Uncategorized

Agentes penitenciários rebatem acusações do governo

A rebelião ocorrida na Penitenciária Cental do Estado (PCE), em Piraquara, na semana passada detonou uma guerra entre os agentes penitenciários e o Governo do Estado do Paraná.

Um culpa o outro pelo ocorrido na quinta-feira passada (14), quando seis presos acabaram mortos e três agentes foram feitos reféns por várias horas no presídio.

Depois do governo do Paraná ter soltado nota por meio da Agência Estadual de Notícias sobre a rebelião, afirmando que os agentes penitenciários teriam facilitado o motim, o sindicato da categoria rapidamente reagiu aos comentários.

Em nota enviada à imprensa, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) afirmam a rebelião foi o resultado da retirada abrupta da Polícia Militar do interior da unidade penal.

“Essa decisão, nada técnica, rompeu uma parceria, entre as duas instituições, que vinha dando certa a mais de oito anos, quando a PM assumiu postos de trabalho dentro do presídio logo após a última rebelião em 2001. A manutenção da PM na PCE tinha como principal objetivo dar mais segurança para o trabalho dos Agentes e evitar eventos como a rebelião que ocorreu. O sindicato dos Agentes Penitenciários, por sua vez, não poupou esforços para alertar as autoridades penitenciárias sobre os riscos da retirada da PM da penitenciária”, diz a nota.

Já o governador do Paraná, Roberto Requião, garante que o confronto entre presos de facções rivais é apontado como o principal motivo da rebelião, e pode ter sido facilitado. “A informação que alguns agentes e presos deram à imprensa, no transcorrer da rebelião, é que agentes ou o pessoal interno da penitenciária, a partir do chefe da segurança, liberaram numa única ala grupos antagônicos de presos. Isso provocou o conflito e as mortes”, afirmou Requião.

Sobre essa insinuação, os agentes dizem imaginar que “os homens do governo queiram atribuir a culpa do ocorrido aos Agentes Penitenciários, o que seria presumível se o fizessem, afinal de contas, é uma prática já bastante conhecida no sistema penitenciário essa mania de culpar a categoria de trabalhadores pelas mazelas dos presídios paranaenses para tirar de si o foco da responsabilidade”, diz a nota do Sindicato.

18 Comentários

  1. Em reta de final de governo, conflitos desta ordem fazem sentir um relativo e perigoso descontrole, que pode ser intensificado com o correr do tempo. A solução não passa pelo culto da troca de acusações. As falhas e deficiências precisam ser corrigidas. Lamentável.

  2. É sempre assim um governo falido tem que culpar alguém, e a vez é dos agentes penetenciários, se o governador REQUIÃO TIVESSE HOMBRIDADE QUE NÃO TEM IRIA ASSUMIR ISSO MUITA COISA PODERIA SER DIFERENTE. A secretaria de segurança esta se mentendo num assunto que não lhe diz respeito, assuma que recebeu tambem o oficio do Secretario de Justiça e acabem com essa palhaçada. CANSAMOS DE MENTIRAS ATRAS DE MENTIRAS. Graças adeus tá acabando a era REQUIÃO.

  3. AMIGO AUTOR PEÇO QUE OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS NOVOS MECANISMOS DA ABASTECIMENTO DE AGUA DE CURITIBA E REGIÃO , EM OUTROS TEMPOS UMA BOMBA MATRIZ COM GERADOR PROPRIO ABASTECIA TODA A REGIÃO HOJE PELA NOVA CONCEPÇÃO A REDE REDE FOI DIVIDIDA EM VARIAS PARTES COM PEQUENAS BOMBAS ELETRICAS, O RISCO E FATO EH QUE EM FALTA DE LUZ FICAMOS TODOS TAMBÉM SEM AGUA, SENDO QUE O PROJETO INICIAL MANTINHA A DEMANDA ATÉ 2025 E NA NOVA FORMULA SÓ FOI ADIANTADA PARA SUPER FATURAR AS NOVAS BOMBAS ELETRICAS E ASSIM A POPULAÇÃO SEGUE SENDO MASSA DE MANOBRA E ESPECULAÇÃO.

  4. É LAMENTAVEL QUE O GOVERNO FAÇA ESTA INSINUAÇÃO.
    POIS VIVE DIZENDO QUE O SISTEMA É O MELHOR DO BRASIL.
    MAIS NOS TRABALHADORES SABEMOS QUE NÃO É.
    POIS EM OUTROS ESTADOS O PORTE DE ARMA COMO PREVE A CONSTITUIÇÃO JA E REALIDADE PARA ESTES TRABALHADORES.
    NÃO SE TEM NOTICIAS DE REBELIOES E TAMTOS CONFLITOS COM A CATEGORIA.
    NOSSO GOVERNADOR DEVERIA SE ESFORÇAR PARA REALIZAR AS PROMESSAS DE CAMPANHA QUE FEZ !
    OU O PEDAGIO ABAIXA OU ACABA!!!
    NEM UM NEM OUTRO ACOMTECEU!!!
    PORQUE GOVERNADOR ERA MENTIRA OU INCAPACIDADE?
    AUMENTE O EFETIVO DA PM E DA CIVIL E DOS AGENTES PARA VER SE NÃO MELHORA A SEGURANÇA DO POVO PARANAENSE.
    E NÃO PRECISA FICAR FALANDO BOBEIRAS!

    AGENTE PENITENCIARIO DO PARANA

  5. Facilitar o motin não sei.
    Mais sempre me perguntei, como e que entram drogas e armas e quem ganha com isso, e logo acaba perdendo quando vira refem.

  6. É, aquele projeto Águia, parece, montado lá em Guaira ano passado, com helicóptero e tudo, não vem mostrando os resultados propagandeados.

  7. Acreditar em qualquer projeto vindo deste DESGOVERNO, É ACREDITAR EM PAPAI NOEL…
    aCREDITEM SOMENTE EM UMA COISA… tudo o que vier de insano só poderá ser insanidade!

  8. Não é possível em nenhum estado de direito um policial receber menos que um agente penitenciário, este é um dos motivos da insegurança que ronda os presídios e penitenciárias do Paraná, culpa do Governo Requião.

  9. Facilitado é pouco, jogaram estoques pra dentro, logo os agentes com a melhor remuneração do Brasil.

  10. Aquele artigo anterior fiz o comentário que o Atual Governador Requião mandaria (de seu feitio) vamos apurar os fatos de quem seria o culpado da Rebelião de PCE em Piraquara, prestaram atenção na sua quarta palavra o “SINDICATO’. Infelizmente Governardor vc. só cumpriu a mando do Jaime Lerner e nada fêz pelo povo do Paraná. Porquê a mando simples MAQUIAGEM DE GOVERNO. Tua obrigação era Administrar um Estado e não ficar discutindo picuinha e falando mal dos servidores públicos concursados. Teria vergonha de ir na imprensa para discutir mazelas. A bem da Administração é colocar os servidores de carreira para administrar os setores do estado, extinção dos Cargos Comissionados, na falta de interesse de contribuir para um futuro melhor do seu local de trabalho. O sucateamento por onde passam, quer o melhor exemplo o Sistema Penitenciário do Paraná, toda a causa tem um efeito.
    É que pena! Senhor Requião + Jaime L. Lembraças dos feitos interesseiros, o pior troco nesta vida é a solidão!!!!!!!

  11. O Cidadão e Juca, vocês tem pura INVEJA e nada fazem para melhorar sua categoria. Antes de ficarem falando mal dos Agentes Penitenciários, Estudem, para o saber 70% dos APs tem curso Superior e 30% com Especialização voltada ao Sistema Penitenciário. O restante tem o segundo grau com cursos voltados na segurança. É dessa maneira que conseguimos melhores sálarios. Há! tenham um SINDICATO atuante.

  12. Meu Deus! O que me pergunto é como o senhor Roberto “Pinóquio” Requião, conseguiu ser por três vezes governador do nosso estado. Um homem sem condições e moral de estar atrás de um cargo de extrema responsabilidade. Falo isso, meus amigos, pois quem não lembra do “Caso Ferreirinha”, “Fim dos Pedágios”, “Estradas da Liberdade”, dentre outras mentiras que o povo tão trabalhador do nosso estado não deveria estar escutando. Agora, mente ao povo paranaense a respeito dos agentes penitenciários. Os agentes trabalham em regime de escala de 12X36, ou seja, só fazer as contas, dá 13 plantões de 12 horas, e não 8 como cita o nosso, ainda, governador. Será que o governador não sabe fazer contas ? Outra inverdade está no fato de que a rebelião ocorreu por culpa dos agentes, outra mentira do “Pinóquio” Requião, pois ela ocorreu em virtude da retirada de todos os policiais militares armados, ao todo 48, que auxiliavam oa agentes penitenciários na parte interna da PCE. Mais uma mentira do “Pinóquio”, está na sua declaração de que os agentes querem porte de arma para trabalhar dentro da penitenciária, não é verdade, pois os agentes querem porte de arma para se defender de bandidos na rua, os quais os ameaçam de morte dentro das cadeias. Que fim lastimável para quem foi governador por três vezes.

  13. O que ninguém falou é que este presídio diferentemente da maioria das penitenciárias do Estado, comum em Delegacias Policiais, é que estava superlotada, com aproximadamente três vezes sua capacidade.
    Agora procurar culpados entre os Funcionários sem provas? É o cúmulo, o cachorro abanando o rabo, ninguém tem medo de especular em cima do Funcionalismo, agora se for pra denunciar um traficante, se cag…. de medo, vamos parar com a hipocrisia, formem um grupo, visitem uma Delegacia, vejam a real condição de trabalho dos agentes desta penitenciárias, e verão o inferno na terra, é fácil criticar os outros do lado de fora, todos sabem que a corrupção é uma entidade que não respeita barreiras institucionais, e em maior, ou menor grau, faz parte do cotidiano de todo cidadão brasileiro, cada um deve fazer a sua parte como cidadão, o exemplo é a melhor resposta.

  14. Requião: acorda, ainda há tempo governe !

    Governo incompetente é isso: comete êrros e mostra-se incapaz de assumí-los e corrigí-los !

    E ainda, fica procurando um “bode expiatório” !

    Vejam o que disse:

    “O presidente do Sindarspen, Clayton Auwerter, disse que a rebelião estava programada para estourar no domingo e foi antecipada porque policiais militares foram retirados da PCE.

    “O sindicato não fez isso (estimulou a rebelião). Pelo contrário, tentou evitar. Nós protocolamos um documento na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) avisando que isso iria acontecer”, afirma. Auwerter não acha que a presença de facções rivais tenha motivado a rebelião. “Pode até ter antecipado os fatos, mas provocado, não.

    O que determinou essa situação toda foi a incompetência, a covardia e a irresponsabilidade desse governo de tirar a PM de lá”, ataca. PMs garantiam a segu­­rança da PCE desde 2001. Desde então, não houve mais rebeliões.

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=964972&tit=Destruicao-da-PCE-leva-governo-a-reativar-o-Ahu

    E aproveitando: parabéns ao presidente do SINDARSPEN, falou e disse tudo !

    Com a palavra o governador falastrão e trapalhão !

  15. Simples: Manda embora os agentes e poe a PM no lugar, ganhando o que os agentes ganham. AP 25, fécil cuidar de preso dentro da cadeia, quero ver vc ir pegar eles na rua!

  16. Os Agentes Penitenciários são em sua maioria excluidos do quadro da PM, ou os maus elementos que passaram num concurso redículo para analfabetos, pergunte os que eram PM nunca conseguiram passar de Soldados, é só comparar o nível entre os Agentes e Policiias, isto doi na verdade saber da competência da PM mesmo não sendo sua área a mais de 5 anos não havia rebelião na PCE, bastou sair que os AP já armaram os presos e teve início a relelião, juca tem razão vamos fazer aos moltes do sistema norte americano e mandar os Agentes para o DR, não dismerecento os funionários do DR..

  17. Juca e Cidadão, vcs são igualmente uma carroça vazia……
    Veremos quando tiverem 20+ anos de profissão, ligado a segurança (…mais para valete…) . Muito que pode acontecer é estarem tomando agum depressivo para continuar suas mazelas na hestíase… afinal o passado os condena….ainda podemos observar a linguagista…dos indivíduos…

Comente