Uncategorized

PMDB e PDT reúnem cúpulas em semana decisiva

Por Ivan Santos no Bem Paraná

A semana política promete ser movimentada no Paraná. Nesta segunda-feira, PMDB e PDT reúnem suas Executivas estaduais para discutir os rumos dos dois partidos para a eleição. No PDT, a grande expectativa é sobre uma definição de Osmar Dias. Ele tem que decidir se mantém a candidatura ao governo, ou aceita a proposta dos tucanos de apoiar Beto Richa (PSDB) e concorrer à reeleição para o Senado. Pelo andar das últimas negociações com o PT e o PMDB, em Brasília, na semana passada, tudo indica que Osmar está cada vez mais próximo de um acordo com os tucanos.

Já o PMDB está dividido entre a candidatura própria do governador Orlando Pessuti, a participação em uma chapa com PT e PDT encabeçada por Osmar, ou o apoio a Richa – em uma coligação que incluiria a chapa proporcional de candidatos à deputado estadual e federal. O grupo do ex-governador Roberto Requião trabalha para derrubar a candidatura de Pessuti, e fechar a aliança com o PDT e o PT. Com isso, Requião tiraria Osmar da disputa por uma das vagas no Senado. Pessuti, por sua vez, não admite desistir, e conta com o apoio angariado junto ao comando estadual após sua posse no governo. Entre os deputados, a maioria quer a aliança com Richa.

Na sexta-feira, o PSDB faz sua convenção estadual na expectativa de já ter uma resposta positiva de Osmar Dias. Caso isso não aconteça, a tendência é que a convenção delegue à Executiva Estadual a decisão sobre a composição da chapa, cujo prazo final é 30 de junho.

1 Comentário

Comente