Uncategorized

O “empate técnico”
e suas variações

Deu no blog do Zé Beto

Do analista dos planaltos:

Muito estranho se falar tanto em empate técnico na últimas pesquisas para o Governo do Estado feitas pelos institutos Datafolha e no Vox Populi, onde, pelo que foi divulgado, o candidato Beto Richa (PSDB) está 5 pontos à frente de Osmar Dias (PDT).

O Datafolha (20.158/2010) deu 43% a 38% para Beto Richa. Se a margem de erro de 3 pontos for usada a favor de Osmar Dias, chega-se no empate técnico. Beto perde 3, Osmar ganha 3, fica 41 a 40 para o senador. Acontece que a margem de erro pode, e deve, ser usada em mais três cenários além deste totalmente contra Beto Richa. Pode-se imaginar o contrário, que Osmar perca 3 pontos e Beto ganhe 3, então a disputa fica 46 a 35 para Beto Richa. Ou ainda, existe o cenário em que Beto nada perde e Osmar ganha 3, que fica 43 a 41 para Beto. Ou, Osmar não perde e Beto ganha 3, o que dá 46 a 38 para Beto Richa.

No Vox Populi (19.928/2010), que deu 42% a 37% para Beto Richa, também muita gente defendeu empate técnico, mas usando somente a margem de erro de 3,5 pontos contra Beto Richa. Aí, Osmar vai a 40,5% e Beto cai para 38,5%. Acontece que a margem de erro tem que ir para o lado inverso também, com Beto subindo para 45,5% e Osmar caindo para 33,5%. E ainda mais dois cenários devem ser analisados. Beto não perde nada, mas Osmar ganha 3,5 e pode chegar a 40,5% contra 42% de Beto. Ou Beto ganha seus 3,5 e chega a 45,5%, com Osmar não perdendo nada e ficando com seus 37%.

Resumindo, da mesma forma que a margem de erro pode sugerir empate técnico, ela pode sugerir que Beto Richa está 11 pontos à frente no Datafolha e 12 pontos à frente no Vox Populi. Por isso sugere-se que olhem direito o empate técnico e também a margem de erro.

22 Comentários

  1. aparecido renault Responder

    a margem de erro serve para elocubrações diversas ….
    mais uma vez – é elementar – quem paga esses institutos
    pretende uma posição favorável – daí a grande compra de
    pesquisas do grupo osmar dias (ou seria quadrilha), que
    numa afronta à vontade popular, pretende tomar de assalto
    a eleição para saquear o já sofrido Estado do Paraná………

  2. o pessoal do beto só quer por o Beto na frente, então o Beto tá na frente, 11%. Vamos ver no dia das eleições?

  3. O Campana gostou do assunto “pesquisas”. Batendo nele há vários posts. Estranho! Torcendo loucamente para ver o candidato tucano no topo do gráfico, sem ninguém atrapalhar?

  4. FABIO A SOMA NUNCA PODE SER MAIOR CEM POR CENTO, “O OCO” DO OSMArr QUER QUE 2 MAIS DOIS SEJA CINCO OU DEIS…

  5. ESTE TIPO DE ANÁLISE PRA MIM SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO, ” DESESPERO”. E EU ACHO QUE O PESSOAL DO BETINHO TANIGUCHI ROSSONI LERNER TEM RAZÃO. O BICHO VAI ”PEGA”. AAAAAHH UUUUUHH. PUBLIQUE SE TIVER CORAGEM.

  6. Rodrigo Carlos de Lima Responder

    Que coisa hein Fabio Campana, pare de defender o Beto, não adianta você puxar o tapete para o lado tucano (isso que eu voto no Serra). Seja democrático, se especialistas apontam empate tecnico quem é você para publicar uma nota e disser o contrário. Saiba de uma coisa, as pessoas que visitam seu site são politizadas e não se deixaram levar por uma nota dessas.

    Não perca a sua moral fazendo campanha pro Beto Campana.

    Seja democrático e publique meu comentário.

  7. É a turma do PSDB defendendo seu lado.
    Na verdade a próxima pesquisa o Osmar estará na frente e ai se tentará fazer o contrario.
    Pelo bem do Brasil do Paraná e do povo PSDB nunca mais nem ca e nem la.

  8. OLHEM O BLOG DO LUCIO NETO E VEJAM COMO SE MANIPULA UMA PESQUISA, COMO O IBOPE TENTA ROUBAR O SERRA, INFELISMENTE DESCOBRIMOS.

  9. Fabio
    Quando foi publicado a pesquisa do Ibope que dava empate técnico não era bem assim eu questionava o empate, pois poderia ser acima para Beto e abaixo para Osmar, depois no dia seguinte veio o vox populi dando a pesquisa onde Beto tinha 43 a 35 agora vem essa analize nada mais dando o que já havia se confirmado é so voltar la atraz no dia da pesquisa do vox populi e verificar.
    Realmente é de ficar esperto com essas pequisas encomendadas pela turma do PT, MST, OSMAR, REQUIÃO, são 15 pesquisas isso da uma a cada 4 dias, se querem saber como esta o andamento da campanha não precisa publicar é só interna aí tem??????????????????
    O PT É ACOSTUMADO A FAZER ISSO CUUUUUIIIIDADO BETO ELES VÃO APRONTAR

  10. Oi Fábio, se um candidato encomendou um monte de pesquisas, é claro que elas não vão ser feitas de graça, não é? Então se elas são pagas. é lógico que o instituto que as fez e ainda as fara´ vai mexendo os pauzinhos para deixar contente o candidato que pagou. Resumindo, nenhum instituto de pesquisa vai contrariar o cara que pagou. Espere só o começo do horário eleitoral, quando começar a aparecer as trapaças e tramóias, maracutaias, briguinhas de ontem e abraços de hoje, aí o Beto vai meter essas pesquisas e os o utros candidatos num saco!

  11. Então vocês acham que neste República de corrupção endêmica e descarada em todos os poderes públicos, as pesquisas eleitorais se comportariam como vestais romanas ? Isso aí é ou se transformou nesta era petista na mais escandalosa empulhação. Se as forças do Direito, da decência e da ética não se contrapuserem a este quadro, entraremos após as eleições na Era das Trevas da politicagem nacional. O que passou até agora (mensalão, aloprados, sanguessugas, desmemoriados, dólares na cueca, oscip’s, etc) será brincadeirinha de criança …

  12. O Malabarismo matematico que o teu blog apresenta, sempre na perspectiva de mostrar a coligacao de tua preferencia em situacao confortavel e ALGO, como diz um amigo meu.
    Acompanho sempre teu blog, mas a imparcialidade chega a ser irritante.
    Nao, nao sou do PT, antes que alguem pergunte.

  13. JUCA DE AMPÉRE Responder

    Como de praxe, e sempre nas campanhas eleitorais, começou a guerra dos números das pesquisas eleitorais. Olha, tem muito eleitor que quando é pesquisado se omite, mente, não fala a verdade.Deveria sr proibido vincular pesquisas no mínimo de 30 a 45 dias antes das eleições. É só para induzri alguns eleitores. Aliás, vou votar no meu gatinho de estimação……..

  14. Fábio,

    No Blog do Lucio Neto tem uma matéria bem interessante , inclusive diz : IBOPE sob suspeita.
    No final do texto tem um gráfico explicativo.

  15. e isso ai e pra confundir as pessoas nem ligue beto vai ser o campeao de votos podem acreditar nisso ele e honesto nao e corrupto e nunca disse que o pedagio ia baixar e nem acabar // e agora requiao ta com OSMAR DIAS lembrem nao pesquisa que vai votar sao os eleitores por isso essas pesquisas sao manipulads por eles que tao no poder ;;;

  16. Isso mesmo….dois pesos e duas medidas direitos iguais,mas eu sei que o desespero já bateu por isso vamos cada vez mais trabalhar p nosso futuro governador e garantir a vitória viva Beto Richa!!!! Viva a democracia…..

Comente