Uncategorized

O cada vez mais precário serviço da Copel

Que os serviços que a Copel presta aos consumidores paranaenses são muito inferiores hoje aos de 10 anos atrás – só para citar uma baliza – não há dúvida.

As quedas de luz, ou mini-blecautes, estão aí mesmo para quem quiser comparar. E a presteza dos serviços, então? Não há atenção ao consumidor.

Vejam o caso de um consumidor pessoa jurídica, de Piraquara: assustado com a alta de sua conta mensal, fora da média histórica, a entidade jurídica protocolou reclamação (número 83 42 50 63) em 24 de setembro.

Quase três meses depois, o usuário continua a ligar diariamente reclamando que a empresa não foi apanhar o relógio medidor de consumo, como prometido, para fazer perícia.

Criada em 1954, a empresa será que ainda pode se ufanar de ser um modelo para o país. Ou só vale mesmo é para alimentar acusações e aleivosias contra desafetos do reinante (ainda) governador?

O consumidor que se lixe. Protocolar reclamações, na Copel, fazem parte da engrenagem do marketing.

Até 2010.Graças.

30 Comentários

  1. Exato, perfeito o timing desse post.

    Só para não ficar no seu exemplo, em duas fábricas nossa as quedas de energia são constantes. Em uma, praticamente todo dia falta luz por 5 a 15 minutos.

    Na outra as quedas duram três, quatro, oito horas até. No começo achei q fosse o tempo, mas tem sido tão constantes ultimamente, que comecei a registrar protocolos e reclamações.

    Vou registar mais alguns, e depois partir pra aneel.

    A copel anda uma merda. de que adianta me cobrar 10% a menos na luz, se nao investe mais, e acaba ocorrendo como no ultimo mes, quando foram 12 horas nao trabalhadas, de um total de 176, causando um prejuizo imenso, com trabalhadores parados e entregas atrasadas.

  2. Parreiras Rodrigues Responder

    Estou aguardando a volta do meu advogado, para acionar a empresa. Um pouco tarde demais aprendi que quem não luta pelos seus direitos não merece tê-los.

  3. O que a Copel, sabe fazer é cobrar, venceu o segundo talão ela manda uma empresa terceirizado e corta, não avisam, não pergunta se tem alguem usando da luz como computador, refrigerador, inalador para pessoas que precisam de uso continuo. Simplesmente cortam. Um ato desumano, quem atrasa não é por que quer. Mas a copel da tal “Luz Fraterna”, onde eu não conheço ninguem que tenha ou usuflua aqui em Curitiba. Chega de mentiras.

  4. O que era orgulho dos Paranaenses, virou um pesadelo, ninguem confia mais na Copel. E Sanepar, Secretaria de Agricultura, que alardeou Aftosa, no Parana, nunca comprovado, com prejuisos de milhoes aos pecuaristas e aos seguimentos do leite, fica tudo como esta, ninguem e respomsabilizado

  5. APAGÃO NO ATENDIMENTO Responder

    TENHO LIGAÇÕES PARA AVISAR FALTA DE LUZ PÚBLICA E FIQUEI DURANTE 34 MINUTOS HOUVINDO A MALDITA GRAVAÇÃO.

    CORTAR LUZ NA VILA PINTO OS TERCEIRIZADOS NEM CHEGAM PERTO, MAS CORTAR A LUZ DO CIDADÃO COMUM ELES VÃO COM TUDO PRA FATURAR A COMISSÃO.
    FALTA DE RESPEITO.
    FALTA DE LUZ.
    FALTA DE CONSIDERAÇÃO.
    FALTA TUDO!!!

  6. Minha vizinha, idosa de 79 anos teve sua conta aumentada de um consumo medio de 60 para 230 kws no mês de novembro. Procurei a Copel e tive dificuldade para resolver a questão, parece que estão ‘se lixando” para com o consumidor. Dona Zenira vive com R$465,00 e teria de pagar R$100,00 p/a Copel INDEVIDAMENTE.

  7. A Copel é uma das razões pela qual não voto no Requião de jeito nenhum. Poxa, o Cabral, diretor do Conselho de Administração e o Giraldi presidente da Copel são figuras conhecidas na cidade…

    A Copel precisa ser gerida por técnicos!!

  8. Não somente a Copel e a Sanepar então. O atendimento está uma calamidade pública. Controle de qualidade da água inspira preocupação. Também politizaram todos os cargos decisorios e é fato, politicagem com qualidade não andam na mesma direção.

  9. Sr. Campana, posto a seguir comunicado que enviei a COPEL, caso queira posso enviar as fotos.

    Prezados (as) Senhores (as),

    Já que a denúncia feita pelo telefone 0800-5100116, em 23/10/2009, sob o protocolo 161799, até o presente momento não resultou em nada.
    Transparecendo que a COPEL, diferentemente da propaganda, não demonstra nenhum interesse em solucionar o problema de roubo de energia.
    Considerando ainda que, mesmo com a denúncia na ouvidoria da COPEL em 17/11/2009, protocolo 5987/2009, não recebi nenhuma resposta até o presente momento.
    Falho-me deste e-mail para enviar fotos do roubo de energia em Paranaguá.
    Caso não seja tomada providencias pela COPEL enviarei as fotos e os vídeos para os meios de comunicação.
    Não é ameaça mas o único meio que me resta para resolver o problema que, por incrível que pareça não é meu, é da COPEL.
    Obrigado,

  10. ACHEI QUE QUEDAS CONSTANTES DE LUZ SÓ ACONTECEM EM ANTONINA, ONDE MORO…AQUI TODO DIA, CAI A LUZ, E COM ISSO PODE-SE QUEIMAR UM ELETRODOMESTICO, UM COMPUTADOR…
    QUEM PAGA?
    E OLHE QUE AQUI TEMOS UMA USINA DELES…
    UMA VERGONHA…SERÁ QUE A COPEL LÊ ESSES POSTS?
    ACHO QUE NÃO
    PENA

  11. O que a Copel faz? Não acharam nenhum método nessas décadas, mais avançado que postes? Quando vão acabar? Hoje a Copel só tira pipa da rede e corta luz de quem nao paga. É uma pena, ter uma companhia “nossa” feita somente para abastecer de grana o governo, e servir dessa forma seus “donos”.

  12. A COPEL não “parece” estar se lixando, ELA está se lixando para os consumidores.
    Numa descarga de energia queimou alguns componentes do meu PC, protocolei reclamação junto a COPEL. Resultado: A COPEL NÃO indenizou meu prejuízo elagando que NO SISTEMA DA COPEL não havia registro de descargas elétricas no dia. Ora ora ora…é ou não é uma empresa espertinha?

  13. Depois de 50 (cincoenta) reclamações, registradas no 0800, fui a ouvidoria da Copel. Um técnico no local dos problemas, deu parecer: colocar outro transformador, porque o bairro cresceu e a energia fornecida era a mesmo de 20 anos atraz. Depois de 2 (dois) anos, uma equipe veio no bairro, colocou um pequeno transformador, fez uns xuxos e garantiu estabilidade para até o requião sair.

  14. Ao Governo de uma Nação, as obrigações de assegurar saúde, educação e segurança para a população. Governo não tem que montar balcão prá vender água, luz, estrada…Lerrner tava certo em colocar a Copel à venda. Só não o fez por conta do mercado no momento. E a gente fica atrás do flautista…

  15. Ontem enquanto eu estudava, caiu a luz umas 3x. Queimou o estabilizador. Atendimento da Copel é algo desprezível. Sem contar que neste mês houve um aumento não sei de onde, que de 65,00 passei a pagar 84,00… Se não estou em casa durante o dia, como houve um aumento tão grande???
    Ah, já sei, deve ser os tributos que pagamos para o Paraguai, afinal a energia sai da Usina Itaipú, vai pro Paraguai, pra depois voltar ao Brasil com maiores tributos.. Será que esses animais além de dar de presente o gás pra Venezuela, também dão impostos pro Paraguai produzir mais drogas pra matar nossa sociedade?
    Sem contar que mandam os funcionários fazer treinamentos fora da Capital com direito à passagem aérea e acompanhante… E OS IDIOTAS AQUI QUE PAGAM a passagem e o avião dos acompanhantes.. sem contar a hospedagem.. dá vontade de mandar todo mundo…
    SOMOS MUITO BURROS, pagamos tributos em duplicidade e nosso Estado não é capaz de rever os custos do cofre público.. também, somos idiotas e não reclamamos…
    Fui falar algumas vezes sobre esses abusos, mas ninguém quer ouvir…

  16. RENOVAÇAO JA´!!!
    A empresa ta sucateada na area de recursos humanos.Pessoal acomodado,ganhando alto salario e nao admite largar a teta.Nao existe area de treinamento, o que existe e´uma pequena patota se autodenominando “Especialistas”, distribuindo cursos para empresas terceirizadas ministrarem instrucoes aos empregados do Call Center,leituristas,e cursos sem objetivos e necessidades para o setor.Muitos cursos, na maioria, sao contratados sem o conhecimento dos gerentes.Falta gerencia,fiscalizacao da Diretoria,a area esta entregue a propria sorte.Segue sem rumo.Enquanto isso, no NOVO Centro de Treinamento, da Praca Rui Barbosa, em predio quase secular, alugado;a estatal gasta uma fortuna em adequaçao do imovel.Gasta uma fortuna em instalacao de elevadores,ar condicionados,improvisaçao de salas,pisos em marmore,etc.Precisamos recuperar a imagem e eficiencia da Copel, precisamos de renovacao,precisamos de um grande governante,precisamos de um homem honrado:Pessuti

  17. Realmente a copel anda uma porcaria, na região do campo comprido SEMPRE cai a energia la por 22:00 e volta la por 00:30, ta uma verdadeira várzea essa copel

  18. Aqui em piraquara, mais precisamente, na planta meirelles souza (onde moro a 32 anos), a falta de energia chega a ser acachapante. Se um cachorro mijar num poste……acaba a energia. Já entrei em contacto com a “ouvidoria” e responderam que esse problema seria resolvido em junho de 2008………ufa. Estamos em abril de 2010……e a merda é a mesma.
    Vou procurar o MP, PROCON, BENTO XVI, ROMANELLI, JUSTUS, e seja o que Deus quiser.
    COPEL, CADA VEZ MELHOR (PRA QUEM?)
    ABRAÇOS.

  19. e coitados dos caras que trabalham nessa empresa sofrem perseguiçoes por parte da companhia constantes ameaças de serem mandados embora e ganham miseros 150 reais por mes( eletricista com 10 anos de casa)…sendo que o eletricista entra ganhando 840 reais…por mes…e servem de capachos de chefes e gerentes arrogantes que se acham os donos da empresa..enfrentam frio, chuva,assedio moral de todas as formas…fazem gambiarra na rede p tentar manter ligada.e ainda não esta bom ……….falo isso porque meu sobrinho foi iludido pelo ultimo concurso entrou nessa merda de empresa..pediu demissão de seu ultimo emprego achando que entraria em algo bom…e só se lascou..não tem apoio nenhum da empresa..

  20. …………gente eu trabalho na copel sou eletricista e sofremos constantes ameaças dos chefes., somos tratados pior que animais pois animal vc respeita…eles querem q a gente mantenha a rede ligada de qualquer forma.fizemos gambiarra.improvisos..etc..assedio moral é uma palavra que não existe no vocabulario da chefia da copel..

  21. Empresa de merda, trabalho na copel somos escravisados, trabalhando ate quinze horas por dia em certos meses do ano, vc faz mil coisas certas e quando da um deslize ela te puni com relatorios e ganchos, a gente fica de “plantao” a noite toda e soh recebe ate as 23:00hrs ai um infeliz te liga as 2:30 da manha em baixo de chuva dizendo p vc trabalhar, ai no outro dia vc nao pode descansar porque a empresa diz q nao tem mais ninguem p fzr seu trabalho,sem falar no ultimo acordo coletivo com um monte de mentiras e lorotas, chega de tudo isso! nao se iluda, trabalhar nessa empresa causa depressao.

  22. esses tercerizados da copel e uma vergonha, nao se digna ao menos de interfonar e checar se foi paga a conta ou nao se foi esquecida ou nao, entram sorrateirament e corta a luz deixan do familias a merce
    de ploblemas que todo mundo sem energia ja sabe, e mais facil cortar do que perguntar ou negociar, eu acho que e por que eles nao tem estabilidade no emprego ou devem ganhar comissao por cada corte.
    por isso que essa copel e uma porcaria.

  23. Isabel Alves Pereira Responder

    Como se não bastasse o preço que esses abutres cobram da luz, essa semana eu recebi um email da Copel dizendo que iam suspender a minha luz porque não teve acesso ao meu relógio. Eu perguntei como, já que aqui onde eu moro tem mais 7 apartamentos e quando é feito a leitura, é feito em todos ao mesmo tempo? Passei todas as informações de quem tem as chaves do local onde estão instalados todos os relógios e até agora não recebi nenhum comunicado deles e nem o leiturista apareceu para resolver o problema.
    Por quê estou desabafando aqui? É porque estou de saco cheio dessa empresa cortar a minha luz sem eu ter culpa, por que diz que o leiturista não teve acesso, sendo que se ele teve acesso para fazer a leitura dos outros apartamentos, por quê não foi feito no meu se fica no mesmo local?
    Se mais uma vez eles suspenderem a minha luz, entrarei com providências contra essa empresa incompetente.

  24. a copel já prestou um dia, agora com tudo tercerizado ta uma merda cada vez maior

Comente