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Presidenciáveis atingem 5 milhões de usuários em 7 dias no twitter

Levantamento foi realizado a pedido do G1 pela consultoria E.Life.
Número de seguidores no microblog influenciou pouco total de citações.

Mirella Nascimento Do G1, em São Paulo

Levantamento feito a pedido do G1 pela empresa E.Life, especializada
em gestão do relacionamento em mídias sociais, revela que, em uma
semana (de 25 a 31 de maio), as mensagens emitidas pelo microblog
Twitter sobre os três pré-candidatos à Presidência que ocupam as
primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto atingiram
potencialmente até 5 milhões de usuários.

Segundo o levantamento, os posts sobre Dilma Rousseff (PT) atingiram
quase 1.747.000 twitteiros no período avaliado. Mensagens em que o
assunto era José Serra (PSDB) impactaram 1.580.000 usuários, enquanto
aqueles sobre Marina Silva (PV) chegaram a 1.630.000.

A empresa ressalta que muitos desses usuários postaram mais de uma vez
sobre o assunto ou seguem mais de um candidato, e que o número total
contabiliza essas repetições. Os internautas brasilienses lideraram a
participação sobre os três candidatos, seguidos por paulistas, goianos
e cariocas.

De acordo com o levantamento, o total de usuários atingidos pelas
mensagens não depende diretamente do número de seguidores dos perfis
dos presidenciáveis. Até a tarde desta quarta-feira (2), a página de
Dilma no Twitter tinha 73.397 seguidores; a de Serra, 244.091; e a de
Marina, 55.290.

Para fazer o monitoramento, que não se trata de pesquisa eleitoral, a
empresa usou os softwares TweetMeter e E.Life Engine, desenvolvidos
para medir a comunicação boca a boca no Twitter, onde os usuários
podem enviar mensagens de até 140 caracteres. Foram consideradas 1,5
mil mensagens sobre cada candidato publicadas no período.

“Um dos aspectos que se observa é que os internautas estão muito
ativos no sentido de falar sobre os temas do noticiário. No
levantamento, é possível ver uma ligação desses assuntos com as
mensagens postadas no Twitter. Para os candidatos, isso é um reflexo
da repercussão da campanha, do que vem sendo dito nos discursos”, diz
Alessandro Barbosa Lima, presidente da E.Life.

Outra pesquisa, feita pelo Ibope Mídia também a pedido do G1, confirma
essa tendência. Usando a ferramenta BuzzMetrics, o Ibope apurou o
número de referências apenas aos perfis dos três pré-candidatos no
período entre 24 de abril e 24 de maio. De acordo com a gerente de
marketing do Ibope Mídia, Juliana Sawaia, foram mais de 10 mil
mensagens citando diretamente @dilmabr, @joseserra_ ou @silva_marina
no microblog. O pico de comentários foi registrado no dia 15 de maio,
quando foi divulgada uma pesquisa de intenção de voto.

“Estamos falando de uma conversa, não de propaganda. Não são as marcas
que são importantes, são as pessoas. As redes sociais vieram para
ficar. E tudo é dito ali, inclusive política. É importante que os
candidatos, e os responsáveis por suas campanhas, estejam atentos a
isso”, analisa Juliana.

Palavras mais usadas
As 10 palavras mais usadas nas mensagens sobre Dilma no período do
levantamento da E.Life foram: rt (retweet, quando o usuário reenvia
uma mensagem que recebeu), serra, jose, candidata, pt, nao, pre,
presidente, psdb e brasil. No ranking dos hashtags (termos utilizados
ao lado do sinal gráfico ‘#’ para sinalizar um assunto), #dilma,
#lula, #pt e #serra foram as mais citadas. Desde o começo do
levantamento, ressalta a empresa, #lula está associada à candidata
Dilma.

Nos tweets sobre Serra, as palavras que mais apareceram foram rt
(retweet), nao, dilma, brasil, vice, psdb, bolivia, noticia,
presidente e candidato. Entre os hashtags, #serra, #dilma, #dem e
#lula. As palavras mais comuns no levantamento sobre Marina foram
foram rt (retweet), nao, serra, pv, candidata, dilma, pré, culto,
presidencia e deus. No ranking dos hashtags, #comarina, #eleicoes2010
e #realpolitik foram os mais citados.

Retorno para os eleitores
Alessandro Lima ressalta ainda o uso do Twitter como fonte de
divulgação da agenda dos pré-candidatos e, especialmente, como canal
de comunicação direto com os eleitores: “Os próprios candidatos estão
usando os canais para responder aos eleitores individualmente. Isso
ajuda na repercussão de temas positivos e também para tirar dúvidas de
possíveis ruídos em notícias e discursos”.

A influência direta da movimentação pró ou contra os candidatos nas
redes sociais sobre as eleições ainda é relativa, na opinião de Lima.
“O poder de multiplicação das mensagens nas redes sociais é enorme,
mas não se pode considerar nenhum resultado de pesquisa no Twitter
como conclusivo no resultado das eleições. Ele atinge um grupo de
maior poder aquisitivo, além de jornalistas, que replicam os assuntos
em outras mídias e têm poder de influência, mas não representam a
totalidade de eleitores”, pondera.

2 Comentários

  1. Tudo falso, como pode alguem se comunicar diretamente com milhões de pessoas……Twiter é armação…..

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