Uncategorized

No Paraná, Serra lidera com folga

Segundo o Ibope, tucano tem 46% das intenções de voto no estado, contra 35% de Dilma Rousseff. Beto Richa e Alvaro Dias ajudam a elevar o índice.

Da Gazeta do Povo

Apesar de estar cinco pontos porcentuais atrás da candidata petista Dilma Rousseff, de acordo com a pesquisa nacional do Ibope), José Serra (PSDB) aparece 11 pontos à frente da adversária no Paraná. Confirmando a tradição do partido no estado nas disputas presidenciais, o tucano tem 46% das intenções de voto contra 35% da ex-ministra do governo Lula. Marina Silva (PV) aparece com 7% e os indecisos somam 12%.

Na pesquisa espontânea Ibope/RPC – na qual os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos –, Serra registra 28% das intenções de voto e Dilma, 22%. Marina aparece com 4%. Os números mostram ainda que o tucano também venceria no Paraná num eventual segundo turno: 50% contra 37%.

Na avaliação do professor de Ciência Política e Direito Constitucional Carlos Luiz Strapazzon, os números refletem uma característica dos eleitores paranaenses, que tradicionalmente “seguem uma linha mais centrista”. “O PT nunca foi um partido forte no Paraná. Além disso, não podemos confundir a força política do [ex-governador peemedebista Roberto] Requião com a força do PT”, afirma. “Talvez pudéssemos até esperar uma resposta um pouco melhor da Dilma, uma vez que o PMDB está associado à candidatura do [senador] Osmar Dias ao governo. Mas isso não aconteceu.”

Strapazzon ainda destaca a favor de Serra o bom desempenho do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa. Segundo o Ibope, Beto tem 46% das intenções de voto contra 33% de Osmar. “O Serra tem um cabo eleitoral muito forte no estado, que é o Beto Richa”, analisa. “Essa força política do Beto somada à força política do senador Alvaro Dias (PSDB) ajuda a compreender melhor o cenário favorável ao Serra no Paraná.” A avaliação se traduz no desempenho de Serra na pesquisa espontânea. Em âmbito estadual o tucano tem 28% das intenções de voto; em Curitiba – reduto de Richa – os números sobem para 41%.

23 Comentários

  1. O PT nunca foi e dificilmente será um partido que o Paraná apoie.. Até porque os ideias vermelhos deles, não tem nada a vê com o nosso estado

    Isso que eu tenho só 17 anos!

  2. MAS EU ACREDITO QUE ATÉ O FINAL DA CAMPANHA O POVO PARANAENSE VEJAM QUE O SERRA DO PSDB E O BETO
    SÂO VERDADEIRO PRIVATIZADORES E VOTEM NA DILMA
    MAS ESSE COLEGIO ELEITORAL É PEQUENO DIANTE DE 138 MILHÔES DE ELEITORES
    POR ISSO AI ESTA A PROVA QUE O PARANÁ AINDA NÂO ENCHERGOU QUE A SUSTENTABILIDADE DO GOVERNO É NESSECARIO
    E ISSO É COM A DILMA NA CONTINUAÇÂO DESSE MAGNIFICO GOVERNO QUE O LULA FEIS ÂO LONGO DESSES 8 ANOS
    E O RESTO É HISTORIA
    DILMA
    OSMAR
    GLEISSE
    REQUIÂO

    PARA SEPULTAR DEVEIS OS TUCANOS E SEUS INDIOS

  3. AQUI NO PARANÁ, APESAR DE AINDA EXISTIR UNS POUCOS QUE APROVAM E ATÉ ANDAM JUNTO COM OS QUADRILHEIROS DO pt (partido do trambique), A GRANDE MAIORIA DO ELEITORADO É INTELIGENTE E SABERÁ ESCOLHER. SERÁ UMA RESPOSTA AO SENADOR OSMAR “indeciso” DIAS QUE OptOU EM SE JUNTAR A QUADRILHA petista!

  4. Até outubro viramos o jogo aqui no PR tbem. Tenho a impressão que levamos já no 1º turno. E aí é só correr pro abraço. Dá-lhe Dilma. Dá-lhe Lula. AAAAhhh. UUUUUUUhh.

  5. Ué, a PTzada não estava esperando a divulgação da pesquisa Ibope, que daria (segundo eles) 10% de diferença para Dilma? Agora saiu com 5%. Deixa só começar o horário eleitoral e o povo descobrir o verdadeiro caráter de Dilma!

  6. Meu caro Fabio Campana, o serra seguramente perdera inclusive aqui em nosso estado, em pesquisa que faço para consumo proprio, o povao que realmente decide
    a eleiçao, ainda nao sabe quais os canidatos preferidos do lula, para desespero das
    forças conservdora, o homem vai transferir voto sim, vai ocorrer aqui o mesmo fenomeno de Minas Gerais, e Osmar , Requiao e Gleisy, serao eleitos com certeza.

  7. Está muito bom para a Dilma, temia-se uma diferença bem maior. Ainda mais em se considerando que sua coligação elegerá os dois senadores.

  8. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Aqui no Paraná esta mafia do PT / MST não se cria. Anotem ai Srs. o Paraná vai dar a folga para a vitória de José Serra.

    Não merecemos esta candidata bandida e desqualificada chamada DILMULETA.

    FORA PT / MST

  9. VLemainski-Cascavel Responder

    Quem conhece a biografia dos candidatos e faz uma comparação, certamente escolherá o Serra…
    Votar por impulso ou interesse é fazer gol contra.

  10. Em Cascavel a Dilma faz 60% dos votos validos, isto é o que vejo o povo falar cada 10 pessoas 6 dizem que votarão na Dilma, 2 no Serra e 2 não sabem.
    Por isso acho que a Dilma vai acabar vencendo também no Paraná.

  11. 1. Aumentam as possibilidades reais de serem as eleições decididas já no primeiro turno. A candidata que representa a continuidade das grandes mudanças realizadas pelo Presidente Lula vai, rapidamente, encontrando apoio entusiasta entre o povo brasileiro, ao contrário do que acontece com o candidato da oposição que, por representar o retrocesso, a má gestão pública e as políticas insensíveis, entre outras mazelas, tende a perder o apoio da grande massa eleitoral. Digo “políticas insensíveis”, por que, só para citar um único exemplo, uma oposição que, egoisticamente, maldosamente, por simples inveja do êxito do Presidente Lula, retira da saúde, ao votar contra a CPMF, algo em torno de 40 bilhões de reais por ano, não merece o apoio e a consideração da população brasileira. Uma oposição que prega o Estado mínimo mas, quando teve oportunidade de vender quase todo o patrimônio nacional e enfraquecer as instituições, não fez sobrar dinheiro algum para aplicar em saúde, educação e segurança, pois, na sequencia das privatizações, tudo continuou como antes, ou seja, pobreza, carestia, desemprego em massa, etc. Agora, observando a derrota iminente, procuram desviar o foco da verdadeira questão, que é a inevitável comparação das políticas exitosas do governo do Presidente Lula em comparação com o desastre que foi o governo neoliberal de FHC, tentando, desesperadamente, desqualificar a candidata Dilma Rousseff com mentiras e argumentos claramente falaciosos. Ao contrário do que alardeiam os defensores do Estado mínimo, fraco, empobrecido, Dilma Rousseff é uma mulher nobre, firme e corajosa. Tenho certeza absoluta de que o Presidente Lula, com sua inteligência e sensibilidade singulares, escolheu a Dilma por que observou nela as qualidades e experiência necessárias para dar continuidade às políticas de seu governo e melhorar ainda mais o que já foi realizado. Viva Getúlio Vargas! Viva João Goulart! Viva Presidente Lula! Viva Dilma Rousseff! Viva o povo brasileiro!

  12. Tem que reviver o Brasil ,viva os brasileiro que carrega esse Lula e esses politicos nas costa os portos todos abandonado. rodovias federais em pessimo estado ,segurança, educação e saúde em pessimas condição.Viva, e ainda querem empurar guela abaixo uma Dilma que no debate mostrou que não tem experiencia nem uma e nem preparo para governar o Brasil então viva hoje e chore amanha seu Michel Nery.Eu já vi este filme e fico triste quando passo nas ferrovias e tantas obras do passado abandonadas e hojé o dinheiro do Brasil so sendo envestido na petrobras eo povo pagando o petrolio mais caro do mundo e inrequecendo pessoas como Aike Batista e muitos outros por isso que a capanha da Dilma atrai tantos investidores.Viva o Brasil um pais sofrido.

  13. Serra é na verdade um produto muito dificil de ser vendido, apesar da proibição que existe da venda casada (CDC), os nossos consumidores/eleitores estão adquirindo Serra, imaginando que é tão bom quanto o Beto. muito fácil entender o fenômeno Serra no Paraná, para isso não é preciso ser nenhum guru.

  14. Cascavelense, eu acho que você recebeu uma picadura de uma cascavél e ficou tonto, perdeu o rumo.

  15. A Dilma tem 35% dos votos? Eu pensei que ela não chegaria a 20%. Para ser o Paraná ela tá muito bem…

  16. Avisoaos navegantes. Na semana passada a diferença do Serra pra Dilma aqui no PR era de 15%, 46 a 31. Sabe quanto é agora:
    exatos 8%, 42 a 34. E o bicho vai “pega”.

  17. Ao meu amigo pescador já que é para a gente falar do debate político que aconteceu na band então vamos lá
    Vamos supor que o Serra tivesse sido “brilhante”, aquele adjetivo que o Fernando Henrique prefere dedicar ao Daniel Dantas.
    E daí, amigo pescador , o que teria acontecido ?
    Nada.
    O que o Serra defendeu ?
    O reforço às APAES.
    Tapar os buracos da Fernão Dias (por que ele, como o Grande Planejador do Governo do Farol, não fez isso ?).
    O mutirão da saúde, como se o Brasil tivesse sido atingido pelo terremoto do Haiti.
    A Abertura dos Portos
    Conceder prioridade ao Intestino (não se sabe se ao Grosso ou ao Delgado, mas o Intestino, com certeza, é prioritário).
    Como diz o Cesar Maia, grande aliado dos tucanos no Rio, o fornecedor do Índio à chapa do Serra, o problema do Serra é que ele “não tem tema”.
    O Serra não tem o que defender.
    Mas, amigo pescador , vamos perguntar aos nossos botões.
    O que o Serra já defendeu na vida dele ?
    Qual foi o “tema” da vida dele ?
    A única coisa que se sabe que ele defendeu, de fato, com veemência, foram as Reformas de Base, no Comício da Central, ao lado do Jango.
    De lá para cá, como deputado, senador, ministro, prefeito (mandato que ele cumpriu até o fim) e governador – que idéia original ele defendeu ?
    Quando forem escrever o verbete sobre ele, o que se dirá ?
    José Serra – deputado, senador, ministro, prefeito, governador, duas vezes derrotado em campanhas presidenciais, presidente do Palmeiras (*) … e o que mais ?
    Depois que a blogosfera retirou do currículo dele a luta contra a AIDS (do Jatene) e os genéricos (do Jamil Haddad) – o que sobrou ?
    Nada.
    Daí vem a proteção às APAES, a prioridade ao Intestino etc etc etc
    O Lula tirou o oxigênio dos tucanos
    O Serra terá um fim melancólico

  18. O pessoal fala muito de privatização. Primeiro que não temos quase mais nada a ser privatizado (Graças a Deus) , digo isto porque: Trabalho desde que me conheço por gente na área de Telecom, passei por Telepar,Embratel e hoje trabalho em uma grande empresa de Telecom do País,antes essas Teles eram uma vergonha,uma bagunça administrativa,desvios e mais desvios de dinheiro e uma qualidade operacional totalmente antiquada e deficitária,graças a privatização hoje ganho 5 vezes mais que ganhava antigamente,tenho um padrão de vida que nem sonhava ter naquela época se eu resolver sair da empresa que estou hoje tenho um leque enorme de empresas para procurar trabalho. Posso concluir que o governo é um péssimo administrador, sendo assim quem venham as privatizações que faltam (Petrobras,Copel,etc…) automaticamente surgiram novas vagas e prosperidade.

  19. Pelo jeito o Paraná vai ficar sólito no apoio ao Zé Pedágio, pois até os gaúchos já estão dando a virada para a Dilma.rsrsrs.
    do, 7 de agosto de 2010
    Ultrapassagem no Rio Grande do Sul: Dilma 42% x 40% Serra

    Pesquisa Ibope/RBS feita entre os dias 3 e 5 de agosto, e divulgada na tarde deste sábado (7), restrita ao Rio Grande do Sul:

    Dilma (PT): 42% (na pesquisa anterior de julho tinha 37%)
    Serra (PSDB): 40% (tinha 46%)
    Marina (PV): 5%

    Em todas as pesquisas anteriores ela aparecia atrás de Serra, e o Sul vinha sendo considerado uma espécie de reduto tucano.

  20. eSPERA, ESPERA, ESPERA, pra ver, 45% dos eleitores nao sabem quem o lula vai declarar o seu apoio, o Osmar vai ganhar de braços cruzados, a MARE Mineira e Gaucha, esta a caminho do parana. Betinho e Serrinha, vai ficar com o apoio de Nelson Justos, Alexandre Cury, e a mamada de Agentes politicos de plantao, que
    ganham para jogar para debaixo dos tapetes as maracutais de seus patroes.

Comente