Uncategorized

Índios protestam em frente à sede da Funai
em Londrina


Do G1

Desde o início da tarde desta sexta-feira (29), índios protestam em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Londrina. O motivo do protesto seria a reestruturação da Funai que, segundo os índios, vai fechar os escritórios no Paraná. De acordo com a Polícia Militar de Londrina, a manifestação é pacífica, apenas com a queima de pneus e pedaços de madeira.

Em nota, a Funai afirma que nenhuma unidade será fechada no estado do Paraná. A mudança estrutural prevista é a substituição da antiga Administração Executiva Regional de Curitiba por uma Coordenação Técnica Local, o que não prejudicaria o atendimento aos indígenas.

O principal objetivo da reestruturação é, segundo a Funai, otimizar o orçamento da Fundação e exigir dos Coordenadores Regionais e Coordenadores das Técnicas Locais um planejamento anual dos trabalhos que serão desenvolvidos nas terras indígenas.

27 Comentários

  1. Bom dia Fábio: vc não postar o vox populi presidencial onde o serra dispenca e a Dilma não para de crescer?

  2. Mnifestação Pacífica ?
    Vi na TV os índios com foices e facão, ateiam fogo em carro na rua ( Bem Público) e ameaçam derrubar as Torres de energia, a polícia tinha é que descer o porrete e prender pelo uso de arma branca.

  3. Ah, agora sei o que significa aquela expressão “bando de índios”.

    Tem que baixar o pau nestes vândalos. Há muito tempo deixaram de ser índio na sua origem. Hoje são vagabundos protegidos por legislação que nada produzem.

  4. A Polícia ao ver estes índios armados coim facão, tinham é que dar borrachada e prender !
    ainda temos q escutar isto …
    ” De acordo com a Polícia Militar de Londrina, a manifestação é pacífica, apenas com a queima de pneus e pedaços de madeira.”

  5. VLemainski - Cascavel Responder

    Índios poderíamos chamar os legisladores que classificam como de segunda categoria pessoas cheias de saúde e com plena capacidade de discernimento e física. Se não forem mudadas as leis e impostos limites, “minhocas virarão cobras”, o que já está acontecendo. Será um MST 2.

  6. Desconta o valor do carro que esses bandidos indigenas destruiram dos repasses pra eles…o video é claro, cadê a politica, o que se viu foi uma depredação do patrimonio público…

  7. Quem vai pagar pelos danos públicos,tem gente que se diz ídio e não é índio porr..nenhuma é baderneiro,vejam nas imagens se existem manifestações pacíficas,já não está na hora de mandar estes “indios” pra casa?????
    Claro, e depois devemos mandar a conta para o cacique pagar ,pois, os idiotas brasileiros aqui,que pagam seus impostos é que vão bancar esta idiotice destes paus mandados.
    ABAIXO LULA,ABAIXO DILMA, ABAIXO DUCE,ABAIXO COLLOR DE MELLO E SILVA,ABAIXO AOS OPORTUNISTAS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS….Pau neles…

  8. O que eu não entendo que não não apareceu um carro de policia lá no local será que eles tem medo dos indios o obedeceram ordem pra não aparecerem que estranho muito estranho. coitado do povo que vai pagar todo este estrago isso sim. essa é a segurança do nosso Estado do Paraná tamos fudido isso sim.

  9. Tchê, Tiozão, João Sem Terra e todos os que (des) pensam igual: A colonização do Brasil foi brutal, sanguinária. Um verdadeiro genocídio: bacamartes e canhões contra tacapes e bordunas. Extinguimos nações inteiras que aqui viviam desde os primórdios da humanidade. Não respeitamos o direito consuetudinário do ‘ut possidetis’. Além dos homens e das crianças, matamos suas mulheres justamente para sacramentar o extermínio racial, étnico. Concluindö: Se não me engano, por perto de onde vocês moram deve existir um EJA – Educação de Jovens e Adultos. Prestem atenção nas aulas de história mas não idolatrem Paes Leme, Raposo Tavares e outros bandidos.

  10. O s índios estão certos. Imbecís são os brancos “civilizados” que tem um presidente do senado como o sarnei e não tem coragem de se manifestar. nesse país de ladrões tem que decer a borduna…

  11. Haha…nem existem mais índios no PR. A cultura já era.

    Achem uma só “aldeia’ (aldeia é modo de dizer, porque são casinhas de alvenaria espalhadas pela reserva, com banheiro e tudo) onde não role cachaça e tv por antena parabólica. Vão lá em Laranjeiras, Nova Laranjeiras ou Quedas do Iguaçu se duvidam (não precisa nem sair da estrada para constatar o óbvio). Metade já nem sabe mais falar a própria língua.

    O que restou foi uma estrutura de cabides de emprego imensa e um ou outro índio que se diz cacique querendo manter seu status de líder. E, é claro, espaço para duas dúzias de ONG’s picaretas arrancarem patrocínio do governo e de pessoas de boa-fé.

    E, pergunta o leitor acima, não apareceu a Polícia?

    Porque a vítima favorita do Ministério Público (que compensa desta forma sua frustração por ser impotente diante dos bandidos de grosso calibre) e jornalistas que nunca tiraram o traseiro da cadeira é quem encosta um dedo em índio ou inadvertidamente constrói em área de proteção ambiental. Esses vão conhecer o rigor da Lei e verão a fúria de grande parte da imprensa contra si.

    Na minha opinião, não resta mais nada a fazer, ao menos no Paraná, que extinguir as reservas (que destinem à reforma agrária, se não quiserem criar reservas ambientais estatais) e integrar de vez os remanescentes (grande parte já mestiços) à sociedade.

    Não há mais cultura relevante alguma a ser preservada (óbvio que “indigenistas” e outros que se beneficiam do esquema sempre vão negar).

  12. Agora acham ruim indio se revoltar…rsss
    A força foi tirado o que era deles, tomara venham mais indios para rua para os branquelos tremerem um pouco.

  13. Pé Vermelho .
    Estes índios são uns cachaceiros , Baderneiros ficam armados com facão queimando patrimonio público e a PM tinha que prender estes malandros que não fazem nada o dia inteiro.

  14. CAPITÃO NASCIMENTO NELES TBM ORAS…..

    NUM FAZEM NADA DA VIDA A NÃO SER ENCHER O POTE E FAZER FILHO……AGORA FICAM DANDO UMA DE MACHÕES……

    É O CAOS….O MST FAZENDO ESCOLA INDÍGENA AGORA…..

  15. esse monte de branquelo e pé vermelho que critica os coitados dos índios por queimar um carro velho na justa reinvindicação pois se ficarem quietos aceitam a dizimação, fazem o que para tornar esse país melhor ??? oque fazem para combater tanta corrupção. só porque os índios são uns coitados que são roubados desde os tempos dos portugueses e continuam sendo… Parabéns aos ìndios… deçam a borduna enquanto a funai não reabrir …

  16. LAERTES meu amigo vc está certíssimo…Os Governos fizeram casas de alvenaria melhores do que a do Governo federal ” Minha Casa Minha Vida”….e o que a indiarada fez…tiraram o assoalho… destruíram o WC de alvenaria…vão cagar no mato mesmo….não pagam a energia elétrica……não fazem nada esses vagabundos….nem plantam com tanta terra… Eles estão alugando…desmatando…Em Guarapuava…vendem madeira (pinheiro araucária e imbuia) e os caminhões saem da reserva na calada da noite….meu vizinho conhece o chefe da Funai que faz essas roubalheiras….

    Tem que fechar mesmo….é só rolo……..que vão trabalhar…..a PM deve mandar chumbo nessa turma….se não ninguém mais vai poder transitar nas estradas…Já não chega o MST………com o nosso dinheiro…..ABAIXO O PT.

    Associe-se ao MCCSB – Movimento de Combate ao Comunismo e Socialismo do Brasil. JÁ.

  17. Eu já sabia que pelas preferencias politicas manifestadas , um grupo de cafajestes estava frequentando este blog. Sõ não sabia que eram tantos.
    Preconceituosos, racistas e xenófobos de direita, estão ocupando espaços para destruir os avanços políticos e sociais obtidos neste pais.
    Reaja Fabio, nos sabemos que na contabilidade geral da sua vida, voce entraria no céu ou inferno pela porta da esquerda.
    Na escala das barbaridades cometidas contra pessoas o povo indigena é um dos que mais sofre e sofreu neste pais. Respeitemos os sobreviventes do exterminio.

  18. Onde a ignorância germina, cresce e frutifica, impossível a semeadura da sensatez. Os branquelos reduziram a população indígena, amesquinharam os seus habitats, impregnaram de“modernismo“ a sua cultura, afrontaram a sua honra estuprando as suas mulheres, impregnaram-nos de doenças que eles nunca dantes mendoça haviam conhecido. Relatos contam que os invasores das áreas das tribos se apoderavam de minas de ouro e pedras preciosas, de zero valia para os índios, a troco de quinquilharias – espelhos, por exemplo. Invadiam e Invadem reservas para se apoderarem de seus conhecimentos de fitoterapia. Introduziram o `modernismo` nas ocas: pinga e gonorréia. Bugrinho, Luis Gringo e eu contra o resto. Venham, feixes de lenha!

  19. Por “reaja Fábio”, entenda-se “censure as mensagens”, nova paranóia dos deslumbrados parasitas bolivarianos, que tem pavor a opiniões que contrariem seus interesses $ocialistas de araque.

    Censurem-se as mensagens, então; depois censurem-se os blogs, jornais; que fique só a TV oficial e um jornal chapa-branca.

    O pior é ver que são polianas e mauricinhos, sem a menor noção do que acontece lá fora. Aposto até que nunca foram a uma reserva. Alergia à fumaça, aos mosquitos, ou à realidade? O mundo é mais do que passa na TV.

    A maioria dos que aqui postam não é de direita nem de esquerda nem de cima, nem de baixo. São pessoas decentes, que trabalham, conhecem a realidade e manifestam sua opinião com coragem. Que foram ensinadas em casa que honra existe e que as pessoas são capazes de pensar por si próprias.

    Já, alguns, talvez não tenham tido a sorte de conhecer os pais.

  20. Agora, Bugrinho, Luiz Gringo, mais o Fernando e eu contra o resto. Venham feixes de lenha…

  21. Adotei a máxima do nosso governante estadual: Pau, Cacete e Porrada. Esses vagabundos, bebâdos!! Quem achar ruim meu comentário adote um indiozinho, um dia ele vai te arruinar.

  22. ops ..corrigindo , otário é o pé roxo.
    o pé vermelho é sangue bom….
    mas o que importa,
    reabre a funai ou escondam os carro de londrina …

  23. descupe mas indio no brasil nao produz na so da despesa trapalhar que é bom nada tem que dar oque fazer a este povo.

  24. Pedro: Que tal começar pela Cartilha Sodré. Depois que você aprender juntar da com do prá escrever dado e decorar a macaca é má, você passa de ano e no final do fundamental, se você não for à escola apenas prá roubar lanche e brigar na saída, talvez você aprenda que o trabalho é questão secundária na cultura índigena. Não são escravos da competitividade, da ganância, da inveja, do consumismo, como nós, ignorantes, o somos. Ah! pela sua escrita, paro por aqui. Vá tomar banho e não se esqueça de lavar atrás das orelhas.
    Curitiboka: Você é mesmo a cara do governante de pouco mais da metade dos eleitores paranaenses. E os índios fizeram o quê: pau, cacete e porrada na defesa dos seus direitos. Espere o Pedro esvaziar a bacia e aproveite para tomar banho também e não se esqueça de enxugar os vãos dos dedos por causa da frieira.

  25. Quanta Besteira!! Responder

    Caro Amigo Pá vermelho vc esta corretissimo!
    fique tranquilo eles “não sabem o que teclam”…não conhecem o minimoi da história contata e a não contata …”oa Indios foram dissimados pois não queriam ser escravizados” …nossa “nação de imigrantes ” tem sim uma divida muito grande com estas etnias!!!

  26. Facço minhas as palavras do Jãoo Sem Terra, tem é que baixar o cacete nesses vagabundos que hoje não fazem nada a não ser baderna e ainda sim posam de coitados e protegidos pela lei.

Comente