Uncategorized

Sudeste, favorito dos presidenciáveis

Com 43% do eleitorado, região recebeu metade de todas as viagens de Dilma, Serra e Marina no 1 mês de campanha

De Silvia Amorim e Sérgio Roxo via Blog do Noblat

Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), embora lançando mão de estratégias opostas, escolheram o mesmo reduto, o Sudeste, como principal destino de suas incursões neste primeiro mês oficial de campanha.

Com 58,9 milhões de eleitores, o Sudeste concentra 43,4% do eleitorado. Recebeu nada menos que metade de todas as viagens feitas pelos três no período. O Rio surge como alvo preferencial de Serra e Dilma na corrida por votos.

Dilma, Serra e Marina revelaram estratégias bem diferentes ao priorizar o Sudeste. O tucano começou a campanha numa região considerada reduto histórico do PSDB. O objetivo foi compensar no Sudeste o baixo desempenho do partido no Nordeste. Já a campanha petista optou por dar a largada junto a um eleitorado em que está em desvantagem. Distante da briga pelas primeiras posições, a senadora aposta na região que tem maior eleitorado.

Pesquisa Ibope divulgada semana passada mostrou Serra e Dilma tecnicamente empatados no Sudeste, com 37% para a petista e 35% ao tucano. Há um mês, Serra tinha sete pontos de vantagem sobre a adversária.

O presidenciável do PSDB mantém liderança folgada em São Paulo. Dilma está à frente no Rio e em Minas. No Espírito Santo, a situação está empatada, com 38% para Serra ante 36% de Dilma.

O levantamento indica que devido ao seu crescimento na região Dilma chegou à liderança no cenário nacional, onde aparece com 39%, e Serra, 34%.

— Decidimos priorizar o Sudeste porque é onde estão os três maiores colégios eleitorais do país. Mas não nos descuidamos de estados como Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná — disse a coordenadora da agenda de Serra, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

— A candidata prioriza o contato com a população e estará em todas as regiões do país durante a campanha. Teve reuniões também com empresários e lideranças. Consideramos o resultado deste primeiro mês muito positivo — afirmou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Marina não conseguiu visitar no primeiro mês alguns locais que são considerados fundamentais pelo comando da candidatura . Por exemplo, não foi a nenhum estado do Sul.

— Nossa prioridade é São Paulo, Rio e Minas e a região Sul. Mas tivemos algumas demandas que acabaram direcionando a agenda, como o congresso da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Natal — disse Luciano Zica, que coordena a agenda da campanha do PV.

2 Comentários

  1. ta-feira, 5 de agosto de 2010
    Dilma aparece com dez pontos à frente de Serra, diz CNT/Sensus

    Dilma Rousseff (PT) aparece dez pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (5). Dilma tem 41,6% das intenções de votos na entrevista estimulada e o tucano, 31,6%. Marina Silva aparece em terceiro lugar, com 8,5% da preferência. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Nas entrevistas espontâneas (quando os nomes dos candidatos não são indicados), 30,4% dos eleitores disseram que vão votar em Dilma, 20,2% escolheram Serra e 5%, Marina.

    Em caso de segundo turno entre Dilma e Serra, 48,3% votariam na Dilma e 36,6% no adversário. De acordo com a pesquisa, a maioria do eleitorado (47,1%) diz acreditar na vitória de Dilma, cerca de 30% na de Serra e apenas 2,2% na de Marina.

    Quase 11% dos eleitores ainda não sabem em quem votar e 3,4% declararam que vão votar em branco ou nulo.Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada em maio, Dilma aparecia com 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% de Serra e 7,3% de Marina. Na ocasião, a pesquisa refletiu pela primeira vez a ausência do deputado Ciro Gomes (PSB) na disputa presidencial. A margem de erro era de dois pontos para mais ou para menos, o que configurou empate técnico entre a petista e o tucano.

    A última pesquisa, divulgada na última sexta-feira (31) pelo Ibope, apontou Dilma com 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano e 7% de Marina. A sondagem tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    A sondagem foi feita pelo instituto Sensus a pedido da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Foram ouvidos 2.000 eleitores do dia 31 de julho ao dia 2 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 29 de julho com o número 21411/2010.

    Enviar por email Por: Helena™ 0 Comentários

  2. EU SEMPRE FALEI O SUDOESTE É UMA TERRA ABENÇOADA E PRODUTIVA E TEM UM POVO HORDERO E EXTREMAMENTE SERIO POIS SOU DE LA E SEI TEM ALGUNS TUCANOS QUE MANCHAM AQUELE PESSOAL MAS É POUCO
    E POR ISSO QUE A MAIOR LAVADA QUE O BETO LEVA É NO SUDOESTE É POR ISSO QUE O OSMAR COM O APOIO DO REQUIÂO QUE É MUITO QUERIDO POR LA VAI GANHAR COM MAIS DE 10% DO BETO
    É UMA DIFERENÇA CONSIDERAVEL

Comente