Uncategorized

Nova versão do programa do PT exclui polêmicas

Do Blog do Josias, foto de Roosewelt Pinheiro/ABr

Assessor internacional de Lula, o petista Marco Aurélio Garcia vai sair em férias. Usará o tempo livre para dar forma final ao programa de governo de Dilma Rousseff.

Em entrevista à repórter Ana Flor, Marco Aurélio disse que temas “não consensuais” serão submetidos ao Congresso, depois da eleição.

Entre os assuntos que o documento vai se abster de mencionar estão a redução da jornada de trabalho, a taxação das fortunas e o controle social da mídia.

“Não significa que eles sejam proibidos”, Marco Aurélio esclareceu. “Serão abordados no momento devido pela instância devida, que é o Parlamento”.

A peça ficará pronta em dez dias. A entrevista está no 

– Pontos polêmicos de textos anteriores entrarão no programa final? Só entrarão temas consensuais. E temas que a candidata esteja de acordo. A existência de outros, não consensuais, não significa que eles sejam proibidos. Eles simplesmente serão abordados no momento devido pela instância devida, que é o parlamento. O Congresso vai definir, com o perfil que tiver, com uma base governamental que nós esperamos que seja bem majoritária.

– Então temas como a redução da jornada de trabalho e taxação de grandes fortunas serão discutidos só depois? Serão discutidos depois, queiramos ou não. Porque são temas de sociedade. Nós temos suficientes temas de unidade para governar bem o país para construir uma proposta de governo.

– E o controle social da mídia? Quero deixar claro que isso tem reaparecido com uma certa frequência por parte de alguns donos de jornais, televisões e rádios. Esse tema não pode aparecer como uma questão problemática porque nós não temos nenhuma restrição à liberdade de imprensa no país. Pelo contrário, nós nunca vivemos num clima de liberdade de imprensa comparável. Quem tiver dúvida sobre isso que veja como um governo que tem mais de 80% de popularidade é tratado por uma imprensa que o destrata com mais de 80%. A única censura que os meios de comunicação podem sofrer no Brasil é dos seus leitores, ouvintes e telespectadores. São esses que vão dizer se a imprensa é boa, se tem credibilidade.

– Então será um programa genérico, evitando polêmicas? Não vai ser genérico, vai ser um documento geral, mas vai demarcar muito claramente o nosso campo em relação ao campo da oposição. Queremos que [o programa de governo] seja um documento curto, porque um documento curto será lido por milhões de brasileiros e brasileiras. Um documento longo poderá fazer a alegria dos acadêmicos, dos jornalistas, dos estudiosos, mas não vai cumprir sua função. Nós pensamos em ser uma espécie de compromissos da Dilma com o Brasil e que vão estar de certa maneira caracterizados por isso que a campanha tem dito até agora: dar continuidade a esses oito anos mas avançar muito mais.

– Em que pontos há acordo? Estamos trabalhando em um texto que vai ser discutido daqui a uns 10 dias, que é o tempo que nós pretendemos para registrar o programa. Seria uma usurpação da minha parte dizer algo antes. Nos vem à cabeça uma coisa clara, a ideia de um projeto de desenvolvimento centrado nas transformações sociais do país, que não vão se fazer exclusivamente por meio de políticas sociais, mas que vão ser feitos por um conjunto de políticas, inclusive econômicas. Não se pode ter uma politica econômica conservadora e uma politica social progressista. Vamos ter uma politica econômica progressista, mas que será equilibrada.

– Isso inclui a proposta de reformas? Com constituinte específica? Temos que aprofundar a democratização do Estado e da sociedade. A candidata tem defendido a necessidade de uma reforma política, provavelmente nós vamos definir critérios gerais para essa reforma. Eu acho que seria positivo uma constituinte especifica. Apesar de ter ressonância no grupo, eu não gostaria de ser peremptório.

– O sr. também fala em “reforço da defesa nacional”… Isso tem que ser no mínimo aludido, até por ser uma questão exitosa no governo. O que muitos têm apresentado como uma corrida armamentista do Brasil é uma bobagem. O que estamos fazendo é recuperando os equipamentos que estavam muito defasados. Você não pode ter forças armadas só para desfile do 7 de Setembro. Estamos adequando essa doutrina de defesa nacional aos novos desafios de manutenção de soberania nacional. Temos o Pré-sal. Sabe o que vamos fazer para protegê-lo? Ou o Pré-sal não será objeto de cobiça? Temos a Amazônia, e quantos discursos aparecem aqui e ali sobre a internacionalização da Amazônia?

12 Comentários

  1. a polemica é que exclarece, nao pode fugir.,, tem que encarar os fatos, senao o indio costa bota a boca no trombone, é José serra e Beto.

  2. VLemainski-Cascavel Responder

    Essa Marco Aurélio é o que existe de pior na política nacional. Essa cara não tem coração. Tem um passado que o condena. Não é esse que vibrou com a queda de uma avião da TAM?

  3. MARCO AURÉLIO GARCIA, braço direito e esquerdo do Lula no exterior:
    Segundo ele, o PT é um partido “radical, de esquerda e socialista” (revista “Teoria e Debate”, São Paulo, julho/dezembro de 1990, nº 12.).
    Em artigo, declarou que “A agenda é clara. Se o horizonte que buscamos é o comunismo, é hora de reconstrui-lo” (“Teoria e Debate”, 26 de janeiro de 2001, nº 36).
    Fundou, com Lula o Foro de São Paulo, entidade que reuniu 48 partidos socialistas e grupos terroristas (inclusive FARC), com funcionamento desde 1990 até hoje.
    Em 2002, quando houve falta de combustível na Venezuela em razão de protestos contra o governo tirano de Hugo Chavez, GARCIA tratou de providenciar 520.000 barris de gasolina e entregá-lo ao amigo socialista, utilizando o navio “Explorer Amazon”- Viu o que eles querem dizer com “o petróleo é nosso”?.

    Sugiro que pesquisem a história desse sujeito e seus contatos no exterior. São radicais de todos os lugares, alguns doidos por uma bomba atômica.

  4. Duval Simões Araújo-Londrina Responder

    O problema se essa figura ganhar a presidência é o que está na cabeça dela e dos petistas que a comandam. Pra quem na mocidade era terrorista e participava de grupos extremistas que assaltavam e matavam em nome do comunismo de Cuba e União Soviética, podemos esperar algo bom?
    Pela sua formação é atéia. Gosta de tirar dinheiro dos que trabalham e dar para os que não querem nada com o batente. Só gostam de jogar pedras. Quando é o contrário e são atacados, já querem censurar a imprensa. Calar Juízes e Promotores.
    O papel aceita tudo. O problema é o que está na cabeça de determinadas pessoas…

  5. Esse vvelho comunista ,sem dente e nao toma banho,esta sempre com cara de sujeira, diz ser o cordenador da campnha da mercenaria pirata tal de Dilma. Os bens de vida que se cuidem o congresso vai acabar aprovando suas propostas, o pais esta caminhando no fio da navalha

  6. ESSE VELHO SEM DENTE,APARENTANDO SUJEIRA,POIS NÃO É CHEGADO A BANHO, É BEM CAPAZ DE CONVENCER O CONGRESSO A VOTAR NAS SUAS IDÉIAS ESQUERDISTAS, DAI ! MINHA GENTE QUE TEM GRANA, VAI SER DEDO NO E CORRERIA. O NOSSO QUERIDO BRASIL QUE AINDA É DEMOCRATA ESTA POR UM FIO, SE A PIRATA E VELHACA DA DILMA GANHAR.

  7. ESSE AÍ DOS DENTES APODRECIDOS, QUE BATEU PALMAS NO ACIDENTE DA TAM EM SP……… ESSE É O RETRATO DO ATRASO.

    ELE APÓIA A APROXIMAÇÃO DO BRASIL COM TUDO QUE EXISTE DE PIOR E MAIS ANTIDEMOCRÁTICO NO MUNDO

    CUBA, VENEZUELA, IRÃ, ……

    VERDADEIRA ESCÓRIA, SÓ UM ANALFABETO POLÍTICO, OU BENEFICIADO DAS BOLSAS, O CORRUPTO DO PT, ACREDITA NO QUE DIZ ESSE PÉSSIMO BRASILEIRO, QUE TEM COMO ÚNICO CONHECIMENTO SUA AMIZADE E APROXIMAÇÃO COM O CAPO LULA

  8. Ficando em cima do muro como sempre, é bem a cara dos petistas. Questões polêmicas ficam de fora, o medo de perderem os votos dos principais interessados é grande, mas com isso se complicam ainda mais, pois dão margem para comentários por parte de seus adversários.

  9. Ah! Fala sério….

    Este CANALHA “top-rop” Garcia deveria é ser excluido
    da raça humana.

    Deve voltar, se a quadrilha vencer as eleições, as questões:

    1-) Bandido do MST só poderá ser questionado
    pela justiça “DEPOIS” que esgotar todas as negociações
    com o proprietário LEGITIMO da área que o MST quer tomar
    na porrada;

    2-) Controle social da midia?
    Oras… vão catar coquinhos.
    Isto se chama CENSURA!

    3-) Olha só o “modelito” de óculos que
    este CANALHA usa. Deve fazer parte da
    mesma opção sexual do minc “canabis”
    e do “temporinho” da saúde.
    Ou seja, é conivente com o PATROCINIO
    de 12 milhoes de reais para a passeata
    gay em SP enquanto a população morre
    por falta de remédios e saneamento básico.

    CANALHA top-top Garcia…. MORRA!

    Josinaldo Alvarenga Messias

  10. Porque o PT não escancara de vez o seu programa de governo?
    A Dilmônia deve esclarecer qual as suas metas E NÃO DEIXAR PARA DEPOIS (se eleita for…) MOSTRAR AS GARRAS!
    A Dilma vai dar uma de Lula-lá, Paz e Amor?????

    ONDE ESTÁ A IMPRENSA SÉRIA?
    ONDE SE ESCONDEM OS CARAS PINTADAS?
    ONDE ESTÃO OS POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO?
    O PROGRAMA DO PT QUER FAZER DO BRASIL UMA “SOCIAL DEMOCRACIA” – COM ELOES NO PODER – É CLARO!

    ACORDA POVO!!!!!!

    Será que a “fortuna do LULINHA será taxada devidamente OU ELE VAI DECLARAR QUE É FUNCIONÁRIO DO JARDIM ZOOLÓGICO?????

  11. corrigindo o comentário anterior.

    ESSA PERSONA TREVOSA SE REGOZIJOU, FOI APÓS O ACIDENTE DA GOL, AO SE CHOCAR COM UM LEGACY AMERICANO, NO MATOGROSSO NA SERRA DO CACHIMBO.

    LAMENTÁVEL, UM HOMEM QUE FAZ ISSO, CONTINUAR DECIDINDO OS DESTINOS DO BRASIL, É MORTALMENTE TRISTE

Comente