Uncategorized

Dilma vai à TV, mas não sobe, indica Vox Populi

dilma
De Daniel Bramatti, O Estado de S. Paulo

Pesquisa do instituto Vox Populi, feita a pedido da revista IstoÉ, mostra o governador José Serra (PSDB) na liderança da corrida presidencial, com 39% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, aparecem Dilma Rousseff (PT), com 18%, e Ciro Gomes (PSB), com 17%.

É a primeira pesquisa feita após o programa partidário do PT, exibido no dia 10 em rede de rádio e TV e centrado nas figuras de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desempenho da petista não variou em relação a outro levantamento do Vox Populi, feito dias antes de o PT ocupar o horário nobre da televisão por 10 minutos.

Para o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do instituto, pesquisas, a estabilidade de Dilma mostra que a candidatura “tem problemas”. “O ano termina com boas notícias para o presidente Lula, mas sua candidata não cresce.”

De acordo com o Vox Populi, 69% dos eleitores veem o desempenho do presidente como positivo. Mas a desinformação impede que seu potencial como cabo eleitoral seja medido: 45% dos entrevistados nem sabem que Dilma é sua preferida na sucessão.

Os eleitores mais pobres são os que mais aprovam Lula e também os que menos veem conexão entre ele e a ministra da Casa Civil. Entre os pesquisados com renda de até um salário mínimo, 76% consideram positivo o desempenho do presidente. Nessa mesma faixa de renda, 64% desconhecem que Dilma é a candidata de Lula e apenas 14% dizem que votarão nela.

A vantagem de Serra sobre os adversários é maior na região Sul, onde tem 43% das preferências. Dilma apresenta seu melhor desempenho no Nordeste, com 21%, assim como Ciro, com 22%.

Em um cenário sem Ciro, com apenas três candidatos, Serra fica com 46%, mais do que a soma entre Dilma (21%) e a representante do PV, Marina Silva (11%).

A pesquisa, feita antes de Aécio Neves anunciar a desistência de concorrer à Presidência, também mediu cenários em que o governador mineiro aparece como representante do PSDB na corrida. Nesse caso, ele empata tecnicamente com Ciro Gomes (24% a 23%) e fica à frente de Dilma (17%).

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores, por telefone, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Marcos Coimbra disse que o instituto optou pelas entrevistas telefônicas para poder medir de forma mais rápida o impacto de programas partidários na TV. Segundo ele, o método já foi usado outras vezes e apresentou resultados coerentes com os demais.

(Blog do Noblat no O Globo)

15 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Acho que a Dilma não está preparada para presidir o país. Carraga um passado nebuloso e sua fama de estupim curto e arrogância dificultará a formação de equipe. Seguidamente entra em contradição, para dizer que não mente, e, em debates perde o foco. Por ser “desmamada”, ter opinião própria e ser prepotente, não permitirá a intromissão de petistas e aí deverá cair a casa e aflorarem os conflitos. E isso é ruim ao país. Ou você acha que se a Dilma for presidente dará a Petrobrás ao Lulla?

  2. ESSA DILMA CRESCE IGUAL RABO DE MULA, OU DO LULA… E NAO É PRA MENOS, O PT TANTO CRITICA OS DEMO-TUCANOS QUE FAZ GOVERNO TÃO MEDÍCRE QUANTO FOI O DE FHC… PARCERIA COM O CAPITALISMO ESTRANGEIRO, NADA INTERESSA AO BRASIL..

  3. Para quem nunca disputou uma eleição e é tão desconhecida o percentual da Dilma é muito bom. O desespero da oposição vai começar na campanha quando o Presidente LULA (aquele que tem aprovação na estratosfera) pedir com todas as letras: votem na minha candidata DILMA. Aí é só partir para o abraço. Alguém tem alguma dúvida?

  4. A DILMA COMPROU UM AVIÃO DE CHUMBO PARA FAZER SUA CAMPANHA, E ENTÃO FICA SÓ TAXIANDO NA PISTA E NÃO CONSEGUE DECOLAR. O VENDEDOR DE AVIÃO ENGANOU ELA.

    ELA PE CANDIDATA CHUMBO. NÃO SOBE. NÃO DECOLA.

    DIZEM QUE O LULA INDICOU A DILMA, PARA O PT PERDER A ELEIÇÃO, PARA O LULA VOLTAR EM 2014, CHEIO DE RAZÃO E DE SAUDADES DAS MORDOMIAS QUE ELE E A FAMILIA TEM AS PAMPARRAS, COM O DINHEIRO DO TROUXA DO POVÃO.

    ESSA DILMA JÁ ERA. ALIÁS NUNCA FOI.

  5. Para mim é uma surpresa. Vi o programa do PT e estava certo de um bom resultado para Dilma. Penso que a produção foi muito boa.
    Se no lugar da Dilma, a Moreira do Lula, fosse o Ciro, poderia ser bem melhor. O que vai começar a ser pensado, é que Dilma é uma pré candidata por nomeação, e parte de um projeto pessoal com vistas a 2014.
    Getúlio, no andar de cima, deve estar apreensivo.

  6. graças a Deus parece q o povinho brasileiro sem memória, está voltando a real. e ñ vai votar em quadrilheira TERRORISTA.

  7. Engraçado ! Na Folha On line , tem a pesquisa do Datafolha onde a Dilma foi de 17 para 23 % ! Acho que houve diferença e para mais , ou seja , cresceu sim !
    O medo tá brabo hem ?! Tá se agarrando em fio desemcapado irmão ?!
    Não tem pra ninguém não ! O careca já foi candidato a presidente , é governador do Estado mais rico do País, ou seja , é conhecidíssimo do eleitorado e continua patinando nos 37 % . Imagina quando o LULA puder pedir para o povo votar na Dilma ?!
    Rápidinho ela vai a 40 e o outro vai descer a serra ! hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

  8. As pesquisas não batem. O PIG esta dividido.
    A confusão esta instalada no barraco do Serra.
    A tendência da pesquisa da Datafolha pode ter sido o estopim para Aécio cair fora. Ser vice do Serra é ser zero ao quadrado.
    E se o home tá derrotado, é melhor ser senador.

    O Ciro pensou que chegava lá, ele e a Marina. Mas também tão fora.

    Agora é esperar o Requião aparecer nas pesquisas para ver se ele fatura. Ele nem aparece, que vergonha. Ahahahahahahahahahaha

  9. Se essa mulher ganhar a eleição, vou morar no Paraguai. Depois de um analfabeto no poder, uma mulher com um ‘passado’ como o dela, é demais… O poior que os benficiados como bolsa esmola, e que agora tbm ganharão bolsa celular, vão votar nessa coisa… Aí sim vai virar baderna de uma vez…

  10. PARA OS LEITORES QUE AINDA ESTÃO ESPERANDO LULA PEDIR VOTO PRÁ DILMA. SE LIGUEM, ABOBADOS, TÁ FAZENDO ISSO DESDE MAIO. Ô DESMEMORIADOS…NEM COM O FILME O FILHO DO BRASEIRO DILMA SOBE..

  11. Por pior que possa parecer e por mais ofensivo que isso possa soar, ou baixo, Serra, como FHC, ou qualquer tucano, repito qualquer tucano, privatiza mãe ou terceiriza, se por trás do negócio estiver uma gratificação de pelo menos 20%.

    Não é um partido, o PSDB, é uma quadrilha que traz a reboque o que há de mais atrasado na política brasileira, o DEM, antigo PFL, antigo PDS, antiga ARENA dos tempos da ditadura militar.

    O golpe em Aécio, o acerto de contas com Arruda em Copenhague, as manchetes obtidas em noticiários de tevê, JORNAL NACIONAL principalmente, foi como se tivéssemos com métodos diversos, mas efeitos semelhantes (você pode achar que está morto e está vivo, e pode estar vivo, mas estar morto, caso de Aécio), foi como se tivéssemos o episódio da Noite de São Valentin, onde numa garagem, Al Capone eliminou seus concorrentes de uma só feita.

    Resta saber se os brasileiros vão cair no conto do governador “eficiente” de São Paulo alagada, de obras superfaturadas, de uma elite fantasmagórica e fétida que pretende numa simples assinatura de “escritura” mudar a grafia da palavra BRASIL para BRAZIL.

    Foi o que FHC começou a fazer é o que Serra quer terminar…

    E foi fazer o acerto final longe dos holofotes (e das algemas), numa conferência onde se buscava uma solução, ou um caminho para salvar o planeta da devastação do “progresso” capitalista.

    É o jeito deles, passam um filme bonitinho, mas são ordinários. Cínicos à perfeição.

  12. ESSE VOX POPULI VAI TER QUE DEIXAR PARTIDARIA E FAZER PESQUISA SERIA O BRASIL NÂO TEM MAIS LUGAR PARA TRAPASSEIRO OU IMCOMPETENTE NAQUILO QUE FAIS AVOX POPULI É PEQUENA

  13. INSTRUTOR DE MOBRAL Responder

    P/ ILDO BALDO.

    VAI LOGO ASSISTIR UMAS AULAS NO MOBRAL. EM VEZ DE BABAR NOS OVOS DO PRESIDENTE MENTIROSO E IGNORANTE.

Comente