Uncategorized

Datafolha: Beto na frente tem 43%, Osmar, 38%

A pesquisa Datafolha encomendada pela RPC para o governo do Estado teve os seguintes resultados: Beto Richa (PSDB) está na frente com 43%, Osmar Dias (PDT) com 38%, Paulo Salamuni (PV) com 1%, brancos e nulos somam 3% e os que não sabem 15%. A pesquisa foi realizada com 1.225 eleitores do Estado.

A pesquisa é a primeira divulgada desde o início oficial da campanha, no último dia 6. Os números demonstram que não houve grandes mudanças em relação ao quadro de polarização que já se desenha na disputa há mais de um ano.

No Datafolha de dezembro de 2009, por exemplo, Richa aparecia com 40%, contra 38% do pedetista e 4% do governador Orlando Pessuti (PMDB), que desistiu da disputa para apoiar Osmar.

Outras duas pesquisas, do instituto Vox Populi, devem ser divulgadas até o próximo domingo.

73 Comentários

  1. DEUS É PAI.
    EU SABIA QUE ” ELE” NÃO NOS ABANDONARIA.
    NÓS PARANAENSES SOMOS PESSOAS SÉRIAS E DE BEM.
    PARABÉNS POVO PARANAENSE.

  2. a população já começa a nos ouvir……. TEMOS MAIS 2 MESES DE TRABALHO pela frente BETO 45

  3. Não mudou nada pelo jeito.

    Antes de oficializar as candidaturas a diferença é de 5p

    Isso indica que o chapão que distribui $$$ vai pro brejo

  4. Tonysson Henrique Gomes Responder

    Essa pesquisa e para a turma do PSDB ficar mais ligada pois osmar dias nen colocou a campanha na rua ainda. E com uma diferenca tao pequena assim, e de se preucupar.

  5. Isso eu ja sabia e a diferença vai crescer ainda mais.
    Vamos em frente com a força e garra do nosso povo paranaense!
    Beto 45 nosso governador !

  6. Arildo Ferreira Responder

    Normal o resultado…. a tendência é que Beto abra ainda mais essa vantagem…AVANTE, RUMO A VITORIA.

  7. SUBIU OSMAR 5% EM 20 DIAS ,ENQUANTO BETO TEM OS MESMO 43 % DO MÊS DE MAIO,OLHA QUE O LULA AINDA NÃO ENTROU EM CENA,PRIMEIRO TURNO OSMAR GOVERNADOR,

  8. sergio bueno,II Responder

    Osmar vai pra cima como um rolo comprenssor ,betistas se cuida cada pesquisa subira 5% Osmar ,primeiro turno na cabeça,

  9. Eu era Osmar se ele fosse uma pessoa decidida e tivesse feito por iniciativa uma aliança para concorrer ao governo, mas o que aconteceu foi um acordo de interesses próprios feito por ele e pelas tranqueiras do PT e PMDB.Então acredito que esta vantagem deva aumentar, pq o povo do Paraná não pode mais uma vez ser taxado de idiota e tenho certeza que os agricultores estão se conscientizando da importância de dar a resposta ao Osmar em relação a esta aliança malvada que nos prejudica em todos os sentidos.Meu pai sempre disse que um dia Osmar iria roer a corda em busca do poder,mesmo passando a imagem de político do agronegócio e foi o que aconteceu, Osmar se aliou ao PT e ao PMDB numa grande negociata.Abraço aos produtores, espero que cada um tenha a consciência de dar uma resposta a 8 anos de um péssimo governo e agora mais um acordo de extremecer a nossa agricultura.

  10. CAVALEIRO NEGRO Responder

    ESPETACULAR NOTICIA, AQUILO QUE NÓS JÁ ESPERAVAMOS, E VAI AUMENTAR MAIS AINDA.
    BETO NO PRIMEIRO TURNO

  11. Eu já sabia!
    Beto Richa será eleito no Primeiro Turno!
    A luta está apenas no começo, cada um tem que redobrar a garra e perseverar junto com Beto Richa!

  12. Eu não falei, empate tecnico, pode ser qualquer um o Governador, vai depender da grana. rsrsrs e vcs ja sabe quem tem mais né???? srsrsrsrsrs dale Osmar

  13. Essa primeira pesquisa dá bem o retrato da população do Paraná, que não aceita a traição do Osmar Dias, a faca pelas costas ao próprio irmão Álvaro, se vender por 30 aos Petistas, unir-se ao Requião que lhe chamava de ladrão a pouco tempo, isso o Povo não engole, então vamos eleger o Beto Richa no Primeiro Turno!
    Beto Richa, Fávio Arns, Gustavo Fruet, Ricardo Barros e o Novo e Futuro do Paraná Desenvolvido Surgindo!
    Dá-lhe Beto!

  14. gilberto ibere abreu andrade Responder

    se o dataserra esta dando esse resultado o psdb & cia pode pedir para chamar o alfredo…osmar ja esta na frente com no minimo 10 pontos. faltando aproximadamente 70 dias para o dia D. o osmar pode com certeza levar essa no primeiro turno.

  15. aredito que ta furada aposto que o beto tem mais de 45 e o osmar nao chega a 35 mas tudo bem vale ea das urnas

  16. A 4 anos atrás as pesquisas apontavam que REQUIÃO ganharia no 1º turno de OSMAR DIAS o que não foi comprovado, pois OSMAR DIAS foi para o 2º turno e perdeu por 10.479 votos.

    Agora mesma situação até porque estas pesquisas são ouvidas mas eleitores da CAPITAL e REGIÃO METROPOLITANA agora quando chegar os votos do interior do Estado estes 5 % (43 a 38) na frente não é nada, embora tem a margem de erro que aponta empate tecnico. E a campanha está somente começando agora para o OSMAR DIAS o BETO RICHA já faz tempo, desde que renunciou a prefeitura de CURITIBA.

    Com certeza OSMAR DIAS será o governador

  17. Ainda é pouco a porcentagem, a vox vai ser maior, e logo que todos os eleitores paranaenes souberem do acordo do Osmar a diferença vai ser bem maior, Se Deus quiser o Beto vai ganhar no primeiro turno.

  18. Na verdade segundo a RPC existe um empate técnico já que a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.Essa informação importantíssima foi omitida…

  19. Coração Curitibano Responder

    38% está muito bom para quem mal começou a fazer campanha. Já para quem está em campanha há meses, 43% deveria preocupar.

  20. ricardo luiz dos santos Responder

    Imagine quando fazer a pesquisa na capital e região metropolitana o beto vai chegar a 50 % estão contados os DIAS de Requião e Osmar PETESADA E PEEMEDEBISTAS.

  21. lLargou mal e pela tendencia vai chegar pior. Claro que esta pesquisa não pegou o desgaste que vai ser para a turma do REIquião a descoberta dos dolares enfurnados e roubados da familia do governador.
    Tambem ainda não chegou ao distinto publico a noticia de que o OSMAR não tem o apoio do irmão Alvaro.

    Não haverá portanto segundo turno e ficará evidente que a tática requianista de inviabilizar a candidatura do Govenador Pessutti, foi um autentico tiro no pé.

  22. Deve estar faltando fraldas adúltas no mercado. E é assim que vai ser até o final. A RPC está castigando o Beto e, desta forma, ele terá dficuldade aqui no seu principal reduto. Porque será que não mostra o relatório do IAP sobre a qualidade da água que bebemos, e o grau de poluição dos rios que abastecem a cidade, mostrando o descaso do governo Requião? O relatório condena praticamente todos! Vamos passar a limpo tudo!

  23. Movimento Dignidade Brasileira Responder

    O OSMAR ESTÁ SE AFUNDANDO GRAÇAS AO REQUIÃO, É O PREÇO QUE O OSMAR VAI TER QUE PAGAR POR ESTAR AO LADO DO HOMEM ERRADO E CHEIO DE IRÁ, VC NÃO TEVE UMA BOA ESCOLHA AGORA JÁ ERA,
    RICARDO BARROS SENADOR 111 PP
    BETO RICHA GOVERNADOR 45 PSDB
    JOSÉ SERRA PRESIDENTE 45 PSDB.

  24. REQUIÃO NUNCA MAIS !!! Responder

    O GRUPO ESTÁ TÃO DESESPERADO QUE ESTÁ DESDE JÁ CONVOCANDO ÔNIBUS DE VÁRIAS CIDADES PARA O COMICÍO DA DILMA E OSMAR DIAS EM CURITIBA…QUEM ESTÁ BANCANDO???TRE FIQUE DE OLHO!!
    POIS NÓS ESTAMOS NA COLA DO GRUPO DO MAÚ…PARA NÃO COMETER INJUSTIÇAS!

  25. A cada 15 dias a diferença vai cari um ponto nas pesquisas e a vitória vai ser de virada no dia 3 de outubro… Desta forma tem mais emoção.
    Chega de Rixas!!!
    Quero paz, amor, vida e Osmar Governador.
    E vamos q vamos com Dilma e Gleisi!!!

  26. Ganhe quem for ,vai ter que fazer uma varredura total nestes merd..s de paus mandados do Duce e Pansutão,mandem todos para a rua.Da militância do PDT quero ver eles cumprirem as suas palavras de que vão aniquilar com as turminhas dos dois,eles dizem e mandam avisar que não esqueceram de 2006,QUE NÃO ADMITEM,quem sobrar verá,se sobrar…
    ATENÇÃO CAMBADA PREPAREM SUAS MALAS E FUJAM ENQUANTO HÁ TEMPO…VOCÊS ACHAM QUE A MILITÂNCIA VAI ABRIR PRA VOCÊS ALGUM CAMINHO??????SÓ SE FOR O CAMINHO DO MINISTÉRIO PÚBLICO,LEMBREM-SE ELES SÓ EXISTIRAM APÓS O JEIME SER ELEITO PELO PDT,AH!AH!AH! É MAIS FÁCIL ACOMODAR A TURMA DO BETO DO QUE DO PANSUTÃO E DO DULCE E DO PT….
    F..DER…M-SE…

  27. Luciano Paranista Responder

    Acho que a turma do Osmar ta feliz com a pesquisa porque vendo pelo tempo que o Beto está em campanha e muita gente nem sabe que o Osmar é candidato ainda! Ta dentro do que eu imaginava mas agora com o povo conhecendo em todo o estado que é a turma que está por tras do Richa a tendencia é OSMAR na cabeça!!!

  28. estou torcendo muito pela vitoria do beto ja no primeiro turno infelismente o Osmar caiu na armadilha do pt e pmdb apesar de que ele e um excelente senador mas o requeijao e essa gangue do partidodos trambiqueiros foram mais rapidos tirando osmar da reeleicao ao senado o pessuti e gente boa um bom politico mas esta caminhando pelo mesmo caminho saia dessa cambada de bagre ensaboado

  29. Celestina a benzedeira Responder

    O Betão com a campanha pelo interior do Paraná, vai subir muito mais nas pesquisas, agora que a população começou ter contato direto com o canditado, vai ser no 1º turno, e zé fini!!!!!!!!!!!

  30. MUITO BOM SEU COMENTARIO E ISSO QUE SE PRECISA DE UM BOM JORNALISTA
    NAO FALAR NADA MAIS QUE OS CANDIDATOS TENHAM DITO E OUTRA COISA ESTA MUITO LONGE DO DIA DA ELEICAO AINDA CORRERAM MUITA AGUA NOS PODEMOS QUEIMAR A LINGUA NEM COMECOU A CAMPANHA PARA VALE

  31. Dá-lhe betoooooooooooooooooo………chega do mesmo povinho de sempre no governo do estado, tá na hora de renovar mesmo no palácio iguaçú…….vamos que vamos BETO RICHA 45!!!!!!!!

  32. coitado da turma do lerner,! já estão com candidato definido a 01 ano, martelando na cabeça do povo e apenas estão empatados com o osmar que definiu candidatura a 02 semanas! essa é a prova mais cabal que os paranaenses não querem voltar ao tempo do pedágio, das privatizações, dos negocios mais escuros que já houveram no paraná……

  33. vamos unir forças e votos pra modar, nosso parana merece VOMOS DE JOSÈ SERRA E BETO RICHA o pessuti nao ia dessiter de ser candidato, mais amarelhou, o requiao está grudado no saco do osmar iqual carrapato, a dilma acha certo e aboia coisas que é anti biblico, o indio a chama de ateia, ela parece nao ser confiavel segundo o indio., quer saber, eu concordo com o indio,se tem bala na agulha manda ver , opovo tem que ser esclarecido. segundo data folha hoje., josé serra na frente e beto richa 5 na frente.

  34. A direfença é pouca em porcentagem, mas o Beto é candidato há 2 anos e esta fazendo campanha e viajando o Paraná desde janeiro, já o Osmar começou há 3 semanas… tirem suas conclusões !

  35. FORA PESSUTI... Responder

    O interior está sofrendo com a incompetencia e descaso de Orlando Pessuti. Ficou com medo de enfrentar o Beto. Juntou – se com Osmar, negociando todo o mando político de sua região.
    Vai lá Betão. Chegaremos a 10% de diferença. Fora PESSUTI, FOOORA REQUIAO. Não estamos na monarquia e sim numa república. Largem da teta já…
    Professora da Rede Pública de Ivaiporã

  36. Vão atrás deste relatório em que se refrere o visionário. Soube que é estarrecedor. Até a Vila Zumbi, cartão de visitas e exemplo de programa social não possui saneamento básico, poluindo o rio da região. Aliás, a RPC deveria exibir uma reportagem sobre “Qual a água que bebemos, ou que queremos beber”.

  37. Traduzindo: Se o Osmar tinha 38% em dezembro de 2009 e tem os mesmos 38% hoje, o apoio do PT, do MST e do Requião não ajudou em nada! Chega de Os Mar Dias!!!

  38. oS números mostram que Beto venceria já no primeiro turno, com quase meio milhão de votos na frente de Osmar…Nãó eh pouca coisa. Tirar essa diferença não vaiser fácil!

  39. O beto o belo já deve estar se perguntando pq foi se me meter nesta furada, pela sua exposição na midia comprada por todos nos meses que ficou na prefeitura é muito pouco. Taí Beto fujão

  40. Em dezembro do ano passado, o Osmar tinha 38%. Hoje continua com os mesmo 38%. O beto passou de 40%. pra 43%. Que dizer que aquela indecisao toda do urtigão fez o barbudo empacar mesmo. e o beto subindo…

  41. Primeiro, o candidato Osmar vem de dois mandatos de senador, e de uma campanha quase vitoriosa ao governo. Um nome bastante exposto. Tem dois candidatos bastante visíveis ao senado, a Gleici que deu um susto no Akvaro e o Requião que acumula três mandatos de governador. E apoiados por Lula e Pessuti. Contra um Beto, cujo currículo maior é o quinquënio na Prefeitura de Curitiba. São 250 mil votos de diferença.

  42. De todos os comentários até aqui veiculados, dois se estribam em logica e conhecimento do mecanismo eleitoral.

    Primeiro do PSICOGRAFO que enfatizou ainda não constar desta pesquiza o fator “dolar no armário” da familia que esta no poder a 8 anos e deve ter “colecionado” uma batelada e agora vai ter que explicar na justiça onde comprou as verdinhas…imaginem este estrago daqui pra frente e para ter uma idéia basta ler a Gazeta do Povo de hoje.

    O outro argumento do PSICOGRAFO, talvez seja mais letal ainda para o Osmar, o de não ter o apoio do Alvaro, que vai se repetir na boca do povo como aquela modinha sertaneja “TRAICIONEIRA….”, isso nos valores familiares do interior é um desatre. No meio urbano vai valer “familia que vota unida permanece unida”…

    O outro comentário é o do CWB OBAO, que foi claro no seu raciocinio: “Se o Osmar tinha 38% em dezembro de 2009 e tem os mesmos 38% hoje, o apoio do PT, do MST e do Requião não ajudou em nada”, e prova disso, nas pesquisas de se fazem para presidente, inclusive naquelas do VOX POPULI, em que aponta a Dilma na frente no cenário nacional, quando se refere aqui no Paraná, todas as pesquisas são unênimes em dizer que o SERRA, leva enorme vantgem sobre a Dilma.

    Então fica a pergunta.

    Se o pessoal do PT acredita que o OSMAR e REIquião, transferem votos para a Dilma, porque não vale o mesmo raciocinio em relação ao SERRA, transferir votos ao BETO?

    Em sintese: nas proximas pesquisas vão aparecer os numeros destes 3 fatores:
    1 – dolares no armário (escandalo e corrupção);
    2- traição familiar
    3 – transferencia de votos

    Apostem senhores, passa dos 10% ou ainda fica abaixo?

  43. Eu ja tinha falado o MST e o Pt não vão fazer campanha pro Osmar so queriam um palanque pra Dilma e Gleisi so usar o Osmar.

  44. SABE OSMAR DAYS, VOCÊ SÓ MELHORARÁ NAS PESQUISAS NO DIA EM QUE VOCÊ DEIXAR DESSA AMIZADE COM O MST E JOÃO PEDRO STÉDILE. (O CARA SAFADO QUE VOCÊ QUER COLOCAR COMO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA, CASO UMA DESGRAÇA ACONTEÇA DE GANHAR.)

  45. DÓLARES NO ARMÁRIO?
    A QUEM PERTENCIAM OS DÓLARES?
    DA MANEIRA QUE FALAM ATÉ PARECE QUE OS DÓLARES ERAM DO OSMAR DIAS!
    ESTA HISTÓRIA DE TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES E LIGAÇÕES INSANAS É COISA DE AMADORES.
    QUEM TEM QUE DAR EXPLICAÇÕES SOBRE DÓLARES NO ARMARIO É O MAURICIO REQUIÃO ,A RESPONSABILIDADE É TODA DELE,O QUE OSMAR DIAS TEM A VER COM ISSO?
    AH! MAIS ELE ESTA APOIANDO O OSMAR DIAS!
    NESTE RACIOCINIO SE TIVER UM HOMICIDA QUE DECLARA VOTO AO BETO RICHA TERÍAMOS QUE CONSIDERÁ-LO
    CO-AUTOR DO HOMICIDIO ENTÃO?
    FAÇAM-ME O FAVOR NÉ GENTE!

  46. A PROPÓSITO,AINDA NÃO DECIDI MEU VOTO!
    APESAR DE JA TER MANIFESTADO A INCOERÊNCIA DE OSMAR DIAS COM ESSA ALIANÇA DESASTROSA COM PT E PMDB ,ESTOU AVALIANDO QUEM FOI MAIS SEM PALAVRA :
    BETO RICHA QUE JUROU E ATÉ REGISTROU EM CARTÓRIO QUE SERIA PREFEITO POR QUATRO ANOS E SENDO ASSIM VOTEI NELE.
    OU SE OSMAR DIAS QUE JUNTOU-SE AOS PETRALHAS DEPOIS DE TER MANIFESTADO SUA VONTADE DE ALIAR-SE AO PSDB!
    TÁ DIFÍCIL DECIDIR POR ESTE ASPECTO!

  47. Jovem Faxinalense Responder

    O Beto Richa só esta com 43 % porque a pesquisa não foi feita com todos os eleitores do Paraná, se tivesse sido feita em todo o estado o Beto Richa estaria com muito mais! esse é a vez de Beto Richa pra governador e Serra pra Presidente!
    Fora Dilma! Fora Requião! Fora Osmar Dias!

  48. Caro ANALISTA:
    Sabe por que cabrito faz cocô redendo?
    Não né.
    Então, se não entende nem de m…, vai entender de política?
    Essa o Betinho já sifu.

  49. Sr. Fabio Campana.

    Primeiramente quero informar que sou leitor assíduo de sua coluna, da qual me valho de informações muito proveitosas.
    Tenho notado, porém, que com a chegada da época de campanha eleitoral sua coluna tem tomado uma única direção em prol de um dos candidatos apresentados.
    Quero deixar bem claro que não tenho opinião formada por nenhum deles, até o momento, e não a tomarei por qualquer imposição que venha de influências externas, a não ser das minhas convicções,mas creio que o senhor já a tem, pelo menos é o que parece observando sua coluna nestes ultimos dias.
    Acho que a posição de um jornalísta em assuntos como este deveria ser somente relatar os fatos, o que não esta acontencendo atualmente.

    Informo que não será por esta situação que deixarei de admirar sua inteligência e perspicácia em seus comentários.

    Um abraço.
    André

  50. se depender dos votos de paranagua o beto ja esta na frente a muito tempo pois aqui nos temos um prefeito justamente do pdt do osmar ,eleito o pior prefeito do litoral um pessimo cabo eleitoral .pois quando o osmar esteve aqui na festa da tainha e ao inves de comer tain ha foi comer barreado avisaram a ele para que nao chegasse na cidade acompanhado do prefeito com isso ele perderia muitos votos e nao deu outra aqui 70% e beto viva paranagua a cidade dos buracos de baka e requiao e agora tambem orlando pessuti

  51. O que a turma do Beto Richa sabe e não fala é o
    que o DATAFOLHA registrou mas não mostrou:

    50% (613 consultas) das coletas (das 1.225 consultas totais) da pesquisas foram feitas em Curitiba.

    Curitiba é reduto Beto Richa. Prefeito duas vezes, sendo que só na última eleição teve 780 mil votos em 1.280.000, ou seja, 67% dos votos.

    Como o Paraná tem 7.500.000 de eleitores o DATAFOLHA, para retratar melhor o levantamento, não poderia realizar mais de 20% das consultas em Curitiba que tem 1.280.000 eleitores. O levantamento perdeu a proporção correta dadas as características dos candidatos.

Comente