Uncategorized

A última do Ibope

129_1130-murillo

De Murillo de Aragão (foto), cienstista político e presidente da Arko Advice Pesquisas.

A nova pesquisa CNI/Ibope mostra José Serra em melhor situação do que a pesquisa anterior da CNT/Sensus.

Um ponto em comum entre as duas pesquisas é o fato de que a popularidade do presidente Lula continua subindo.

A sondagem do Ibope foi realizada entre os dias 26 de 30 de novembro. De acordo com o levantamento, a avaliação ótimo/bom subiu de 69% em setembro para 72% em novembro.

A aprovação do presidente aumentou de 81% para 83% no mesmo período. A confiança no presidente Lula saiu de 76% para 78%.

A melhoria na avaliação do presidente e de seu governo deveu-se, principalmente, à atuação do governo na área econômica. Na área social, apesar de manter saldo positivo de aprovação, houve pioras consideráveis.

A aprovação do governo no combate à fome e à pobreza, por exemplo, caiu de 68% para 60%. Em segurança pública, o índice caiu de 42% para 38%.

Em saúde, a desaprovação aumentou de 54% para 57% e em educação, de 39% para 43%. Tais percentuais indicam que o governo deve estar atento a tais áreas para evitar uma piora futura na qualidade das percepções. A pesquisa traz boas notícias para José Serra (PSDB).

Além de continuar liderando, ele voltou a subir. Em setembro, Serra tinha 35% das intenções de voto. Hoje aparece com 38%. Dilma Rousseff (PT) também cresceu.

Passou de 15 para 17% no mesmo período. Ciro Gomes (PSB) caiu de 17% para 13% e Marina Silva (PV) de 8% para 6%. Aparentemente, o crescimento de Serra foi motivado pelas veiculações do programa do PSDB em cadeia de rádio e TV que foram ao ar ao longo de novembro.

Aécio Neves (PSDB), que dividiu a participação nos programas com Serra, não cresceu na mesma proporção. Serra e Aécio disputam quem será o candidato do partido ao Palácio do Planalto.

Quando o candidato do PSDB é o governador mineiro, os tucanos perdem a liderança. Ciro aparece em primeiro com 26%. Tinha 28% em setembro.

Dilma tem 20% ante 18% no levantamento anterior. Aécio subiu de 13% para 14% e Marina caiu de 11% para 9%. Outra boa noticia para Serra está no fato de que, entre os principais candidatos, é o que apresenta a menor rejeição: 29%. Dilma tem o maior índice (41%), seguida de Marina (40%).

A rejeição a Aécio é de 36% e a de Ciro é 33%. No quadro atual, José Serra continua sendo o candidato mais provável do PSDB. Dilma tem dois desafios: colar a sua imagem ao prestígio do presidente Lula e diminuir seu índice de rejeição.

No entanto, não sabemos se a pesquisa tratou de indagar se o eleitor votaria em um candidato de Lula, seja ele quem for. Tal pergunta pode fazer uma imensa diferença adiante.

Curiosamente, polarização PT X PSDB só se sustenta quando Dilma e Serra estão na disputa. Com Aécio, a liderança é de Ciro. É um cenário improvável já que Ciro declarou que jamais seria candidato contra Aécio.

Hipóteses a parte, o retrato do Ibope aponta Serra como líder e Dilma em segundo lugar. O que mostra que a campanha será uma parada dura. Tanto para Serra quanto para Dilma.

Para Serra o desafio será o de manter sua liderança sem um discurso claro de mudança. Para Dilma, a questão é saber se a transferência de prestígio de Lula e do governo vai funcionar a tempo.

8 Comentários

  1. TERRORISTA CANDIDATA PRESIDENT Responder

    O ATUAL “PRESIDENTE” DO BRASIL, SEGUNDO AS NOTÍCIAS DE HOJE, DECLAROU EM “DISCURSO” NO MARANHÃO QUE O POVO BRASILEIRO ESTÁ NA MERDA. E AINDA ANDOU PLEITEANDO, ANTES DO OBAMA, O PREMIO NOBEL DA PAZ. ELE TEM QUE PLEITEAR O PREMIO NOBEL DA “GUERRA”, ISSO SIM!

  2. Popularidade de chega 72% de otimo e bom, o que, segundo o Globope, é o ponto em que ele estava antes da crise que a urubóloga Miriam Leitão dizia que ia tragar o Brasil..

    Segundo o Globope – para quem acredita em pesquisas – o apagão, que a urubóloga Miriam Leitão anunciou como o Fim dos Tempos, nem arranhou a popularidade presidencial.

    Ou seja, o PiG (**) ladra mas não morde o Lula.

    O Globope também faz considerações sobre a campanha presidencial.

    O dono do Globope já disse que a Dilma não se elege.

    Logo, essas pesquisas sobre intenção de voto, que não valem nada, as do Globope valem menos ainda.

    Porem, cabe observar que na campanha de 2002, depois de desconstruir a Roseana Sarney com a ajuda do deputado agora tucano Marcelo Lunus Itagiba, Zé Pedágio precisava destruir o Ciro Gomes.

    Arrumou um vídeo – sempre um vídeo ! – em que Ciro batia boca com um provocador e tratou de divulgá-lo.

    Logo depois, apareceu uma pesquisa do Globope para anunciar que Ciro estava morto.

    Na época, este modesto blogueiro teve a informação de que o passador de bola apanhado no ato de passar bola (***), Daniel Dantas, foi um dos financiadores dessa “pesquisa”.

    Agora, está na hora de enterrar Aécio.

    E, por acaso, este Globope de ontem pode ajudar nessa ação desconstrutiva do Zé Pedágio.

    Como disse o Ciro, ele não tem escrúpulos – se for preciso, passa com um trator por cima da mãe.

    Ou, do mesmo autor, o Serra é mais feio por dentro do que por fora.

  3. A pesquisa é muito estranha. Ciro está em 3º lugar numa simulação e na outra está em 1º. Aí tem… Tratando-se de iglope tudo é possível, principalmente fraude. E considerando que a pesquisa é humilhante para o Aécio, acho que o Conversa tem razão: tem um dedo de vampiro nesta história. Espero que Aécio perceba a jogada e duele com o vampiro até a morte

  4. O Brasil é o país da piada pronta mesmo! O Presidente atual, que é de Esquerda, tem aprovação de 80% e na mesma pesquisa constata-se que seu candidato opositor, de Direita (com idéias e objetivos opostos), continua subindo.

  5. Saiu no UOL: Aécio elogia Lula e pressiona Serra.

    Quer o candidato já !

    Percebe-se aí uma incongruência: se o Zé Pedágio é o líder absoluto das pesquisas, por que ele não diz logo que é candidato ?

    Ou nem ele acredita no Globope ?

  6. salete cesconeto de arruda Responder

    Se o Lula fosse o FHC e o PT fosse o PSDB teria cheiro no ar de negociação de terceiro mandato para o príncipe.
    Graças a Deus que LULA É O QUERIDO SAPO BARBUDO democrático antes de tudo.
    E por favor:
    Não façam da MERDA uma grande MERDA que não vale a pena!
    Lula só estava falando da MERDA – mesmo!

  7. Depois do caso arruda, o vice do Serra vai ser o Aécio, o Ciro não concorre e é só esperar outubro chegar e ir lá votar neles. Simples assim!!!

Comente