Uncategorized

Concessionárias aguardam Pessuti para renegociar pedágio

As empresas concessionárias de pedágio esperam apenas a posse de Orlando Pessuti para reapresentar a proposta de renegociarão da tarifa.

Os empresários propõem o alongamento do programa de investimentos em obras previsto no contrato de concessão para em troca baixar o pedágio.

Esta solução foi levada ao governador Requião, que não a aceitou. Agora, os empresários esperam que Pessuti assumir para retomar a negociação.

Os dirigentes entendem que a proposta é boa para os dois lados e principalmente para o usuário. O novo acerto deixaria explicitado o cronograma da execução de obras.

12 Comentários

  1. E quem disse que o Pessuti vai mandar alguma coisa? o req. vai ficar na sua cola.

  2. TONHÃO MACHADADA Reply

    É MELHOR ACEITAR PESSUTÃO, SENÃO A TUCANADA QUE VAI ENTRAR NO PRÓXIMO MANDADO É CAPAZ DE FAZER OUTRO CONTRATO DESSES OBSCUROS COM TARIFA ABSURDA.

  3. Essa proposta, nos termos da notícia, é estranha. Aumenta o prazo e baixa a tarifa ? Isso me parece beneficia somente as concessionárias que mais tempo ficarão capitalizando lucros e retardando obras. A proposta retrata que tem algo incompatível na situação atual. E o passivo judicial do pedágio ?

    Este blog noticiou 08/06/2009 sob o título “Sucessor de Requião herdará passivo bilionário” o seguinte:

    “Ao deixar o governo, em abril do ano que vem para concorrer ao Senado Federal, o governador Roberto Requião (PMDB) deixará um passivo judicial bilionário para seu sucessor, que será eleito em 2010. São cerca 300 ações nos judiciários estadual e federal, incluindo as varas de fazenda públicas e cíveis em primeira instância e em instâncias superiores, como Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), além do Tribunal de Contas do Estado (TC) e Tribunal de Contas da União (TCU). O total de dívidas ou indenizações que esses processos podem gerar passa de R$ 1 bilhão.”

    Agora, com relação ao passivo do pedágio:

    “Somente com as empresas de pedágio, as ações, quando julgadas, resultarão numa dívida mínima de R$ 300 milhões, sem correção, segundo cálculos da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR). Neste montante, está um volume de 83 processos de ambas as partes. Porém, as ações foram desmembradas e já somam cerca de 180 dos dois lados (empresas de pedágio e governo), segundo a ABCR. Somente as empresas são autoras de 43 ações em andamento, entre elas, várias que pedem o equilíbrio financeiro, provocado por ações do governo. Os procedimentos judiciais das concessionárias questionam inclusive prejuízos materiais causados por invasões e depredações das praças de cobrança, os dias em que as cancelas foram mantidas abertas por manifestantes, desequilíbrios contratuais (obras extras, por exemplo) que não foram revistos por Requião e os dias que as empresas deixaram de aplicar os reajustes tarifários por falta de autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).”

    Essa fatura do passivo judicial vai ficar para o povo pagar ? E o responsável-mór por todo este imbroglio e por este passivo milionário sairá liso, leve e solto ? É lícito um governante mediante esquizofrênico animus litigandi causar prejuízo milionário ao erário público e não ser responsabilizado ?

  4. As trevas não passarão.
    Não vão ganhar as eleições para o governo.

    Moçada do Pessuti, sei que ele não ganha.
    Mas olha só, PDT, PT e PMDB unidos num frentão é uma barbada.

    Moçada do Pessuti, as treva\s são as trevas.

  5. LINEU TOMASS Reply

    Fábio.

    Se o Requião recusou nestas condições que voce registra, ele está certo.

    Não tem nada que alongar os contratos. Os “pedageiros”, tem que baixar pura e simplesmente, porque os preços de suas tarifas estão superfaturados, ao comparar-se com as tarifas que o Lula autorizou a cobrar na BR 116. É uma diferença brutal e vergonhosa

    Não acredito que o vice-gov. Pessuti aceite este tipo de jogo dos
    “pedageiros” gulosos.

    LINEU TOMASS.

  6. Chega dessa palhaçada de “Baixa ou acaba”, “negociar valores”. Acho que isso já “encheu o saco” de todo mundo…Na minha opinião: As estradas estão boas, mas todos nós queremos essas estradas duplicadas…então que se mantenha o valor mas que se duplique todo o anel de integração de uma vez..e que comece amanhã…pois já demorou demais pra por um fim nessa estória toda….

  7. E digo mais: Se o Pessutão baixar o valor dos pedágios, e fizer um acordo com a imprensa, que está babando de vontade de por a mão na verba que o Requião não gastou com eles, só para mostrar ele inaugurando as obras que o Requião começou e estão terminando, acho que vai pro segundo turno. E se isso acontecer, qual outro partido de peso que vai apoiar o Beto, filho do José????
    Havemos de lembrar que o povo do Paraná tem duas grandes broncas com a turma do Lerner: A venda do Banestado – que resultou numa dívida bilionária para o povo paranaense e a implantação dos pedágios mais caros do Brasil – que resultou num verdadeiro assalto no bolso daqueles que viajam e daqueles que não viajam, mas compram produtos que são transportados por via terrestre.
    E digo mais, tem muita gente que ajudou ao Lerner estraçalhar com o Paraná e está acomodado na Prefeitura da Capital ou se encostando dentro da cueca do enferruscado Urtigão
    Embora o Beto filho do josé, seja um grande administrador, filho de outro grande administrador… diga-me com quem andas e te direi quem és.

  8. Creio que está chegando a hora dos paranaenses dar um basta nesse assalto que se chama pedágio. Tá precisando um “chavico” por aqui pra derrubar essa robalheira. Sem união vai continuar cada vez mais caro.

  9. Esses empresários pensam que o povo é imbecil! Alongamento do programa de investimento para baixar a tarifa? Chega a dar raiva de tanta cara de pau dessa turma. Alguém já viu no mundo empresário fazer parceria com governo? Empresários fazem negócios com governos…trocam favores e dinheiro. Cambada de nojentos…

  10. O Pessutão não é de nada, o que ele fez durante todos esses
    anos alguém pode me explicar..? Apenas ficou mamando na
    vaca leiteira (NO ESTADO), e na sobra do Requião. O povo do
    Paraná vai ter a maior decepção da história.

  11. Tudo Joguinho…, na hora quem ganha são os donos dos pedágios, pois estão ganhando há 7 anos do Governo Requião ( o famoso honesto e sabe tudo, ABAIXA ou ACABA )

Comente