Uncategorized

De olho em 2010, Collor pode abrir palanque para Dilma em Alagoas

Do Josias de Souza, na Folha Online:

collor

Sem alarde, Fernando Collor (PTB) perscruta as chances de retornar ao governo de Alagoas em 2010.

Um dos entusiastas da candidatura de Collor é Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado.

Renan fora aliado do Collor presidente. Tornara-se adversário do Collor varejado por corrupção. Virara inimigo do Collor do impeachment.

Mandara ao freezer o Collor do ostracismo. Por fim, Renan descongelou suas relações com o Collor redivivo do Senado.

Um Collor surpreendente, agora aliado do mesmo Lula que derrotara, com métodos heterodoxos, nas urnas presidenciais de 20 anos atrás.

Tenta-se pôr de pé, ao redor deste “novo” Collor, uma coligação de pelo menos nove partidos: PTB, PMDB, PR, PCdoB, PT, PMN, PRB, PSC e PP.

São legendas que, em Brasília, integram o consórcio partidário que gravita ao redor de Lula.

Algo que permitiria a Collor oferecer seu eventual palanque alagoano a Dilma Rousseff, a presidenciável de Lula e do PT.

Renan estimula a candidatura Collor de olho na composição da chapa, que integraria numa das duas vagas destinadas aos candidatos ao Senado.

Move-se por pragmatismo. No caminho de sua reeleição há duas pedras. A julgar pelas pesquisas alagoanas, o par de pedras tem potencial para deixar Renan sem mandato.

Chama-se Heloisa Helena a primeira rocha. Ex-senadora, candidata derrotada à Presidência em 2006, virou vereadora de Maceió em 2006.

Presidente nacional do PSOL, HH está decidida a retornar ao Senado. Desistiu de brigar pelo Planalto.

Tenta enfiar o seu partido dentro da candidatura presidencial da amiga Marina Silva (PV).

O outro adversário de Renan é o ex-governador alagoano Ronaldo Lessa (PDT). Frequenta as pesquisas como segundo colocado na corrida ao Senado, atrás de HH.

Até o início de 2009, Renan embalava uma aliança com o atual governador de Alagoas, o tucano Teotônio Vilela.

Candidato à reeleição, Teotônio tornou-se um azarão. Coleciona índices mirrados de intenções de voto. Coisa na casa dos 5%.

Renan enxerga em Collor –dono de um jornal, de uma TV que repete em Alagoas o sinal da Globo e de uma rede de rádios— um candidato mais viável que Teotônio.

Tomado pelas pesquisas, só haveria um político em Alagoas capaz de deter o retorno de Collor ao governo estadual.

Chama-se Cícero Almeida. É filiado ao PP, outro sócio minoritário do consórcio partidário de Lula.

Em 2008, Cícero foi à cadeira de prefeito da capital, Maceió, numa votação em que beliscou notáveis 81,5% dos votos válidos.

Nas pesquisas para o governo, Cícero coleciona algo como um terço dos votos dos alagoanos. Mais do que Collor, que oscila entre 20% e 25%.

Cícero hesita, porém, em embrenhar-se na disputa pelo governo. Sabe que enfrentará, além de Collor, o conglomerado de mídia e os arranjos políticos que estão por trás dele.

Receia perder a cadeira de prefeito, da qual teria de se separar por renúncia, e arrostar uma derrota na briga pelo governo.

Por ora, tampouco Collor se assume como candidato. Mas todo o aparato político que gravita ao seu redor move-se como se a candidatura fosse incontornável.

33 Comentários

  1. VERGONHA NA CARA Reply

    ESSE COLLOR TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, ASSIM COMO OS ELEITORES DE MEMÓRIA CURTA QUE AINDA O ELEGEM. SAI FORA, SE NÃO VAMOS DAR UM IMPEACHMENT PRA POLÍTICA E ARTICULAÇÕES BRASILEIRA.

  2. Gaspar da Ilhota Reply

    Perdão, mas Alagoas parece não ser um Estado da Federação mas um domínio, uma sesmaria, uma datcha, uma plantation, um arrendamento, um rodízio de carnes.

  3. O pior: O PT e PC do B apoiando esse cara… A ética na política já era…

  4. FILET MIGNON Reply

    Ate tú ó BRUTUS SAFADEZA!
    Pena que neste PAÍS onde o eleitorado sofre de síndrome de ALZAIMER, esta figura impoluta ainda permaneça no cenário político brasileiro.
    Se pudéssemos fazer um pacotão de NATAL com COLLOR DE MELLO, REIQUIÃO DE MELLO, (SÓMENTE MELLO, EM RESPEITO AOS SILVA) JOSÉ SARNEY, ORÉSTES QUÉRCIA, e mandar de presente para o Presidente da Venezuela, TENHAM CERTEZA QUE NOSSO PAÍS FICARIA MUIIIIIITO MELHOR!

  5. LAD~RAO AJUDANDO BANDIDO….POR ISSO QUE A SEGURANÇA PÚBLICA VAI DE MAU A PIOR, SE NO ALTO ESCALÃO A BANDIDAGEM ESTÁ LIBERADA, O QUE DIZER DAQUI DE BAIXO.

    ESPERO QUE O POVO RELEMBRE O PASSADO, LEMBRE O QUE O COLLOR FEZ AOS BRASILEIROS, E AI VAI UMA DICA TAMBÉM, OS ELEITORES DEVEM ENTRAR EM UM SITE DE BUSCA, COMO POR EXEMPLO O GOOGLE, E DIGITAR – DILMA ROUSEF A ESTELA – E CONHECER MELHOR A FUTURA CANDIDATA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

  6. adalberto paranaguá Reply

    Collor é menos ladrão que Lula. Esta é a única verdade política dos últimos 20 anos.

  7. Quem contínua dando sustentação à esse tipo de politícos, são os mesmos de não produzem nada e vivem sendo sustentados por todos os tipos de bolsas governamentais e eleitoreiras existentes.
    Vergonha é lembrar do enfrentamento entre COLLOR X LULA no passado e agora saber que este nobre cidadão faz parte da base de sustentação no congresso. VIVA a democracia viva ao LULA, viva ao FHC, viva ao COLLOR, viva ao MALUF, viva ao RENAN, viva ao SARNEY, viva ao ROMERO JUCÁ, viva ao REQUIÃO, viva ao POVO que não sabe VOTA.

  8. parabéns Adalberto, o único comentario sensato. O Collor perto do pessoal do PT é trombadinha.

  9. GUERREIRO, pela vida Reply

    Sabem senhores BRASILEIROS, a culpa é nossa, sim, a culpa é nosso ! ! ! ! somos nós que elegemos esse monte de lixo, nós temos q pararmos de reclamar, NÓS temos que fazermos a diferença( EU POSSO FAZER DIFERENÇA)……………….. Aqui no nosso Paraná não é diferente, ano q vem, terá a nossa eleições…………. POR FAVOR não vamos eleger um monte de LIXO……

  10. PT, LULA, DILMA. QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ.
    NÃO ERA ESSE, O COLLOR O MAIOR FDP DA POLÍCITA ?
    AGORA NÃO É MAIS ?

  11. ELLE DE VOLTA O NÃOOOOOOOOOOO……….UM MONTE DE GENTE SE MATOU NA ÉPOCA EM QUE GARFEARAM Á POUPANÇA……..LEMBRAM……………………………………………………

  12. Só se faz aliança com partidos diferentes…. E, tava certo o Collor quando disse que não era nem direita, nem esquerda, nem centro direita nem centro esquerda… É o resultado de sobras de partidos que perderam o foco da ideologia…. O PT ta rosa…o PP o que sobrou da Arena… Tem outros de “estrelas” com menos brilho nessa coligação pró-Collor. Mas é um mistão, isso é….
    Mas no fundo o Collor é quase um injustiçado, cassado por uma tropa como os sete anões….o Ibsen Pinheiro… O motivi alegado foi um Fiat Elba…

    Mas hj temos dinheiro na cueca…na meia….mensalão…mensalinho….menos cassação!!!!!!
    E o tostãop contra o trilhão….trilhão mesmo, milhão é coisa do passado!!!!!

  13. O povo merece o governo que tem,…por nao saber votar. Collor roubou ate a poupança dos miseraveis e a sua formosa mulher a LBA. E MOLE OU VOCES QUEREM MAIS.

  14. O que é pior é que mesmo sabendo de quem se trata, do que fez, e do que ainda está fazendo contra o País, está apoiando a DILMA e pelo jeito o mesmo eleitor voatará nela. Então o Collor, como bom articulador, vai se manter no colo do governo, mamando quem sabe como um Ministro………..”vão ter que me engolir”!
    É só pensar um pouco! Depois não adianta reclamar!!!!

  15. josé da bahia Reply

    o collor foi cassado porque enfrentou os grandes deste país,fernando henrrique vendeu o país inteiro e até hoje não disse aonde colocou a grana,agora fica um mone de otário dizendo que o collor roubou a popança,mentira vcs nunca tiveram um tustão e fica ai falando besteira,collor ainda vai ser presidente pra azar de vcs

  16. Carlos-Curitiba Reply

    Eu nao sei como o povo de Alagoas pode eleger um imbecil como esse Fernando Collor, que roubou milhoes com o confisco da poupança, outros milhares tiveram prejuizos irrecuperaveis gracas a elle. Gente morreu por nao poder usar o dinheiro para operaçoes e tratamento de saude!

    Vá pro Inferno COLLOR DE MOLLA !

    José da Bahia, eu fui cara pintada, lembro que estive na passeata da Boca Maldita, no Fora Collor e se ele voltar eu vou pra Washington e faço greve de fome na frente da embaixada do Brasil!

  17. Vai Collor que essa e sua vc ja pagou sua divida injusta q/
    fizeram com vc ….eu fui confiscado mas perdoaaaa…

  18. muito bem presidente collor vc é o cara, vai lá e arrebenta, vc é brasileiro.. governe bem alagoas…

  19. ALAGOAS ( FEDERAL ) Reply

    ESTAMOS COM VOCÊ E NÃO ABRIMOS.! boa sorte VELHO COMPANHEIRO!!!!

  20. Rener Ferreira Lemos Reply

    Para os quem não conhecem a verdadeira história dessa grande político que é o collor acessem: http://www.collor.com. Estudem antes de falar de quem não conhecem!!!
    Collor foi inocentado perante a Justiça Brasileira o que querem mais??????!!!!!

  21. Senhores, como Alagoano não pude deixar de me colocar. Quando Fernando Collor foi eleito a globo, como de costume, laçou um Globo Repórter completo sobre a vida do Presidente e citou o nome do meu Estado poucas vezes. Salientou claramente que Collor é carioca – nada contra os simpáticos cariocas – e que ele viveu boa parte da vida em Brasília. Quando elle sofreu o impeachment a globo lançou outro Globo Repórter e meu Estado foi citado inúmeras vezes como sendo a origem do Presidente deposto. Os hipócritas descriminaram meu povo por muito tempo, como se não eles não elegessem Malufes, Mãos Grandes e mão pequenas de diversos tipos. Alagoas tem dois presidentes na história do Brasil, Deodoro e Floriano, o primeiro e o segundo, só. Não que Collor tenha sido tão pior que os outros, pois os números mostram que apenas Lula é incomparavelmente o único Presidente que impulsionou de fato esse país na era moderna. A indústria automobilística foi primeiro criticada por elle – o Collor chamava os carros de carroças, lembram, a abertura do mercado brasileiro começou por elle, etc. Eu não voto mais nelle, não pelo governo delle, mas pela clara incapacidade que elle mostrou de alinhavar conchavos com os outros ladrões da política nacional e perdeu – o que ninguém perde, por mais que roubem – a presidência da república, e esse tipo de burrice pra mim é crime.

    Por isso Gaspar da Ilhota, não é só Alagoas que parece “não ser um Estado da Federação mas um domínio, uma sesmaria,” etc. Olha teu próprio Estado, que não sei qual é, e encontrarás coisas parecidas. Alagoas é simplesmente um pedacinho do Brasil deitado em berço esplêndido – é linda a minha terra, com um povo precisando ser educado para aprender a votar, igualzinho ao país inteiro. Um abraço a todos os brasileiros que como nós estão divididos, tendo de votar em um político do PSDB – Teo Vilela, que tende a destratar os funcionários públicos e a sucatear as instituições públicas, assim como Serra tentou fazer com a Unicamp e todo SP e FHC fez com o Brasil, Collor – já comentado, e Ronaldo Lessa com processo por desvio de verbas em andamento e com a história de um bom governo realizado. Por fim, quero lembrar que Collor perdeu pra Ronaldo a duas eleições atrás para o mesmo Governo de Alagoas.

  22. jose luciano Reply

    ESSA E PRA TODOS QUE CRITICAM O SR FERNANDO COLLOR DE MELLO

    GENTE EM VEZ DE VOCÊS UM BANDO DE ANALFABETOS POLITICO
    FICAREM AI DIZENDO COLLOR ROUBOU;COLLOR E RUIM;COLLOR E ISSO;COLLOR E AQUILO. VÃO ESTUDAR POLITICA E SABERA QUE O PAIS NÃO TEVE GOVERNO MAIS INTELIGENTE E COM MAIOR COREGEM QUE O SR FERNANDO COLLOR DE MELLO TIRANDO O SR LULA E CLARO VOLTEM NO TEMPO E VEJAM O QUE OSR COLLOR REALMENTE FEZ E VERAS QUE VCS SO TEM ALGUMAS COISAS EX COMPUTADOR,CELULAR DEVIDO A CORAGEM DO SR COLLOR DE MOSTRAR PRA TODO O MUNDO QUE BRASILEIRO NÃO E BURRO E QUE NÃO ESTAMOS AQUI PRA SUSTENTAR OUTROS PAISES COM NOSSO DINHEIRO

    VÃO ESTUDAR POLITICA E NAS ELEICOES GARANTO QUE VOTARÃO NO SR FERNADO COLLOR

  23. AQUINO CORREIA PIASSÚ Reply

    COLLOR FOI UM GRANDE PESIDENTE, ISSO É UM FATO. BASTA VERIFICAR A HISTÓRIA.

  24. José Augusto da Cruz Reply

    Collor tem um carisma inigualável…além disso pagou tudo a siciedade. Força Collor!!!

  25. COLLOR SERA GOVERNADOR, O POVO JA ESCOLHEU E GOSTA DELE, ALAGOAS VAI ELEGE-LO, PORQUE OS ELEITORES ADORAM POLITICA.

Comente