Uncategorized

Mensaleiros voltam para enquadrar PT nos Estados

José Alberto Bombig na Folha de S. Paulo

A volta do ex-ministro José Dirceu às instâncias decisórias do PT faz parte da estratégia do partido de controlar com mão de ferro a campanha de Dilma Rousseff ao Planalto neste ano e de trabalhar para suprir o provável “corpo mole” de aliados em Estados importantes.

A ele se juntarão na missão os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha. Os três, réus no processo que apura o mensalão (transferência de recursos a congressistas) no Supremo, estão fora da estrutura partidária desde 2005 e foram oficializados no sábado como membros do Diretório Nacional, instância que arbitra conflitos e promove resoluções.
A despeito das prováveis críticas da oposição no aspecto ético, a nova direção do partido, que toma posse em fevereiro, considera imprescindível a “experiência” do trio para um eventual sucesso de Dilma.
Dirceu e Genoino são ex-presidentes do PT e terão de agregar a militância em torno da candidata, especialmente onde o partido apoiar nomes de legendas aliadas ao governo.
As gestões de ambos no comando da sigla ficaram marcadas pela maneira centralizadora de administrar conflitos. João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, tem bom trânsito em outros partidos e uma base sólida em São Paulo, onde o PT planeja lançar Ciro Gomes (PSB-CE) ao Palácio dos Bandeirantes (leia texto nesta página).
“Não tem sentido prescindir da experiência desses companheiros em um momento tão importante como este”, afirmou o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra (SE).
Conforme diagnóstico feito pela ala majoritária da sigla durante encontro no final de semana, em São Roque, é desejo de Lula que o PT apoie candidatos de outros partidos aos governos de Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas -neste último, o partido está dividido.
O primeiro desafio do “trio de ferro” Dirceu, Genoino e João Paulo será evitar que as rusgas internas inviabilizem as costuras com PMDB e PSB.
O segundo passará a ser engajar a militância petista nas campanhas de Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Eduardo Campos (PSB-PE), por exemplo.
“O PT vai ser o principal eixo de sustentação da campanha. Não estamos retirando a importância dos outros partidos, que são fundamentais. Mas a gente sabe que há Estados onde o PMDB não fará campanha para a gente”, afirmou Dutra, avalista da volta de Dirceu, João Paulo e Genoino ao Diretório Nacional (veja quadro).

Dirceu
Segundo Dutra, ainda existe a possibilidade de Dirceu assumir um cargo executivo, o que daria ao ex-ministro ainda mais poder. “Não discutimos isso ainda. É importante o Zé estar no diretório. Se ele vai estar na Executiva ou não, é um assunto para ser resolvido mais adiante”, disse o presidente eleito.
Semana passada, Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda absolvido pelo Supremo da acusação de ter violado o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, também decidiu que não disputará a indicação do PT para concorrer ao governo de São Paulo. Quer se dedicar à campanha de Dilma, na qual terá papel fundamental nas negociações com empresários

.

11 Comentários

  1. Que vergonha.

    Ainda tem gente como Salete Cisconeto da Silva que acredita no PT.

    Vamos exterminar esta quadrilha com nosso voto, não elegendo nenhum quadrilheiro do PT.

    Fora Ditador Lula da Silva,
    Fora Guerrilheira e assaltante de banco Dilma

  2. OLHA ISSO NÂO É NOVIDADE O PSDB SE AGARAM NO LERNER NA YEDA CRUSIS NO VICE DE STA CATARINA NO AZEREDO E NO PESSOAL LA DO GOVERNODE BRASILIA PORQUE O PT NÂO PODE QUEM DEVE JULGAR É O POVO E AGORA TODO MUNDO SABE QUE O BETO ESTÁ ENROLADO ATÉ O PESCOSSO E O BURKO DISSE QUE VAI VAI POR NO LIMPO EAI VAMOS VER SE VAI SOBRAR ALGUMA COISA DO FILHO DO ZÉ

  3. Já tivemos presidentes PARA TODOS OS GOSTOS, democrático, ditatorial, neo-liberal e até presidente bossa nova.
    Mas nunca tivemos um Vendedor de Ilusão como o atual.
    Também nunca tivemos uma propaganda à moda de Goebbels não agora como Brasil.
    O lema de Goebbels era uma mentira repetida várias vezes, se tornará uma verdade.
    O povo, no sentido coletivo, vive em um jardim de infância permanente.
    Vejamos alguns dados vendidos pelo ilusionista.
    O governo atual diz que pagou uma divida externa, Mas hoje, ela está em 230 bilhões de dólares.
    Você sabia ou não quer saber?
    A pergunta é: pagou?
    Quitou?
    Saldou?
    Não.
    Mas uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade.
    Pagamos sim, ao FMI, 5 bilhões de dólares, o que portanto estamos apenas mostra quão distante do que é pregado para o povo.
    Nossa dívida interna saltou de 650 bilhões de reais em 2003, para 1 trilhão e 600 bilhões de reais de hoje, ea nossa arrecadação em 2003 ano da posse do ilusionista que foi de 340 bilhões, em 2008 foi de 1 trilhão e 24 bilhões de reais.
    Este ano uma arrecadação caiu e 1%, olhem bem, como despesas aumentaram 16, 5%.
    Mas esses dados são empurrados para debaixo do tapete.
    Enquanto isso os petralhas Estão todos de bem com a vida, pois somente com nomeação já foram 108 mil, Sem contar isso como 60 mil nomeações para cargos de comissão.
    É o aparelhamento do Estado.
    Enquanto isso os gastos com infra-esturutra Só subiram apenas 1%, já as despesas com os companheiros subiram para mais de 70%.
    Como um país pode crescer sem juros em infra-estrutura, sendo essa, inclusive a parte que caberia ao governo?
    O PT vai muito bem, os companheiros estão Situados todos muito bem, todos, portanto, estão fora da marolinha, mas nos outros estamos sentindo o peso do Estado petista ineficiente, predador e autoritário.
    Nas áreas cruciais em que se esperaria uma mão forte e intervencionista do Governo, ou seja, na Saúde, Educação e Segurança O que temos são desastres e mais desastres, mortandades.
    O governo Lula que fala tanto em cotas raciais para a educação, basta dizer que entre as 100 melhores universidades do mundo, o Brasil passa longe.
    Já os Estados Unidos (ETA capitalismo) possuem 20 universidades que estão entre as 100 melhores.
    O Brasil não aparece com nenhuma.
    São números.
    O governo Lula também desfralda a bandeira da reforma agrária.
    O Mais governo anterior fez pela reforma agrária que o PT, mas claro, esses números não interessam.
    Na verdade mesmo não interessar Deveriam.
    Basta dizer que reforma agrária é mais do que Falácia coisa concreta em beneficio da sociedade.
    Se querem saber, em todos os Países onde houve reforma agrária, logo em seguida se tornaram Países importadores de alimento.
    A ex-URSS, Cuba e China são exemplos claros do que estou afirmando.
    Mas continuamos com o discurso de reforma agrária.
    A URSS de Estaline coletivizou quando a Terra, passou um ser importadora de alimento e consequentemente um dos UM SER Responsáveis pelo Aumento do preço do alimento no mundo.
    Entendam.
    Antes da comunização de Cuba com Fidel, produzia 12 milhões de toneladas de açúcar do mundo, hoje nem Produz não 2 milhões.
    A Venezuela tão admirada por Lula produzia 4 mil quilos de feijão por hectare, depois da reforma agrária praticada pelo coronel Hugo Chaves Produz só 500 kg por ha.
    Mas os socialistas não sabem nem querem dessas questões sabre, o trabalho que dá para produzir, Alimentos para Gerar, eles porque isso tem uma sociedade para lhes pagar o salário, como e contas como Mordomias, além de dinheiro do contribuinte para colocar comida na sua Mesa.
    Mas eles não sabem nem querem saber sobre o que é produzir, cultivar, plantar alimentos.
    Pois bem, os companheiros acreditam nos milagres da Reforma Agrária.
    Dizem que estão mudando o país.
    É para gargalhar.
    Agora incrível, e hoje está mais Comprovado que fazer, com que um Diminuição dos Impostos nos Setores de Comércio Eletrodoméstico o fez e indústria neste setor Produzir e vender mais.
    O aquecimento na venda de carros também surtiu efeito com uma redução de impostos.
    O que fica definitivamente Comprovado que imposto nesse país é um empecilho ao progresso e ao desenvolvimento.
    Mas o discurso dos petistas é outro.
    Ou seja, uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade.
    É o ilusionismo de Lula.

  4. MAS GENTE O LULA NÃO SABIA DE NADA! ESQUECERAM?
    PARECE QUE NEM ESTAVA SABENDO DA VOLTA DOS QUADRILHEIROS TAMBÉM.
    MAS AGORA JÁ VOLTARAM ,FAZER O QUÊ?
    SÓ QUERO VER COMO SE COMPORTARÁ A OPOSIÇÃO.
    E O LULA DIRÁ O QUÊ QUANDO FOR QUESTIONADO SOBRE O PASSADO DA GUERRILHEIRA E A PRESENÇA DOS QUADRILHEIROS EM CAMPANHA PARA PRESIDÊNCIA?
    CONTINUARÁ DIZENDO QUE NÃO SABIA DE NADA DISSO PORQUE NUNCA ESTUDOU HISTÓRIA (NEM COISA NENHUMA) E TEM A MEMÓRIA CURTA COMO MILHÕES DE “BRASILEIRO”!
    E PRONTO ESTA JUSTIFICADO.

  5. Para ILDO BALDO.

    Defender José Dirceu Baldo????
    Tá certo que vc é pago pra deturpar fatos aqui, mas querer que o povo paranaense acredite é ouutra historia ok.
    Da nada não, fim do mês seu dinheirinho,dos cofres públicos, vai estar lá na sua conta.
    Quanto a esse Burko querer arranhar a imagem de Beto Richa, rssss, sem comentários. Requião continua o mesmo. Invejoso e com espirito desiquilbrado. Tenta a todo custo acabar com pessoas que realmente trabalham por esse estado.

  6. ISABELLA PATRICIA Responder

    Então a quadrilha do PT está ressuscitando as escondidas.
    Estão todos com saudades das tetinhas…….é claro o chefinho maior , o nosso presidente LULA como sempre não sabia de nada, não está sabendo de nada………Querem mais uma vez rir, esnobara do povo. Agora para se gabar de algumas coisas sociais que fizeram, ai sabem bem, e um pouco além………querem fazer uma eleição plebiscitária, comparar o quê ? Vamos comparar um monte de coisas, as verdades e as mentiras. O nosso nobre presidente que sempre pregou a democracia, a ética, não tem mais moral nenhuma de falar nisso. Sempre fala como que se ele é o dono da verdade, o Brasil só existe no seu governo…..Acorda povo brasileiro…..Ou os MENSALEIROS voltam e com sede…….

  7. Dilma é assunto resolvido no partido. A armação deve ser para 1014. Chávez já deu a aula.

  8. Os dilemas de Osmar Dias não são poucos.

    Se a maioria do comando nacional do PSDB resolver, poderá complicar a candidatura de Beto, como fez com Hermas no passado. Então, se assim for, em nome da paz, Álvaro poderá desistir em favor de Osmar, para complicar o palanque de Dilma. O PSDB nativo poderá reagir. Ainda mais sabendo que Dilma cresce e Serra caminha para o vermelho.

    Se Osmar ficar com o PT, terá os mensaleiros retornados pela frente. E ao lado.

Comente