Uncategorized

Fórum sobre sistema público de emprego, trabalho e renda

A Prefeitura de Curitiba promoverá, no próximo dia 7 de dezembro, o 1º Fórum Sobre o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no Salão de Atos do Parque Barigui. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba, em parceria com o Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT), estão organizando o evento, com o objetivo de discutir os aspectos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Nas palestras e debates será discutida a trajetória do Sine, sua importância e mudanças que possam facilitar cada vez mais o acesso da população ao sistema e discutir os aspectos técnicos dos programas do Ministério do Trabalho e Emprego. Serão debatidos os seguintes temas: Trabalho Decente, Intermediação de Mão-de-Obra e Qualificação Profissional.

Durante o encontro também será apresentado o resultado da Pesquisa do Emprego e Desemprego, feita pelo Departamento intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese, órgão que assessora o movimento sindical e possui parceria com a Secretaria do Trabalho, no projeto do Observatório do Trabalho.

“Esse fórum será uma grande oportunidade para que os conselheiros municipais do trabalho possam discutir políticas públicas, especificamente quanto as funções do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda dos municípios, visando a qualificação profissional e excelência no atendimento à população”, afirma o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi.

Para Luiz Adão Marques, presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, mais uma vez Curitiba é vanguarda nas discussões sobre geração de empregos, pois esse evento contará com a participação de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo municipal, sendo que foram convidados os conselhos municipais de todo o Estado.

O fórum terá a presença de Geraldo Serathiuk, ex-delegado do Trabalho do Paraná, que debaterá o tema sobre Trabalho Decente. O diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Renato Ludwig de Souza, falará sobre os programas de qualificação profissional.

Comente