Uncategorized

Beto e Osmar iniciam o confronto oficial na terça

Da Gazeta do Povo

A partir de terça-feira começa oficialmente a campanha eleitoral de 2010. Na disputa pelo governo do estado estarão sete candidatos, mas apenas Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB) apresentam reais chances de conquistar o Palácio Iguaçu. Na avaliação de cientistas políticos consultados pela reportagem, a tendência é que os demais concorrentes ao governo do Paraná – Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol), Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB), Avanilson Araujo (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB) – sejam apenas coadjuvantes desta disputa.

Osmar e Beto vão à luta para a campanha com armas eleitorais importantes. Ambos conseguiram fechar alianças fortes, contam com estruturas partidárias sólidas e têm aliados no comando da máquina pública. O fato de os dois representarem no estado os candidatos à Presidência também os destaca dos demais. Richa dará palanque para o presidenciável tucano, José Serra, e Osmar, para a petista Dilma Rousseff.

Além disso, por causas das coligações que formaram, cada um conquistou pouco mais de 6 minutos e meio do programa eleitoral gratuito. Richa fechou aliança com diversos partidos pequenos – 14 legendas fazem parte da coligação do tucano – e com isso deverá conquistar 6min43s de tempo de rádio e tevê. Osmar, por sua vez, foi beneficiado pela coligação com PT e PMDB. Donos das duas maiores bancadas na Câmara Federal, os dois partidos garantiram cerca de 4 dos 6min35s a que Osmar deverá ter direito.

Os dois candidatos também possuem características pessoais que os favorecem. Conta a favor de Osmar Dias a experiência política e a ligação com o interior do Paraná. “Ele conhece as entranhas do estado, transmite segurança e tem um capital político muito forte”, observa Carlos Luiz Strapazzon, professor de Direito Constitucional e Ciência Política do UniCuritiba.

Sobre Richa, Strapazzon destaca a ligação do tucano com o eleitorado de Curitiba e região metropolitana. Richa foi reeleito prefeito de Curitiba em 2008 com 77% dos votos. Deixou a prefeitura no fim de março para poder concorrer ao governo do estado. No período que esteve à frente da administração municipal foi escolhido por dez vezes o melhor prefeito do país pelos eleitores da cidade.

Conquista de território

A capital também é considerada território de Richa por ser um dos pontos fracos de Osmar. Maior colégio eleitoral do estado, com 1,2 milhão de eleitores, Curitiba ficou dividida no 2.º turno da eleição de 2006. Nessa ocasião, Osmar perdeu a disputa para Roberto Requião por 10 mil votos, mas venceu na capital por uma diferença muito pequena – menos de 600 votos. “O Osmar tem muita penetração e conhecimento no interior. Mas em Curitiba e região metropolitana, que têm um peso grande no eleitorado, ele vai ter de trabalhar e investir”, diz cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Enquanto Osmar terá de trabalhar para ter mais espaço em um território dominado pelo candidato tucano, Richa precisará tomar o caminho contrário para tentar ganhar o interior do estado, área em que o pedetista transita com mais facilidade. “Algumas regiões do estado ainda não o conhecem. Mas ele encontra alguma vantagem no fato de ter nascido em Londrina e pode chegar na região Norte com essas credenciais”, observa Oliveira.

A agenda da pré-campanha de Richa evidencia a preocupação em conquistar votos no interior. No dia seguinte de sua renúncia à prefeitura – 31 de março – o candidato iniciou um tour pelo estado. Começou o roteiro por Cascavel (região Oeste) e, deste então, foi rara a semana que o tucano permaneceu sem viajar.

22 Comentários

  1. cabeça do vale do paranapanema Reply

    Eu sou mais Beto, porque Osmar nem sabe o que quer já mostrou o traira que ele é…. Nem sabe quem apoiava será Serra ou Dilma..

  2. Osmar Dias você sabe como saboreia uma TRAIRA de verdade corta a cabeça e come o rabo frito. Assim vai ser com o senhor nas eleiçõe de 2010 Toma vergonha se aliar ao REQUIÃO QUE TE CHAMOU DE LADRÃO so por enterese propio.

  3. MEU DEUS.
    O QUE DIZER DO NOBRE OSMAR ABRAÇADO COM O LOUCO DO REQUIAO E A CORJA DO PT+ BONE DO MST NA CABEÇA. É CRUZA DE COBRA COM PORCO ESPINHO. COISA BOA NAO NASCE DAÍ.

  4. POR FALAR TRAIRA QUEM PROMETEU APOIAR O OSMAR, PARA GOVERNO, TROCA DO APOIO PARA ELEIÇÃO EM CURITIBA. ESSE NÃO NÃO É TRAIRA É UM SEM PALAVRA MESMO. O REQUIÃO ATÉ NÃO PODE SER LA GRANDE COISA, MAS SALVOU O PARANA,DA TURMA DO LERNE QUE INSISTE EM QUERER VOLTAR.

  5. SEMPRE SOUBE QUE EM SE TRATANDO DE POLÍTICA, NEM SEMPRE A ÉTICA PREVALECE. MAS NESTE CASO OSMAR E REQUIÃO, PASSARAM DOS LIMITES. DERAM DE BANDEIRA A VITÓRIA AO BETO RICHA, POIS NA HORA “H” VAI ROLAR VIDEOS COM ATAQUES E CONTRA ATAQUES DE AMBOS NA ELEIÇÃO PASSADA. CONSIDERANDO QUE O ELEITOR DO PARANÁ É CONSIDERADO MUITO INTELIGENTE, E SEMPRE ACREDITA EM HISTÓRIAS, A ELEIÇÃO 2010 VIROU BARBADA, O BETO NEM PRECISA FAZER CAMPANHA.

  6. Caro osmar,
    tenho 75 anos anos e nem preciso mais votar.
    Mas como tenho filhos,netos e bisnetos paranaenses, vou lhe dar o meu voto.
    O meu e de toda a família, pois queremos um estado forte novamente que, somente com a sua eleição poderemos conquistar.
    Serás um vitorioso. Poreque tem a experiêcia de poucos e bons.
    Vai com fé e espero que o Fábio Campana publique este recado.
    Sua fã e eleitora
    Maria Dirce Alves Arruda
    Curitiba-Pr

  7. salete cesconeto de arruda Reply

    E VIDA A DEMOCRACIA!

    Será pena para todos os lados….

    Saberemos finalmente – QUANTO VALE UM DOCUMENTO?!

    Salve-se quem puder….

    Quantos “Lauros” terá está campanha?

    FAREMOS PICADINHO DOS “brancos” que ousarem se meter a engraçadinhos – disseram os adolescentes de uma comunidade carente.

    O POVO MUDOU!

    NUNCA ANTES NESTE PAÍS – TANTA GENTE – ESCOLHE COM CONSCIÊNCIA SEUS CANDIDATOS!

    Poucos ainda se DEIXAM enganar pelos príncipes que viram sapos ou por PROMESSAS registradas em cartórios.

    Pois é.

    DEMOCRACIA!

    Sabe a razão do ìndio ter sido escolhido no lugar do Álvaro?

    Mais jovem…

    Então troca logo o Serra pelo ìndio…

  8. Func. ¨P¨ Permanente da APPA Reply

    Toma vergonha na cara Osmar Dias!
    Você não faz idéia do quanto te ajudei
    na campanha passada; contra esse
    trapo de chão Requião!
    Sou BETO RICHA agora, desde
    criancinha.

  9. OSMAR VAI ENFRENTE QUE ESSE NEGOÇIO DE TRAIRA O BETO
    É REI DOS REI
    E AGORA COM CERTEZA VOCE ESTA BEM
    SÓ ESTANDO LONGE DESSA CAMBADA JÁ DA PARA RESPIRAR MELHOR
    E MANDAR O FILHO DO ZÉ IR PRA PORTUGAL CHORAR NOS OMBROS DO SOGRO É MELHOR AINDA

    GOVERNADOR OSMAR
    SENADORA GLEISE

    PRESIDENTE DILMA

    E O RESTO BOM O RESTO É RESTO

  10. alcantara machado Reply

    Credo, o Osmar tá é perdido.
    O povo vai mostrar nas urnas que não esquece.
    A aliança de Osmar com Requião é o absurdo dos absurdos.
    E não adianta dizer que em política vale tudo porque o povo não é mais esquecido não…lembra direitinho o que foi nas últimas eleições pra governador, onde um chamava o outro de ladrão.
    Não tá prá mais nenhum dos dois. Fora, vão cuidar dos netos, deixem o governo prá quem é novo, competente e tem gás prá cuidar do nosso grande Estado que nas mãos de um louco e de um traira não pode ficar.

  11. Se tem algum traíra com certeza é o Beto! O Osmar vai massacrar o Beto nos debates, porque conhece o Paraná e suas necessidades e o Beto só conhece as necessidades da Ecoville e da pista de corrida de Londrina e olha lá!…

  12. Caro Osmar Dias,nas eleições passadas,fizemos uma campanha em prol da tua vitória,fizemos várias reuniões com grupos de amigos e engajamos na luta a favor de vc,mas com esta união de vc o PT e PMDB,sinto muito, o meu grupo tem vergonha na cara,não votaremos mais em Vossa Senhoria nem para síndico de prédio,vamos lutar com todas as armas decentes q. temos para os livramos de quem se vende,como VS .Felicidades.

  13. osmar dias o vendido do parana nao tem vergonha na cara se vendeu pro lula como vai falar do agronegocio ao lado do mst se bem fala normalmente pois o requiao te chamava de ladrao agora tao junto e ainda tem acara de dize eo interresse do parana sai sen vergonha

  14. Tenho medo de governos tipo Beto, me lembra Lernner e não é preciso comentários, principalmente o que o Lernner fez em prol da educação, sálario dos professores e toda aquela lavagem de dinheiro em Faxinal do Céu. Que o Requião é um louco, isso é óbvio, mas ele fez muito pelo Paraná e pela educação, resgatou , em parte o salário dos professores e desenvolveu boas campanhas. Eu preferiria o Pessuti, que é uma pessoa íntegra e ponderada, como ele não saiu, não tenho opção a não ser ficar com o Osmar Dias, só espero que ele não incorra nos erros do irmão Álvaro Dias e segure os cavalos!

  15. O seu Ildo Baldo você tem mesmo memoria curta não lembra que o LENER foi eleito pelo o PDT de Osmar ou se esqueceu quando o Osmar tava com o Beto ele não presta tanto é que o Requião vivia ofendendo ele e agora presta larga de se puxa saco e acorda para a vida é Beto no primeiro turno mesmo por um novo Paraná .

  16. Cuidado Pescador, pense bem antes de votar, o Lerner e sua turma de vendedores de empresas publicas, e implementadores de pedágios com tarifas absurdas fazem parte da coligação do Beto.

  17. Sem Comentários Reply

    Sem Comentários,
    Para esse povo que não enxerga a realidade mesmo!
    Vamos ponderar as coisas;
    Veja o que os aliados do Beto fizeram no governo Lernner, queriam tercerisar tudo, acabar com tudo que era do Paraná;

    Veja o que o Governo Requião(Pessuti) fez para o Paraná, resgatou e organizou tudo novamente, será que isso ninguém vê??

    O Requião pode ser o mais louco de todos, mais em todos seu mandatos construiu e fez algo pelo Nosso Paraná;
    Diferente dos que acompanham o Beto.
    Abram o OLHO minha gente!

    O Osmar só quer o BEM PARA O PARANÁ, é um cara sábio e com muita bagagem de politica, ele pode ter feito errado de bancar a noiva, mais não por isso vamos condena-lo, como ele diz ele tem princípios, e seus princípios não é apoiar e nem se aliar com quer deixar o paraná a ver navios.
    Outra o Serra que o Beto apoia não ganha as eleições e por isso dificultara todas as verbas para o paraná, diferente do OSMAR que ganhando a campanha terá facilidade para trazer recursos.

    Por isso mais uma VEZ pensem bem no que falam e em quem vão VOTAR.

    Abraço a todos.

  18. So espero que o Beto nao seja raivoso como o LIMPINHO, e passe para socos
    e pontape, quando ver la por 20 de Julho o Osmar desparar, pois o homem foi
    escolhido pelo Lula a muito tempo, se para o lula ele e bom, para nos e otimo.

Comente