Uncategorized

“Aliados” de Maurício Requião são exonerados

Maurício deixou a Seed este ano.

Do Paraná online

Sindicância realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com objetivo de esclarecer as irregularidades geradas pela má utilização de diárias por parte de servidores da Superintendência de Desenvolvimento de Educação (Sude), da Seed, foi responsável pela demissão de dois diretores ligados à gestão de Maurício Requião na Seed.

Segundo fonte que prefere não se identificar, os indicados por Maurício seriam o ex-superintendente da Sude, Luciano Pereira Mewes e a diretora de Administração Escolar da Seed (Dae), Ana Lucia de Albuquerque Schulhan, ambos exonerados em maio desse ano.

Segundo a conclusão da sindicância, Ana Lucia de Albuquerque Schulhan possui conduta culposa por negligência em relação às ações de suas subordinadas. São elas: Emília de Fátima Larocca, Márcia Luiza Petrechen Mrycza e Sabrina de Albuquerque Schulhan. Já o ex-superintendente possui conduta culposa por negligência em relação às ações de sua subordinada Rosemari Maciel Guidette. A sindicância, bem como a auditoria realizada no órgão, está sendo feita a pedido do governador Orlando Pessuti.

O processo que envolve os dois servidores nomeados por Maurício no passado está com o Ministério Público do Paraná (MP). Por meio de sua assessoria de imprensa, o MP disse que por hora não existem novidades sobre o assunto. O caso está sendo investigado pela promotora de Justiça Adriana Vanessa Rabelo Câmara.

Já os outros quatro servidores com cargos efetivos estão afastados de suas respectivas funções preventivamente, permanecendo assim até a conclusão do processo administrativo. Esses servidores respondem a processos administrativos.

O relatório de conclusão da sindicância traz ainda indícios que apontam para a responsabilização civil, criminal e administrativa destes agentes públicos escolhidos por Maurício Requião. Estes ocupavam cargos de direção com funções comissionadas.

Em nota, a Seed confirmou apenas que quatro funcionários da instituição estão afastados de suas funções e respondem a processo administrativo e dois, que não têm vínculo com a instituição, estão sob investigação do MP. A secretaria confirmou também a imediata exoneração.

24 Comentários

  1. Carlos Robertson Responder

    Esse é suíno. Nâo fosse o irmão estaria vivendo de saláriozinho. Incompetente, mal educado e, ao que tudo indica, corrupto. Seu lugar só poderia mesmo ser no TC, depósito de suínos e corruptos de todo tipo (espero que ele se mantenha de fora, mas nesse país tudo é possível).

  2. Vigilante do Portão Responder

    Por falar no mano Maurício, será que ele também possuia um “estoque” de notas de dollares?
    Sim, pois faz um tempão que deixou a SEED e não me consta que tenha outra fonte de renda. Tá vivendo como?

  3. Estamos sempre falando dos IRMÃOS METRALHAS…
    Um o METRALHA II -Eduardo o Vovó Naná, o “caso dos dólares no armário e também o caso de falta de armários, surrupiando os armários do Escritório de Brasilia, além das irregularidades cometidas em sua gestão nos portos de Paranaguá e Antonina…
    O Metralha II, Mauricinho, “O QUASE CONSELHEIRO DO TCE”, também tem mania de armário… Comprou pagou e não uso (será que estava esperando dólares para também guardar no “armário”???), bem como9 o caso das TVS Laranjas, até agora não explicadas e o caso das diárias…
    O METRALHA I, “REQUIÃO, O INSANO”, por suas vez, podemos somar todas as ca…cas de seus irmãos, têm ainda maiores: ou seja as CONTAS APROVADAS COM “RESSALVAS”…
    Então vamos lá: Se as RESSALVAS DETERMINADAS PELO TCE de 2007 não foram cumpridas em 2008 não apontam para a interpretacão de que as contas, no caso, estão DESAPROVADAS???
    Se, as contas de 2008 foram aprovadas com “RESSALVAS”, e estas ressalvas não foram atendidas em 2009, no caso, as contas não teríam de estar DESAPROVADAS?
    Se, as contas aprovadas de 2009, (com dois votos pela desaprovação dos próprios conselheiros), acabaram por ser aprovadas com “RESSALVAS”, DIANTE DE QUE AS DUAS ANTERIORES NÃO QUE NÃO TIVERAM AS ressalvas atendidas, NÃO HAVERIA DE SER TAMBÉM REPROVADA?
    qUANDO QUALQUER CIDADÃO FAZ UM EMPRÉSTIMO, NÃO PAGA, DEPOIS NEGOCIA A DÍVIDA E TAMBÉM NÃO PAGA O PARCELAMENTO, a negociação não é considerada nula?
    Então pergunto… É só com dívias dos cidadãos que a Lei funciona?
    Em minha interpretação, reles, é claro, o REQUIÃO ESTÁ COM TRÊS CONTAS DESAPROVADAS, ou seja os exercícios de 2007, 2008 e 2009.
    Outra pergunta: ELE PODE SER CANDIDATO???

  4. Essa família Requião só faz mal ao Estado do Paraná, todos tem os rabos bem presos por onde passaram!!!!!!
    Não vote nunca mais em alguém da família, pois senão vão continuar existindo fraudes!!!!
    Fora Requião e Cia……

  5. Sim, mas qual é efetivamente a culpa do Maurício Requião? Esta história está muito mal contada, é pura retaliação, vingança pessoal. As 17 toneladas de documentos estavam na Assembléia segundo notícias de jornal e a sindicância já tinha sido aberta em janeiro deste ano. O Pessuti em 2006 indicou amigos para a diretoria de uma determinada empresa de economia mista que foram defenestrados pelo Nurce e Ministério Público por improbidade administrativa, ele também não deveria ser responsabilizado já que eram seus indicados? O atual Ouvidor conhece muito bem esta história…

  6. Mas ainda não entendi, esse Luciano Mils$$$$$ construiu uma quadra de 300 mil reais pra escola Orione ali no bairro Santa Quitéria, na verdade a quadra custa no papel 170 mil, só que o terreno onde a escola esta situada é alugado pelo padre para a SEED que paga pelo favor do santo homem a bagatela de uns 10 contos po mês.

    Vão investigar e responder por mais esse crime ou não? Tem gente no MP para investigar ou não? O quem diz a SEED sobre isso?

    O governador Pessuti vai pedir que apurem mais esse caso?

    Ele vai ficar muito brabo quando souber disso, afinal é dinheiro que teria outra finalidade.

  7. Se realmente esta família é tdo isso….. Então por que não estão presos?

    Se o Roberto Requião é tdo isso que falam acima, como obteve o deferimento de sua candidatura?

    Ou é crítica irreal ou vcs estão afirmando que os TRE/TSE estão comprados.

  8. É só acontecer alguma coisa de ruim neste Estado, que já aparece algum membro da famiglia envolvido. Gente complicada esta da famiglia, parecem adorar aparecer nas páginas policiais, porque sempre que alguém da famiglia é citado, é porque caso de polícia. É dinheiro que sumiu, móveis desaparecidos do tal escritório de Brasília, é televisão laranja para cá e para lá. Um não consegue assumir o emprego, porque tem bronca pendente na Justiça, outro tem grana roubada, e não explica de onde ela veio.É complicação demais. Mas a culpa é deles mesmos, insistiram em administrar o Estado só entre eles, ou com os apanigüados. Os resultados de tanta competência não poderiam ser diferentes. E bota competência nisto. ACarlos

  9. Puta que pariu a corda só arrebenta no mais fraco. E o Ricardo Bezzarra ex diretor geral não vai para a acadeia também. Só os bagrinhos que vão ser exonerados. O MP e TC de um jeito nisso.

  10. Se a moda pega,já começa a dar diarréia em outras secretarias e autarquias,que tal dar uma olhada naquilo que o TC teria obrigação de ter visto e não viu????????Ou vai ficar o dito pelo não dito.Outro fato que chamou a atenção,é de que há duas pessoas suspeitas de envolvimento com o esquema com o mesmo sobrenome,ou é mais uma daquelas “mera coincidência”?
    Ao MP cabe também incluir na denúncia o TC com a culpa por ser solidário na negligência dos seus trabalhos de auditoria,pois, não apontou em seus relatórios,em tantos anos-7) tais descrepâncias.Assim também vem ocorrendo em outras secretarias e autarquias estaduais,a farra com diárias e o TC nada vê e nada faz, ou, vão deixar por isso mesmo,só um fato já é muito trabalho para quem ganha muiiittttoooo bem…..
    Impeachment no Duce,nos integrantes da família que contribuiram com tais situações e aí por diante,pau neles,nada de deixar se elegerem ,tem que ser levados a justiça e fim,chega de malandragem com nosso diinheiro….

  11. Professor Jeca Norte Pioneiro Responder

    E a acessoria juridica da SEED, ninguém vai investigar não? O tanto de viagem desnecessária? De domingo à sábado? Lotado de profissionais não qualificados para exercerem o papel designado a eles? Professores das mais diversas áreas que não tem nenhum tipo de formação em direito trabalham lá só para viajar e fazerem suas boquinhas à custa do Estado!

    Tem muita coisa errada e ninguém fala nada, é uma vergonha mesmo!

  12. E – a propósito – como ficou o procedimento de investigação da super compra das tvs laranjas e seus indefectíveis pen-drives comprados pelo nepote requiônico que o Parquet (esclareça-se, o Ministério Público, assim chamado nos velhos tempos em que era “a magistratura de pé” frente aos governantes) disse que disse estava apurando ?

  13. Tá na cara meu caro Watson…
    Porque o DESGOVERNADOR indicou o Hermas Brandão para o Tribunal de Contas?
    Ces acha que ele iria apertar o homem que tinha chavi du cofri???
    E ainda, porque será que ele o METRALHA I queria tanto o maninho METRALHA III no Tribunal de Contas?
    Dá pra analisar????

  14. POVÃO DA MEMÓRIA CURTA Responder

    Manchete deste conceituado BLOG em 14 de fevereiro de 2009 “DESVIO DA PREFEITURA DE CURITIBA PODE CHEGAR A 4 MILHÕES” e segue com a historinha daquele casal,ela da saúde e ele da sec de Obras durante a administraçao do Beto Richa.Qusl o final dessa história?NINGUÉM SABE NINGUÉM VIU…

  15. O Senhor Luciano,nos quatro primeiros anos do goveno requião, quando foi candidato a deputado estadual, tinha a esposa na parana esporte, a mãe em faxinal do céu, a tia chefe do nucleo de educação de paranavaí ( na época professora de primeira a quarta serie, depois passou no concurso com vaga em curitiba, não deu aula um dia e responde pela merenda escolar. no nucleo de paranavai) tem um irmão na administração Também o que esperar de um filho que agride o proprio pai.
    O Requião fez as reformas nas escolas tudo meia boca. Sera que também houve desvio de dinheiro?
    Ah se houve irregularidades o conceituado tribunal de contas com mauricio requião vai reprovar as contas? kakakakaka.
    È este tipo de gente que nós queremos para administra o parana.

  16. Herica Barbosa (Jardim Alegre) Responder

    A TURMA DO PESSUTAO NAO FICA MUITO ATRAS NAO .EU QUE SEI LA EM JARDIN ALEGRE .

  17. É só a ponta do iceberg. Um iceberg bem maior do que aquele que rasgou e afundou o Titanic.

  18. Língua de Krocodilo Responder

    Professor Jeca, menos com essa “acessoria”, pois assim os homens não invesigam nada.

  19. Mas quanta bobagem eh dita.. Eh esse o povo que temos no pais, por isso tanta corrupção, o povo tem o que merece mesmo…. Vão se informar antes de acusar. Quem fala não sabe da missa, a metade. Se realmente existe cumplice do Dr. Mauricio estes são os que tem cargo em comissão (Dr. Luciano Meves , vulgo NADAINTENDENTE e sua secretaria rose não sei das conta,, o restante são funcionarios publicos concursados, como muitos dos que comentaram neste blog. A vão se cata, sejam pelo menos inteligentes quando fizerem comentarios.

Comente