Uncategorized

Cúpula Nacional do PSDB evita racha no Paraná

De Abraão Benício para o Bem Paraná

A indefinição da candidatura tucana ao governo do Paraná nas eleições de outubro preocupa os dirigentes nacionais do PSDB. A disputa interna entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa e o senador Alvaro Dias foi discutida em reunião de membros da cúpula nacional – presidente do diretório nacional, senador Sérgio Guerra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o pré-candidato à presidência, governador de São Paulo José Serra e o governador de Minas Gerias, Aécio Neves – na noite da última segunda-feira.

No momento, o maior desafio dos caciques tucanos é evitar um racha a partir da escolha daquele que representará a legenda na disputa pela sucessão estadual.

Os estrategistas do partido sabem que a divisão poderia colocar em risco a ampla vantagem que José Serra tem sobre a presidenciável petista, ministra Dilma Roussef, nas recentes pesquisas divulgadas no Paraná.

O deputado federal Gustavo Fruet, que conversou com o presidente nacional tucano depois da reunião de segunda-feira, confirma a tendência conciliadora. “Não haverá interferência da direção nacional na definição aqui no Paraná. O objetivo principal é evitar o conflito e tentar, até o último momento, o acordo com o senador Osmar Dias”, explica.

Sem um nome de peso dentro do partido para disputar o Palácio das Araucárias, o PT aposta em uma aliança com o senador Osmar Dias (PDT) para garantir um grande palanque para Dilma no estado.

Assim, na tentativa de minar a expectativa petista, a cúpula nacional tucana decidiu enviar um emissário – senador Sérgio Guerra – para retomar a tentativa de um acordo com Dias. A tendência é que o encontro aconteça ainda esta semana. “O Sérgio Guerra é meu amigo e sempre temos conversado. Ele está em Santa Catarina e na volta deve passar pelo Paraná e devemos nos encontrar. Mas, pelo que estou vendo, as coisas já estão bem definidas do lado do PSDB”, comenta Osmar Dias em alusão clara ao favoritismo de Richa para disputar o governo.

26 Comentários

  1. Marcos Cordeiro Responder

    Acho que o PSDB, deveria garantir o Governo Municipal(Beto) e daí sim com apoio mútuo tentar o Governo do Estado com o Álvaro Dias, assim ficará mais fácil de governar o estado e capital pelos tucanos. Mas para isso deverá ser aparado as arestas da vaidade e costurar com linhas de bom senso e sabedoria política!

  2. Setores da mídia patrocinada e assessores carreiristas (já tendo passado por vários prefeitos e engajados na atual administração), além de políticos com vida pregressa pouco recomendável levarão o Beto a cometer o seu maior erro político e o encerrameno precoce de sua carreira.
    Ninguen duvida que se o Senador for preterido apoiará indondicionalmente o seu irmão que o fará vencedor do pleito.
    Ainda é tempo do Beto, tomar uma decisão por sí, sem a influência desses bajuladores interessados, e tentar completar o mandato de prefeito ,que ele disse ser por quatro anos, e voltar numa próxima eleição uma vez que é bastante jovem e pode esperar dois anos para a próxima disputa.
    A indicação do Beto, jogando o Senador Alvaro Dias na campanha do Osmar será um desastre para a candidatura maior do Serra que deixará de obter mais de 1 milhão de votos no Paraná (conforme pesquisa interna do próprio PSDB nacional).

  3. O Senador Álvaro Dias falou no ano passado que respeitaria as pesquisas e que entre ele e o Beto o que estivesse afrente nas pesquisas seria o candidato e que não disputaria com o irmão Osmar.
    Diante do que o Álvaro disse esta claro que se ele se manter como pré candidato é porque não tem palavra.
    Por outro lado o Serra vai perder também no Paraná para a Dilma de qualquer forma.
    Apartir do momento que o Lula declarar apoio seja para quem for dos candidatos a Governador este vai dar um salto nas pesquisas e terá mais facilidade de vencer do que os demais.

  4. Evitar o racha?
    O racha já aconteceu, e faz tempo.
    Lembram quando o Bituruna barrou o Hermas Brandão de vice do Bob Req?
    Ali se procedeu o racha!

  5. Senhores, fora o lado de “torcedor” politico que todos temos, vejo que toda essa lambança do PSDB poderia sim ser evitada…Obviamente cada um tem um lado de preferencia, mas vamos aos fatos. O senador Álvaro Dias tem o direito de tentar ser o candidato do PSDB. O que “pega” pro lado dele é: Aproximação com politicos desqualificados do PMDB ( Requião), isso deve ser evitado a todo preço pois claramente a politica praticada no estado foi horrível…O Álvaro nunca disse que queria ser candidato porque tem um plano de desenvolvimento pro estado..sempre foi aquela alegação esdrúxula que está a servindo uma causa maior ( Serra presidente). Isso deixa na população a certeza que não teremos um governador preocupado com a causa paranaense, teremos uma vaquinha de presépio do Serra..Isso trará um prejuiso imenso ao estado..não devemos esquecer que precisamos reconstruir essa terra, ruida pela politica primitiva e equivocada da aliança da desgraça PT/PMDB. Então a soma: falta de proposta ao Paraná + declarações infelizes que está servindo uma causa maior + aproximação a Requião = rejeição no estado…Na verdade o que queremos é alguém pra por o estado pra frente ou alguém pra dizer amém pros outros….ai caro Álvaro, não dá….se vc quer servir ao “senhor” estrangeiro, seu lugar é no senado, pois lá ele vai precisar muito mais de seu apoio do que no governo do estado do Paraná..aqui nossos interesse são outros, menos discursos bonitinhos e improdutivos e mais trabalho..pois os problemas precisam de ações e não conversa fiada, conversa essa que tivemos nos últimos 7 anos…..Isso inviabiliza o Álvaro e também não gera nenhum racha, visto que o PSDB está em 95% com Beto Richa…o que Álvaro quer é a imposição de seu nome, mas ai não, se isso acontecer será encarado como um ato hostil ao estado, nos mesmos moldes da ditadura que o PT que implantar no Brasil com seus Direitos humanos…o que está faltando ao PSDB é esclarecer os fatos, ou melhor informar ao Álvaro que espere outra oportunidade…Quanto a Curitiba, o que mais a população da cidade quer é que o estado vá bem, assim Ctba, também irá. Ter um governador que jogue contra a cidade, como Requião, não é o fim do mundo, mas se ele estiver ao lado do “time”, as coisas ficam mais fáceis…

  6. COMPLICADA A SITUAÇÃO QUE APARENTEMENTE PARECIA FÁCIL PARA BETO RICHA.
    DEIXAR-SE LEVAR PELA ONDA DO “JÁ GANHEI” PODERÁ SE DAR MUITO MAL.
    UMA COISA SÃO PESQUISAS ANTES DE INICIADA A CAMPANHA .
    OUTRA COISA SÃO COMO FICARÃO AS PESQUISAS DEPOIS QUE SE DEFINIREM AS ALIANÇAS E A “GUERRA” COMEÇAR !
    GUERRA SIM, PORQUE SE O BETO RICHA ESTA ACHANDO QUE VÃO ALIVIAR PARA O LADO DELE ESTA MUITO ENGANADO.
    QUE ELE VENDA ILUSÕES TUDO BEM ,MAS QUE ELE MESMO ACREDITE NELAS AI JÁ É DEMAIS!

  7. Marcos Cordeiro , não se trata do PSDB governar o estado e sim a familia Dias.Certamente Osmar não seria candidato ao governo se Alvaro também for.Osmar tem a releição certa ao senado e seguiria esse caminho.Agora se Beto for candidato ai sim poderemos dizer que o PSDB governaria o estado.

  8. Com todo respeito à região metropolitana de curitiba que é parte do meu estado, com muito orgulho. Somos um dos melhores estados do Brasil, disso temos que nos orgulhar. Gosto de Curitiba que é uma linda cidade, mas nosso Estado é um todo. O Paraná precisa ser visto, enchergado em todas as suas divisas. Somos o maior produtor agricola do mundo. Geograficamente. somos 3º do territirio nacional, mas em apenas 1º produzimos 23º dos grãos do Pais. o Brasil é o 2º maior produtor de grãos do mundo, o produto que mata a fome em cada mesa, e nós paranaenses é que produzimos esta extratosferica quantidade de alimentos. Muita gente no mundo ja teria morrido de fome se não fosse o nosso Paraná com agricutores inteligentes e tecnologia de ponta mundial, com o apoio de cooperativas e empresas publicas de governo. Infelismente, nos ultimos 16 anos, estamos sendo governados por governos curitibanos, que tem feito invesimentos na ordem 70% na região metropolitana de curitiba, enquanto no resto do Paraná apenas miseros 30%. Imagine que na região de Londrina apenas 7%. Isto é um descaso com o interior, com toda esta produção, reconhecida mundialmente como, o celeiro do mundo. Por isso povo do interior, precisamos de um governo do daqui, que possa nos enchergar e investir com justiça. Investir na região metropolitana tambem, mas com proporcionalidades devidas. Queremos um Parana justo com curitibanos e seus afluentes mas tambem com nosso interior. Ate quando os Governadores de curitiba vai mandar no Parana? Ate quando vamos engolir desculpas de governantes sobre motivos dos investimentos? Nossos jovens do inteior, nossas crianças, nossa terceira idade, nossos agricultores e enfim nossa gente simpatica e trabalhadora do interior precisam ser vista por governos centralizados na capital, que na maioria das vezes so enchergam seus proprios unbigos. Depois de 16 anos, queremos um governo do interior para todo o Paraná, com justiça e distribuição de rendas igualitarias. Alguns programas do governo atual tem sido para todo Estado, mas, e os grandes investimentos? o interior NADA? é uma vergonha. Acorda interior, quem elege politicos somos nós, depois que passar as eleições, ai não adianta reclamar. Não podemos votar apenas por partido ou por lado politico, precisamos pensar, e parar com trocadilhos, precisamos governo e não chefe de galinheiros, somos povo, gente que trabalha, por isso nosso estado é orgulho para todos. Vamos votar em proposta e não em lado partidario, não é rostinho bonitinho que vai resolver. Vamos interior, agora é hora. Vamos juntos curitiba, somos irmãos, prcisamos justiça já. Escolher pela proposta e não pela aparencia ou pela politicagem…. por amor ao Paraná. Orgulho de ser paranaense.

  9. Por pior que esteja, o Alvaro Dias manda em mais de 1 milhão de votos no Paraná. A cupula tucuna pode ter certeza que esses votos não irão para o Beto…

    Outro fato que tenho notado é que, ultimamente, para infelicidade de alguns que são pagos para o serviço, as notícias relativas ao Beto tem sofridos críticas numa proporção muito maior a de elogios. Sinal de alerta?

  10. Alvaro Dias Governdor Responder

    O Lula ja disse que não vai poupar, então como ele luta capoeira é melhor , então trabalhar de verdade, de pinga, palavrões, rasgar nossa democracia, um filme que não vingou, uma Dilma que anda de cachorro e guerrilheira e homenageia o Dirceu, o Lulinha que não sabe de nada.

    PSDB No Paraná tem que mostrar competência coletiva não individual. Deixa GANANCIA para eles, por favor.

    PT – Não deu certo, e ainda temos um Presidente incosequente.

  11. Infelizmente a ARROGÂNCIA do ROSSONI levará nosso PSDB a mais um GRANDIOSO RACHA!!!

  12. caramba tamu ferradu…
    fais as malas muié…
    é beto os dias estão contados…
    rei da popularidade… 74 %…
    kd suas obras?????????????
    eu sei que vc votou a favor do pedágio quando era deputado……
    então que mais obras fez o rei da popularidade….
    quanto gastou de dinheiro público com propagandas de autopromoção????????????????????????

    kd as obras?????????

    talvez o SANDRO AI DE CIMA POSSA CITA – LAS….
    JA QUE É TÃO CHEGADO DO CARA….
    SERÁ??????

  13. Grandes problemas, grandes soluções.
    Hoje, o mais importante é saber se Dilma acertou algo com Requião, sendo Osmar o centro da conversa.
    Sobre Álvaro não ter o controle do seu partido no Paraná, falamos depois.

  14. É isto aí Juninn…
    Como pode um ESTADO que é um dos maiores produtores de grão do País ser governado por um elemento que come mamona por desconhecer o produto…
    Como pode um Estado de gente trabalhadora e eficiente no que faz ter como governador um elemento que faz verborragia com os transgênicos, comprometendo nossa produção e a exportação pelos portos de Paranaguá e Antonina…
    Como pode um Estado como o Paraná ser governado, ou melhor, DESGOVERNADO, por um bando de incompetentes e corruptos?…
    Hoje me deparei com uma foto do DESGOVERNADOR REIQUIÃO, afagando LUCIANO DUCCI…
    É aí que mora o perigo senhor Beto Richa… Poderás pagar bem caro esta displicência em abandonar Curitiba em nome de uma eleição que se lhe aparenta ‘FACIL”….
    O Rolo Compressor vem aí….
    Depois, não nos venha com chorumelas!

  15. OLHA EU JÁ VI O ALVARO CHORAR LA EM REALEZA POR TER TRAIDO SEUS COMPANHEIROS E ESTIVE NO SUDOESTE E ESTÂO ESPERANDO O BETO EM CAMPANHA PARA MOSTRAR A ELE COMO É DIFICIL FAZER CAMPANHA DEPOIS DE UMA TRAIRAGE QUE NEM ELE FEIS COM O OSMAR AGUARDEM E VIRAS

  16. O candidato a Governador pelo PSDB é o Beto, o Alvaro certamente será Ministro com a vitória de Serra.

  17. Carlos-Curitiba Responder

    O tucano Alvaro Noites esta de rixa com o Beto Richa e o Sergio Guerra vai perder a batalha, mas o Jose Cordilheira (ou Serra?) e o Aécio Geada
    parecem nao se entenderem entre si. O ex presidente Infernando Henrique Cadoso ta de gaiato nessa história, infernizando a vida de todos!

    Esses caras só sabem fazer confusão!

  18. Carlos-Curitiba Responder

    Separa mais essas fotos Fabio!

    Mais um pouco os tucanos se beijam!!!

    Ou seria dois bicudos nao se beijam?

  19. Muito humildemente venho deixar meu relato, sobre esse assunto que vem sendo uma polemica nos bastidores da politica paranaense. Certamente concordo com os ‘posts’ acima que colocam nosso estado, como um estado agricola, o estado que coloca a comida, o alimento na mesa dos brasileiros. Não sou do interior, sou da RMC, mas isso nao importa, tenho orgulho é de ser paranaense. Fico muito indignado com a ignorancia de algumas pessoas, é uma pena ver um grupo com grandes nomes, que poderia administrar o estado por mais de 20 anos se rachando! Os irmaos Dias estaram juntos seja aonde for, isso preocupa. Beto richa dono de um grande futuro politico, vai ser um dia governador, mas tentar agora pode trazer muitos problemas para sua carreira, pode acabar com sua carreira. A gente renova a esperança quando encontra quem defende a producao, eu sou Osmar Dias governador, e Abelardo Lupion senador

  20. acho que o psdb deveria ser extinto do estado deixa o pmdb administrar porque está dando certo

Comente