Uncategorized

Estratégia de campanha de Serra deu ‘100%’ errado

Do Josias de Souza na Folha Online

Todos os planos que José Serra traçara para sucessão de 2010 deram errado. Em consequência, o presidenciável tucano chega à fase do horário eleitoral gratuito, último estágio da campanha, em situação de absoluta desvantagem.

No pior cenário esboçado pelo tucanato, previa-se que Serra iria à propaganda de televisão empatado nas pesquisas com Dilma Rousseff. Deu-se algo mais dramático.

Todos os institutos acomodam Serra atrás de sua principal antagonista. No Datafolha, o fosso é de oito pontos. Vai abaixo um inventário dos equívocos que distanciaram a prancheta do comitê de Serra dos fatos:

1. Chapa puro-sangue: Serra estava convicto de que Aécio Neves aceitaria compor com ele uma chapa só de tucanos. Em privado, dizia que as negativas de Aécio não sobreviveriam a abril. Aceitaria a vice quando deixasse o governo de Minas. Erro.

2. PMDB: O tucanato tentou atrair o PMDB para a coligação de Serra. Nos subterrâneos, chegou-se a levar à mesa a posição de vice. Desde o início, a chance de acordo era vista como remota. Mas o PSDB fizera uma aposta: dividido, o PMDB não entregaria o seu tempo de TV a Dilma. Equívoco.

3. Ciro Gomes: O QG de Serra achava que Ciro levaria sua candidatura presidencial às últimas consequências. Numa fase em que Serra ainda frequentava as pesquisas com dianteira de cerca de 30 pontos, o tucanato idealizou um cenário de sonho.

Candidato, Ciro polarizaria com Dilma a disputa pelo segundo lugar, dividindo o eleitorado simpático ao governo. Mais um malogro.

4. Marina Silva: Serra empenhou-se para pôr de pé, no Rio, a aliança de seus apoiadores (PSDB, DEM e PPS) com o PV de Fernando Gabeira. Imaginou-se que, tonificado, Gabeira iria à disputa pelo governo fluminense com chances de êxito. E o palanque dele roubaria votos de Dilma para Serra e Marina.

Deu chabu. Empurrado por Lula, Cabral é, hoje, candidato a um triunfo de primeiro turno. A vantagem de Dilma cresce no Estado. E Marina subtrai votos de Serra.

5. Sul e Sudeste: O miolo da tática de Serra consistia em abrir boa frente sobre Dilma nessas duas regiões. Sob reserva, Luiz Gonzales, o marqueteiro de Serra, dizia: O Nordeste é importante, mas nossas cidadelas são o Sul e o Sudeste.

Acrescentava: Não podemos perder de muito Nordeste. E temos de ganhar muito bem no Sul e Sudeste. As duas premissas fizeram água. Ampliou-se a vantagem de Dilma no Nordeste. E ela já prevalece sobre Serra também no Sudeste.

Há 20 dias, Serra batia Dilma em São Paulo e era batido por ela no Rio. Em Minas, a situação era de equilíbrio. Hoje, informa o Datafolha, a vantagem de Dilma (41%) ampliou-se em dez pontos no Rio. Serra (25%) enxerga Marina (15%) no retrovisor.

Em Minas, Dilma saltou de 35% para 41%. E Serra deslizou de 38% para 34%. Em São Paulo, o tucano ainda lidera, mas sua vantagem sofreu uma erosão de sete pontos. Resta, por ora, a “cidadela” do Sul, insuficiente para compensar o Nordeste. Pior: Dilma fareja os calcanhares de Serra também nesse pedaço do mapa.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a vantagem de Serra caiu, em 20 dias, de 12 pontos para oito. No Paraná, encurtou-se de 15 pontos para sete.

6. Plebiscito: Lula urdira uma eleição baseada na comparação do governo dele com a era FHC. Serra e seu time de marketing deram de ombros. Como antídoto, decidiram promover um confronto de biografias: a de Serra contra a de Dilma.

Entre todos os equívocos, esse talvez tenha sido o mais crasso. Ignorou-se uma evidência. Do alto de sua popularidade lunar, Lula tornou-se o eixo da campanha. Tudo gira ao redor dele.

Lula transferiu votos para Dilma em proporção nunca antes vista na história desse país.


7
. Debates e entrevistas: Em sua penúltima aposta, o grão-tucanato previra que Serra, por experiente, daria um baile em Dilma nos confrontos diretos. Não deu.

Reza a cartilha dos marqueteiros que, nesse tipo de embate, o candidato que vai bem não ganha votos. Porém, o contendor que dá vexame sujeita-se à perda de eleitores. Para o PSDB, o vexame de Dilma era certo como o nascer do Sol a cada manhã.

No primeiro debate, promovido pela TV Bandeirantes, o escorregão não veio. Na entrevista ao “Jornal Nacional”, também não. Serra houve-se bem nos dois eventos. Porém, ao esquivar-se do desastre, Dilma como que ombrou-se com ele.


8
. Propaganda eletrônica: Começa nesta terça (17) a publicidade eleitoral no rádio e na TV. O comitê tucano vai à sua última aposta. No vídeo, insistir na exposição da biografia do candidato. Serra será vendido como gestor experiente.

Vai-se esgrimir a tese de que Serra –ex-secretário de Estado, ex-deputado, ex-senador, ministros duas vezes, ex-prefeito e ex-governador— está mais apto do que Dilma para continuar o que Lula fez de bom e avançar no que resta por fazer.

Até aqui, o discurso não colou. Na propaganda adversária, o próprio Lula se encarregará de dizer que a herdeira dele é Dilma, não Serra. A julgar pelas pesquisas, o eleitor parece mais propenso a dar crédito ao dono do testamento.

35 Comentários

  1. Só ha uma chance de derrotar Dilma. Colocar Marina contra ela no segundo turno. Serra perderá. Marina herada os votos de Serra que somados aos seus derrota Dilma. Portanto, agorra é Mariiiiiiiiina…

  2. Uma campanha sem confrontos de idéias e também de esclarecimentos sobre os desmandos de políticos, como no caso do Lula e todo o seu grupo, só é bom para quem está na ponta e que não quer que sejam mostrados os fatos. Então, acredito que está na hora do Serra deixar de lado este jeito de “bom moço” e partir para o ataque. Se quiser ainda ter uma chance de vencer estas eleições, deve mostrar a toda sociedade quem é a verdadeira Dilma, o passado negro desta candidata, inclusive quando se envolveu na guerrilha, onde inocentes morreram. Mostrar que o governo Lula não cumpriu com o que prometeu e, divulga dados errados para enganar o eleitor. Espero que até o momento do último debate, onde a emissora que vai patrocinar tem maior audiência, o Serra crie coragem e confronte a candidata do PT mostrando que é ela foi e é conivente com a corrupção que assola este país no governo do PT. É preciso falar do mensalão, dólares na cueca, superfaturamento nas obras do PAC, que, aliás, é um verdadeiro engodo, pois a maiorias das obras não estão sendo executadas. Enfim, este país não é um oásis, como querem crer Lula e todos do governo. Assim, cabe ao candidato Serra levar este debate adiante para que o povo brasileiro possa fazer uma leitura mais apurada dos candidatos.

  3. “Brasil é um país ordinário”, pois é, por 30 dinheiros se vende fácil

    Não é questão de estratégia.
    E
    Grande parte da mídia $ati$faz com “BOQUINHA$”

  4. Até eu, que sou dona de casa, não trabalho com marketing político, coisas assim, sabia que a maioria das estratégias da campanha de Serra eram equivocadas. E já sabia há muito. Era óbvio que a Dilma cresceria e começaria a alcançar e tbém passar d Serra nas pesquisas, por uma série de motivos. Era só olhar em volta, realmente não precisaria ser nenhum especialista p/ perceber isso. Impressionantemesmo nisso tudo é constatar que a coordenação de Campanha do Serra seja ainda tão desligada a respeito.Se for como 2006, se eles não mudarem nada, sucumbirão novamente. E desta vez no primeiro turno.Ou, só aumentarão a agonia indo p/ sgundo. Acho tb que eles pecam muito na linguagem de comunicação com o grupo de eleitores que decide as eleições.

  5. E isso pode respingar no Beto. Se ele espera um apoio maior do Serra, vai ter dificuldade, pois este estará desesperado com a sua prórpia eleição, que, vamos ser honestos, já era. Aqui o quadro pode sofrer alterações caso a Dilma se consolide ainda mais na TV. Imaginem o investimento e a qualidade do programa de TV da Dilma…..vem chumbo grosso por aí.
    Beto Rich para o governo.
    Ricardo para Secretário de Estado ou Presidente de Empresa Pública

  6. VLemainski-Cascavel Responder

    A estratégia mais errada do Serra, a meu ver, é não bater no Lulla que faz um governo insignificante, cheio de tropessos e envolvimento com corrupção, amizade com ditadores que o fez perder prestígio internacional. Deveria-se bater na árvore para derrubar o fruto (Dilma).
    Bastou desligar a TV que o governo acabou. Salvo alguns programas sociais a administração foi sofrível. Qual.quer administrador ou qualquer pessoa que lê jornais sabe disso. Mas como poucos são habituados à leitura e/ou não tem espírito crítico, embarcam na propaganda governamental.

  7. antonio francisco da silva Responder

    será que alguem ainda tem dúvids?,Então eu aconselho a folha de são paulo de hoje

  8. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Publica ai, não tenho medo destes miseráveis comunistas, DITADORES DO PT / MST. VAGABUNDOS DE CARTEIRINHA.

    RST – BABACA É VOCÊ SEU INÚTIL.

    Sabe qual é a solução Sr. RST?

    È o José Serra começar a detonar o Lula, silpesmente falando a verdade. Que3 lula vem navengando em águas mansas porque o Plano real deu certo.

    Que, Lula é o maior mentiroso vagabundo que este pais ja teve como Presidente.
    Que Lula é o maior contraventor da Leis no Brasil e que é um péssimo exemplo as próximas gerações.

    Que, Lula que eleger a sua candidata bandida a fim de dar prosseguimento ao seu plano socialisma, diga-se de passagem fracassado no mundo.

    Que, Dilma tem um passado sujo, foi assaltante de bancos, quadrilheira, mente descaradamente para o povo brasileiro sobre as obras do PAC.

    Que,Dilma não tem experiência política e sequer foi candidata a Vereadora.

    Que, Dilma é uma mulher separada, não teve sucesso no seu casamento e pode ser pelo seu jeito agressivo e arrogante de ser.

    Que Dilma, tirando a muleta de Lula não têm 3% dos votos que tem hoje.

    Que, Dilma ao contrário do que pensam os idiotas, imbecis sobreviventes das mentiras de Lula e Dilma, esta comprometida com os banqueiros e a elite brasileira.

    Se isto não funcionar, achoe melhor o exercito tomar providência antes que esses malditos acabem de vez com o Brasil

    fuzillll

  9. As pesquisas de intenção de votos, bem como sobre a popularidade do CHEFE da quadrilha são enganosas. O novo presidente do Brasil será SERRA, que com sua competência e honestidade, coisa que o pt não sabe o significado.FORA COM OS RATOS DO PT.NÃO AO SOCIALISMO DO PT.

  10. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Na certeza a queda de José Serra, foi causada pelo DEM, quando retiraram o nome de Alvaro Dias e exigiram um cara desconhecido no Brasil, carioca, com o nome de Indio.Isso derruba até o Lula em seus mais de 70% de aprovação.Vejam que este, o Lula apresentou um mineiro, empresário, senador com excelente passagem no Senado Federal, sério e competente.Venceu!

  11. Esperem até o horário eleitoral começar e Lula aparecer ao lado de Dilma, dizendo: “É esta que eu escolhi para continuar meu governo”, daí então o pesadelo de Serra e do PSDB vai virar realidade.

  12. Parreiras Rodrigues Responder

    A reeleição de Lula e a eleição de Dilma, é a forma mais escrachada de compra de votos. As moedas de troca, claro, as bolsas, os vales.

  13. Marina Presidente! Mulher, negra, pobre, cristã, honesta. Ninguém melhor do que ela para conduzir à uma solução os problemas nacionais,
    E o resto é resto.
    Fora Dilma guerrilheira e atéia.
    Fora Serra entreguista.

  14. 3- deixar o Sérgio Guerra conceder aquela entrevista mediocre nas páginas amarelas da veja;

    4-Insistir em mutirões na saúde,quando sabemos que mutirão é coisa de sistema fracassaso,que não funcionou; quando deveria lutar na base do psdb,para aprovar a emenda 29,que determina o dinheiro da saúde;

    5- fazer coligação com um bando de bandidos do DEM e do PTB.

    6-Ser de um partido que privatizou tudo o que pôde com dinheiro do BNDS, e aumentou a dívida pública de 15 bilhões, para 100 bilhões, no maior escândalo de aumento real de dívida da histório do Basil, maior até do que a dívida que o paíz teve de assumir com a Inglaterra por ocasião da independência .

    7.Ser do partido que conduziu a política salarial dos servidores públicos, com 8 anos seguidos sem reajuste real;

    8-Ser do partido que nunca permitiu a ganho real do salário mínimo, dizendo que quebraria a previdência social, quando o ganho real de salário aumenta a massa salarial e permite que a economia distribua renda e aumente o consumo com consequente aumento de arrecadação da previdência.

    9-Por ser de um partido que dizia que as universidades públicas, deveriam cobrar de seus alunos;

    10- Dizer através de seus interlocutores,sr. Yoshiaqui Nakano, que o banco do brasil, deveria ser privatizado, quando este mesmo banco, junto com a caixa economica, foi crucial durante a crise econômica que assolou o mundo em 2008, e que foi contornado graças ao fomento liderado pelos bancos públicos.

    ou seja….o povo…não acredita nas bravatas destes do PSDB
    não souberam fazer oposição
    .
    por isso teremos de aguentar a Dilma.

  15. joão APENAS UM CIDADÃO Responder

    …o comentarista “estudante de letras” não contou o sonho. Acredito que sonhou que estava sendo currado…e tenho dito.

  16. Aí seus Tucanos falidos, vão ter que aguentar o grande Governo do PT por mais alguns anos, e ta falado! Se não querem aceitar, peguem o Serra e vão morar em outro Planeta. Dá-lhe Dilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

  17. DISCORDO EM GRAU E GENERO!

    Leio o blog pelo tino das palavras e nao pelo aceite do feitor, por isso suas palavras nao me coram, a começar pelo seu pluralismo.

    Mas cada povo tem os governos que merecem, então siga seu trabalho, mas nem todos são ovelhas.

    As inverdades são bem colocadas e dão a impressão de afirmativas, mas nao tenho comigo o descalabro de votar em um antro de corrupção igual ao que é sugerido como o melhor, além é claro que os mandados de lulla são competentes em dividir o bolo, troando-se deste modo sucesso em qualqer lugar do mundo. Imagina aqui no Brasil.

  18. CALMA SERRA QUANDO SOUBEREM QUE DILMA ROUSSEF ERA UMA QUADRILHEIRA VOCES VAO VER ? AGUARDEM E VIRAM ? E MINHA GENTE ELA TEM O PASSADO FEIO POR ISSO AGUARDEM ?

  19. Ministro Lewandowski: Caixa Dois
    de tucano pode, Ministro ?

    * Publicado em 15/08/2010 Compartilhe Envie Para um Amigo Share with Delicious Share with Digg Share with Facebook Share with LinkedIn Share with MySpace Share on Google Reader Share with Twitter
    * | Imprimir Imprima |
    * Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+18)

    Ministro Lewandowski, esse dinheiro é limpo ?

    Me liga o Vasco Moscoso de Aragão, navegante de longo curso.

    – Paulo Henrique, agora todo empresário vai dizer que deu dinheiro ao Serra.

    – Como assim, Vasco.

    – Ora, depois dessa revelação espantosa: o tesoureiro do Robanel sumiu com o dinheiro dos tucanos.

    – Que coisa, hein, Vasco ?

    – Isso, se forem só os R$ 4,5 milhões e meio.

    – É. Isso é o que os tucanos dizem ….

    – E se for mais, se pergunta o Vasco ? Bem mais ?

    – É, tem jeito. O cara distribuía a grana do Robanel. Deve ser até mais que R$ 4,5 milhões, você tem razão.

    – A história tem o seu lado cômico, Paulo Henrique …

    – Desculpe, Vasco, mas isso não tem nenhuma graça.

    – Não, quer dizer, corrige-se o Vasco. É que os tucanos não podem reclamar na Justiça.

    – Pois é.

    – Porque se for isso mesmo, era grana de Caixa Dois.

    – Caixa Dois na veia !

    – E dinheiro de Caixa Dois, por definição, não tem recibo.

    – Mas, Vasco, tudo isso nas barbas do José Gregori, que, oficialmente, é o Tesoureiro da campanha do Serra.

    – O Zé Gregori é um homem honrado. Ele não tem nada a ver com isso, meu filho.

    – Nada !

    – Você sabe como é. Põe a Madre Teresa de Calcutá de Tesoureiro e deixa o PC Farias solto.

    – Você acha que a analogia é apropriada, Vasco ? Você com a sua experiência …

    – Meu filho, o Caixa Dois é da essência do sistema político brasileiro. Agora, a Caixa Dois explodiu no colo do Serra.

    – Você não está exagerando, Vasco ?

    – Meu filho, já pensou se fosse o Tesoureiro do PAC que sumisse com a grana da Dilma ?

    Em nome da lisura no pleito, o Conversa Afiada encaminhará, amanhã, segunda feira, essas considerações do Vasco ao Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e à Dra Sandra Cureau, zelozíssima sub-Procuradora da Justiça Eleitoral.

    Caixa Dois de tucano pode, Ministro ?

    Paulo Henrique Amorim

  20. Impressionante o PSDB e sua capacidade de perder.
    Na época do FHC, deixaram de lado o ministro Paulo Renato que tinha mais chances de derrotar o lulla e escolheram o Serra. Deu no que deu.
    Agora o PT não tinha candidato, a Dilma não sabe nem falar, ha interferencia ilegal do lulla no processo eleitoral e eles escolhem um cara antipatico, sem nenhum carisma e querem ganhar a eleição?
    Se quisessem vencer teriam que escolher o Aecio por exemplo, criar caso com a interferencia do lullla, levar adiante as acusações a respeito dos fabricantes de dossies. Mas eles estao paralisados. Merecem perder.
    Enquanto isso a sociedade brasileira ó…..

  21. Se até o sabujo do Serra, o sr Josias de Souza já entregou os pontos é por a coisa está feia para o lado Demotucano.

  22. Na verdade, o PSDB não sabe fazer oposição. Perdeu a voz no mensalão. Os problemas de saúde e segurança no Brasil são graves e o PSDB acha que o governo do PT é bom. Assim, não vai ganhar eleição nunca.

  23. FISCAL DE REALEZA Responder

    O QUE TÚ ACHAS TUDO OQUE O SERRA FAIS DA ERADO
    A COMPETENCIA PASSOU LONGE DELE DESDE PEQUENO
    ESSE TAL DE SERRA É UM CASO PERDIDO
    SÓ O PSDB QUE NÂO VÊ
    O BRASIL SABE DISSO FAIS TEMPO

  24. augusto capoeira Responder

    A grande questão, que é constatada no texto acima, é que o SERRA e seus apoiadores não tem projeto pro Brasil. Muito porque eles tem compromisso com setores que sempre se beneficiaram da políca no Brasil, eles estão limitadas a ações que retorne o previlégio desse grupos, isto impossibilita um projeto mais inclusivo (projeto este liderado pelo governo LULA)
    outro ponto a constatar é que o Governo LULA fez um Governo nunca antes visto na história deste país. Ista faz que ele consiga força pra eleger sua sucessora.
    Resta agora reproduzir este desempenho nos estados, elegendo a mior bancada e a maioria dos Governadores do país, o que está se encaminhando.

  25. O que queimou o filme do psdb foi o neoliberalismo do ultimo mandato.
    Acho que se ele ganha não fará o mesmo que outrora FHC fez.

  26. Qual a competência dele então?
    Se deu tudo errado é sinal que se ganhar também fara um governo 100% errado.
    Por isso fora Serra.

  27. Para vencer é preciso escutar o Índio e parar de ficar falando das cirurgias para tratar varizes.

Comente