Uncategorized

Cúpula do clima de Copenhague termina sem acordo unânime

atphoto.2009-12-18.image_pequena_horizontal.1161040147

Da Folha Online

Terminou em completo desacordo a conferência mundial do clima, em Copenhague. Depois de horas de discussão, os 193 países encerraram a fracassada negociação ao “tomar nota” do acordo que havia sido aprovado, ontem (18), por Estados Unidos, China, Índia, Brasil e a África do Sul. Isso significa, segundo especialistas, que o acordo não teve a unanimidade de que precisava para vigorar, mas que, ainda assim, pode ser aplicado.

Pelas regras da ONU (Organização das Nações Unidas), um acordo precisa de unanimidade para vigorar. Neste caso, no entanto, essa unanimidade exigia a conciliação de interesses de países exportadores de petróleo com os de ilhas tropicais preocupadas com as elevações do nível do mar –o que, afinal, se mostrou impossível.

Ontem, durante todo o dia, os chefes de Estado realizaram reuniões para tentar chegar a um acordo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encarnou o papel de mediador entre os ricos e os emergentes e recebeu, em seu hotel, Nicolas Sarkozy (França), Angela Merkel (Alemanha) e Gordon Brown (Reino Unido), além do premiê chinês, Wen Jiabao.

O brasileiro também pôs na mesa a possibilidade de “dar dinheiro” para o fundo que ajudaria países em desenvolvimento a adotar medidas pelo clima. “Estamos dispostos a participar do financiamento se nós nos colocarmos de acordo numa proposta final, aqui.” Não funcionou. Por fim, tentou conciliar os gigantes poluidores, Wen e o americano Barack Obama, na busca de uma linguagem adequada para atender aos dois antagonistas, no texto final. À noite, todos os líderes deixaram Copenhague visivelmente insatisfeitos, embora com a certeza do acordo.

Durante a madrugada, o diálogo só piorou. O texto pré-aprovado por, no total, 30 países ricos, emergentes ou em desenvolvimento, foi barrado por países como Tuvalu, Venezuela, Bolívia, Cuba e Sudão, para quem a adoção de um acordo com o qual não tinham colaborado não era uma opção. Houve intensos debates.

Já neste sábado, o presidente da Conferência, o primeiro-ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen, fez uma pausa de algumas horas na sessão, para consultar com os advogados uma possível saída. O meio encontrado foi a “tomada de nota” que, de acordo com o diretor da ONG Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Preocupados, em inglês), Alden Meyer, significa que “há status legal suficiente para que o acordo seja funcional, sem que seja necessária a aprovação pelas partes”.

O acordo pré-aprovado –que Obama definiu como “insuficiente”– trazia como metas limitar o aquecimento global a 2ºC e criar um fundo que destinaria US$ 100 bilhões todos os anos para o combate à mudança climática –sem nenhuma palavra sobre metas para corte em emissões de CO2, a grande expectativa da cúpula, que era pra ser a maior do século.

O desacordo levou algumas delegações a afirmar que o impasse na cúpula do clima estava próximo do da rodada Doha. Um integrante da delegação sudanesa comparou políticas dos países desenvolvidos ao Holocausto, dizendo que o aquecimento global está matando gente na África.

Já ontem, diante do inevitável fiasco de Copenhague, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, convocou uma nova reunião para Bonn, na Alemanha, em junho. A próxima COP está marcada para dezembro de 2010 no México.

11 Comentários

  1. Fracasso total!
    Um país de merda com uns merdas de representantes querendo aparecerem – BRASIL.
    Um monte de países industrializados com seus representantes capitalista fazendo merda, não querendo desaparecer com a mesma – EUA, China, Japão, Europa..
    Um punhado de países na merda,com seus ditadores como representantes, sem o povo ter o que comer por causa da merda da corrupção, ditadura, doenças e guerras querendo levar vantagem para continuar na merda. ÁFRICA.

    E a merda vai continuar como está!!!!!!!!!!!

  2. Falando em M… O que o Serra e o arruda estavam fazendo lá?
    O Serra estava segurando o paletó do Schwazwnneger e o Arruda estava comprandro chocolate Kopenhagen para os panetones.
    Sem falar que o Serra deixou os maoradores da Vila Pantanal na maior m… antes de fugir de SP

  3. A DELEGAÇÃO BRASILEIRA FOI A MAIOR PRESENTE(inclusive

    nos PUBS ), mais de 700 COMPONENTES .

    LULA DEVOLVE OS MEUS IMPOSTOS !

  4. sem barba, mas coerente Responder

    UÉE QUE HOUVE ??????? NOSSO MERDA BARBUDO NÃO SOLUCIONOU?? ELE SABE E RESOLVE TODOS OS PROBLEMAS . DOS OUTROS, MENOS OS DELE PRÓPRIO, SOBERBA CORRUPÇAO, IGNORANCIA, BEBEDEIRA, ARROGANCIA, NEPOTISMO, DESPOTISMO,, PARECE QUE ESTÁ VOLTANDO A SUA RELES INSIGNIFICANCIA, DE ONDE NUNCA DEVIA TER SAÍDO

    TO TE SACO CHEIO DESSES PASSEIOS NABABESCOS DO MERDA PRESIDENTE. \

    ATENÇAO , FÁBIO, FALAR MERDA É PROIBIDO CENSURAR…

  5. Se não houve acordo, cabe perguntar o que é todo esse discurso de mudança climática ? Há aí um mistério ou uma irresponsabilidade.

  6. Olha Bacamarte, até concordo com sua indignação mas não podemos esmorecer. Devemos, sim, continuar nossa luta no sentido de buscarmos o melhor para o mundo, indistintamente. Quanto à nossa participação na COP15 acho que fomos bem. Lula simplesmente arrebentou. Deixou de lado a papelada e falou com o coração e, nesses momentos consegue, como nenhum outro, atrair a atenção e conquistar corações e mentes. Sua sinceridade, despreendimento, visão de processos e futuro o coloca, hoje, como um dos dirigentes mais importantes do mundo. Na verdade Lula comunga com as pessoas de maneira globalizada. Principalmente com aquelas que se preocupam com os destinos da humanidade sob todos os aspectos. Nunca votei no cara mas tenho que reconhecer que o sujeito é diferenciado. Grande Lula. Já faz minha cabeça e, sinceramente, não gostaria de ver nosso país entrar em retrocesso politico, social e econômico sob hipótese nenhuma. Enfim, o Brasil posicionou-se e mostrou mais uma vez que está antenado com as preocupações, principalmente, ambientais. Mostramos ao mundo que somos um povo interessante e diferenciado. Grande presidente. Valeu pelo discurso moderno e avançado.

  7. Não há como negar: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um verdadeiro banho em seu colega Barack Obama na COP 15, a conferência que discutiu, em Copenhague, Dinamarca, as mudanças climáticas pelas quais passa o planeta. De surpresa, o ‘paraíba’ analfabeto subiu ao palco antes do presidente da maior potência do mundo e deu um show de humildade e, principalmente, honestidade – duas características que o povo brasileiro já aprendeu a amar em Lula. Com a humildade, Lula se disse decepcionado com o resultado esperado da reunião, “a não ser que um milagre aconteça e tudo mude em algumas horas”. Com honestidade, ele abriu o jogo ao falar que os ricos poluiram o planeta durante séculos e que não seria justo agora, que os países em desenvolvimento crescem, sacrificá-los em nome da fome de seus povos. E a plateia veio abaixo.

    A um Obama de rosto crispado, biquinho armado nos lábios, que subiu logo após o ‘paraíba’, restou vestir a carapuça que pretendia ver o mais longe possível de si: a de que foi a Copenhague apenas para empurrar com a barriga, mais uma vez, o problema. Logo ele, que estava ali para posar de estadista, de Prêmio-Nobel-da-Paz-que-defende-a-guerra, para dizer, ou melhor, tentar desdizer o que todos nós já sabiamos: os EUA querem se aproveitar das mudanças climáticas para continuar exercendo controle sobre as economias emergentes, “como fazia o FMI”, para manter, sob seu jugo, o laneta, numa nova forma de controle.

    Mas Lula deixou o rei, literalmente, nú. E por esta o rei não esperava.

    Por isto, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muito obrigado por lavar a minha alma de brasileiro. Sua simplicidade, sua habilidade politica diante de tantos homens tão poderosos quanto prepotentes, tocaram meu coração. Do ‘paraíba’ retirante que passou fome, o brasileiro não pode espear atos e atitudes que maculem a terra, a mãe terra. Devemos, sim, retirar dela o nosso sustento, nem que para isso tenhamos de sangra-la em alguns momentos. Não iremos, certamente, repetir o que americanos e europeus fizeram com as suas terras. Pelo menos eu sei que você, presidente Lula, se depender de você, presidente Lula, isso não vai acontecer.

    Como disse antes, um homem que passa fome sabe que da terra pode vir seu sustento. E sabe que se maltratá-la, Deus castiga tirando-lhe o alimento.

    Ao senhor Obama, recheado com a minha decepção, uma frase para lhe definir:

    O pior Falcão é aquele que tenta se passar por galinha.

  8. SERRA E ARRUDA EM COPENHAGUE

    Por pior que possa parecer e por mais ofensivo que isso possa soar, ou baixo, Serra, como FHC, ou qualquer tucano, repito qualquer tucano, privatiza mãe ou terceiriza, se por trás do negócio estiver uma gratificação de pelo menos 20%.

    Não é um partido, o PSDB, é uma quadrilha que traz a reboque o que há de mais atrasado na política brasileira, o DEM, antigo PFL, antigo PDS, antiga ARENA dos tempos da ditadura militar.

    O golpe em Aécio, o acerto de contas com Arruda em Copenhague, as manchetes obtidas em noticiários de tevê, JORNAL NACIONAL principalmente, foi como se tivéssemos com métodos diversos, mas efeitos semelhantes (você pode achar que está morto e está vivo, e pode estar vivo, mas estar morto, caso de Aécio), foi como se tivéssemos o episódio da Noite de São Valentin, onde numa garagem, Al Capone eliminou seus concorrentes de uma só feita.

    Resta saber se os brasileiros vão cair no conto do governador “eficiente” de São Paulo alagada, de obras superfaturadas, de uma elite fantasmagórica e fétida que pretende numa simples assinatura de “escritura” mudar a grafia da palavra BRASIL para BRAZIL.

    Foi o que FHC começou a fazer é o que Serra quer terminar…

    E foi fazer o acerto final longe dos holofotes (e das algemas), numa conferência onde se buscava uma solução, ou um caminho para salvar o planeta da devastação do “progresso” capitalista.

    É o jeito deles, passam um filme bonitinho, mas são ordinários. Cínicos à perfeição.

  9. Silvano Andrade Responder

    barata obama

    caiu a mascara desse negao arrogante…testa de ferro…pau mandado de falcao…

    se este fdp tentar invadir a Venezuela…me alisto imediatamente no exercito venezuelano…e tenham certeza que estes demonios tentaram invadir toda a america do sul.

    este serra é uma comedia e uma tragedia para o Brasil…este tapado não governa direito nem o estado dele…vai governar o nosso querido Brasil….

Comente