Uncategorized

O tombo de Requião

requião005

Coluna ETC no Paraná Online

Não há no mundo político paranaense ninguém que leve mais a sério pesquisa de opinião pública do que Roberto Requião. O governador se considera um analista de mão cheia e, entre os aliados, enche a boca para dizer que conhece as linhas e as entrelinhas dos números medidos pelos institutos.

Pois bem: o que passará na cabeça de sua excelência nesses dias, após a divulgação do “ranking dos governadores” do Datafolha? Requião está mal na foto. Dos dez governadores avaliados, ele aparece em 7.º lugar, com nota 6,4.

Para se ter uma ideia, em março desse ano, na mesma pesquisa, o paranaense aparecia na 4.ª colocação, com nota de 6,6, enquanto os “concorrentes” vinham atrás. A queda tem razão de ser. O inquilino do Canguiri é o titular de um governo sem obras de porte, marcado pelo nepotismo, pelo descontrole pessoal, pelas guerras infantis contra as instituições e, sobretudo, pelas denúncias de corrupção. Os dados da pesquisa, por isso, não surpreendem. E são mais do que lógicos.

Comparação 1

Aparecem à frente de Requião no ranking do Datafolha os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ceará, Cid Gomes (PSB), de São Paulo, José Serra (PSDB), e até o de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), e o da Bahia, Jaques Wagner (PT). E pensar que o Roberto ainda sonha em concorrer à presidência da República.

Comparação 2

E o desgaste não pára por aí: com a nota que conquistou, o Roberto só consegue suplantar o fraco colega do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e os desgastados e afundados em denúncias José Roberto Arruda (sem partido), do Distrito Federal, e Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, a última colocada. Imagine o humor que o chefe do Executivo paranaense passou o dia de Natal…

Não ofende

Por todo o exposto, a coluna pergunta: qual das duas opções é a correta? A megalomania de Requião é tamanha que não enxerga as próprias limitações? Ou ele sabe que não tem chances de postular o Planalto e só faz chiste e mente à opinião pública? A segunda hipótese é a mais provável. Por mais que se faça de esperto, o fato é que há espelhos no Palácio das Araucárias e na Granja do Canguiri. E ele conhece a imagem que vem refletida dele.

Haverá protestos?

Será que o presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, que tanto reclamou da não-inclusão do nome do Roberto na pesquisa presidencial emitirá algum tipo de carta agora? Será que ele subirá nas tamancas para reclamar dos índices que arremessaram o seu patrão ao fim da fila no ranking dos governadores? A opinião pública aguarda com “ansiedade” para ver o comportamento do áulico número 1.

Última

Para o bem dos ouvidos do povo paranaense, na terça-feira que vem não haverá “escolinha” no Museu Oscar Niemeyer. Ainda bem.

17 Comentários

  1. Ninguém pode se surpreender com os números… um governo NOTA SEM: sem obras de destaque, sem planos estratégicos de longo prazo, sem idéias criativas, sem investimentos de porte, sem um olhar para o futuro, sem senso de humor… sem nada, niilismo puro… um governo de costas para o povo, para os empresários, governando com olhos os estanhados nos espelhos retrovisores, mirando o passado, com rancor e inveja… terra arrasada e salgada, pontes destruídas… oitenta anos de atraso, em oito anos… adeus, au revoir… até nunca….

  2. Tem coisas complicadas, uma é ter posição eleitoral, outra perseguição infantil, tipo veja x lula.

  3. Nossa, governo Requião desastroso.

    Aqui no sudoeste começou a arrumar algumas estradas, mas acho que não pagou e já abandonou. Tem obra parada pelo meio do caminho, obra com pedaço que foi arrumada e que já tá estragada menos de DOIS MESES depois de conclusa.

    Fora os Hospitais Regionais que não abre, os 200 colégios prometidos, o desvio de 1 bilhao do parana previdencia….

    Enfim, 6 é muito alto ainda pra ele, só é explicado pela total miopia popular e pela falta de conhecimento do povo sobre poltiica e administração publica.

  4. Sem obras de porte?? 42 hospitais espalhados pelo paraná, alguns quase prontos não são uma obra de grande porte? 300 Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança não são nada? Recuperação de boa parte da malha viária sem pedágio não é obra de grande porte? A usina de Mauá que está sendo construida não é uma obra de grande porte?
    Isso porque a Copel que dava prejuizo em 2002, e estava sendo considerada falida na bolsa de Nova Iorque, hoje é um “blue chip”.
    blue chip = Essas ações são as chamadas de “ações de primeira linha”, ou seja as ações com mais liquidez de mercado.

    Isso sem falar nos grandes investimentos da Sanepar em saneamento que só não foram maiores por causa do grupo dominó que não deixa aumentar o capital da empresa.
    Graças a esses investimentos a balneabilidade no litoral melhorou muito. http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/verao/conteudo.phtml?tl=1&id=958000&tit=Dos-43-pontos-de-mar-avaliados-pelo-IAP-28-estao-liberados-para-banho. Isso que diz a própria gazeta.

    O GPP e suas verdades. O PIG do paraná cada vez mais forte. Não esqueçam que no final a verdade sempre vence, boa ou ruim. Ou vamos deixar que o jornalismo se transforme em propaganda? E eu não to falando de publicidade, voces sabem o tipo de propaganda que fazem…

  5. “Ou o pedágio abaixa ou acaba” o slogan que derruba o Duce em qualquer pesquisa,não precisa falar mais,o destino do inquilino do Canguiri o povo já traçou,pega sua família e corram,pois, se fosse em outro país o inquilino já era ,tava na rua desde o começo de suas nomeações,como aquela que ele nomeou a si mesmo secretário da insegurança,vejam na merd… que deu,e aí afora,a familiagem mandando e mamando como a mana seu motorista e sua assessora em compras semanais em Ciudad de Leste no Paraguai,com carro oficial,funcionários públicos e tudo pago pelos trouxas paranaenses.
    Então manezada vão continuar votando no inquilino do Canguiri e sua família????????

  6. Vigilante do Portão Responder

    A população, especialmente a do interior, não sabe do caso da draga, da maracutaia da venda do terminal portuário de Antonina, do apartamento em Paris, da mansão do mano Dudu nos EUA, dos gastos sem licitação e das contratações sem concurso para a TV Educativa do Paraná.
    Do mesmo modo, a população da Capital desconhece o fato de que o Napoleão do Canguiri deixou de repassar recursos para a cidade, isso no exato momento em que o Beto Richa anunciou que preferia o Osmar Dias ao Requião na eleição passada.

    Na escolinha de Terça passada, nosso lider fez uma coisa boa, perdoou as dívidas da implantação da Cidade Industrial de Curitiba e Araucária e de outras cidades.

    Fica a idéia de que o déspota demorou 11 anos de governo para tomar a atitude, perdoando o débito ao apagar das luzes do seu (des)governo.

    Quando o Requião foi prefeito de Curitiba, isso faz um tempão, ele mesmo afirmou, em ofício para o governo de então, que a dívida deveria ser assumida pelo governo estadual, visto que os impostos gerados pela Cidade Industrial alavancaram a arrecadação do Estado.

    Agora, vendo sua popularide desabar na capital e nas grandes cidades, o Napoleão dá uma de bonzinho e perdoa a dívida.

  7. PODEM ME CRITICAR OU FICAR COM DOR DE CUTUVELO;;;;;;MAS OS ONIBUS ESCOLARES QUE O SR REQUIÃO PRESENTEOU VÁRIAS PREFEITURAS,,ESTÃO SENDO BEM USADOS PELOS ALUNOS,,,O SANEAMENTO BÁSICO IMPLANTADO EM ALGUMS MUNICIPIOS JÁ ESTÃO FUNCIONANDO,,OBRIGADO POR ISSO,,,,,E SE AS NOSSAS PRAIAS ESTÃO MAIS LIMPAS E COM BOA BALNEABILIDADE NA MAIRIA DOS PONTOS FISCALIZADOS..SE DEVE AO PROJETO DO REQUIÃO QUE DESTINOU 42 MILHÕES PARA FAZER AS USINAS DE ESGOTO NO LITORAL,,O QUAL GRAÇAS Á TUDO ISSO ;;;É ESPERADO QUASE 2 MILHÕES DE TURISTAS E VERANISTAS..NUNCA NA HISTÓRIA OUVE TANTA GENTE ASSIM INDO PARA AS NOSSAS PRAIAS;;;;;;;;ENTÃO NÃO É SÓ CRITICAR;;;;SAIBAM ELOGIAR E ENXERGAR TAMBEM AS COISAS BOAS QUE ACONTECEM………..Á TÓ INDO PRA PRAIA JÁ QUE O ESGOTO FOI LIGADO NA REDE EM JULHO;;;;;;ALIAS AS PESSOAS DE BOM SENSO PEDE PRA LIGAR NÉ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  8. Homer Simpson, só pode ser, e não é PIG sua besta, é PIB, e tomara que sua mãe caia num hospitaléco desse que vc. detalhou, assim não põe mais ninguém idióta igual a vc. no mundo.

  9. A queda do Rei começou quando achou que poderia simplesmente “excluir” CTBA do mapa politico. Fez uma palhaçada sem tamanho não liberando as verbas que pertenciam a cidade…isso todos lembram..achou que sua politiquinha demagógica iria trazer resultados bons, que todos são “seguidores” de sua linha atrasada de pensamento : resultado Requião vai sumir do mapa. Agora como um bobo da corte, vem numa escolinha ridicula pedir que os prefeitos mandem “presentes” a ele como prova de agradecimento por sua divina misericórdia com os mesmos…esquece o desqualificado que o dinheiro que ele usa sai da população, e não nasceu numa árvore de dinheiro que ele plantou, esquece que é obrigação dele melhorar a situação das cidades que compõe o Paraná.. agora fica a questão: todos pagamos nossos impostos e como vem um ser desqualificado, eleito pra tratar do dinheiro público achar que alguém do estado deve agradecimentos por ele fazer com atrazo a sua função????Requião é um politico nocivo ao estado, espantou tudo que poderia ser revertido em beneficos ao estado, vem ai se “achar” em programas como leitinho das crianças, mentir em 8000 km, hostitais, blá,blá,blá….mas pera aí…nos paranaenses o suficiente pra ele ter um orçamento de 25 bilhões de reais ao ano..isso tem que ser revertido em que..ouro pro pálacio das Araucarias ou ser usado em nosso beneficio??alguém quer pagar pra manter na boa vida de come e dorme dos Requiões e seus agregados, ou queremos um estado que ande e que as coisas aconteçam…e não devemos esquecer: o governo do estado, via Copel, ou Sanepar, não “investe” em nada, aquilo que ele diz “investir” é cobrado mês a mês na nossa conta eletrica ou de água, nós que pagamos pois muita coisa ai sai de “graça” pra alguns e tem seu valor dividido no “lombo” dos outros… o tombo do Rei é proporcional a sua falta de competencia em gerir o estado…

  10. augusto ferreira Responder

    ” O Requião caiu de 4º pra 7º lugar entre os governadores”, repete sem parar como criança o Campana. E dá-lhe foguetório.

    Mas uma análise mais apurada dos números (coisa que bons jornalistas costumam fazer) mostra que, na realidade, quase nada mudou em mais esta rodada do DataFolha.
    Cair de 6,6 pra 6,4 é margem de erro. E, salvo os dois últimos, a avaliação dos demais governadores é positiva e muito próxima entre si. Requião, por exemplo, ficou apenas 1,1 ponto atrás do primeiro mais avaliado.

    Mas o que se pode esperar do Campana?

  11. Sidnei Belizário de Melo Responder

    Trabalhei na campanha de 85 para o candidato a Prefeito Roberto Requião, e lembro da música do símbolo do adversário, um coração, e cantamos chora coração quando derrotamos o Jaime Lerner, e depois na campanha para o governo na sucessão do Governador Álvaro Dias onde ganhamos do Dep. Martinez no famoso dia D. Entendo agora como é difícil governar, e como é trágico que os nossos companheiros mudam de idéias, e opiniões pelo Poder. O que é real é difícil governar e agradar a todos. O final de um governo mostra quem é realmente os nossos amigos. O Governador Requião fez sua história, agora começa uma nova com o Beto Richa Governador. O Senador Álvaro Dias também já tevê sua história e deve deixar agora para o Beto Richa a disputa do governo, e o Osmar dias aceitar que agora e a vez do PSDB.

  12. Bimbo.
    Eu tenho q certeza não vai poder visitar um desses hospitais, porque já deve estar num hospital psiquiatrico no Bom Retiro. Ainda tem a capacidade de desejar algo ruim pra minha mãe. _|_
    E pra sua informação é PIG SIM.
    PIG = Partido da Imprensa Golpista
    Não me refiro ao PRODUTO INTERNO BRUTO, é vc que não se toca. E o Homer Simpson deve ser voce que alem de burro, acredita em tudo que le e fica horas na frente da TV para se “informar”.
    Eu daria graças se o mundo tivesse o dobro de “idiotas” como eu, seria com certeza muito melhor.

    Vou lhe explicar também o que é Propaganda formalmente.

    “De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e acções de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual) através de canais directos e de mídia.”

    – Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996

  13. Geraldo Martins Responder

    Não, Bimbo, acho que é Pig mesmo. Pig, significando porco em inglês. Faz todo o sentido, não acha?

  14. ESSE BABA BETÃO RONCA FERRO PIRAQUARA SÃO DI +
    PENA GURIZADA MUITA PENA DE VOCES
    POIS BTINHO NUM TA NEM AI PRA VC
    PERGUNTA : VC É BURRO MESMO;
    OU SOMENTE MAIS UM ALIENADO
    QUE NÃO CONSEGUE ENXERGUAR
    OU ENTÃO É SURDO
    SÓ SE FOR …

    PRA DIZER QUE O REQUIÃO É RUIM;
    ENTÃO NÃO SE LEMBRA DO LERNER
    DO FHC
    DAS ESTRADAS VENDIDAS
    DA HOLDING NA SANEPAR
    DO GOLPE BANESTADO
    DA TENTATIVA DE VENDA DA COPEL
    E DA DOAÇÃO DA VALE DO RIO DOCE.
    E MAIS ……..MAIS …….VIX….SOBRA FALCATRUA DESSES CARA….

    O PEDÁGIO É CONTRATO
    SE A PESSOA NÃO FOR 100% BURRA – ALIENADA SABE QUE CONTRATO É CONTRATO “NÃO SE QUEBRA”
    MAS QUE REQUIÃO AO MENOS TENTOU

    SEUS SANTOS ANJINHOS PSDBESTAS – DEMO NIACOS –
    JOGAM MERDA NO VENTILADOR – DIZ… NÃO FUI EU….
    E SEUS ETERNOS IGNORANTES – ALIENADOS – ZUMBIS –
    BURROS MELHOR DIZENDO ACREDITAM.

    TODOS SÃO RUINS
    A DIFERENÇA É QUE ALGUNS AINDA FAZEM ALGO….
    COMO REQUIÃO FEZ..
    E NÃO VENHA ESCREVER QUE NÃO FEZ PORQUE
    SERIA O CUMULO DA INDIGNIDADE…

    AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO NAS PRAIAS
    OU VCS QUERIAM NADAR COM BOSTA FLUTANDO
    ENTÃO SEUS INBECIS COMAM MERD…..
    E CAGEM RICHA….

    PSDB DEM
    ELES JOGAM MER…. NO VENTILADOR …

    E TUDO VIRA BOS…….A

Comente