Uncategorized

Datafolha: Serra e Dilma continuam empatados

Na terceira semana oficial da campanha, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma, mostra o Datafolha.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro.

Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%. A opção brancos/nulos/nenhum somam 4%, enquanto 7% não sabem.

Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos na pesquisa, mas não atingiram 1%.

O Datafolha continua a captar uma estabilidade no número de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo: 4%, o mesmo percentual do último levantamento. Os indecisos são 10%, contra 9% no levantamento anterior.

Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o de maio, com Dilma numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos, o resultado é favorável a Dilma Rousseff.

Ela tem 21% e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já Serra tinha 19% e recuou para 16%.

A petista também tem potencialmente a seu favor as respostas dos 4% que declaram querer votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 3% respondem ter intenção de escolher o “candidato do Lula” e 1% quer um “candidato do PT”.

Na sondagem sobre intenção de voto espontânea, os indecisos são 46%, contra 42% no início do mês. Marina Silva (PV) tem melhorado sua marca lentamente: 2% em abril, 3% em maio e junho, e, agora, foi a 4%.

Há também um quadro de poucas mudanças na rejeição dos candidatos. Os que não votariam no ex-governador “de jeito nenhum” são 26% (eram 24% da última pesquisa).
Dilma tem 19% (antes o percentual era 20%). Entre os candidatos mais competitivos, Marina é a menos rejeitada (apenas 13%).

Na divisão do voto por regiões do país, não houve também inversão de posições. O tucano lidera no Sul e no Sudeste. Dilma ganha no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste.

14 Comentários

  1. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Isso é um contrasenso, dizer que Dilma com 41% e Serra com 33%, estão empatados e em seguida que o Beto está na Frente com 43% e Osmar com 38%. Os eleitores e eleitoras paranaenses sabem discernir, avaliar, pois aqui tem Facauldades, Escolas e até Jardim de Infância, onde as crianças já sabem estabelecer diferenças.

  2. gilberto ibere abreu andrade Responder

    vc esperava outro resultado do DATASERRA . a DILMA esta ganhando em todas as regiões do BRASIL.ele(serra)não tem nem os 30% dos mais favorecidos no BRASIL .

  3. O DATA SERRA E GLOBO MENTE E DEVE SER INVESTIGADA
    POR TENTAR NUDEBRIAR OS ELEITORES

    PASSOU O TEMPO DOS CORONEIS
    ALGUEM DEVE AVISAR A GLOBO E O PSDB E DEM

    O POVO BRASILEIRO SABE QUE EM PRIVATIZADOR NUNCA MAIS VÂO VOTAR

    A DILMA NESTE MOMENTO TEM MAIS DE 6% NA FRENTE DO SERRA DA GLOBO E PSDB E DEM
    E A CAMBANDA INTERA

  4. hahahahaha.
    Serra na frente onde?
    No Sul e principalmente no Paraná tenho certeza que a Dilma esta na frente embora a pesquisa mostre o contrario.
    Com quem converso e isto em todas as classes sociais e inclusive agricultores 60% dizem que votarão em Dilma.
    Converso com Agricultores, Grandes e pequenos Empresários, empregados etc. e a maior parte diz que votará na Dilma.
    A Dilma vai ganhar no 1º turno.
    Infelizmente no Paraná não temos nenhum candidato que agrade o povo embora dois se destaquem entre os candidatos e os dois são do mesmo grupo embora um tenha o apoio do PMDB e PT não representa a vontade nem dos Pmdbistas e nem dos Petistas.

  5. Luciano Paranista Responder

    E agora fica no ar a pegunta como pode um istituto de pesquisa dar um resultado tão diferente do outro???

    Minhão opinião que não deveria mais ter pesquisa antes da eleição ser proibido pesquisa! Porque querendo ou não ela interfere no resultado final porque existem aquelas pessoas que vão pela pesquisa para votar!

  6. Se o datafolha da empate, virge maria, o caçador de petista vai ter que ir morar na Argentina, onde foi iberado o casamento gay, pois a Dona Dilma, ganha ja no primeiro
    turno, e tem que levar o psicografo junto.

  7. Voto Consciente Responder

    Vamos ver como fica o Brasil depois de eleger a Dilma Guerrilheira. Estamos quase, e com a Dilma chegaremos lá, um governo igual ao de Hugo Chaves, de Fidel Castro e toda cambada.
    1º agrada os “pobrezinhos” depois, com calma, ferra todos eles. Será que nosso povo não está enchergando? Enquanto os pobrezinhos continuam pobrezinhos, o sr Lula manda dinheiro para esses países. Será que esqueceram qdo no 1º mandato dele enviou nosso dinheiro para a Bolívia para construção de casas populares? E o “povinho” daqui continua morando em barracos e em situação de perigo.

  8. Voto Consciente,

    Mais terrorismo! Os demotucanos não tem outra estratégia!

    Em 2002, a ameaça era de que Lula ia fazer do Brasil uma Cuba; em 2006, uma Venezuela. Tentem variar o país de comparação.

Comente