula não é o presidente perfeito, este não nasceu, mas sei que ninguem consegue governar sozinho nem sua própria casa se sua família não cooperar para o crescimento e por isso continuaremos por décadas em desenvolvimento, se não voltarmos a regressão.
    O que sinto é que existe na maioria dos políticos, principalmente os da oposição, um sentimento de inveja, da fome do poder, da ganância, da completa ausência de compromisso com o povo brasileiro, com o país, ao contrário de Lula, que se mostra muito preocupado com quem mais precisam.
    O que admira é que mesmo os intelectuais não fazem uma comparação do que foi e do que é, não olha o país como um país de pobres, achando que o mundo inteiro é o seu mundo, que não existe favela, que não existe fome e que mesmo vendo nos noticiários, mesmo sabendo que algo tem que ser feito reclamam quando fazem, talvez porque de alguma forma houve um um ganho menor do que outrora em seu bolso, mas o bolo é um só, ou se divide ou muitos continuarão morrendo de fome.
    Na minha forma simples de pensar tudo é muito claro, é o MELHOR PRESIDENTE QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE, não consegue ser melhor porque não consegue governar sozinho, tem que ter alianças que demandam concessões, nem sempre mais vantajosas, mas é o mal necessário para conseguir dar continuidade a um projeto de comprometimento com o povo brasileiro que mais precisa de atenção.
    Muitos são os argumentos para tentar demonstrar que nada mudou, nenhum deles convincente, pois mesmo quando os noticiários dizem diferente, grandes chefes de governo, como Obama, entre tantos outros, reconhecer a figura de Lula isso publicamente, o que, NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, tinha acontecido, mas sei que pela paixão, pela ganância, os daqui jamais vão reconhecer isso.
    A educação melhor não é a das palavras, e sim, a do sentimento, e isso com certeza LULA tem, não precisando ser nenhum inteligente ou intelectual pra perceber, o que já me faz pensar que até a inteligência fica comprometida quando se trata do econômico ou se tudo não passa de uma extrema demagogia.

Comente