Uncategorized

O desafio dos 15 pontos

ALeqM5hzspzPdulZnNS36c-TEsj3hiyeEQ

De Felipe Patury, na Veja

Um dos principais objetivos da campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é reduzir a dianteira que seu adversário, o governador José Serra, tem em São Paulo.

A meta de Dilma é evitar que o tucano obtenha no estado uma vantagem superior a 4 milhões de votos, ou 15% do eleitorado local. Se conseguir, será um feito e tanto.

Um levantamento realizado por um instituto ligado ao PSDB indica que, no mínimo, 57% dos paulistas pretendem votar em Serra. Hoje, a ministra teria, no máximo, 14% dos votos paulistas.

Caso esses números se confirmem, a diferença a favor de Serra alcançaria 12 milhões de votos, o equivalente a 10% do eleitorado nacional. Essa margem dificilmente seria recuperada no resto do país.

A mesma pesquisa dá outra indicação das dimensões de como São Paulo se converteu em um dique para as ambições petistas. Hoje, o candidato tucano ao governo do estado, Geraldo Alckmin, teria de 57% a 70% dos votos no primeiro turno.

No cenário que lhe é menos favorável, Alckmin concorreria com a petista Marta Suplicy, que ficaria com 17% dos votos. No mais favorável, disputaria com o deputado Antonio Palocci.

Preferido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Palocci não ultrapassa os 3%. Não é por outro motivo que ele tem dito a seus correligionários que não está disposto a enfrentar Alckmin.

25 Comentários

  1. Somando os 8% Marina Silava mais 10% dos indeciso que irão votar na hóra certa, e mais uns 4 % dos Vosto Brancos que tambem vão votar ja que 9% tem ainda por não estarmos em época de campanha somando se aos 13 % de Ciro veja aonde vai sem falar da entrada de Aércio Neves que junto com seu vice do PSB levara a terceira via a vitória sem duvida.
    Ciro ja larga entre 25 a 27 % por cento com chegada enquanto os demais candidatos estão no seu limite de aceitação sem falar dos autenticos do MDB que tambem irão com Ciro no Parana Osmar Dias tera chance de levar no primeiro Turno, ja que quando o vice Luciano Ducci sentar na cadeira o cofre da prefeitura sera fechado ou o PSB caça ele, só não envherga quem não quer ver.

  2. VEJA, não dá pra acreditar! Responder

    Analisando a pesquisa Datafolha chega-se a seguinte conclusão: Dilma vem mantendo um crescimento constante.

    De 17% de intenção de votos, Dilma saltou para 23% de intenção de votos. Serra estacionou, sempre com viés de queda, Serra já atingiu 40%, caiu para 35%, 36%, e está com 37%.

    Serra está em campanha desde 2002, ele é o eterno candidato, por isso é bastante conhecido da população, e mesmo assim mantém o patamar de 37%, o mesmo patamar que teve em 2002: Serra 38,7% Lula 61,3%.

    Em 2006 Alckmin também manteve o patamar de 39,17%, Lula 60,83%. O PSDB está predestinado a ficar na casa dos 30%.

    Serra atingiu o teto, Dilma está em franco crescimento, e o mais importante a campanha eleitoral ainda não começou.

    Outro dado importante é a alta popularidade do presidente Lula que só faz aumentar. Isso fará uma imensa diferença a favor de Dilma quando a campanha eleitoral começar.

  3. VEJA, não dá pra acreditar! Responder

    O único fato jornalístico e político relevante da pesquisa Datafolha, divulgada hoje pela Folha, foi simplesmente ignorado/omitido: Dilma subiu 6 pontos, em relação ao que tinha na pesquisa anterior.

    Tinha 17 pontos e foi para 23, ou seja, um crescimento de 30%

    Então, a manchete correta deveria ser:

    Dilma cresce 30% em relação à pesquisa Datafolha anterior

    Até onde pesquisei, não vi nenhuma menção da Folha a esse fato ultra-relevante. E você?

    Eles falam que “Dilma se consolida em 2º lugar“: vá ser criativo em bolar manchete manipuladora no raio que a parta, Folha!

    Outro fato relevante: apenas 6% dos entrevistados declararam que o governo Lula é ruim ou péssimo.

    Pelo positivo, 94% entendem que o Governo Lula é, no mínimo, regular

    75% acham o Governo Lula bom ou ótimo.

  4. Ah! dona dilmá quer ao menos uma diferença de 15 pontos em São Paulo ??? kkkk …a difrença é de 43 pontos. Esqueçam , jamais ella chegará a 20 pontos de diferença em SP . São Paulo chegou a conhecer o governo PTista e não gostou nada nada , portanto como dizem os mais experientes:quem não te conhece que te compra.

  5. O único fato jornalístico e político relevante da pesquisa Datafolha, divulgada hoje pela Folha, foi simplesmente ignorado/omitido: Dilma subiu 6 pontos, em relação ao que tinha na pesquisa anterior.

    Tinha 17 pontos e foi para 23, ou seja, um crescimento de 30%

    Então, a manchete correta deveria ser:

    Dilma cresce 30% em relação à pesquisa Datafolha anterior

    Até onde pesquisei, não vi nenhuma menção da Folha a esse fato ultra-relevante. E você?

    Eles falam que “Dilma se consolida em 2º lugar“: vá ser criativo em bolar manchete manipuladora no raio que a parta, Folha!

    Outro fato relevante: apenas 6% dos entrevistados declararam que o governo Lula é ruim ou péssimo.

    Pelo positivo, 94% entendem que o Governo Lula é, no mínimo, regular

    75% acham o Governo Lula bom ou ótimo.

  6. A família Civita – proprietária da Revista Veja -, que fugiu para o Brasil quando o governo italiano aumentou a pressão sobre a máfia, está desesperada, o crescimento da candidatura Dilma aterroriza a direção da revista. Isto significa oito anos a pão e água. No momento que a Editora Abril encontra em estado pré- falimentar.

  7. Metamorfose Ambulante Responder

    Edição da Veja, 5 de dezembro de 2009

    Menos de cinco meses depois de a Editora Abril estar negociando um contrato de meio milhão de reais com José Roberto Arruda, publicado no Diário Oficial do DF, a VEJA publicou inacreditável entrevista elogiando o governo Arruda, em troca de garantir a distribuição de exemplares da revista nas escolas públicas do Distrito Federal.

    Edição da Veja, 11 de julho de 2009

    A Veja deixa seu aliado na mão ao plublicar: “O governador de Brasília estrela um dos mais repugnantes espetáculos de corrupção já vistos na história. Sem nenhum pudor, políticos foram filmados recebendo dinheiro de propina em meias, cuecas, bolsas e até via Correios. Depois, ainda rezam, agradecendo a Deus a graça alcançada”

  8. Folha omite 6% de crescimento! Responder

    Dilma cresce 30% em relação à pesquisa anterior e a Folha omite esse fato!

    O único fato jornalístico e político relevante da pesquisa Datafolha, divulgada hoje (20/12/09) pela Folha, foi simplesmente ignorado/omitido: Dilma subiu 6 pontos, em relação ao que tinha na pesquisa anterior.

    Tinha 17 pontos e foi para 23, ou seja, um crescimento de 30%

    Então, a manchete correta deveria ser:
    Dilma cresce 30% em relação à pesquisa Datafolha anterior

  9. NA REALIDADE O CRESCIMENTO FOI DE 35%

    Na realidade o crescimento foi de 35%, já que 6 pontos, em cima de 17, corresponde a 35% de crescimento. Os cálculos:

    P = CI/100 (percentagem é igual a capital vezes taxa dividido por 100)

    6= 17.I/100 (percentagem igual a 6; capital 17, I ((taxa de crescimento)) é o que a gente quer saber). Logo:

    I=(100.6)/17=35,3%

    Mas tanto faz 30 ou 35%. Deixa só o Lula entrar na campanha pra valer e o Serra vai ver o que é bom para tosse.

  10. Pesquisa Datafolha trouxe uma péssima notícia para o governador de S.Paulo, José Serra(PSDB): “Cai diferença entre Serra e Dilma” Segundo a pesquisa, Dilma está com 23%, José Serra, caiu mais um pouco e agora tem 37%.

    A diferença entre Serra e Dilma está agora em 14 pontos. Não se esqueçam que essa diferença já foi de 25 pontos até bem pouco tempo…

    Na mostra anterior do Datafolha, realizada em agosto, a diferença a favor de Serra oscilava entre 19 a 25 pontos. Ou seja; Dilma sobe seis pontos e diferença para Serra cai de 19 para 14 pontos percentuais

  11. Um fator externo pode transformar as eleiçoes no Paraná. Se o crescimento da Ministra Dilma continuar na mesma proporção teremos já no mês de março um quadro tatalmente diferente nas eleiçôes presidenciais.Ou seja, estará na frente do candidato do PSDB, José Serra. Seja qual for o candidato do PSDB, Beto Richa ou Alvaro Dias a pedra no sapato estará colocada. O unico que se beneficiará desta mudança sera o Senador Osmar Dias. A historia se repete,pois em 1986, quando Alvaro se elegeu governador e Sarney era presidente o PMDB fez mais de 20 governadores, virando a eleição em muitos estados, impulsionados pelo plano cruzado e um crescimento igual ao que ve por aí.

  12. o Serra perdendo tereno em sâo paulo ai é que tá morto de ves pois o brasil sabe falar na presidenta Dilma e DR caveira tá virado em pinuja só os tucanos nâo verem o negocio deles é erguer bandeira branca dobrar os joelhos e pedir perdâo para o povo brasileiro pela miseria que deixaram o Brasil fazer pesquisa em sâo paulo e levar para o resto do Brasil é ridiculo mas agora até la ja nâo brilha mais a tucanada rezem rezem porque o caminho das privatizaçôes acabou porque o PT nâo vendem e vâo continuar acabou o sonho de vender o resto que tinha sobrado bai bai tucanada

  13. Ei gente, falar que cresceu de 30 a 35% é maquiar a estatística. Parem com isso, a matéria foi bem OK!

    Se for assim nessa ordem de idéia, Marina subiu de 3 para 8% dos votos. Então maquiemos a estatística e digamos que ela subiu quase 200%. Já é favorita ¨) Parem com essas coisas.

  14. Nooooossa !!!! Dilma cresceu 30 % SÓ ???? DEpois de 1 ano e meio de campanha ferrenha e ilegal ???? E depois daquele Progrma televisivo de propaganda intensa ???? Vai mal aliás de mal a pior

  15. Quero ver a hora que os outros começarem a campanha , porque a Dilmentira já faz mais de ano que está em plena campanha.

  16. Porem estas pesquisas são todas montadas de acordo com o a vontade dos chefões que estão no poder tanto FHC como Lula em fim estas pesquisas deveriam ser proibida urgentementede publicar pesquisas de quem ainda não registrou candidaturas, não da para entender a justiça eleitoral proibi fazer capanhas em todos os municipios e estados Brasileiro, mas em contravenção permite os mandadatarios do governos estaduais e federal ser promovido com estas falsas pesquisas, o que estão fazendo estes deputados estaduais e federale e senadores que não entram no STF pedindo a proibição , o que esta fazendo Gilmar Mendes .
    Pesquisas só apartir dos registros de candidaturas alias ficar pribida tambem durante 10 dias que antecede o dia das eleições.

  17. Quero ver quando a folha e a veja publicarem a ficha da guerrilheira Estela¨ para o grande público brasileiro. Claro que ela vai dizer que a ficha é falsa e que é maldade da oposição.

  18. Solange Lopes, nem precisa ninguem publicar, já está passando de mão em mão xerox da ficha da mulher. Soube que o do nordeste é até colorido. Na praia todos os nativos tem e acham que ela está ameaçando o Lula e obrigando-o a pedir voto para ela (rs). Imagine quando a campanha começar…

  19. Viva Dilma, sua biografia só lhe engrandece, teve a coragem de ter lutado contra uma que ditadura que matou tanta gente, guerrilheiros e também pessoas comuns, como atores, escritores, operários, intelectuais, artistas, jornalistas, etc … mulher corajosa que vai ter o meu voto e de muita gente decente desse país. Tem que ser corajosa para enfrentar os vendedores do BRAZIL, desse gente entreguista que tá fim de voltar ao poder pra vender mais um pouco do nosso país.

  20. Na espontânea, nessa mesma pesquisa, Serra e Dilma estão empatados com 8%. E agora, reaças?

  21. Tô desconfiada que essas Tânia e Solange tem um gogó bem pronunciado, pezinhos 42 e deve ter feito depilação definitiva na cara e no peito!

Comente