Uncategorized

Pesquisa Vox Populi: Beto 44% e Osmar 35%

De Roger Pereira no Paraná Online

Pesquisa Vox Populi encomendada pelo jornal O Estado do Paraná mostra o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) nove pontos a frente do senador Osmar Dias (PDT) na corrida para o governo do Estado. O candidato da coligação Novo Paraná aparece com 44% das intenções de voto, contra 35% do candidato da chapa “A união faz um novo amanhã”.

O candidato Paulo Salamuni (PV) aparece em terceiro lugar, com 1%. Os demais candidatos, Luiz Felipe Bergmann (Psol), Avanilson Araújo (PSTU), Amadeu Felipe (PCB) e Robinson Luiz Cordeiro de Paula (PRTB) não atingiram 1%. Quatro por cento dos entrevistados declararam que votarão em branco ou nulo e 16% disseram ainda estar indecisos. O Vox Populi ouviu 1.200 pessoas, em 49 cidades, entre os dias 14 e 17 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais.

A primeira série de pesquisas após a definição dos candidatos é, também, a primeira sem a presença do governador Orlando Pessuti (PMDB) como opção de voto para os entrevistados. Pessuti desistiu de ser candidato para apoiar Osmar Dias. Pelos números do Vox Populi os 10% de intenções de voto que Pessuti recebeu na pesquisa do instituto em maio foram divididos entre Beto e Osmar nessa primeira pesquisa. Há dois meses, o tucano liderava com 40%, contra 33% do pedetista e 10% do governador.

Os números do Vox Populi também mostram uma tendência de a eleição no Paraná para o governo do Estado ser decidida já no primeiro turno. Não pela vantagem do primeiro colocado para o segundo, mas pela ausência, por enquanto, de uma terceira força. Com o terceiro colocado, Paulo Salamuni, com apenas 1% das intenções de voto, o vencedor das disputa entre Beto e Osmar tem grandes chances de somar mais de 50% dos votos válidos. Hoje, descontando-se os votos brancos e nulos e os indecisos, Beto teria 55% dos votos válidos, Osmar, 43,75%, e Salamuni, 1,25%.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Segundo o Vox Populi, 27% dos entrevistados não votariam em Osmar Dias; 25%, em Salamuni; 24%, em Luiz Felipe Bergmann e 21%, em Beto Richa. A rejeição a Avanilson Araújo, Amadeu Felipe e Robinson de Paula é igual: 22%.

O índice de 16% de indecisos na pesquisa estimulada mostra que a dúvida e o desconhecimento sobre os candidatos ainda é grande, mesmo há 70 dias da eleição. Esse desconhecimento fica mais nítido na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são informados ao entrevistado. Sem as opções, 61% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Vinte e dois por cento declararam voto em Beto e 12%, em Osmar. Os ex-governadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB), mesmo não sendo candidatos, dividem o terceiro lugar da espontânea, com 1% da preferência do eleitor.

O Vox Populi também perguntou qual candidato o eleitor acha que tem mais chance de vitória. Quarenta e sete por cento dos entrevistados acham que Beto Richa será o próximo governador do Paraná, enquanto 32% apostam em Osmar Dias. A pesquisa Vox Populi/O Estado do Paraná está registrada sob o número 16.029/10 no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Vantagem do tucano é construída em Curitiba

Ao dividir o eleitorado por região, o Vox Populi aponta o favoritismo de Beto na capital (onde vence por 60% a 22%) e mostra um surpreendente empate no interior (ambos somam 39%), onde a tendência seria de vantagem para o senador pedetista. O empate no interior pode já ser resultado das investidas que o tucano vem fazendo por todo o Estado desde que renunciou à prefeitura de Curitiba para disputar a eleição.

Essa relação fica mais evidente ao se analisar o conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. Se antes a campanha do tucano alegava que ele era menos conhecido que seu principal adversário, por só ter contato com o eleitor da capital, a pesquisa Vox Populi/O Estado do Paraná mostra que, hoje, apenas 9% dos eleitores dizem não conhecer o ex-prefeito de Curitiba, índice idêntico ao dos que não conhecem Osmar. Já os demais candidatos são desconhecidos para mais de 70% dos entrevistados. A rejeição de Osmar Dias na capital (42%) é exatamente o dobro do percentual de eleitores do interior que não votariam no pedetista (21%), enquanto a de Beto Oscila pouco (entre 21% na capital e no interior e 23% na Região Metropolitana de Curitiba).

Quando os entrevistados são divididos por idade, grau de instrução e renda familiar pode-se ter um perfil dos eleitores de cada candidato. Por idade, Osmar Dias vence (43% a 36%) entre os eleitores que têm mais de 50 anos, enquanto a maior vantagem de Beto está na faixa dos 25 aos 39 anos (50% a 26% para o tucano). No nível de escolaridade, o senador pedetista é o preferido dos eleitores que têm até a 4.ª série do ensino fundamental (41% a 32%), enquanto Beto abre 18 pontos (48% a 30%) entre os que concluíram o ensino médio.

Pelas faixas salariais, o candidato da coligação “A união faz um novo amanhã” não consegue superar o ex-prefeito de Curitiba em nenhuma faixa, mas a diferença entre os dois é bem mais apertada entre os que recebem menos de cinco salários mínimos (43% a 39%) que entre os que recebem mais de 10 salários (53% a 32%). O Vox Populi também simulou um eventual segundo turno entre Beto e Osmar. O tucano venceria por 46% a 38%. Cinco por cento não votariam em nenhum deles e 11% não responderam. A pesquisa foi realizada em Curitiba (400 entrevistas), 11 municípios da Região Metropolitana (200 entrevistas) e 37 municípios do interior (600 entrevistas).

40 Comentários

  1. Jessica do funk Reply

    É isso ai Betão, agora é acelerar a campanha pelo interior e levar a vitória no 1º turno, pois a tendencia nos quatro cantos do paraná, é aumentar a adessão a sua campanha. E viva o Paraná! rumo a mudança totallllllllllllllllllllllllllllllllll

  2. salete cesconeto de arruda Reply

    Fabio

    O Beto tem que TOMAR CUIDADO com a estratégia suicida do caciquetenebroso e do indiomerendinha!

    Se o Serra continuar vindo muito ao Paraná – anote:
    Beto despenca!

    BOM DOMINGO!

    LINDO!

  3. Tais do Dengo Reply

    O Beto atingirá 50% de intenção de voto já no final de agosto, vai ser uma lavada, e nas urnas contará com 10 pontos na frente do adversario.

  4. Até que enfim o povo paranaense, está enxergando que com um novo canditado jovem e dinamico, o nosso Estado pode conseguir realizar as mudanças que tanto precisa.
    Já estamos cansados do mesmos Dias de sempre.

  5. Eduardo Negão Reply

    VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO!!! É O FIM DESSES POLITIQUEIROS…SÓ FALTA O POVÃO LARGAR DESSE REQUIÃO MALDITO!!!

  6. furto
    MP vai investigar de onde vieram dólares de Eduardo Requião
    Empregada doméstica confessou ter tirado US$ 180 mil que estavam num guarda-roupa do ex-superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina
    Gazeta do Povo

  7. Deixa o Lula vir pra cá e dizer para o povo de Curitiba e do Parana quem é o candidato dele.
    Foi assim em 2006, quando mesmo Requião não estando ao lado dele, ele pediu ao lado do Pessuti na Boca Maldita que o povo votasse em Requião. Resultado: Requião venceu as eleições, foi apertado resultado, é verdade, mas ganhou a parada.
    Não tenho dúvidas Osmar será o novo Governador do Paraná.
    E olha que ele não tem meu voto….sou daqueles que defendia candidatura propria do PT, mas com os fatos não há e não haverão argumentos. e tenho dito…

  8. E agora, qual o argumento dos caras de paus da armada brancalhone que se intitulou grotescamente de “A união faz um novo amanhã”. ?

    Duas únicas conclusões:

    1 – Este VOX POPULI fabrica mesmo pesquisa ao gosto de quem encomenda;

    2 – Tem credibilidade e então demonstrou com todas as letras que a ines é morta e não haverá segundo turno no Paraná.

    Ora se o VOX POPULI diverge no cenário nacional sobre a eleição de presidente com o DATAFOLHA, aqui no Paraná ambos concordam que a diferença pro Beto existe.

    Por outro lado, basta ler os grandes jornais de hoje para se inteirar de que a influencia do Lula na eleição de governador é muito relativa.

    Como diria o matuto do interior: “Os home se abraçaram tudo e foram pro brejo”

  9. DES TUCU NARE Reply

    Os peixes morrem pela boca. Estes politiqueiros profissionais desta coligação de interesses escusos que se sustentam em armações, armarios recheados de dolar, fazendas de procedencias escusas e rádios compradas com malas de dinheiro, que até outro dia se acusavam de todo o tipo de falcatruas, vão morrem como peixes, pela boca mesmo…tudo o que disseram será usado contra eles…afinal os eleitores de hoje estão bem mais informados que antes e sabem que farinha do mesmo saco sempre acaba se reunindo.

    Mais fácil para a limpeza geral.

    Chega dos mesmos.

    Precisamos de um NOVO PARANÁ.

  10. O Beto ganha no primeiro turno se voltar a ser aquele Beto melhor prefeito do Brasil. Ele tem que parar de ficar pra lá e pra cá com manés sem nem ao menos falar em alguma obra…
    Este lance de vou fazer um governo que vai ouvir as pessoas parece aquela ladainha chatíssima da Gleisi de Curitiba precisa que se cuide das pessoas… blá blá blá…

  11. Particularmente, acho que o resultado reflete a realidade. Os eleitores paranaenses são inteligentes e tem memória, pois é muito difícil a coligação do senador Osmar Dias explicar tamanha mistura ideológica. E, somando-se à isso, ela representa em seu Status Quo à intenção dos “Petralhas” na configuração de sua candidata à Presidência da República. Espero ansiosamente que nas próximas pesquisas a diferença seja maior ainda à favor de Beto Richa e José Serra.
    Os eleitores paranaenses dão uma demonstração de democracia e maturidade política ao não aceitarem “goela abaixo” essa coligação pirata, que tenta sem exito copiar o sucesso administrativo e ideológico da mais verdadeira social democracia brasileira.

  12. palhares vereador sem mandato Reply

    Fabio por gentileza o osmar esta com 38% ou 35 %, na foto tem um numero e em seu comentário outro ? po tio se liga !

  13. Boa diferença e pode aumentar ainda mais. A equipe que trabalha com o Osmar não trabalha pela sua vitória e sim pela derrota do Beto Richa e isso é um tiro no pé.

  14. ROCHA LOURES SUJINHO Reply

    O ROCHA LOURES E O EDUARDO REQUIÃO VÃO AFUNDAR A CAMPANHA DO OSMAR DIAS.. QUAL A MARCA DO OLEO DE PEROBA DESSA GENTE PRA IR FAZER MÉDIA COM O MOVIMENTO PARANÁ QUE QUEREMOS… REALMENTE A TURMA DO OSMAR TEM AMNÉSIA E MUITA CARA DE PAUL

  15. Então foi por isso que Osmar não quis se pronunciar ontem sobre o Datafolha .

    Com certeza, elle já sabia que a pesquisa encomendada pela equipe do próprio, vinha certeira.

    Quem mandou se unir ao que não presta. Vai pagar um preço alto, talvez mais alto que a benesse recebida.

  16. Duval Simões Araújo-Londrina Reply

    Osmar está sofrendo o efeito de se aliar com o PT/MST, que Requião sofreu no 2º turno da eleição passada na Paraná. Explico. Requião ganhou o 1º turno em 2006 com uma diferença folgada de 228 mil contra Osmar Dias, ou seja 4,2%, mais do lado dos tucanos do que ninguém. No 2º turno, Beto Richa, por orientação nacional teve que abraçar e trabalhar por Osmar Dias e por consequência Requião se aliou ao PT e a Lula. O que aconteceu? A diferença entre Requião e Osmar caiu para apenas 10 mil votos, ou seja 0,2%. Osmar está sentindo o mesmo efeito. Apesar dos benefícios do dinheiro graúdo que Zé Dirceu, Palocci e a vinda de Lula trarão a campanha de Osmar, o desgaste do PT no Paraná é muito grande e traz mais prejuízos que se possa imaginar. A aliança não afeta Requião, que tem votos dele em ambos os lados (Serra e Dilma). Osmar e provavelmente Gleise, terão só de Dilma.

  17. Essa pesquisa, apesar do instituto petista, me parece mais correta, tanto para o governo como para o senado. No senado não acredito que Requião esteja tão folgado assim como o Data-Folha desenhou, senão não estaria desesperado para tirar Osmar da sua carreira, e para isso até arrumando briga com seu velho companheiro Pessuti, que teve sua candidatura explodida por Requião. Quanto ao governo, o povo já começou a entender os lados de cada um dos dois candidatos e a tendência é que Beto ganhe com mais de 500 mil votos de Osmar no 1º turno.
    No senado elege um de cada coligação, mas Requião tem melhores perspectivas de pegar a vaga da coligação de PMDB/PT pois tem muitos votos com eleitores de Serra também. O que não ocorrerá com Gleise na mesma quantidade que o ex-governador.
    Quanto ao outro senador, do lado do Beto, os mesmos tem que trabalhar unidos para não terem risco de perder a vaga para a candidata do PT, que, habilmente, tem conseguido ficar distante da briga PSDB e PT nacional, tendo votos entre alguns eleitores tucanos também.
    O desafio de Fruet e Barros é não perder muitos votos tucanos para Requião e principalmente Gleise.

  18. Palhares é 38% no data folha e 35% no vox populi.É Beto nosso futuro governador com mais de 60% com certeza ele vai ganhar na capital e no interior vote 45 nessa eleição porque o Brasil pode mais eo Paraná muito mais .

  19. Coração Curitibano Reply

    Beto está em campanha há dois anos. O que tinha de crescer já cresceu. Agora é ladeira a baixo.

  20. E AGORA OSMAR AFTER DAYS?
    BRANQUEOU MAIS A BARBA CASTRENSE?
    ISSO SEM CONTAR COM A CARREIRA SOLO DO BOB MAMONA, QUE
    NÃO PRECISA DE VC E NEM DA BARBIEBERNARDA.

  21. Parreiras Rodrigues Reply

    Salete: Você percorreu 50 cidades e conversou com pelo menos 20 pessoas em cada uma nestes últimos 20 dias? Então si acarmi, minha fulô de maracujá?

  22. juca do interior Reply

    que palhaçada, qual pesquisa e a certa? não acredito que esses caras que venderam o Parana com o Jaime Lerner tejam na frente, ta doido oito anos pagando o Banestado e o Pedagio mais caro do mundo, fora com esses caras!!!
    vamo de Osmar que junto com Pessutao tao defendendo o nosso Parana.

  23. ASSOMBRAÇÃO DE BARRACO. Reply

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    JÁ GANHOU…TAM…TAM…TAM….JÁ GANHOU…TAM..TAM…

    (O que a Luzia, ganhou atrás do toco)

  24. É muito pouco. Tem que humilhar estas velharias velhacas. Temos que urgentemente levantar os índices dos Gustavo Fruet (o último resultado ainda é muito precoce), para que o placar inverta-se literalmente, colocando o “capataz do Estado’ em seu merecido lugar: lixo.

  25. beto eu vou nas ilhas pedir voto para vc e entre meus amigos da enfermagem tambem,conte comigo,estou com vc nesta luta,

  26. antonio carlos Reply

    O presidente só desembarca aqui na província, se a candidata nativa ao Senado não decolar. Porque o senador já foi para o brejo. Depois desta pesquisa se instalou o Deus nos acuda, é cada um por si e o presidente pela Dilma. O resto que se lasque. ACarlos

  27. É muito cedo para cantar vitória! Como diz o Serra o que importa é o debate e nesse o Beto está para o Osmar como a Dilma para o Serra! Ou seja feios na foto…Ficar sorrindo, jogando bola e baralho é uma coisa, falar sobre o Paraná e as propostas é outra!

  28. joao pereira Reply

    O OSMAR DIAS caiu no Conto do Vigario, jogou fora um Mandato de SENADOR se aliar ao Requiao, MST PT e outros mais que ele sempre combateu manchou sua carreira Politica é o FIM da Familia DIAS, BETO RICHA sera nosso Futuro Govarnador pelo bem de todos os Paranaenses!

  29. POIS É EX SENADOR OSMAR DIAS, O SENHOR JOGOU FORA O SEU MANDATO DE SENADOR, ALIÁS, O PT O ENGANOU DIREITINHO.
    TODA ESSA ARMAÇÃO PARA TIRÁ-LO DA JOGADA E ENFIAR A GLEISSINHA
    NO TEU LUGAR E VC PACÓVIO ACREDITOU…
    QUE ISTO SIRVA DE LIÇÃO NESTE TEU EXÍLIO EGOISTICAMENTE NEGOCIADO.

  30. anonimo pcps Reply

    OSMAR DIAS SE JUNTOU COM INIMIGO,MORDEU A ISCA DO PT BRIGOU COM PESSUTI, DEIXOU UMA HERANÇA RUIM PARA NOSSO ESTADO,UM VERDADEIRO BALAIO DE GATO,DEVERSOS ESCANDALHOS,MUITO MAU VISTO O NO PARANÁ,SEGURANÇA ACABOU,O RICO NAO PAGA ICMS,A ASSEMBLEIA LEG,SÓ NOTICIA ESTRANHA,IGUAL AO LULA NAO SEI DE NADA NAO VI NADA,É SÓ UMA MARALOLINHA ISSO O POVO DO PARANÁ PAGA, AGORA É HORA DA VIRADA E LIMPEZA TOTAL, NOSSO PARANÁ MERECE RESPEITO DOS GOVERNOS, VAMOS DE BETO E JOSÉ SERRA

  31. Enquanto os tucanos do blog estão animados com as pesquisas, esqueceram de ver que a pesquisa do Vox foi feita 10 dias antes da pesquisa do DataFolha. Ou seja o herói de voces caiu de 44 para 43 pontos enquanto o Osmar Dias subiu de 35 pra 38 pontos. Estão comemorando o que?

  32. Imaginem a hora em que o povo começar a ver na TV o Osmar dizendo sarcasticamente: “ou o pedágio baixa ou acaba) e logo a seguir vê-lo abraçado com o Requião. Requião falando da fazendo do Tocantins, etc… Boné do MST e muito mais?

  33. nao moro em curitiba,mas sempre vou la a servico o que o beto fez por essa cidade e brincadeira so o curitibano tongo e que nao encherga isso ou talvez goste de morar numa cidade abandonada pelo prefeito como a nossa ,que esta de aniversario e nao tem nada pra comemorar a nao ser um monte de buracos ,tambem ele e do partido do osmar em 2ol2 ele vai sair fora e o osmar sai agora . parabens paranagua nao chore

  34. È isso mesmo BETO será o governador no 1º
    turno, esta escrito não tem pra ninguem é o momento
    de limpar a casa…..

  35. Osmar ficou exigindo Gleici na vice como condição de sair candidato pela coligação encabeçada pelo petê. De dia, conversava com a turma dela. E ela, decidida, batendo o punho fechado da mão esquerda na palma aberta da direita: Não, não e não. Osmar escrevia, ligava, e ia prá São Paulo, garantir a Serra que seria candidato ao senado na coligação da qual participou até mês passado. De repente, aceita ser candidato sem Gleici na vice e bigodeia a turma do Beto. Requião coloca em dúvida a origem da sua propriedade, a fazenda em Tocantins e de repente, de novo, abraçam-se como se nada tivesse acontecido entre os dois. Pois é, continuo no tempo que fumar era bonito e dar a bunda era feio.

  36. VOTO INCONSCIENTE Reply

    Quem vai decidir as eleições no Paraná e no Brasil serão os debates. Somente após os debates é que o eleitor saberá melhor analisar as propostas e votar corretamente ou pelo menos mais consciente. Agora pesquisa para mim é coisa de pau mandado. Quem pagar melhor leva o melhor indice.
    E quem acredita em pesquisa, deve acreditar em Alice no País das Maravilhas….kkkkk..kkkkk….

Comente