Uncategorized

69% dos brasileiros não conversam sobre política

opiniao

Pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT, faz radiografia da cabeça do eleitor e diz que só 4% acham relevante o partido político do candidato na hora de votar.

Uma extensa pesquisa de opinião conduzida pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo PT, mostra que a imensa maioria dos eleitores não está nem aí para assuntos políticos. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados em todo o Brasil não conversam regularmente sobre política.

Trata-se de um desinteresse cristalizado. O resultado é muito semelhante em levantamentos anteriores. Em maio de 2008, segundo o Vox Populi, 65% relatavam não terem conversado sobre política –pelo que explica o relatório, em período recente ao da pesquisa. Em maio deste ano, o percentual foi de 66%. Agora, no estudo realizado de 31 de outubro a 5 de novembro, em 170 municípios, a taxa bateu em 69%.

Para ver a pesquisa completa, com todas os gráficos, clique no Leia Mais.

Esse número explica em parte a razão de tantos escândalos políticos se sucederem e os eleitores aparentemente não se interessarem pelo tema. Em telejornais nas redes de TV aberta, a política é considerada um “matador de audiência”. Quando o locutor anuncia uma reportagem de Brasília, de conteúdo relacionado ao Congresso ou ao governo em geral, o número de TVs sintonizadas sempre despenca.

A pesquisa Vox Populi à qual o blog teve acesso –aqui, a íntegra– ajuda a desvendar um pouco a alma do eleitor brasileiro. Apesar de a ampla maioria (69%) dizer não conversar sobre política, 19% dizem ter interesse pelo assunto. Outros 31% respondem ter “mais ou menos” interesse por política. Mas expressivos 54% dizem não ter nenhum ou só pouco interesse.

O instituto faz um cálculo interessante para mapear quem de fato se interessa por política no Brasil.

Trata-se do cruzamento dos que dizem ter conversado sobre política com os que também se apresentam como interessados pelo assunto. O resultado é que apenas 12% são considerados formadores de opinião entre os eleitores brasileiros.

slide12

11 Comentários

  1. Política é atividade de fracassados, pés-de-chinelo, mortos-de-fome, oportunistas, arrivistas e bandidos… não pode ser conversa de um bom papo…

  2. ESSES 60 % SÃO OS BRASILEIROS MAIS CONSCINTES, QUE SABEM, QUE TÊM CERTEZA DE QUE NO ATUAL SISTEMA ELES EM NADA INFLUEM MESMO NA POLÍTICA.

    ENTÃO PARA QUE FALAR EM POLÍTICA ? PARA MANTER OS PULHAS E BANDIDOS QUE A DOMINAM ESSE SISTEMA FALIDO QUE ESTÁ AÍ ?

    FAÇAM O VOTO DISTRITAL, QUE ESSA TURMA VEM COM CERTEZA .

    PARÁBÉNS PARA ESSES 60 % DA POPULAÇÃO.

    O SISTEMA ATUAL ETERNIZA OS VAGABUNDOS E OPORTUNISTAS NO PODER.

  3. Parreiras Rodrigues Responder

    E justamente por não conversarmos sobre política é que mostramos porque somos analfabetos políticos. Não devemos reclamar do quadro de políticos que temos pois ele é pintado pelos que conversam sobre política. Exceções à parte, certamente.

  4. É bem por aí.
    Quando o assunto política é abordado em grupo na rua ou até mesmo no trabalho, os envolvidos no enredo, logo são tachados de chatos, inoportunos e outros termos pejorativos. Infelizmente no Brasil é mais relevante falar do BBB, do que de politica. Talvez daí o porque dos astronomicos indices positivos do lula. Creio que se a mídias de comunicação tivessem comportamento mais reto e menos monetário, aos poucos isto poderia ser revertido.

  5. antonio moreira Responder

    É, está ai o motivo de tantos políticos desonestos, safados , ladrões e sem compromisso com o eleitor, ou seja o culpado somos nós mesmos, pessoal temos que nos unir, falarmos muito de política em nossas casas, trabalho e entre pessoas que possam nos ouvir, pois caso contrário passaremos a vida reclamando e sem razão.

  6. Pois esta é a foto deste país ,deste estado, desta município,se ignorantes permanecerem mais tempo continuarão no comando.
    Sr.Beto que tal rever a sua equipe que parece uma fotocópia do secretariado do Jeime,que tal fazer uma varredura neste povo??????
    Tem gente muito oportunista dando as cartas em sua governança municipal,se você não se atentar vai levar uma boturnada no rabo pra aprender a deixar de ser bobo….
    Em 2010 não se deixem enganar,vamos ver quem é que,e, na dúvida não eleger ninguém,FFFFOOORRRRAAAA oportunistas,Duce e família, Dilma e os insanos do Planalto,FFFFOOOORRRRAAAA Collor de Mello e Silva este mesmo povo já esqueceu da sacaneda que este sujeitinho deu na Caderneta de Poupança,e, olhem fiquem atentos o LULA da Silva também quer dar o mesmo golpe na Poupança do povo brasileiro….

  7. Comprova aquela minha tese que eu andei falando essa semana. 86% aprovando o Lula? Grandes “merda”, desses 86%, 84 p.p. estão dedicados a pessoas que não entendem absolutamente nada para poder avaliar. Dizem sim pq tão sendo comprados, mas não conseguem entender a complexidade do país a ponto de avaliar corretamente o político. Fosse o contrário certamente não teriam tantos safados na política brasileira.

  8. Marcos Cordeiro Responder

    Precisamos com máxima urgência discutir POLÍTICA, pois será mais difícil para os corruptos, os maus intencionados se elegerem e fazer de seus legados parlamentares e executivos essa desgraça que aí está.!!!.. precisamos mudar o jeito de se fazer POLÍTICA, de discutir POLÍTICA, pois a união de todos em torno dos temas políticos irão dar consciência e importância sobre esses legados eleitos por nós.

  9. Talvez daí o porque dos astronomicos indices positivos do Beto Richa também! Né mesmo, DIMI PEIDI ?

  10. Silvano Andrade Responder

    Pois é…agora o pessoal da (in) justiça ainda querem calar a boca dos que criticam…engraçado que uma das redações da federal tinha algo relacionado aos blogueiros que descem a lenha em quem merece e em quem não merece…alguns abusam!!!

    Mas se continuar assim, logo logo…ninguém vai poder criticar ou opinar.

Comente