Uncategorized

FHC: Lula atravessa surto de ego deslumbrado

Em artigo veiculado neste domingo (6), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discorre sobre a política externa de Lula. Dá especial realce ao caso do Irã.

Anota duros ataques a Lula. Classifica de “bazófias presidenciais” a retórica do sucessor, baseada na tese de que “hoje não nos agachamos mais perante o mundo”.

Sustenta que as relações do Brasil com outros países sempre se orientaram por “valores” e pelo “interesse nacional”.

Acusa Lula de recorrer à “demagogia”. Algo que, a seu juízo, “não passa de surto de ego deslumbrado, que desrespeita os fatos e mesmo a dignidade do país”.

Para FHC, tomado pelo histórico de sua Diplomacia, é “natural” que o Brasil “insista em sentar à mesa dos tomadores de decisões globais”.

Pergunta: “Por que a celeuma causada pela tentativa de acordo entre Irã e a comunidade internacional empreendida pelo governo brasileiro?”

Atribui as reações ao acordo nuclear intermediado com o Irã por Brasil e Turquia a dois fatores.

1. “A falta de clareza entre a ação empreendida e os valores fundamentais que orientam nossa política externa”

2. “A forma um tanto retórica e pretensiosa que ela vem assumindo”.

Ao esmiuçar o primeiro tópico, FHC compara o Irã ao Brasil. Escreve que, no caso brasileiro, o país já dispõe de tecnologia para produzir a bomba atômica.

Nem por isso, argumenta FHC, o mundo desconfia que o Brasil vá utilizar os conhecimentos de que dispõe para fins militares.

Leia-se o miolo do artigo de FHC: “Conseguimos, por exemplo, dominar a técnica de foguetes propulsores de satélites (e quem lança satélite pode lançar mísseis)…”

“…Ninguém desconfia, entretanto, de que a utilizaremos para a guerra, até porque obedecemos às regras do acordo internacional que regula a matéria…”.

“Do mesmo modo, dominamos o ciclo completo de enriquecimento do urânio. Mas não cabem dúvidas de que não estamos fazendo a bomba atômica…”

“…Não só porque nossa Constituição proíbe, mas porque inexistem ameaças externas e porque submetemos o enriquecimento do urânio […] ao duplo controle de um tratado de fiscalização recíproca com a Argentina e da Agência Internacional de Energia Atômica”.

Diferentemente do que ocorre com o Brasil, prossegue FHC, “falta no caso do Irã: a confiabilidade internacional nos propósitos pacíficos do domínio da tecnologia”.

Vem daí, segundo o ex-presidente, a resistência dos EUA ao acordo de Teerã. Ele reproduz um dos argumentos centrais da Casa Branca:

“[…] A quantidade de urânio já disponível [no Irã], mesmo descontada a quantidade a ser remetida para enriquecimento no exterior, permitiria a fabricação da bomba”.

“O xis da questão”, FHC acrescenta, “seria a obtenção pelo Brasil e Turquia de garantias mais efetivas de que tal não acontecerá”.

Acha que, para ser “eficaz”, evitando a imposição de sanções ao Irã, a ação de Lula teria de “desfazer a sensação da maioria da comunidade internacional de que o governo iraniano está ganhando tempo para seguir em seus propósitos nucleares”.

Anota que, nesse ponto, “a retórica dos atores brasileiros parece ter falhado”. E fustiga Lula com ironias que associam o encontro de Teerã à Copa do Mundo:

“O levantar de mãos de Ahmadinejad e Lula, à moda futebolística, e as declarações presunçosas do presidente brasileiro passando a impressão de que havíamos dado um drible nas “grandes potências”, digno de Copa do Mundo…”

“…Reforçaram a sensação de que estaríamos (no que não creio) nos bandeando para o ‘outro lado’. E em política internacional, mais do que em geral, cosi é (se vi pare)”.

“Cosi é (se vi pare)” é o título de uma peça do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. Coisa de 1917. Em português, significa “Assim é, se lhe parece”.

Trata-se de uma comédia, na qual Pirandello contrapõe realidade e aparência. O mesmo objetivo do artigo em que o ex-presidente intelectual fustiga o sucessor autodidata.

A exemplo do que fizera em artigos anteriores, FHC sustenta que, também na política externa, sua administração deixou um legado benfazejo. “Políticas que tiveram desdobramentos positivos no atual governo”.

A certa altura, FHC escreve: “No dia em que se publicarem as cartas que dirigi aos chefes de Estado do G-7, ver-se-á que predicávamos desde então maior regulação financeira no plano global e maior controle do FMI e do Banco Mundial pelos países emergentes”.

47 Comentários

  1. É O FHC JAMAIS SABERA COMO É LUTAR POR IDEIAIS
    POIS QUANDO TIVERO QUE LUTAR O SUJEITO TRAIDOR FUJIU DO BRASIL
    FHC COM O NOME DE FUJINSQUE
    SERRA COM O NOME DE ESCAPISQUI
    PORTANTO UM FUJIA O OUTRO ESCAPAVA
    E ESTAVA DECLARADO O EGO DE FUJÂO
    VAI TE CATAR VEIO QUE SEMPRE BAIXOU A CABEÇA PRO BUSCHE E FEIS NOIS BRASILEIROS ENGOLIR SAPO QUE SÓ OS COVARDES COMO VOCE DEVERIA ENGOLIR
    E É POR ISSO QUE VS EXCELENCIA EX VICE PRESIDENTINHO
    NÂO TEM MAIS UM PINGO DE CREDITO DO POVO BRASILEIRO

    LULA SEMPRE FOI FORTE DESDE DOS TEMPOS DE METALURGICOS QUANDO FOI PRESO NUNCA PERDEU SEUS IDEIAIS
    QUANTO A VOCE NEM PRA PROFESSOR SERVIU

  2. Cala a boca Padilha, tu nao vez que o navio da DILMA, navegando em alto MAR.
    E QUE O GURY Luiz Inacio, esta navegando em mares nunca explorados, va
    coudar da tua cozinha.

  3. GRANDE PRESIDENTE.
    SEMPRE SE MANTEVE COERENTE
    E NÃO UM DEMAGOGO DESLUMBRADO COMO O CACHACEIRO NONEDÁCTILO.

    ILUSTRE PRESIDENTE FHC. SOU GRATO PELO QUE FIZESTE PELO BRASIL. E PELOS TRABALHADORES VERDADEIROS.

    QUE DEUS SEMPRE LHE DE SAÚDE E VIDA LONGA.

  4. Este entreguista do patrimônio público, chamado fhc (letras minúsculas). Foi eleito Presidente do Brasil e se tornou o maior embaixador dos estados unidos aqui no Brasil. Fez tudo o quê os americanos mandaram… Dê as teles, rodovias, usinas eletricas, bancos…etc…achate os salários.

    Sem esquecer os 200 mil reais por cada voto no congresso para aprovarem a sua reeleição. Esse cara ainda tem coragem de falar?

    Ele devia se juntar ao ARRUDA, lá em Brasília, pois são do mesmo balaio.

  5. Trata-se de um caso freudiano onde o criador tem ciúme da criatura. Lula cetamente, está com a mente embotada pelo sucesso (sucesso interno junto à patuléia, frise-se) e FHC morre de inveja do surfe lulístico nas ondas que ele criou. É bem feito, porque a intelectualidade cor-de-rosa-choque, com FHC na primeira fila, sempre aplaudiu as micagens de Lula no início da carreira e achava que ele era um bom mascote proletário desta esquerda moet-et-chandon. Exibia-o como uma curiosidade, como os ídndios levados às cortes européias para maravilhar e apavorar as cabeças coroadas et caterva. Mas, quando a criatur resolveu ganhar vida própria, FHC enfureceu-se e passou a apontar seus defeitos, que sempre existiram. Ambos se merecem. São as fotografias da hipocrisia e da farsa da esquerda brasileira, hoje endinheirada e esquecida das suas teses socialistas.

  6. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Publica ai, pois esta corja de safados tem que levar pau mesmo, lugar de bandido comunista e mentiroso é na cadeia ou no inferno.

    TEUKUNARRETA

    Cala sua boca comunista infeliz.
    Este foi o melhor Presidente que o Brasil ja teve. Um intelectual com postura e nunca falou as asneira que Lula da Suilva este bebado safado vem falando e mentindo para os miseráveis do Nordeste que vivem a merce da bolsa miséria.

    Lula e Dilma são crias do do comunismo e não adianta espernear.
    Dilma esta irreconhecivel de tanta plástica. Não cosegue ser por si própira, então assume uma fisionomia irreal. Os petistas são um bando de incompetentes, populistas e mentirosos. Aqui no Sul, não adianta este bebado safado comunista mANDAR fazer pesquisa. Tirando os idiotas, loucos seguidores deste idiota chamado Lula, a separada Dilma não tem voto. Cambada de safados.

  7. Essa salete, está me parecendo uma lambe-bota, deve ter um cargo em alguma esfera governamental. Quem defende tá mamando.

  8. Taí porque lula e a PTzada se descabela , se arranha e mente.

    FHC com quase 80 anos, lúcido , inteligente, coerente deixa qualquer um no chinelo.

    PURA INVEJA da TURMA DO DOSSIÊ

  9. Parreiras Rodrigues Responder

    Debalde tentar discutir com Ildo Baldo. Não viveu, imagino, os anos de chumbo. A ditadura expulsou não só políticos, como cientistas e todos os que discordavam das suas ações. E ela se prolongou justamente porque mentes inconsequentes e extremamente radicais partiram para a luta armada. O exército brasileiro não podia então se apequenar diante de terroristas travestidos de nacionalistas. Os intelectuais que preferiram ou se forçaram a se exilarem, lutavam lá fora pela redemocratização do país, através da Imprensa, de palestras, de livros. Houve quem preferisse o derramamento de sangue ntre irmãos.
    Tuku Naré navega nas águas do atraso. O Estado moderno há que ser enxuto. Tratar da educação, da saúde, da segurança. Vender telefone, luz, água é pro armazém da esquina. Pertenço aos 16 por cento dos que reprovam o comportamento envergonhante do líder dêles lá..

  10. TRABAIDO CASADOR DE PETISTA E JOAZINHOOOOOOOOOO

    VOCEIS PERDERO O SENSO DA LEALDADE PORQUE ACREDITAR NUM VELHO GAGA COMO O FHC E NÂO TER COERENCIA NEMUMA OU SER BOBO IGUAL O VEIO
    FORTALECEDOR DA MACONHA SO UM GAGA ACHA
    QUE A MACONHA É MEDICINAL
    OLHA EU ACHO QUE VOCEIS FUMARO UM BASIADINHO
    RECOMENDADO POR FHC E FICARO ASSIM COM ESSA OPINIÂO
    DE AMERICANO QUE PARA O BRASIL CRESCER DEVE BAIXAR A CABEÇA PROS HOMENS IGUAL O VELHOTE FAZIA
    TENHA DÓ TUCANADAS

  11. A inveja é uma m…., né FHC?
    FHC só falou besteira na vida, queria ter nascido nos EUA, deu de costas para o Clinton, entregou o patrimônio público a preço de banana para o Dantas e a filha do Serra, puxou o saco do 1º Mundo e não ganhou um premiozinho sequer, saiu do governo pela porta dos fundos, quebrou o Brasil 3 vezes, teve filhos fora do casamento e não reconheceu nenhum. Êta, presdiente medíocre!

  12. EGO MAIOR QUE O FHC LUGO DE MELLO?
    JAMAIS, EM MOMENTO ALGUM NA HISTÓRIA DESTE PAÍS!!!
    ELE ESTÁ SE RASGANDO PELO ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DO LULA, E A QUEDA DO PINDUCA, AQUELE QUE ELE INSISTE EM FAZER PALACIANO!

  13. FHC falou, Dilma subiu tres pontos percentuais nas pesquisas, tem sido assim nos últimos dois anos, fhc fala, PT sobe, o melhor que ele faria era abster-se de criticar Lula e nos mostrar o plano de governo do PSDB. O que o PSDB tem nça área de saúde, acoinomia, taxa de juros, relações externas, balança comercial, reservas, divida interna, emprego, projetos sociais, combate ao crime organizado, se tivwrem um plano melhjor que o do PT com certeza ganham, mas vão ter que se posicionar. Falam em ficha limpa mas compram pequenos partidos.

  14. SÓ ISSO TENS A DIZER S/ A ANÁLISE QUE NOSSO GRANDE E ESTUDIOSO FHC FEZ S/ AS CACAS DO SEU IDOLATRADO IGNORANTE LULA? DONA SALETINHA PELADINHA??/ RSRRSR.

    PODERIAS NOS INFORMAR EM QUAL TETA DO LULA ESTÁS MAMANDO, ANTES DE CONTINUAR OFENDENDO O GRANDE E COERENTE PRESIDENTE FHC.

    A HISTÓRIA SE ENCARREGA DE COLOCAR NO DEVIDO LUGAR , O LULA IGNORANTE CORRUPTO E FHC, HOMEM PROBO ESTUDIOSO E COERENTE….

    NAO QUEREMOS A DILMA BANDIDA…

    NEM LULA MANDANDO MILHOES DE REAIS PARA CUBA, BANDO DE SAFADOS VAO VCS MORAR LÁ, NA DITADURA DO FIDEL E CATREFA

  15. salete cesconeto de arruda Responder

    Cwb

    Come as BOSTAS que falastes.
    Opa!
    BOTAS!
    Pega todos os carguinhos que dizes que eu tenho e vai MAMAR no Fernando.
    Mereces!
    Por ser bobinho.
    INVEJA MATA!

  16. FHC perde tempo batendo no presidente, em primeiro lugar os adoradores do presidente acham-no o máximo, apesar das mancadas que só ele sabe dar. E, em segundo lugar, os que tem certeza de que o presidente é um demagogo, não precisam ser lembrados disto. Que a diplomacia brasileira se perdeu em meio a demagogia petista, isto nem é preciso dizer. Que o nosso chanceler passa uma imagem falsa do País, isto é indiscutível. FHC tem sim moral e conhecimento suficiente para dizer o que quiser do presidente, porque, em primeiro lugar, ele já foi presidente, sabe como a coisa funciona, sem falar da formação acadêmica, inquestinável, reputada internacionalmente. A única coisa que não entendo é por quê FHC perde tempo batendo no presidente. Não faça mais isto FHC, fale dos problemas não resolvidos, da roubalheira, do empreguismo, do nepotismo, do patrimonialismo, da corrupção, das reformas prometidas, inclusive por você, e nunca tentadas . Vou sugerir-lhe um tema novo, conte coisas engraçadas a respeito do presidente, porque eu adoro dar risadas. Também pudera, depois de 7 anos de tantas trapalhadas, para agüentar só dando risadas. ACarlos

  17. Fico admirado como a coluna permite que indivíduos que asinam TEU…… RETA tem o post publicado. Daqui a pouco a coisa vai desbancar para a agressão pessoal, se é que já não está acontecendo. ACarlos

  18. gilberto ibere abreu andrade Responder

    Existem seis crises mundiais que ameaçam a sobrevivência da espécie humana no atual milênio: energia, alimentos, água doce, matérias primas de natureza mineral, bens do reino vegetal e produtos de origem animal. As nações mais desenvolvidas vão sofrer carências severas desta gama de recursos vitais e não querem diminuir seu padrão de consumo. Por estas razões não lhes interessam o crescimento de nações emergentes, como o Brasil, a China, a Índia, capazes de assumirem o “status” de nações perturbadoras da ordem internacional estabelecida pelos “donos do mundo”. È oportuno lembrar que cerca de 20% das reservas de água doce no mundo pertencem ao Brasil (15% na Amazônia). E a água potável vai tornar-se cada vez mais rara, chegando a provocar guerras.

    Temos então a explicação para a desesperada tentativa feita pelas nações mais ricas para impedir o progresso do Brasil, procurando quebrar a Integridade do Patrimônio Nacional. Movimentos separatistas são estimulados do exterior. Procuram quebrar nossa coesão social. Inventam políticas esdrúxulas de cotas “raciais” e de glorificação do homossexualismo. Até nossos índios estão sendo usados. ONGs estrangeiras exigem a demarcação de áreas indígenas em região de fronteira. Isto é traição à Pátria! Atingindo o Estado Nacional Soberano, enfraquecem-nos, tornando mais fácil disseminar a cizânia entre nós, para procurar evitar que nosso país alcance o patamar de potência emergente.

    O Brasil nunca esteve tão ameaçado em sua história, quanto no momento presente. Os chamados “centros de irradiação de prestígio cultural” (Meios de comunicação de massa, Universidades, Escolas, Teatro, Cinema e outros) são usados pelos detentores do poder econômico, pelo sistema financeiro internacional, pela Trilateral, os quais vão utilizando o Diálogo Interamericano, o Consenso de Washington, o G-7, liderados pela potência hegemônica, para propagar e impor os seus nefastos propósitos. Através da venda da idéia de que a “globalização” é um fato inquestionável procuram destruir o Estado Nacional Soberano, extinguir, na prática, as Forças Armadas, fazer vingar a tese da Soberania Relativa, forçar a privatização selvagem, a abertura econômica irrestrita, enfim a derrocada de todas as Instituições Nacionais.

  19. CASADOR DE PETISTA

    eu já falei uma veis pra voce nesse blog que idiota é seu pai
    que te criou maleducado e descontrolado eu e 85%dos brasileiros somos a favor do LULA
    tem uma meia duzia de adversarioe nem por isso diria que eles sâo idiotas tirando voce respeito é bom e todo mundo gosta até o velhogaga do FHC
    ah posso garantir que a historia de ser comunista é sim um seguimento bom desde que seja fazendo o bem e nâo tirar os direitos que o povo tem
    e vender tudo o que uma naçâo costroi como já vimos fazerem aqui no brasil
    esses sâo os verdadeiros comunistas isso chama-se retençâo de capital

    entendeu sujeito maleducado

  20. Thiago Medeiros Responder

    Coloquem Lula e FHC pra debater cara a cara. Lula seria escurraçado. Lula nao se enxerga.

  21. gilberto ibere abreu andrade Responder

    esse pessoal alienado e baba ovo de FHC e seus coleguinhas tem que parar com essa idiotice de afirmar que ele é itelectual que pode isso e aquilo.ele é sim um traidor da nossa Patria.fazendo tudo que os “donos do mundo” pedem para enfraquecer o BRASIL . deixem de ser massa de manobra. leitura meus precaros é o caminho.O BRASIL É NOSSO E TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA PATRIA.

  22. VIÚVAS DO FFHHCC podem chorar,espernear, berrar ter todo tipo de peti.ACABOU.Quem entrou para a história do Brasil e do mundo foi o LULA sim senhores.RELAXEM e Engulam isso com naturalidade que a dor pode ser um pouco menor

  23. engraçado que aqueles que defendem o lula e pt sempre assinam as postagens e a tucanada so usa apelidinhos. ate os admiradores da tucanada nao tem coragem de aparecer. assinem covardes!!!!
    Oh fh a inveja é uma m…. né!!!

  24. O FHC admitiu que fantasia a realidade. Ele colocou uma tonelada de teoria para dizer o que a direita quer ouvir: que isso não é problema nosso.

    O mundo todo reconheceu a ajuda que o Lula deu aquele acordo, mas não, a direita e a imprensa golpista tem saudade dos tempos em que o Brasil servia de tapete para os interesses norte americanos.

  25. Só os imbecis não vêem que o LuLLa passou de bobo e está sendo usado pelo Irã para postergar o embargo…. Foi usado no Irã como foi usado no caso Zelaia.

    Pobres petistas idiotas….

  26. MUITO INTELIGENTE ESTE FHC , TANTO QUE O EX MINISTRO RELAÇÕES EXTERIOR TEVE QUE TIRAR OS SAPATOS CERTA VEZ PARA UMA AUDIÊNCIA NÃO ME LEMBRO ONDE POIS NÃO SOU TÃO INTELIGENTE MAIS TENHO UMA MEMORIA DE ELEFANTE.
    O POVO NÃO VAI ESQUECER DISSO EM OUTUBRO.
    MAIS VALE UM LULA POPULAR QUE GOSTA DE MUIO FUTEBOL.
    QUE 1.000 FHC,s SOCIÓLOGO QUE NÃO ENTENDE NADA DE ANTROPOLOGIA MUITO MENOS DE BRASIL A NÃO SER PRA VENDER PROS ESTRANGEIROS.
    BRASIL =6,5 % OU + PIB EM 2010 COM LULA.
    BRASIL =1,5 % EM 2001 COM FHC.
    TEM LÓGICA A DOR DE COTOVELO.

  27. ESTRELA CADENTE Responder

    Salete, você vive batendo na tecla dos filhos do FHC. Tem um velho ditado que diz ¨quem desdenha quer comprar¨.

  28. ESTRELA CADENTE Responder

    Salete, você vive batendo na tecla dos filhos do FHC. Tem um velho ditado que diz ¨quem desdenha quer comprar¨. Será que você tambem não acha que ele é um coroa charmoso?

  29. baicharelazinha Responder

    Este tinha que se recolher à sua insignificancia…
    Foi um dos ex-presidentes que, depois de deixar o Governo, só nos trouxe vergonha… filhos bastardos, comentários sem mérito…

  30. ADEUS PTZADA,, ATE 2094 QUE EU JA ESTAREI PROVAVELMENTE MORTO,

    SERRA PRESIDENTE
    RICHA GOVERNADOR
    OSMAR E RICARDO SENADORES
    IVO JUNIOR E VALDIR ROSSONI – DEPUTADOS

    O RESTO E CONVERSA MOLE

  31. pedro dos santos Responder

    Sem desabafo e sem ofender ninguém, pois ninguém é perfeito, dá para dizer que o Brasil teve grandes presidentes, mas o que mais fez o Brasil crescer foi o povo trabalhador.
    O FHC tinha tudo para ser um grande presidente, mas teve medo de encarar os americanos, de valorizar os trabalhadores, de fortalcer o salário miínimo. Teve medo de investir em educação, talvez porque ele já tinha faculdade.
    Ao contrário o LULA este é simples, o que conseguiu foi na luta, na garra. E assim mesmo deichou muitos no chinelo.

  32. Lula e Dima,não sei qual é o pior.
    Acredito q os dois valham a mesma coisa,ou seja NADA….
    Duas porcarias q os brasileiros tem q expelir da Presidencia.
    Ptistas Porcos,taí um partidinho miserável esse tal de PT.

  33. Maria Gorete Manoel Responder

    Aos FHCs… 75% de aprovação emfinal de governo com a mídia batendo todo dia é dizer que: Os petistas são um bando de incompetentes, populistas e mentirosos??? Depende do ponto de vista, principalmente para quem já sabe que os neoliberais não tem mais volta no Brasil…

  34. Esses caras morrem de inveja do Lula. O FHC fala 20 idiomas. Lula só fala um e mal. Lula,mesmo assim conquistou na esfera internacional 100 x mais reconhecimeto que FHC. Eeeeeeeeeeeeeeta inveja do cão.

  35. Eu não so fã do FHC, acho ele uma porcaria de político também, mas desta vez ele tem razão. O Lula é um bufão nessa história e tá só sendo usado pelo safado espertalhão do tal amadinejad. Só ele, o seu amorim e os baba ovos q. não veem ou não querem ver isso.

    O tal amadine já declarou em alto e bom tom que vai mesmo prosseguir no objetivo de produzir arma núclear. Quero ver depois o lula com cara de B. tentando se explicar qdo o cara explodir o vizinho ou vizinhos inimigos e ainda de lambuja trazer um baita prejuízo para a humanidade inteira, pois se engana quem pensa que aqui do outro lado do planeta estamos livres de consequências.

  36. Em artigo publicado no jornal Zero Hora deste domingo (6), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou que padece da grave doença do “ego colonizado”. Recalcado, ele voltou à carga contra a política externa do atual governo e – para desgraça do candidato tucano José Serra – insistiu em fazer comparações entre as duas administrações. Atirando em Lula, FHC afirmou que a sua “demagogia presidencial não passa de surto de ego deslumbrado”. A cara está doente!

    O motivo de mais esta recaída é a recente negociação entre Brasil-Turquia-Irã. O invejoso critica a “celeuma causada pela tentativa de acordo entre Irã e a comunidade internacional empreendida pelo governo brasileiro”. Ele não entende “porquê de tanto barulho”. Citando algumas vitórias da diplomacia no passado, que o seu triste reinado procurou enterrar junto com a “era Vargas”, FHC tenta se apresentar como um intransigente defensor dos “interesses nacionais e da “paz mundial”.

    “Alinhamento automático” com os EUA

    O ex-presidente só não explica porque o Itamaraty, durante a sua gestão, acelerou as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tratado que tornaria o país uma colônia ianque. Nem porque os embaixadores críticos da sua política de “alinhamento automático com os EUA”, como o atual ministro Samuel Pinheiro Guimarães, foram afastados de seus cargos no Itamaraty. Ou porque seu ministro de Relações Exteriores, Celso Lafer, tirava os sapatinhos nos aeroportos estadunidenses. Ou porque aceitou entregar a base de Alcântara (MA) para o “império do mal”.

    Como mostra o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira, no premiado e indispensável livro “As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos”, o triste reinado de FHC foi um dos piores da história da diplomacia nacional. O autor relata casos grotescos de subserviência, como o da assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), que colocava o Brasil como apêndice dos EUA em casos de guerra; o da demissão do embaixador José Maurício Bustani da OPAQ; e até o caso dos “sapatos de Celso Lafer”, como detalhes humilhantes para o Itamaraty.

    Repetição da retórica imperial

    FHC não tolera o enorme prestigio da política externa do governo Lula. Mas como a mentalidade colonizada é pegajosa, ele repete sempre a mesma retórica imperial dos EUA. Até o blogueiro Josias de Souza, da FSP (Folha Serra Presidente), constatou que FHC reproduziu os argumentos centrais de Hillary Clinton para atacar o acordo Brasil-Turquia-Irã. Para o ex-presidente capacho dos EUA, o acordo não teria qualquer credibilidade. “É isso que o governo americano alega para recusar a intermediação obtida”, afirma servilmente. Ele ainda vai cortar o pulso de inveja!

    O ódio da oposição neoliberal-conservadora a atual política externa contamina da cria ao criador. Não é para menos que o candidato José Serra atira no Mercosul e na Bolívia. Ele quer ficar bem na foto com a direita ianque e nativa. Numa entrevista pouco antes do acordo Brasil-Irã, o tucano afirmou que nunca se reuniria com o presidente iraniano. Deve ter mordido a língua na sequência como a repercussão do acordo. Os tucanos realmente padecem do “surto do ego colonizado”.

  37. O grande mal dos brasileiros… e achar chik.. tudo aquilo que e escrito em ingres… e tudo aquilo que aparenta ser rico,como o tal Fernado Henrique,que e so posse e nada fez pelo brasil ,a nao ser chamar os aposentados de vagabundos….Vai pra casa seu Fernado,seu tempo ja passou

Comente