Uncategorized

Deputados prometem
abrir a “caixa-preta” da Fundação Copel

durval-amaral

O ex-presidente da Fundação Copel, Edilson Bertholdo, será ouvido nesta quarta-feira (18) durante reunião da Comissão de Fiscalização, às 10 horas.

O deputado Durval Amaral (foto) (DEM) acredita que será a oportunidade para abrir a “caixa preta” que se tornou a administração do fundo previdenciário dos funcionários da Copel. “O ex-presidente foi fortemente atacado pelo governador e tem muitas explicações a dar. Espero que ele traga informações sobre a situação das aplicações dos recursos da Fundação Copel”.

Sobre a possível criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, Amaral disse que é preciso dar um passo de cada vez. “Vamos ouvi-lo primeiro para depois darmos o próximo passo”.

O líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM), disse que são vários os questionamentos dos parlamentares “Ele terá que esclarecer para os deputados e para a sociedade o que acontece com a Fundação Copel. Queremos saber como fundo está sendo gerido. O porquê da aplicação no Banco Santos, que gerou prejuízo, além das negociações das ações do Previ (o fundo de previdência do Banco do Brasil) no Terminal da Ponta do Félix”, relatou.

Os deputados Durval Amaral e Élio Rusch apresentaram mês passado um requerimento para a convocação de Bertholdo. Um acordo com a Mesa Executiva definiu pela presença dele na Comissão de Fiscalização.

20 Comentários

  1. Não esqueçam de perguntar. porque foi aplicado recursos do fundo no Banco Santos que faliu, o testa de ferro era o Cid e o “Sarney amigo do Requião” teria participação….

  2. Entendo que pode haver serios problemas na Fundação Copel, mas ver Durval Amaral fasendo denúncia contra esta instituiçãi que foi quase “vendida” pelo governo anterior, com apoio total dele, como deputado, isto é no minimo demagogia nobre deputado.

  3. a Fundação COPEL é gerida e mantida pelos funcionários. a mensos que haja injeção de dinheiro público lá, nem deputado, nem governador tem que dar pitaco no que a fundação faz ou deixa de fazer.

  4. D.U.V.I.D.O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E FAÇO POUCO!!!

  5. FILET MIGNON Reply

    Gentem…. No balaio da COPEL… Tem muito gato… Mas, tanto gato que até os gatos desconhecem!
    Elementar meu caro… Rédeas soltas…. Tudo pode…. Tudo faz…. Uma hora a casa vai cair!!!!

  6. Excelente , mas deveriam primeiro abrir a CAIXA PRETA da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, com todas as denúncias já feitas, só verificar a lista dos Funcionários Efeivos que nem concurso fizeram, Garfanhotos, 500 Fantasmas, etc … limpem sua casa antes !

  7. Em todas as fundações, com raríssimas excessões, seus dirigentes fazem “negociatas”, na compra e venda de papéis e títulos de valores destas fundações, e recebem gordas comissões por fora e ficam ricos. O crime de estelionato corre solto no país, nestas fundações, e niguém descobre, porque tem uma explicação “técnica”, de erro de aplicação. O mercado caiu e a malandragem subiu. Se este as acusações do Requião forem comprovadas, que se ponha na cadeia estes ladrões do dinheiro dos funcionários da Copel. Cadeia para os ladrões.

  8. Não podem esquecer os senhores deputados também de abrirem a caixa preta do funrespol, pois é uma vergonha o desvio de dinheiro público com reformas fantasmas que estão ocorrendo nas delegacias de policia do estado. Uma empresa que faz reformas nos prédios da polícia civil pertence a um funcionário da propria policia civil que é lotado na cupula da propria policia. A empresa já foi beneficiada com centenas de reformas, sem licitação,pois a maioria delas em 99% é no valor de 7.900,00,e assim é isenta de licitar. Nesse mar de dinheiro desviado tem muitas gente que leva o “quinhão” para ficar de bico calado. os milhões lucrados de 2006 até 2009, já somam mais de 14.200.000,00. Tem delegacia que em um ano já foi reformada tres a quatro vezes. Não vamos abrir somente a caixa preta fundação copel. Vamos também abrir outras caixas pretas.

  9. Toda essa bandalheira começou na Fundação Copel depois que ela teve que se desmembrar da Copel e criou quadro próprio.
    Quandos os funcionários que trabalhavam na Fundação Copel eram concursados da Copel e emprestados para executar as atividades, havía maior controle nas aplicações e tudo tinha que passar pelo crivo da Diretoria da Copel e com isso tornava as coisas mais burocráticas e mais seguras e naquela época nunca se viu na Fundação Copel qualquer tipo de desvio ou roubo.
    Bastou a Fundação Copel ser privatizada que a bandalheira correu solto e continua até hoje porque contratam pessoas e serviços a bel prazer e a coisa acaba virando um balcão de negócios.
    Temos advogado que presta serviço na Fundação Copel e além de ter horário flexível e não bater ponto, ainda não chega a ficar sequer 1 hora na empresa e ganha muito mais que qualquer advogado que tem que ficar 8 horas diárias em qualquer empresa e tudo isso acredito que deve ser apurado e responsabilizado não só o Presidente da Fundação Copel mais também os seus diretores que tomam a maioria das decisões e quando sobra algum pepino como esse do Porto, enfiam o rabo entre as pernas e deixam o bobo do Presidente se lascar sozinho.
    Um que costuma fazer isso direto é o Diretor de Administração da Fundação Copel o Celso Andretta que comunga com um monte de coisas erradas na administração da Fundação Copel.
    Vão desde facilitação na contratação de parentes que jogam futebol com ele, até pagamento em duplicidade por função gerencial onde o gerente que está de férias e deixa outro como subistituto e os dois ganham o adicional e isso não é certo e deve ser apurado e responsabilizado.
    Existe também um grande comentário que rola faz tempo na Fundação Copel, onde um funcionário aposentado da Copel de ……………… que foi durante muito tempo Juiz Classista e representante sindical, por conta de apoios políticos foi contratado depois de aposentado para prestar serviço na Sede da Copel e dizem que quem pagava os seus salários era a Fundação Copel sabe-me lá de que jeito e isso eu também gostaria de saber se é verdade, tem que ser perguntado e apurado.
    Esse mesmo citado acima, atualmente é Secretário de Saúde em São José dos Pinhais.
    Também é importante informar que dentro da Fundação Copel existem sérios problemas de assédio moral e afastamentos ao trabalho, além de doenças ocupacionais devido esses problemas e ninguém faz nada, inclusive quando alguém tenta trazer a tona esses problemas, fazem reuniões no auditório da empresa e criam um quadro de pressão e ameaças sob os funcionários, inclusive sob o consentimento de todos os Diretores que ficam na frente do palco olhando, ameaçando e constrangendo à todos os funcionários tentando arrancar alguma informação, sem falar naqueles funcionários que são jogados pelos cantos por conta de serem mais firmes e não baixarem a cabeça.
    Caso vocês leitores tenham alguma dúvida, fiquem à vontade para procurarem não só os funcionários da empresa como principalmente aqueles que acabaram de se aposentar e constatarão todas essas coisas que estou apontando.( Já existem ações na justiça por conta desses problemas, basta apurar ).
    A empresa é séria mais quem a gerencia formaram uma grande família com seus interesses e quem se atravessar na frente deles eles destrõem de todos os modos possíveis.
    Enfim, vejo que os funcionários estão cansados e esgotados com todos esses episódios e penso que a empresa tem que ser oxigenada urgentemente antes que mais problemas começem a aparecer.
    Por favor Srs. Deputados apurem essas informações e confirmarão o que estamos dizendo.

  10. Vigilante do Portão Reply

    INDIGNAÇÃO TARDIA

    É falsa a indignação do Sr. Roberto Requião com a FUNDAÇÃO COPEL, aliás, há um erro de interpretação de que a Fundação é da Copel, na verdade ela pertence aos funcionários da Copel. É um fundo previdenciário como qualquer outro.
    Voltemos ao assunto, a indignação do governador é falsa, como de resto quase tudo que o Requião diz ou faz, explico:
    O caso aconteceu já tem uns 5 anos, só agora ele, o governador, resolveu tirar satisfações?
    E o pedido de CPI da Fundação, nem os governistas assinaram, trataram de desconversar. Será por medo que o Bertholdo conte as maracutaias da APPA para beneficiar certoscompradore do terminal portuário?
    Conta tudo Bertholdo, vamos ver a cara do Romanelli. KKK

  11. Na Verdade o Dep. Durval Amaral irá sentenciar assim:

    Viram? Se tivessemos vendido a Copel, isso não aconteciría!
    Uma vergonha esse Deputado (Sócio do Jeime) conduzir essa investigação!
    Ah!!!!!! O Berthodo além de Mala, é muito Burro, e deixou a ponta do rabo de fora.
    Quem irá puxar?
    Os Deputados, ou os Copelianos?
    OS DOIS !!!!!

  12. SYLVIO SEBASTIANI Reply

    Precisa abrir a Caixa-Preta da Asembléia Legislativa; primeiro, para os deputados terem moral para abrir as outras. Se precisar de ajuda, estou às ordens.

  13. EDGAR FREYGANG Reply

    …FICO PENSANDO: TODAS AS INSTITUIÇÕES E GRANDES EMPRESAS TEM O SEU CAIXA, ONDE AS FUNDAÇÕES GUARDAM O SEU DINHEIRO. FAZER REFORMAS NAS DELEGACIAS TRES A QUATRO VEZES POR ANO, ESTÁ NA CARA QUE ESTÁ HAVENDO MARACUTAIA. O QUE SE ROUBA NESTE BRASIL, É ALGO IMPRESSIONANTE E INACREDITÁVEL…ABRIR A CAIXA PRETA DA ASSEMBLÉIA É MAIS DO QUE UMA OBRIGAÇÃO. MUITAS SUJEIRAS ESTÃO MINANDO TODAS ESSAS COOPERATIVAS. NÃO DÁ PARA ENTENDER QUE O DINHEIRO DA COOPERATIVA DA COPEL TENHA IDO PARA UM BANCO PARTICULAR E FALIDO. SOMENTE TRABALHO COM O BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA. NUNCA TIVE PROBLEMAS. QUEM PROCURA ACHA. TODO O DINHEIRO DE COOPERATIVAS, DEVERIA, POR LEI, SER DEPOSITADO NO BANCO DO BRASIL OU CAIXA ECONÔMICA. PELOS MENOS ESTARIA GARANTIDO. NÃO ME CONFORME ATÉ HOJE A LEI CRIADA PELOS SENHORES SANGUESSUGAS (DEPUTADOS ESTADUAIS), DANDO-LHES UMA GARANTIA DE APOSENTADORIA, APÓS OS 4 ANOS DE MANDATO, MORDOMIAS E MUTRETAS. ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI OBTER INFORMAÇÕES DO AUTOR DESSE FAMIGERADO PROJETO. NO MÍNIMO É DE ALGUÉM QUE DESEJA VIVER NO BEM-BOM DEPOIS DE DEIXAR A ASSEMBLÉIA. UM ABSURDO E UMA VERGONHA SEM TAMANHO!!!

  14. Deplora porque o esforço não foi para ele ser nomeado para vaga do TCE… levou várias garrafas de vinhos caros para adoçar o bico de Mello e Silva, mas de nada adiantou… se tivesse sido nomeado, certamente estaria cobrindo elogios o coronel-mor da quinta comarca… no fundo, os políticos são todos farinha do mesmo saco… e, diga-se, farinha de péssima qualidade…

  15. Poderiamos abrir a caixa preta da URBS, aqui em CURITIBA, todos sabem que é uma coisa que todos da população sempre pediram, Galdino mostra que vc é um vereador correto e faça isso, ai sim vou acreditar que vc não apenas gosta de aparecer e trabalha de verdade!!!

    Honre os votos que ganho e vamos abrir a caixa preta da URBS!

  16. FILET MIGNON Reply

    Para o SÓ QUERO AJUDAR…

    Numa roda de conversas políticas em Caiobá na semana que se passou, ouvi de um interlocotor, que falando sobre a COPEL, assegurou a todos alí presentes que tem um diretor da COOPEL que é aposentado da casa e hoje detém cargo de diretoria, que está construindo em Santo Antonio da Platina, uma casa no valor de R$2.000.000,00 (dois milhões de reais), não falou o nome, porém, deixou nas entrelinhas que o cidadão é da diretoria financeira…
    Aí pode!

  17. Olá,
    Há outra coisa como fundação de uma empresa pública os funcionarios não deviam ser concursados?
    grato

Comente