Uncategorized

Ex-secretários de Arruda conquistam comando da CPI da Corrupção no DF

De Márcio Falcão da Folha Online

Por 4 votos contra 1, os aliados do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) na Câmara Legislativa escolheram o deputado distrital Alírio Neto (PPS) –ex-secretário de Justiça do atual governo– para presidir os trabalhos da CPI da Corrupção que vai investigar o esquema de corrupção no governo local.

Ao conquistar o cargo, Alírio Neto indicou Raimundo Ribeiro (PSDB), que também é ex-secretário de Justiça de Arruda, para a relatoria da CPI. A vice-presidência foi entregue a outro aliado, o deputado Batista das Cooperativas (PRP).

Apesar de reconhecer que fez parte da equipe de Arruda, Alírio Neto disse não vê impedimentos para assumir o posto. O deputado lembrou que no Congresso Nacional, a CPI que investigou denúncias de irregularidades contra a Petrobras também foi controlada por parlamentares governistas.

“Qualquer parlamentar teria condições de presidir os trabalhos, mas nós sabemos que o universo político se multiplica. É preciso ter coerência. Esses questionamentos não se justificam porque se não me engano a CPI que investigou a Petrobras também foi presidida pela bancada do governo federal. Essas coisas são naturais e me sinto à vontade”, disse.

O deputado Paulo Tadeu (PT), que foi derrotado por Alírio Neto, afirmou que a presença da oposição no comando da CPI poderia dar equilíbrio às investigações.

“Com a força de quatro deputados que estão claramente em sintonia com o atual governo que será investigado achamos justo e correto que a presidência ficasse com um parlamentar da oposição”, disse.

Após a definição do comando da CPI, o petista apresentou um requerimento pedindo a convocação do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, delator do esquema de corrupção. O requerimento ainda precisa ser votado. A oposição ainda estuda a apresentar o pedido de convocação de Arruda e do vice-governador, Paulo Octavio (DEM).

Arquivamento

Além de Alírio Neto, a CPI conta com outro ex-integrante do governo Arruda. A deputada Eliana Pedrosa (DEM) ocupou, até o início da crise, a secretaria de Desenvolvimento Social.

A ideia dos aliados do governador é usar a CPI para protelar a análise dos três processos de impeachment acolhidos pela Casa contra ele. Os governistas pretendem adiar a votação dos processos de afastamento até que a comissão tenha avançado nas investigações.

A avaliação dos deputados alinhados com Arruda é que, como o requerimento é amplo –estabelecendo análise de contratos do GDF de 1991 até novembro de 2009–, atingindo três governos passados, o governador pode ganhar sobrevida.

Na tentativa de tirar Arruda do foco, o pedido estabelece que a investigação deve envolver três gestões do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e uma do ex-governador e atual senador Cristovam Buarque (PDT).

O pedido para criação da comissão de inquérito foi assinado por todos 22 dos 24 deputados, mesmo com dez distritais suspeitos de envolvimento no suposto esquema de desvio de recursos públicos.

Apesar de a Câmara ter decidido criar uma CPI, parlamentares avaliam que os efeitos para os distritais que são citados no inquérito que apura o suposto esquema de corrupção devem ser mínimos. Ficou definido que o foco das investigações será as irregularidades no GDF.

Aparecem no inquérito o deputado Leonardo Prudente (DEM), que se afastou da presidência por causa da denúncia, Júnior Brunelli (PSC), Eurides Britto (PMDB), Benício Tavares (PMDB), Rogério Ulysses (PSB), Roney Nemer (PMDB), Benedito Domingos (PP), e os suplentes Berinaldo Pontes (PP) e Pedro do Ovo (PRP). A Mesa Diretora decidiu abrir processo por quebra de decoro.

17 Comentários

  1. Pois é. Esses são os tais DEMOCRATAS.
    Aliados ao PSDB viram DEMônios.
    CATERVA Pura!!!

  2. Tiago Teodoro Reply

    Mandem o Fernandinho “Beira Mar” cuidar das fronteiras brasileiras contra o narco… putz… creio que isso seja análogo, igualmente ao título dessa informação.

    Brasil que desisto de ti !!!

  3. Marcos Cordeiro Reply

    Mais uma vez vai acabar em pizza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Precisamos de um choque político nesse país.!! A coisa tá muito descarada!?!?!

  4. Caro Redator: Pelas declarações do Dep. Presidente, que assemelha a CPI da qual irá presidir com a CPI da Petrobrás no Congresso, podemos antever que também terminará em PIZZAS.
    Realmente parte majoritária da classe de politicos com mandato não está nem aí com a opinião popular, pelo que pode-se perceber estão todos comprados pelo sentimento de proteção do sistema politico atual.
    Há necessidade urgente de colocar um ponto final nessa escumalha que rouba o país por Brasília. Atenciosamente

  5. SE AO REDOR DAS INSTITUIÇÕES POLITICAS DO BRAZIL FOREM COLOCADAS GRADES, VIRA ZOOLOGICO.
    SE FOREM COLOCADOS MUROS ALTOS, VIRA CADEIA.
    SE COLOCAREM LUZES VERMELHAS, VIRA ZONA.
    SE COLOCAREM MESAS E CADEIRAS, VIRA PIZZARIA. E SE PUXAREM A DESCARGA, NÃO SOBRA NENHUM.
    PS.ESCREVI BRAZIL COM …Z DE ZONÃO.
    DÁ VERGONHA DE SER BRASILEIRO, A ORDEM E PROGRESSO JÁ SIFO A MUITO TEMPO, E NADA ESTÁ TÃO RUIM QUE AINDA NÃO POSSA PIORAR, NÃO É MESMO…………..ESTELA????/

  6. Alceni Guerra e Canigushi, ex-secretários de Arruda. Que vergonha do cumpadre!

  7. Vocês viram que o “presidente da camara” vulgo “dinheiro sujo na meia” fechou a câmara, e que a Polícia militar retirou os manifestantes? Viram que o sr. arruda (com minusculo mesmo) pagou almoço pra uns pobres coitados manifestarem em seu nome ?? (ãoãoão o Arruda é campeão)???

    Patético..

    Gente…

    Vamos tomar uma atitude drástica?????

  8. Então MUTUKA, pôs viseira só em um olho? ou sofre de esquecimento seletivo?

    São os bandidos dos democratas (de araque) repetindo os bandidos do PT e seus amigos Sarney, Collor, Marcos Valério, Delúbio, Genoíno, Silvinho Land Rover, etc. Sem esquecer a senhora deputada do PT fazendo a dança da pizza ao ver os anjinhos mensaleiros todos inocentados.

    A única diferença é que uns põem o dinheiro da corrupção na cueca e outros na meia.

  9. Onde estamos? Reply

    Na história mundial nada se viu de mais imoral!!!!

    Este cidadão de índole duvidosa está se purificando em sua própria água. Agua contaminada com a corrupção….Este país não deve mais suportar tal comportamento desvirtuoso, sob pena das instituições que preservam o mínimo de dignidade, estarem conivente com o que há de mais sórdido nos podres poderes.

  10. Sr. Redator. Pelo que a sociedade percebe, o que garante a manutenção dessa população espoliando a nação é a certeza de IMPUNIDADE. O judiciário por meio dos magistrados – frágeis, débeis, parciais – em todas as esferas, de todos os tribunais, está tão comprometido, é coligado, é co-irmão dos legisladores que os sustentam nos avanços das carreiras para alcançar o cargo de desembargador e ministro, que não mais se qualificam para dar seguimento as ações patrocinadas pela sociedade. Pode-se ver o caso do PAINEL DO SENADO, com as digitais do ARRUDAPANETONE, o processo de cassação está engavetado na mão de juiz. Os anos se passam. O caso do MENSALÃO DO PT, está engavetado na mesa de juiz. Os anos se passam. O caso do MENSALÃO DO DEM logo em seguida estará engavetado na mesa de juiz. O poder judiciário é a ultima instancia que a nação possui para dar garantia aos direitos da população. Pode-se perceber que o país está órfão de magistrados imparciais, compromissados com o avanço do país em busca da democracia. O CNJ necessita urgentemente tomar atitude para interromper essas ações de engavetamento de processos de grande repercussão, que afetam toda a moral do país, que protelam as sentenças e mantém esses meliantes zombando da população, e que levam a sociedade ter sentimento de que não existe justiça, pois pode chegar o momento de que cada membro da população faça a sua própria justiça. Aí é o caos patrocinado pelas eleites dirigentes do país. Atenciosamente.

  11. É OS DEMOCRETAS MANIPULANDO MAIS UMA VEIS O POVO BRASILEIRO ETA OPOSIÇÂO DE PESO QUE O BRASIL TEM

  12. Valmor Lemainski - Cascavel Reply

    A quadrilha do Arruda está cantando alegre o funk:
    – Tá dominado….
    – Tá tudo dominado…..

  13. O Povo onesto e sério do Brasil precisa acordar e não votar mais em nenhum candidato dos partidos PSDB, DEM e PPS e nem defender os mesmos.
    As imagens foram claras.
    A justiça precisa apurar os fatos e não deixar na mão dos deputados.

  14. E estes ex-secretários tem alguma credibilidade?
    Algum politico filiado ao PSDM, DEM ou PPS tem credibilidade?

  15. E estes ex-secretários tem alguma credibilidade?
    Algum politico filiado ao PSDB, DEM ou PPS tem credibilidade?

  16. GENTEM, não fiquem nervosos, são todos iguais, só muda a segunda letra do P, no mensalão, cuecão,cpi de Petrobras, CPI dos correios CPI da PQP, tucanos e democratas pularam feito pipoca pois ficaram de fora, quem deu e da as cartas é o trem de ferro do PT, agora a petezada berrra porque o bom para estômago arruda colocou o seu trem de ferro para constrolar a CPI,. Meus caros neste pais tudo e circo, cada palhaço comanda o seu espetáculo e nos os bobos da corte ficamos a bater palminhas para o “P” que quizermos, enquanto isso a saúde a educação e o resto é resto, e o povo que se F.

Comente