Uncategorized

Bernardo garante apoio a municípios atingidos por chuvas

2009-1118 Reuniao Prefeitos Parana - IS (26)a_menor

De Brasília, a deputada estadual Luciana Rafagnin informou que a audiência dos municípios com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deu ótimos resultados.

O ministro garantiu o apoio do governo federal aos municípios do Paraná que decretaram estado de calamidade pública depois dos fortes temporais que se abateram sobre o Estado.

Bernardo esteve reunido com o vice-governador Orlando Pessuti, além dos prefeitos dos 39 municípios mais atingidos, deputados federais, estaduais e outras autoridades do Paraná que vieram a Brasília em busca da ajuda federal para fazer a reconstrução das áreas mais atingidas.

O ministro do Planejamento esclareceu aos prefeitos que o governo federal está empenhado em socorrer os municípios, mas alertou para o cumprimento das determinações legais exigidas para a liberação dos recursos pela Defesa civil. “Não temos como passar por cima das regras definidas pela Defesa Civil”, afirmou.

Bernardo ressaltou que já conversou sobre a situação dos municípios do Paraná com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que segundo Bernardo, garantiu agilidade para o reconhecimento federal do estado de calamidade dos municípios, condição necessária para a posterior liberação de recursos da União. Os prefeitos também conversarão com o ministro da Integração Nacional na tarde de hoje.

Paulo Bernardo garantiu que o governo federal “vai ajudar” os municípios paranaenses com o mesmo empenho e agilidade dispensados no caso de Santa Catarina que também sofreu fortes perdas com as enchentes recentemente.

Bernardo disse ainda que o mais provável será a edição de uma Medida Provisória para atender a esta emergência dos municípios paranaenses e esclareceu que o governo fará tudo de maneira “transparente e com critérios claros e definidos com relação ao montante de recursos que caberá a cada município”.

A deputada Luciana informou ainda que é necessário o reconhecimento estadual, bem como a conclusão do levantamento exato das perdas ocorridas. “O ministro Paulo Bernardo garantiu que tão logo chegue em Brasília a documentação necessária, o socorro do governo federal será prontamente realizado”, disse.

5 Comentários

  1. Será que vem junto com o pacote de auxilio às vítimas das enchentes de SC? Aquele que nunca saiu do papel?

    Ou vem junto com as benesses para países limitrofes (ou não). Estas costumam sair bem mais rapidas…

  2. O LULA ( Presidente da República) esteve na grande enchente no Vale do Itajaí Novembro de 2008 e prometeu ajuda e até hoje estão aguardando …

  3. Bom, se ele garantiu, tem que fazer !
    Senão sua candidatura será bem difícil, … mas ele tem poder e GARANTIU !

  4. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Ministro de Estado, quando é um pretenso candidato, faz favores com dinheiro público. O que ele está prometendo, se cumprir, é com nosso dinheiro. Fazer politica assim é coisa mais facil do mundo.Com certeza será candidato no próximo ano, sua esposa diz ser candidata ao Senado Federal, ele deve ser à deputado federal.Bem, esse dinheiro é para inicio de campanha, no ano que vêm vai gastar muito mais, dos cofres público.

  5. Sylvio… isso é medo ou inveja? Se cada ação do governo Lula e do ministro você falar isso vai ficar o dia inteiro em função disso. Esse governo mostra o que faz e faz muito…

Comente